Estudo de João 17:2 – Comentado e Explicado

e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste.
João 17:2

Comentário de Albert Barnes

Como você lhe deu poder – Foi no terreno desse poder dado a Cristo que os apóstolos receberam ordens de ir e ensinar todas as nações. Veja as notas em Mateus 28: 18-19 .

Toda carne – Todos os homens, Mateus 24:22 ; Lucas 3: 6 .

Que ele deveria dar a vida eterna – Veja as notas em João 5:24 .

Para todos quantos você lhe deu – Veja as notas em João 10:16 ; João 6:37 . A todos a quem o Pai se propôs conceder as bênçãos da redenção por meio de seu Filho. Deus tem um plano em tudo o que faz, estendendo-se tanto aos homens quanto a outros objetos. Uma parte de seu plano era que a expiação de Cristo não fosse em vão. Por isso, ele prometeu a ele que deveria ver o trabalho de sua alma e deveria ficar satisfeito Isaías 53:11 ; e, portanto, o Salvador tinha a certeza de que o Pai lhe dera uma parte da família humana e aplicaria essa grande obra a eles. Deve-se observar aqui que o Salvador nesta oração faz uma distinção importante entre “toda a carne” e aqueles que foram “dados a ele”. Ele tem poder sobre todos. Ele pode controlar, dirigir, restringi-los. Os homens maus estão tão longe sob seu domínio universal, e tão longe restringidos por seu poder, que não serão capazes de impedir que ele conceda redenção àqueles que receberam, ou seja, todos que crerem nele. Há muito tempo, se tivessem sido capazes, teriam banido a religião do mundo; mas eles estão sob o poder de Cristo, e é seu propósito que haja “uma semente para servi-lo” e que “as portas do inferno não prevaleçam” contra sua igreja. Os homens que se opõem ao evangelho devem, portanto, sentir que não podem impedir a salvação dos cristãos e devem ficar alarmados por não serem encontrados “lutando contra Deus”.

Comentário de E.W. Bullinger

As = Mesmo como.

poder = autoridade. App-172.

sobre toda a carne. Literalmente de: ie em relação a (App-17.) Toda carne. Compare Isaías 40: 5 . Lucas 3: 6 . Atos 2:17 .

eterno. App-151.

vida . App-170.

para tantos , etc. Literalmente, tudo o que Lhe entregaste a eles. , John 2:24 ; Sete vezes nesta oração, diz-se que Seu povo lhe foi dado pelo Pai, versículos: João 17: 2 , João 17: 6 , João 17: 6 , João 2: 9 , João 2:11 , João 2:12 , João 2:24 ; mas veja notas nos versículos: João 17:11 , João 17:12 .

Comentário de John Calvin

2. Como você o deu. Ele novamente confirma a afirmação de que não pede nada além do que é agradável à vontade do Pai; como é uma regra constante da oração não pedir mais do que Deus daria livremente; pois nada é mais contrário à razão do que apresentar diante de Deus o que quer que escolhamos.

Poder sobre toda a carne significa a autoridade que foi dada a Cristo, quando o Pai o designou para ser Rei e Cabeça; mas devemos observar o fim, que é dar vida eterna a todo o seu povo. Cristo recebe autoridade, não tanto por si mesmo, mas por causa de nossa salvação; e, portanto, devemos nos submeter a Cristo, não apenas para que possamos obedecer a Deus, mas porque nada é mais amável do que essa sujeição, pois ela nos traz a vida eterna.

A todos os que me deste. Cristo não diz que ele foi feito governador em todo o mundo, a fim de conceder vida a todos sem distinção; mas ele limita essa graça àqueles que lhe foram dados. Mas como eles foram dados a ele ? Pois o Pai lhe submeteu os réprobos. Eu respondo, são apenas os eleitos que pertencem ao seu rebanho peculiar, que ele se comprometeu a guardar como pastor. Então, o reino de Cristo se estende, sem dúvida, a todos os homens; mas não traz salvação senão aos eleitos, que com obediência voluntária seguem a voz do pastor; pois os outros são compelidos pela violência a obedecê-lo, até que finalmente os ferem com seu cetro de ferro.

Comentário de Adam Clarke

Como você lhe deu poder – Como o Messias, Jesus Cristo recebeu do Pai o domínio universal. Toda a carne, isto é, toda a raça humana, foi dada a ele, para que por um sacrifício de si mesmo, ele pudesse reconciliá-los todos a Deus; tendo por sua graça provado a morte por todo homem, Hebreus 2: 9 . E isso estava de acordo com a promessa da herança universal feita a Cristo, Salmo 2: 8 , que deveria ser composta dos gentios e dos confins da terra, todo o povo judeu. Para que ele recebesse tudo de Deus, para que pudesse dar à vida um resgate pelo todo. Ver 2 Coríntios 5:14 , 2 Coríntios 5:15 ; Romanos 5:21 ; 1 Timóteo 2: 4 , 1 Timóteo 2: 6 .

Que ele deveria ter vida eterna, etc. – Como todos foram entregues ao seu poder, e ele derramou seu sangue para redimir tudo, então o desígnio de Deus é que todos tenham vida eterna, porque todos são dados com esse propósito a Cristo. ; e, para que esse fim seja alcançado, ele se tornou seu sacrifício e expiação.

Comentário de Scofield

dar vida eterna

Dons de Cristo para aqueles a quem o Pai Lhe deu: Vida eterna João 17: 2 ; o nome do Pai ( João 17: 6 ; João 17:26 ; João 20:17 ), as palavras do Pai ( João 17: 8 ; João 17:14 ); Sua própria alegria ( João 17:13 ); Sua própria glória ( João 17:22 ).

deu a ele

). Sete vezes Jesus fala dos crentes dados a Ele pelo Pai ( João 17: 2 ; João 17: 6 ; João 17: 9 ; João 17:11 ; João 17:12 ; João 17:24 ). Jesus Cristo é o presente de amor de Deus para o mundo ( João 3:16 ), e os crentes são o presente de amor do Pai para Jesus Cristo. É Cristo quem confia o crente ao Pai para que seja guardado em segurança, para que a segurança do crente repouse na fidelidade do Pai a Seu Filho Jesus Cristo.

Comentário de John Wesley

Como lhe deste poder sobre toda a carne, ele deve dar a vida eterna a todos quantos lhe deu.

Como você lhe deu poder sobre toda a carne – Isso responde para glorificar seu Filho. Para que ele possa dar a vida eterna, etc. – Isso responde para que teu Filho te glorifique.

A todos a quem você o deu – a todos os crentes. Esta é uma prova clara de que Cristo planejou que seu sacrifício valesse para todos: sim, que toda carne, todo homem, deveria participar da vida eterna. Pois, como o Pai lhe havia dado poder sobre toda a carne, também se deu um resgate por todos.

Referências Cruzadas

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Daniel 7:14 – A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 10:29 – Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

1 Coríntios 15:25 – Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Filipenses 2:10 – para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 2:8 – tudo sujeitaste debaixo dos seus pés”. Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

1 João 1:2 – A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *