Estudo de 1 Timóteo 1:16 – Comentado e Explicado

Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna.
1 Timóteo 1:16

Comentário de Albert Barnes

No entanto, por esta causa – Ou seja, essa foi uma das causas ou esse foi um dos principais motivos. Não devemos supor que esse fosse o único. Deus teve outros fins a responder por sua conversão além disso, mas esse foi um dos motivos pelos quais ele foi perdoado – para que houvesse, para todas as idades, uma prova permanente de que os pecados do corante mais profundo pudessem ser perdoados. Era bom ter um exemplo assim desde o início, para que nunca surgisse uma dúvida sobre a possibilidade de perdoar grandes transgressores. A questão seria resolvida para sempre.

Isso em mim primeiro – não primeiro na ordem do tempo, como nossa tradução parece implicar, mas que em mim o primeiro ou chefe dos pecadores ( ?? ?µ?? p??t? em emoi pooto) ele pode mostrar um exemplo. A idéia é que ele tenha sustentado o primeiro posto como pecador, e que Jesus Cristo tenha planejado mostrar misericórdia a ele como tal, para que a possibilidade de perdoar os maiores pecadores seja evidenciada e que ninguém mais possa se desesperar depois da salvação. por causa da grandeza de seus crimes.

Pode manifestar todo sofrimento – O mais alto grau de tolerância possível, para que um caso nunca ocorra sobre o qual possa haver alguma dúvida. Foi demonstrado por seu exemplo que o Senhor Jesus poderia demonstrar qualquer grau possível de paciência e ter piedade dos maiores ofensores imagináveis.

Para um padrão – ?p?t?p?s?? hupotuposinEsta palavra não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento, exceto em 2 Timóteo 1:13 , onde é traduzida como “forma”. Significa corretamente uma forma, esboço ou delineamento imperfeito. Então, denota um padrão ou exemplo, e aqui significa que o caso de Paulo foi um exemplo para o encorajamento dos pecadores em todos os tempos subseqüentes. Era para isso que eles podiam olhar quando desejavam perdão e salvação. Forneceu toda a ilustração e argumento que eles precisariam mostrar que poderiam ser perdoados. Definiu a questão para sempre de que os maiores pecadores fossem perdoados; pois, como ele era “o chefe dos pecadores”, provou que não poderia ocorrer um caso que estivesse além da possibilidade de misericórdia.

O que daqui em diante deve acreditar nele para a vida eterna – Todos podem aprender com a misericórdia mostrada a ele que a salvação pode ser obtida. Neste versículo, podemos aprender:

(1) que nenhum pecador deve se desesperar com misericórdia. Ninguém deve dizer que ele é um pecador tão grande que não pode ser perdoado. Alguém que se considerava o “chefe” dos pecadores foi perdoado, e perdoado pelo próprio propósito de ilustrar essa verdade, para que qualquer pecador fosse salvo. Seu exemplo é a ilustração disso para todas as idades; e se não houvesse outro, qualquer pecador poderia agora vir e esperar por misericórdia. Mas existem outros exemplos. Pecadores de todas as categorias e descrições foram perdoados. De fato, não há nenhuma forma de depravação da qual as pessoas possam ser culpadas, em relação às quais não há casos em que apenas esses ofensores tenham sido perdoados. O perseguidor pode refletir que grandes inimigos da cruz como ele foram perdoados; o homem profano e o blasfemador, que muitos deles foram perdoados; o assassino, o ladrão, o sensualista, que muitos do mesmo caráter encontraram misericórdia e foram admitidos no céu.

(2) o fato de que grandes pecadores foram perdoados, é uma prova de que outros da mesma descrição também podem ser. A mesma misericórdia que os salvou pode nos salvar – pois a misericórdia não se esgota por ser exercida com frequência. O sangue da expiação que purificou tantos pode nos purificar – pois sua eficácia não é destruída ao ser aplicada uma vez à alma culpada. Ninguém, então, se desespera de obter misericórdia, porque sente que seus pecados são grandes demais para serem perdoados. Deixe-o olhar para o passado e lembrar o que Deus fez. Que ele se lembre do caso de Saulo de Tarso; que ele pense em Davi e Pedro; lembre-se dos nomes de Agostinho, Coronel Gardiner, Conde de Rochester, John Newton e John Bunyan – e milhares como eles, que encontraram misericórdia; e nos exemplos deles, veja uma prova completa de que Deus está disposto a salvar qualquer pecador, não importa quão vil, desde que ele seja penitente e crente.

Comentário de E.W. Bullinger

por essa causa = por causa (App-104. 1 Timóteo 1: 2 ) disso.

primeiro Veja “chefe” , 1 Timóteo 1:16 .

para. App-104.

padrão . Grego. hupotuposis . Só aqui e um Tim. 1 Timóteo 1:13 .

to = de.

daqui em diante = estão prestes a.

acredite . App-150

para. App-104. vida. App-110.

eterno. App-161. Paulo foi convertido através da aparência visível do Senhor do céu, Outros serão ( Zacarias 12:10 ).

Comentário de John Calvin

16 Que em mim o primeiro Jesus Cristo possa mostrar Quando ele se chama o primeiro, ele faz alusão ao que havia dito um pouco antes, que ele era o primeiro (26) entre os pecadores e, portanto, essa palavra significa “principalmente” ou , “sobre tudo.” O significado do apóstolo é que, desde o início, Deus adotou um padrão que pode ser visível a partir de uma plataforma conspícua e elevada, para que ninguém duvide que ele obterá perdão, desde que se aproxime de Cristo pela fé. E, de fato, a desconfiança alimentada por todos nós é neutralizada, quando contemplamos em Paulo um modelo visível daquela graça que desejamos ver.

Comentário de John Wesley

Contudo, por essa causa, obtive misericórdia, para que primeiro em mim Jesus Cristo manifestasse todo o sofrimento, por um padrão para eles que, daqui por diante, creriam nele para a vida eterna.

Por essa causa, Deus me mostrou misericórdia, para que todo o seu sofrimento fosse mostrado, e que ninguém mais se desesperasse.

Referências Cruzadas

Exodo 34:8 – Imediatamente Moisés prostrou-se, rosto em terra, e o adorou, dizendo:

Números 23:3 – E Balaão disse a Balaque: “Fique aqui junto ao seu holocausto, enquanto eu me retiro. Talvez o Senhor venha ao meu encontro. O que ele me revelar eu lhe contarei”. E foi para um monte.

2 Crônicas 33:9 – Manassés, porém, desencaminhou Judá e o povo de Jerusalém, a ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas.

2 Crônicas 33:19 – Sua oração e a resposta de Deus, bem como todos os seus pecados e a sua infidelidade, além dos locais onde construiu altares idólatras e ergueu postes sagrados e ídolos, antes de humilhar-se, tudo está escrito nos registros históricos dos videntes.

Salmos 25:11 – Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!

Isaías 1:18 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

Isaías 43:25 – “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Lucas 7:47 – Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

Lucas 19:7 – Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ “.

Lucas 23:43 – Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.

João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 13:39 – Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 15:4 – Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

1 Pedro 3:20 – que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,

2 Pedro 3:9 – O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *