Estudo de Lucas 23:43 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso.
Lucas 23:43

Comentário de Albert Barnes

Hoje … – Não é provável que o ladrão moribundo esperasse que sua oração fosse respondida tão cedo. É melhor supor que ele visse algum período “futuro” em que o Messias se levantaria ou retornaria; mas Jesus lhe disse que sua oração seria respondida naquele mesmo dia, implicando, evidentemente, que seria “imediatamente” na morte. Isso é o mais notável, pois aqueles que foram crucificados normalmente permaneceram por vários dias na cruz antes de morrerem; mas Jesus previu que seriam tomadas medidas para “apressar” a morte deles, e garantiu a ele que “naquele” dia ele deveria receber uma resposta à sua oração e estar com ele em seu reino.

Paraíso – Esta é uma palavra de origem “persa” e significa “um jardim”, particularmente um jardim de prazer, cheio de árvores, arbustos, fontes e flores. Em climas quentes, esses jardins eram especialmente agradáveis ??e, portanto, estavam ligados às mansões dos ricos e aos palácios dos príncipes. A palavra veio assim para denotar qualquer lugar de felicidade e foi usada particularmente para denotar as moradas dos abençoados em outro mundo. Os romanos falavam do Elísio e dos gregos dos jardins de Hesperides, onde as árvores davam frutos dourados. O jardim do Éden significa, também, o jardim do “prazer”, e em Gênesis 2: 8 a Septuaginta traduz a palavra “Éden pelo Paraíso”. Portanto, esse nome nas Escrituras passa a indicar a morada dos abençoados no outro mundo. Veja as notas em 2 Coríntios 12: 4 . Os judeus supunham que as almas dos justos fossem recebidas em tal lugar, e as dos ímpios lançadas na Geena até o tempo do julgamento. Eles tinham muitas fábulas sobre esse estado que não é necessário repetir. O significado claro da passagem é: “Hoje você será feliz ou recebido a um estado de bem-aventurança comigo após a morte”. Deve-se observar que Cristo não diz nada sobre o “lugar onde” deveria estar, nem sobre a condição dos que estão ali, exceto que é um lugar de bem-aventurança e que sua felicidade deve começar imediatamente após a morte (ver também Filêmon 1:23 ); mas da narrativa podemos aprender:

1. Que a alma existirá separadamente do corpo; pois, enquanto o ladrão e o Salvador estivessem no Paraíso, seus “corpos” estariam na cruz ou no túmulo.

2. Que imediatamente após a morte – no mesmo dia – as almas dos justos serão felizes. Eles sentirão que estão seguros; serão recebidos entre os justos; e eles terão a garantia de uma imortalidade gloriosa.

3. Esse estado será diferente da condição dos ímpios. A promessa foi feita a apenas um na cruz, e não há nenhuma evidência de que o outro tenha entrado lá. Veja também a parábola do homem rico e de Lázaro, Lucas 16: 19-31 .

4. É a principal glória deste estado e do céu ter permissão para ver Jesus Cristo e estar com ele: “Estarás comigo”. “Desejo partir e estar com Cristo”, Filemon 1:23 . Veja também Apocalipse 21:23 ; Apocalipse 5: 9-14 .

Comentário de E.W. Bullinger

Digo-te: Hoje = “Digo-te hoje” .

Para o dia . Conecte isso com “eu digo” , para enfatizar a solenidade da ocasião; não com “serás”. Veja o Hebraísmo na nota de Deuteronômio 4:26 . Quanto à pontuação, consulte App-94 .; e, como para toda a cláusula, consulte App-173. com. Grego. meta. App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 23:11 , Lucas 23:32 , Lucas 23:35 .

paraíso = o paraíso: isto é, o bem conhecido nas Escrituras. Veja nota em Eclesiastes 2: 5 . Eclesiastes 2:44 Versículos 44-46. Compare Mateus 27: 45-50 ; Marcos 15: 33-37 .

Comentário de Adam Clarke

Hoje estarás comigo no paraíso – diz-se que Marcion e os maniqueus deixaram esse versículo fora de suas cópias deste evangelista. Essa afirmação de nosso Senhor é justamente considerada uma forte prova da imaterialidade da alma; e não é de admirar que aqueles que adotaram a opinião contrária procurem explicar esse significado. Para fazer isso, uma vírgula é colocada depois de hoje , hoje, e então nosso Senhor deveria ter pensado: “Estarás comigo depois da ressurreição que eu te digo hoje.” Lamento encontrar homens de grande aprendizado e habilidades tentando apoiar essa crítica mais fraca e sem valor. Esse apoio, uma boa causa não pode precisar; e, na minha opinião, mesmo uma causa ruim deve ser desacreditada por ela.

No paraiso. O jardim do Éden, mencionado em Gênesis 2: 8 , também é chamado, a partir da Septuaginta, o jardim do Paraíso. A palavra Éden significa prazer e deleite. Vários lugares foram assim chamados; ver Gênesis 4:16 ; 2 Reis 19:12 ; Isaías 37:12 ; Ezequiel 27:23 ; e Amós 1: 5 ; e esses lugares provavelmente tinham esse nome por causa de sua fertilidade, situação agradável etc. etc. Nessa perspectiva, a Septuaginta viu Gênesis 2: 8 . ao renderizarem a passagem assim: Deus plantou um paraíso no Éden. Deus plantou um paraíso no Éden. Portanto, a palavra foi transplantada para o Novo Testamento; e é usado para significar um lugar de prazer e prazer requintados. A partir disso, os pagãos antigos tomaram emprestada suas idéias dos jardins das Hesperides, onde as árvores produziam frutos dourados; e os jardins de Adonis, uma palavra que é derivada evidentemente do hebraico ??? Éden : e, portanto, a origem de bosques sagrados, jardins e outros recintos dedicados a propósitos de devoção, alguns relativamente inocentes, outros impuros. A palavra paraíso não é grega, mas é de origem asiática. Em árabe e persa, significa um jardim, uma vinha e também o lugar dos abençoados. No Kushuf ul Loghat, um célebre dicionário persa, diz-se que o Jenet al Ferdoos , Jardim do Paraíso, foi “criado por Deus à luz da luz, e que os profetas e sábios sobem para lá”.

O paraíso era, no começo, a habitação do homem em seu estado de inocência, no qual ele desfrutava da presença de seu Criador, que constituía sua suprema felicidade. As palavras de Nosso Senhor indicam que este penitente deve ser imediatamente levado para a morada dos espíritos dos justos, onde deve gozar da presença e aprovação do Altíssimo. Nos Institutos de Menu, cap. Oeconomics, Inst. 243, são as seguintes palavras: “Um homem habitualmente piedoso, cujas ofensas foram expiadas, é instantaneamente transmitido, após a morte, ao mundo superior, com uma forma radiante e um corpo de substância etérea”. O estado dos abençoados é certamente o que nosso Senhor aqui significa: no que a localidade desse estado consiste, não sabemos. Os judeus compartilham uma infinidade de fábulas sobre o assunto.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 23:43 . Hoje estarás comigo no paraíso. Bos demonstrou que esta expressão, estarás comigo, µet eµ?? es? – era o idioma usado ao convidar convidados para um entretenimento; e a palavra paraíso originalmente significa um jardim de prazer, como aqueles em que os monarcas orientais faziam seus magníficos banquetes. Aqui significa o mesmo que o seio de Abraão na parábola de Lázaro; e era uma expressão comum entre os judeus para a mansão de almas beatificadas em seu estado separado. Assim, o Targum no Salmo 90 diz: “Que os prazeres do Paraíso, ou o jardim do Éden, sejam do Senhor sobre nós”. Uma de suas orações por uma pessoa no ponto da morte é; “Vinde vós que guardais os tesouros do Paraíso, abri-lhe as portas do Paraíso e o saúdam em paz.” Pelo fato de nosso Salvador usar essa expressão do Paraíso para ele, parece que esse penitente moribundo era judeu. Veja as Inferências e as Reflexões.

Comentário de Scofield

Verily

Quanto ao “paraíso”, cf. Lucas 16:23 (Veja Scofield “ Lucas 16:23 “) . Um ladrão foi salvo, que ninguém precisa se desesperar; mas apenas um, que ninguém deve presumir.

Comentário de John Wesley

E Jesus lhe disse: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

No paraíso – O lugar onde as almas dos justos permanecem da morte até a ressurreição. Como se ele tivesse dito, não me lembrarei apenas de você, mas hoje.

Referências Cruzadas

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Isaías 1:18 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Isaías 65:24 – Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Mateus 20:15 – Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso? ’

Lucas 15:4 – “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?

Lucas 15:20 – A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

Lucas 19:10 – Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

2 Coríntios 12:4 – foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar.

Filipenses 1:23 – Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Apocalipse 2:7 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *