Estudo de 2 Coríntios 5:8 – Comentado e Explicado

Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor.
2 Coríntios 5:8

Comentário de Albert Barnes


Estamos confiantes – 2 Coríntios 5: 6 . Somos alegres, corajosos e prontos para suportar nossa provação. Tyndale afirma: “somos de bom conforto”.

E dispostos a ficar ausentes do corpo – Preferimos morrer. A mesma idéia ocorre em Filemon 1:23 . “Ter um desejo de partir e estar com Cristo; o que é muito melhor. “ O sentido é que Paulo teria preferido morrer e ir para o céu; ao invés de permanecer em um mundo de pecado e provação.

Estar presente com o Senhor – O Senhor Jesus; veja a nota em Atos 1:24 ; compare Filemom 1:23 . A idéia de Paulo é que o Senhor Jesus constituiria a principal glória do céu, e que estar com ele era equivalente a estar em um lugar de perfeita felicidade. Ele não tinha idéia de nenhum céu onde o Senhor Jesus não estivesse; e estar com ele era estar no céu. Aquele mundo onde o Redentor está é o céu. Isso também prova que os espíritos dos santos, quando partem, estão com o Redentor; isto é, são imediatamente levados para o céu. Demonstra:

(1) Que eles não são aniquilados.

(2) que eles não dormem e permanecem inconscientes, como supõe o Dr. Priestley.

(3) que eles não estão em algum estado intermediário, seja em um estado de purgatório, como os papistas supõem, ou em um estado em que todas as almas dos justos e dos injustos sejam reunidas em uma morada comum, como muitos protestantes supuseram; mas,

(4) Que eles habitam com Cristo; eles estão com o Senhor ( p??? t?? ?????? pros ton Kurion). Eles permanecem em sua presença; eles participam de sua alegria e sua glória; eles têm permissão para sentar com ele em seu trono; Apocalipse 3:21 .

A mesma idéia que o Salvador expressou ao ladrão moribundo, quando disse: “hoje estarás comigo no paraíso”; Lucas 23:43 .

Comentário de E.W. Bullinger

disposto = bem satisfeito. Veja 1 Coríntios 1:21 ,

presente. Como “em casa” , 2 Coríntios 5: 6 .

com . App-104.

festa = Ps

Comentário de John Calvin

8. Estamos confiantes, eu digo que ele repete novamente, o que ele disse respeitando a confiança dos piedosos – que eles estão tão longe de desmoronar sob a severidade da cruz e de serem desencorajados pelas aflições, que são feitos assim mais corajoso. Pois o pior dos males é a morte, mas os crentes desejam alcançá-la, como sendo o começo da perfeita bênção. Por isso, pode ser considerado como equivalente , porque, dessa maneira: “Nada pode nos acontecer, que pode abalar nossa confiança e coragem, já que a morte (que outros tanto temem) é para nós um grande ganho. ( Filipenses 1:21 .) Pois nada é melhor do que abandonar o corpo, para que possamos ter uma relação quase íntima com Deus e gozar verdadeira e abertamente de sua presença. Portanto, pela decadência do corpo, não perdemos nada que nos pertence. ”

Observe aqui – o que já foi afirmado – que a verdadeira fé gera não apenas um desprezo pela morte, mas também um desejo por ela (522) e que, por outro lado, é um sinal de incredulidade, quando o medo a morte predomina em nós acima da alegria e do consolo da esperança. Os crentes, no entanto, desejam a morte – não como se, por um desejo importuno, antecipassem o dia de seu Senhor, pois de bom grado mantêm seus pés em sua posição terrena, desde que seu Senhor possa ver o bem, pois prefeririam viver para o Senhor. glória de Cristo do que morrer para si mesmos ( Romanos 14: 7 ) e para sua própria vantagem; (523) para o desejo, do qual Paulo fala, brota da fé. Portanto, não está de modo algum em desacordo com a vontade de Deus. Também podemos deduzir dessas palavras de Paulo que as almas, quando liberadas do corpo, vivem na presença de Deus, pois, se ausentes do corpo, têm Deus presente, (524) com certeza vivem com ele.

Aqui é perguntado por alguns: “Como então aconteceu que os santos padres temiam tanto a morte, como por exemplo Davi, Ezequias e toda a Igreja Israelita, como aparece nos Salmos 4: 0 , em Isaías 38: 3 e dos Salmos 115: 17 ? ” Estou ciente da resposta, que geralmente é retornada – que a razão pela qual a morte era tão temida por eles era que a revelação da vida futura ainda era obscura e o consolo, consequentemente, era apenas pequeno. Agora reconheço que isso, em parte, é responsável por isso, mas não inteiramente, porque os santos pais da Igreja antiga nem sempre tremiam por serem avisados ??de sua morte. Mais ainda, eles abraçaram a morte com entusiasmo e com corações alegres. Pois Abraão partiu sem arrependimento, cheio de dias. (525) ( Gênesis 25: 8. ) Não lemos que Isaque relutou em morrer. ( Gênesis 35:29 .) Jacó, com seu último suspiro, declara que ele é

esperando a salvação do Senhor. ( Gênesis 49:18 .)

O próprio Davi também morre pacificamente, sem arrependimentos ( 1 Reis 2:10 ) e da mesma maneira Ezequias. Quanto à circunstância, que Davi e Ezequias, cada um deles, em certa ocasião depreciam a morte com lágrimas, a razão era que eles foram punidos pelo Senhor por certos pecados e, em conseqüência disso, sentiram a ira de o Senhor na morte. Essa foi a causa de seu alarme, e esses crentes podem se sentir ainda hoje, sob o reinado de Cristo. O desejo, no entanto, do qual Paulo fala, é a disposição de uma mente bem regulada. (526)

Comentário de Adam Clarke

Estamos confiantes – temos boa coragem, apesar das muitas dificuldades; porque temos esse fervoroso Espírito e o testemunho infalível de Deus. E, não obstante, estamos dispostos a estar ausentes do corpo – certamente preferimos um estado de glória a um estado de sofrimento, e o gozo da visão beatífica, até a antecipação dela pela fé e pela esperança; mas, como cristãos, não podemos desejar morrer antes do nosso tempo.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 5: 8 . E preferindo estar ausente, etc. – Isso pode ser entendido como falado em relação à morte; e então implica que um cristão, assim que morre, está presente com Cristo: ou pode significar que ele desejava a vinda de Cristo, que todo o seu homem fosse traduzido desse estado de ausência. Alguns argumentaram a partir deste texto, não apenas contra o sono da alma durante o estado intermediário; mas que as almas piedosas, quando partiram do nosso mundo, vão para o céu superior, onde habitam com Cristo; e não estão, como alguns supuseram, em um lugar onde eles têm apenas uma visão transitória dele em algumas ocasiões extraordinárias.

Comentário de John Wesley

Estamos confiantes, eu digo, e preferimos ficar ausentes do corpo e estar presentes com o Senhor.

Presente com o Senhor – Isso demonstra que a felicidade dos santos não é adiada até a ressurreição.

Referências Cruzadas

Salmos 16:11 – Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Salmos 73:23 – Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs.

Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Mateus 25:23 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Lucas 2:29 – “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo.

João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Atos dos Apóstolos 21:13 – Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.

2 Coríntios 5:6 – Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor.

2 Coríntios 5:9 – Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos.

2 Coríntios 12:2 – Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

1 Tessalonicenses 4:17 – Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

2 Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

2 Pedro 1:14 – porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.

2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *