Estudo de Salmos 73:23 – Comentado e Explicado

Mas estarei sempre convosco, porque vós me tomastes pela mão.
Salmos 73:23

Comentário de Albert Barnes

No entanto, estou continuamente contigo – sou mantido por ti na terra dos vivos; Estou autorizado a permanecer em tua presença; Estou autorizado a ter esperança em tua misericórdia. Não obstante minhas visões baixas e indignas, apesar de minhas dúvidas sobre a justiça da administração divina, apesar de minha inveja pela prosperidade dos ímpios e meu espírito de reclamar contra Deus, não sou expulso de Deus; Eu não sou banido de sua presença, nem cortado de seu favor. Bem, podemos nos maravilhar quando refletimos sobre nossos pensamentos sobre Deus, que Ele não ressuscitou em sua ira e nos baniu de sua presença para todo o sempre.

Tu me seguraste pela minha mão direita – não me deixaste. Estendeste a tua mão para me guardar. Tu foste para mim como Protetor e Amigo. Você não ficou com raiva dos meus pensamentos cruéis e ingratos; não me banestes eternamente da tua presença.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 73:23 . Não obstante – Não obstante todas as minhas tentações, e minha loucura grosseira em ceder a elas; Eu estou continuamente contigo – A teu favor e sob os teus cuidados. Embora eu tenha te dado motivos justos para me rejeitar, ainda assim continuaste a tua presença graciosa comigo e a minha bondade. Tu me seguraste pela tua mão direita – sustentaste-me, para que a minha fé não falhasse, e eu não fosse derrotado por isso ou por qualquer outra tentação. “O restante do Salmo contém as expressões mais respeitosas e afetuosas de uma mente perfeitamente à vontade, e repousando-se com uma garantia confortável na bondade amorosa do Senhor, da qual havia experimentado uma nova instância em seu apoio ao final da tarde. tentação e vitória completa sobre ela. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Não obstante, I. Observe a ênfase no pronome, de acordo com a estrutura ( Salmos 73:23 ) e ( Salmos 73:28 ), “Quanto a mim, eu” .

Comentário de Adam Clarke

Estou continuamente contigo – agora vejo que eu e meu povo estamos sob o cuidado de teus guardiões; que somos continuamente sustentados por ti; e enquanto estiveres na tua mão direita, não seremos totalmente abatidos.

Comentário de John Calvin

23 No entanto, eu estava continuamente contigo. (205) Aqui o salmista declara, em um sentido diferente, que ele estava com Deus. Ele agradece por tê-lo impedido de cair completamente, quando estava em grande perigo de ser precipitado na destruição. A grandeza do favor a que ele se manifesta é a mais impressionante da manifestação que ele fez um pouco antes, de que estava desprovido de julgamento e, por assim dizer, um animal bruto; pois ele merecia ser rejeitado por Deus, quando ousou murmurar contra ele. Dizem que os homens estão com Deus de duas maneiras; primeiro, em relação à apreensão e ao pensamento, quando convencidos de que vivem em sua presença, são governados por sua mão e sustentados por seu poder; ou, segundo, quando Deus, despercebido por eles, põe sobre eles um freio, pelo qual, quando se desviam, ele secretamente os restringe e os impede de apostatar totalmente dele. Quando um homem, portanto, imagina que Deus não se preocupa com ele, ele não está com Deus, quanto ao seu próprio sentimento ou apreensão; mas ainda assim, se o homem não é abandonado, permanece com Deus, na medida em que a graça secreta ou oculta de Deus continua com ele. Em resumo, Deus está sempre perto de seus escolhidos; pois, embora às vezes lhe dêem as costas, ele sempre tem o olhar paternal voltado para eles. Quando o salmista fala de Deus como segurando-o pela mão direita, ele quer dizer que foi, pelo maravilhoso poder de Deus, retirado daquele abismo profundo no qual os réprobos se lançavam. Ele então atribui totalmente à graça de Deus que ele foi impedido de se transformar em blasfêmias abertas, e de se endurecer em erro, e que ele também foi condenado a tolice; – isso ele atribui totalmente à graça de Deus, que estendeu a mão para segurá-lo e o impediu de uma queda que o envolveria na destruição. A partir disso, vemos quão preciosa é a nossa salvação aos olhos de Deus; pois quando nos afastamos dele, ele ainda continua a olhar para nós com um olhar atento, e estende a mão para nos trazer a si mesmo. Devemos realmente tomar cuidado com a perversão dessa doutrina, fazendo-a um pretexto para a preguiça; mas a experiência, no entanto, nos ensina que, quando estamos mergulhados em sonolência e insensibilidade, Deus exerce um cuidado conosco e que mesmo quando somos fugitivos e errantes dele, ele ainda está perto de nós. A força da metáfora contida na linguagem, que representa Deus como nos segurando pela mão direita, deve ser particularmente notada; pois não há tentação, que nunca seja tão leve, que não nos derrubaria facilmente, se não fôssemos sustentados e sustentados pelo poder de Deus. A razão pela qual não sucumbimos, mesmo nos conflitos mais severos, nada mais é do que receber o auxílio do Espírito Santo. De fato, ele nem sempre coloca seu poder em nós de maneira evidente e impressionante (pois ele freqüentemente o aperfeiçoa em nossa fraqueza;) mas basta que ele nos socorra, embora possamos ser ignorantes e inconscientes dele, para que ele nos sustenta quando tropeçamos e até nos eleva quando caímos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *