Estudo de 1 Tessalonicenses 4:17 – Comentado e Explicado

Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
1 Tessalonicenses 4:17

Comentário de Albert Barnes

Então nós que estamos vivos – Aqueles que então estarão vivos; ver 1 Tessalonicenses 4:15 . A palavra aqui traduzida como “então” ( ?pe?ta epeita), não significa necessariamente que isso ocorra imediatamente. Marca adequadamente a sucessão no tempo e significa “depois, depois, depois na ordem dos eventos”; Lucas 16: 7 ; Gálatas 1:21 ; Tiago 4:14 . Pode haver um intervalo considerável entre a ressurreição dos piedosos e o tempo em que os vivos serão arrebatados para encontrar o Senhor, pois a mudança ocorrerá naqueles que os capacitarão a ascender com os que foram ressuscitados. O significado é que, depois que os mortos ressuscitarem, ou a próxima coisa em ordem, eles e os vivos subirão para encontrar o Senhor. O significado adequado da palavra, no entanto, denota uma sucessão tão próxima que exclui a idéia de um longo intervalo no qual outras transações importantes ocorreriam, tal intervalo, por exemplo, que estaria envolvido em um longo reinado pessoal do Redentor na terra. A palavra exige essa interpretação – que a próxima coisa em ordem após a ressurreição dos justos será que eles serão arrebatados pelos vivos, com uma mudança apropriada, no ar – embora, como foi observado, ele admita o suposição de um intervalo tão breve e momentâneo at? ?t?µ?? ?? ??p? ?f?a?µ?? en atomos en rhipe ophthalmou 1 Coríntios 15: 51-52 ), conforme necessário para prepará-lo.

Serão apanhados – A palavra aqui usada implica que haverá a aplicação de força ou poder externos pelos quais isso será feito. Não será por nenhum poder de ascensão que eles próprios terão; ou por qualquer tendência de seus corpos elevados ou modificados de ascender por sua própria vontade, ou mesmo por qualquer esforço de sua própria vontade, mas por um poder aplicado a eles que os fará subir. Compare o uso da palavra ??p??? harpazo em Mateus 11:12 , “os violentos tomam à força;” Mateus 13:19 , “então vem o ímpio e arrebata”; João 6:15 , “que eles viriam e o tomariam à força; João 10:12 , “o lobo os pega;” Atos 8:39 , “o Espírito do Senhor arrebatou Filipe; 2 Coríntios 12: 2 , “tal alcançou o terceiro céu”; também, João 12: 28-29 ; Atos 23:10 ; Judas 1:23 ; Apocalipse 12: 5 . O verbo não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento. Em todos esses casos, existe a idéia de força estrangeira ou violência afetando o que é feito. Que força ou poder deve ser aplicado para fazer subir os vivos e os mortos não está expresso. Se é para ser pelo ministério dos anjos, ou pelo poder direto do Filho de Deus, não é sugerido, embora o último pareça ser o mais provável. A palavra não deve ser interpretada, no entanto. como implicando que haverá alguma relutância por parte dos santos em comparecer perante o Salvador, mas apenas com referência ao fato físico de que o poder será necessário para elevá-los a encontrá-lo no ar. Seus corpos serão então tais que eles terão o poder de locomoção à vontade de um lugar para outro?

Nas nuvens – grego, “nas nuvens” – ?? ?ef??a?? en nephelais – sem o artigo. Isso pode significar “nas nuvens”; isto é, em números e em agrupamentos que se assemelhem a nuvens. Assim, é traduzido por Macknight, Koppe, Rosenmuller, Bush ( Anasta . 266) e outros. A ausência do artigo aqui parece preferir exigir essa interpretação. Contudo, a outra interpretação pode ser verdadeira, pois significa que elas serão capturadas na região das nuvens ou nas nuvens que acompanharão o Senhor Jesus. em seu retorno ao nosso mundo. Mateus 24:30 ; Mateus 26:64 ; Marcos 16:19 ; Marcos 14:62 ; Apocalipse 1: 7 ; compare Daniel 7:13 . Em qualquer sentido que seja entendido, a expressão é de grande sublimidade e a cena será imensamente grande. Alguma doutrina desse tipo era mantida pelos judeus antigos. Assim, o rabino Nathan (Midras Tillin, 48:13) diz: “O que foi feito antes será feito novamente. Como ele liderou os israelitas do Egito nas nuvens do céu, o fará com eles no futuro. ”

Encontrar o Senhor no ar – Nas regiões da atmosfera – acima da terra. Parece que, a partir de sua vinda, o Senhor Jesus não desceria à terra, mas permaneceria distante dela no ar, onde ocorrerão as grandes transações do julgamento. De fato, em nenhum lugar foi dito que as transações do julgamento ocorrerão na Terra. O mundo não seria espaçoso o suficiente para conter todos os vivos e mortos reunidos e, portanto, o trono do julgamento será fixado no amplo espaço acima dele.

E assim estaremos sempre com o Senhor – Isso não significa que eles sempre permanecerão com ele no ar – pois seu lar final será o céu – e após o julgamento, eles o acompanharão aos reinos da glória; Mateus 25:34 , “Vinde, benditos de meu Pai, herdam o reino”, etc. O tempo durante o qual eles permanecerão com ele “no ar” não é mencionado em nenhum lugar na Bíblia. Será o tempo que for necessário para os propósitos de julgar um mundo e decidir o destino eterno de todo indivíduo “de acordo com os atos praticados no corpo”. Não há razão para supor que isso será realizado em um único dia de vinte e quatro horas; mas é impossível formar e conjecturar o período que será ocupado.

Comentário de E.W. Bullinger

Então Grego. epeita, daí em diante.

apanhados . Grego. harpazo. Veja Atos 8:39 . 2 Coríntios 12: 2 , 2 Coríntios 12: 4 . Apocalipse 12: 5 .

juntos . Grego. hama.

o . Omitir.

conhecer . Grego. Ver Mateus 25: 1 .

dentro App-104.

então isto é, por ressurreição ou tradução.

sempre . App-151.

Comentário de John Calvin

17 E assim seremos sempre . Para aqueles que já foram reunidos em Cristo, ele promete a vida eterna com ele, pela qual as declarações dos devaneios de Orígenes e dos quiliasts (588) são abundantemente refutadas. Pois a vida dos crentes, uma vez reunidos em um reino, não terá mais fim do que o de Cristo. Agora, atribuir a Cristo mil anos, para que depois deixasse de reinar, era horrível demais para ser mencionado. Aqueles, no entanto, caem nesse absurdo que limita a vida dos crentes a mil anos, pois devem viver com Cristo enquanto existir o próprio Cristo. Devemos observar também o que ele diz – seremos , pois ele quer dizer que alimentamos com proveito uma esperança de vida eterna, somente quando esperamos que ela tenha sido expressamente designada para nós.

Referências Cruzadas

1 Reis 18:12 – Não sei para onde o Espírito do Senhor poderá levar-te quando eu te deixar. Se eu for dizer a Acabe e ele não te encontrar, ele me matará. E eu, que sou teu servo, tenho adorado o Senhor desde a minha juventude.

2 Reis 2:11 – De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.

2 Reis 2:16 – “Olha, nós, teus servos, temos cinqüenta homens fortes. Deixa-os sair à procura do teu mestre. Talvez o Espírito do Senhor o tenha levado e deixado em algum monte ou em algum vale”. Respondeu Eliseu: “Não mandem ninguém”.

Salmos 16:11 – Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Salmos 49:15 – Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si. Pausa

Salmos 73:24 – Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.

Isaías 35:10 – e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão.

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

Mateus 26:64 – “Tu mesmo o disseste”, respondeu Jesus. “Mas eu digo a todos vós: chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu”.

Marcos 14:62 – “Sou”, disse Jesus. “E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu”.

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Atos dos Apóstolos 1:9 – Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.

Atos dos Apóstolos 8:39 – Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.

1 Coríntios 15:52 – num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.

2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

2 Coríntios 12:2 – Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

Filipenses 1:23 – Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;

1 Tessalonicenses 4:15 – Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.

2 Pedro 3:13 – Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.

Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apocalipse 11:12 – Então eles ouviram uma forte voz do céu que lhes disse: “Subam para cá”. E eles subiram para o céu numa nuvem, enquanto os seus inimigos olhavam.

Apocalipse 12:5 – Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono.

Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Apocalipse 21:22 – Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *