Estudo de 1 Tessalonicenses 4:15 – Comentado e Explicado

Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos.
1 Tessalonicenses 4:15

Comentário de Albert Barnes

Por isso, dizemos a você pela palavra do Senhor – pelo comando ou ensino inspirado do Senhor. O professor Bush ( Anastasis , p. 265) supõe que o apóstolo alude aqui ao que o Salvador diz em Mateus 24: 30-31: “E verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu”, etc. É possível que Paulo tenha planejado uma alusão geral a tudo o que o Senhor havia dito sobre sua vinda, mas não pode ter havido uma referência exclusiva a essa passagem, pois no que ele diz aqui, há várias circunstâncias mencionadas às quais o Salvador de Mateus faz isso. não alude. A probabilidade, portanto, é que Paulo quer dizer que o Senhor Jesus fez uma comunicação especial com ele sobre o assunto.

Aquele que está vivo – Veja isto completamente explicado nas notas em 1 Coríntios 15:51 . A partir dessa expressão, parece que alguns dos tessalonicenses supunham que Paulo pretendia ensinar que ele próprio, e muitos dos vivos, sobreviveriam até a vinda do Senhor Jesus e, é claro, que esse evento estava próximo. mão. Que este não era o seu significado, no entanto, ele se esforça para mostrar em 2 Tessalonicenses 2: 1-10 .

E permaneça até a vinda do Senhor – Aqueles cristãos que então estarão vivos.

Não impedirá os que dormem – Não precederá; antecipar; vai antes. A palavra prevenir conosco agora é comumente usada no sentido de impedir, mas esse nunca é o seu significado nas Escrituras. A palavra, no tempo dos tradutores da Bíblia, era usada em seu sentido primitivo e próprio (praevenio), que significa preceder ou antecipar. Jó 3:12 , “por que os joelhos me impediram?” Ou seja, por que eles me anteciparam, para que eu não perecesse, Salmo 79: 8: “Que tuas misericórdias nos previnam rapidamente;” isto é, vá adiante de nós em perigo. Salmo 119: 147: “Evitei o alvorecer da manhã e chorei;” isto é, eu previ isso, ou rezei antes que amanhecesse. Mateus 17:25 , “Jesus o impediu, dizendo;” isto é, Jesus o antecipou; ele começou a falar antes que Pedro lhe dissesse o que ele havia dito; compare o Salmo 17:13 ; Salmo 59:10 ; Salmo 88:13 ; Salmo 95: 2 ; 2 Samuel 22: 6 , 2 Samuel 22:19 ; Jó 30:27 ; Jó 41:11 O significado aqui é que aqueles que estariam vivos na vinda do Senhor Jesus não seriam “mudados” e recebidos para a glória antes que os que estavam em seus túmulos fossem ressuscitados. O objetivo parece ser o de corrigir uma opinião que prevalecia entre os tessalonicenses de que aqueles que deveriam sobreviver à vinda do Senhor Jesus teriam grandes vantagens sobre os que morreram. O que eles supunham que essas vantagens seriam – se o privilégio de vê-lo vir, ou que seriam elevados a honras mais elevadas no céu, ou que aqueles que haviam morrido não se elevariam de todo, não aparecem, nem são a origem disso. sentimento conhecido. É claro, no entanto, que estava produzindo um aumento de sua tristeza com a morte de seus amigos piedosos e, portanto, era muito importante corrigir o erro. O apóstolo, portanto, afirma que nenhuma desvantagem poderia seguir, na verdade, era que os mortos ressuscitariam primeiro.

Comentário de E.W. Bullinger

o . Omitir.

palavra . App-121.

permanecer . Grego. perileipomai. Somente aqui e 1 Tessalonicenses 4:17 . Isso é posterior a Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:11 ?

vindo . Compare 1 Tessalonicenses 2:19 .

impedir = antecipar. Grego. phthano. Veja Romanos 9:31 . “Prevenir” significava “ir ou vir antes”. Agora, isso significa apenas “atrapalhar”.

adormecido = adormecido.

Comentário de John Calvin

15 Por isso vos dizemos . Ele agora explica brevemente a maneira pela qual os crentes serão ressuscitados da morte. Agora, enquanto ele fala de algo que é muito grande, e é incrível para a mente humana, e também promete o que está acima do poder e da escolha dos homens, ele pressupõe que não apresenta nada que seja seu, ou que procede dos homens, mas que o Senhor é o autor disso. É provável, no entanto, que a palavra do Senhor signifique o que foi tirado de seus discursos. (579) Pois, embora Paulo tivesse aprendido por revelação todos os segredos do reino celestial, era, no entanto, mais adequado estabelecer na mente dos crentes a crença de uma ressurreição, quando relatou as coisas que haviam sido proferidas pelos próprios de Cristo. boca. “Não somos as primeiras testemunhas da ressurreição, mas, em vez disso, o próprio Mestre a declarou.” (580)

Nós que vivemos. Isto foi dito por ele com esta visão – que eles podem não pensar que aqueles que seriam apenas participantes da ressurreição estariam vivos no momento da vinda de Cristo, e que aqueles que não teriam parte nela que haviam sido levados anteriormente pela morte. “A ordem da ressurreição”, diz ele, “começará com eles: (581) não devemos subir sem eles”. A partir disso, parece que a crença de uma ressurreição final tinha sido, na mente de alguns, leve e obscura e envolvida em vários erros, na medida em que imaginavam que os mortos seriam privados dela; pois eles imaginavam que a vida eterna pertencia àqueles que Cristo, em sua última vinda, ainda encontraria vivo na terra. Paulo, com o objetivo de remediar esses erros, atribui o primeiro lugar aos mortos e depois ensina que seguirão aqueles que permanecerão naquele tempo nesta vida.

No entanto, quanto à circunstância de que, ao falar na primeira pessoa, ele se torna, por assim dizer, um dos que viverão até o último dia, ele pretende assim despertar os tessalonicenses a esperá-lo. mais, manter todos os crentes em suspense, para que não se prometam um tempo em particular: pois, admitindo que foi por uma revelação especial que ele sabia que Cristo viria mais tarde, (582) era necessário que essa doutrina deve ser entregue à Igreja em comum, para que os crentes possam estar preparados o tempo todo. Nesse meio tempo, foi necessário, portanto, eliminar todo pretexto para a curiosidade de muitos – como o veremos fazendo depois mais adiante. Quando, no entanto, ele diz, nós que estamos vivos , ele faz uso do tempo presente em vez do futuro, de acordo com o idioma hebraico.

Comentário de Adam Clarke

Isto dizemos a você pela palavra do Senhor – Isto eu tenho, por revelação expressa, do Senhor: o que ele agora entrega, ele dá como vindo imediatamente do Espírito de Deus. De fato, a razão humana não poderia ter descoberto os pontos aos quais ele imediatamente se une; nenhuma conjectura poderia levá-los. Permitindo até mesmo acreditar na doutrina geral da ressurreição, mas o que se segue não flui das premissas; são doutrinas de pura revelação e nunca foram descobertas pela engenhosidade humana. Em nenhum lugar o apóstolo fala mais confiante e positivamente de sua inspiração do que aqui; e devemos nos preparar para receber alguma verdade importante e interessante.

Nós que estamos vivos e permanecemos – Pelo pronome nós, o apóstolo não se pretende, e os tessalonicenses, a quem ele estava escrevendo; ele está falando dos cristãos genuínos que serão encontrados na terra quando Cristo vier a julgamento. Por não considerar a maneira pela qual o apóstolo usa essa palavra, alguns foram levados a supor que ele imaginava que o dia do julgamento ocorreria naquela geração, e enquanto ele e os crentes de Tessalônica estavam em vida. Mas é impossível que um homem, sob uma influência tão direta do Espírito Santo, possa cometer esse erro: não, nenhum homem no exercício de sua razão sóbria poderia ter formado tal opinião; não havia nada para justificar a suposição; nenhuma premissa a partir da qual possa ser razoavelmente deduzida; nem, de fato, nada nas circunstâncias da Igreja, nem na constituição do mundo, que pudesse sugerir uma sugestão do tipo. O apóstolo está falando da coisa indefinidamente quanto ao tempo em que acontecerá, mas positivamente quanto à Ordem que será então observada.

Não impedirão os que dormem – Aqueles que serão encontrados vivendo naquele dia, embora não passem pela morte, mas de repente sejam mudados, não serão glorificados diante dos mortos, pois os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro – eles serão ressuscitados, seus corpos glorificados e serão arrebatados para encontrar o Senhor, antes que os outros sejam mudados. E este parece ser o significado das palavras do apóstolo, µ? f?as?µe? , que traduzimos não impedirão; pois, embora essa palavra impedir, de prae e venio , literalmente signifique ir antes, ainda a usamos agora no sentido de impedir ou obstruir. F?a?e?? t??a significa o mesmo, de acordo com Hesíquio, como p????e?? , ir antes, p???aµßa?e?? , antecipar, estar antes. Aqueles que serão encontrados vivos naquele dia não anteciparão a glória diante dos mortos em Cristo; pois eles se levantarão primeiro e começarão a desfrutar antes que os outros sejam mudados. Este parece ser o significado do apóstolo.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 4:15 . Que nós, que estamos vivos, etc. – Porque aqui e em outros lugares São Paulo fala na primeira pessoa do plural e , assim, parece unir-se àqueles que deveriam estar vivos na segunda vinda de Cristo, quando os mortos serão ressuscitados, e vivendo transformado – alguns concluíram às pressas demais que ele achava que o dia do Senhor estava naquele momento; e que ele, e vários cristãos daquela época, deveriam ser do número daqueles que deveriam (não morrer e ressuscitar, mas) ser transformados; mas são grandes estranhos ao estilo e à maneira de São Paulo, que têm não observado em que latitude ele usa a palavra nós; algumas vezes significando a si mesmo e outras vezes ele e seus companheiros; algumas vezes os apóstolos e outras vezes os cristãos em geral; – em alguns lugares, os judeus e, em outros lugares, os cristãos gentios. Além disso, com que frequência todos os cristãos são considerados como uma igreja, uma família, um reino, uma cidade, um edifício, os membros de um mesmo corpo, estejam eles no céu ou na terra, em que idade ou nação em que vivem ! Além disso, para confirmar esta interpretação, é evidente que São Paulo esperava não escapar da morte, mas que ele deveria morrer e ressuscitar, 2 Coríntios 5: 6 ; 2 Coríntios 5: 8 . Filipenses 1:23 ; Filipenses 3: 10-11 ; Filipenses 3:21 . E, finalmente, quando os tessalonicenses, por meio de algumas pessoas fracas ou desenhistas, foram levados a esse erro, o próprio São Paulo escreveu a eles uma segunda epístola, na qual ele os assegura, que ele não pretendia dizer nada. algo que o dia do Senhor estava próximo; pois uma grande apostolagem foi a primeira a acontecer na igreja cristã. Veja as notas em 2 Tessalonicenses 2: 1-12 . O Dr. Heylin apresenta a última parte deste versículo assim: “Para que nós que permanecermos vivos até a vinda do Senhor, não entraremos em êxtase diante daqueles que partiram”.

Comentário de John Wesley

Por isso, dizemos a você pela palavra do Senhor, que nós, que estamos vivos e que permanecemos até a vinda do Senhor, não impediremos os que dormem.

Pela palavra do Senhor – Por uma revelação particular.

Nós que somos deixados – Isto sugere a escassez daqueles que estarão vivos, comparados à multidão de mortos. Crentes de todas as idades e nações compõem, por assim dizer, um corpo; levando em consideração que, os crentes daquela época poderiam se colocar no lugar, e falar na pessoa, daqueles que viveriam até a vinda do Senhor. Não que São Paulo, por este meio, afirmasse (embora alguns pareçam ter imaginado isso) que o dia do Senhor estava próximo.

Referências Cruzadas

1 Reis 13:1 – Por ordem do Senhor um homem de Deus foi de Judá a Betel, quando Jeroboão estava de pé junto ao altar para queimar incenso.

1 Reis 13:9 – Pois recebi estas ordens pela palavra do Senhor: ‘Não coma pão nem beba água nem volte pelo mesmo caminho por onde veio’ “.

1 Reis 13:17 – A palavra do Senhor deu-me esta ordem: ‘Não coma pão nem beba água lá, nem volte pelo mesmo caminho por onde você foi’ “.

1 Reis 13:22 – Você voltou e comeu pão e bebeu água no lugar onde ele lhe falou que não comesse nem bebesse. Por isso o seu corpo não será sepultado no túmulo dos seus antepassados’ “.

1 Reis 20:35 – Por ordem do Senhor um dos discípulos dos profetas disse ao seu companheiro: “Fira-me”, mas o homem se recusou a fazê-lo.

1 Reis 22:14 – Micaías, porém, disse: “Juro pelo nome do Senhor, que direi o que o Senhor me mandar”.

Jó 41:11 – Quem primeiro me deu alguma coisa, que eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus me pertence.

Salmos 88:13 – Mas eu, Senhor, a ti clamo por socorro; já de manhã a minha oração chega à tua presença.

Salmos 119:147 – Antes do amanhecer me levanto e suplico o teu socorro; na tua palavra coloquei a minha esperança.

Mateus 17:25 – “Sim, paga”, respondeu ele. Quando Pedro entrou na casa, Jesus foi o primeiro a falar, perguntando-lhe: “O que você acha, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros? “

1 Coríntios 15:51 – Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

2 Coríntios 4:14 – porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

1 Tessalonicenses 4:13 – Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *