Estudo de João 12:26 – Comentado e Explicado

Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
João 12:26

Comentário de Albert Barnes

Sirva-me – será meu discípulo ou será um cristão. Talvez isso tenha sido dito para informar os gregos João 12:20 sobre a natureza de sua religião.

Que ele me siga – que ele me imite; faça o que faço, carregue o que carrego e ame o que amo. Ele está discursando aqui particularmente sobre seus próprios sofrimentos e morte, e essa passagem se refere, portanto, a calamidade e perseguição. “Você me vê triunfar – você vê (eu entro em Jerusalém, e você supôs que meu reino seria estabelecido sem oposição ou calamidade; mas não é. Eu devo morrer; e se você me servir, deve me seguir mesmo nessas cenas de calamidade, esteja disposto a suportar provações e ter vergonha, procurando recompensa futura. ”

Onde estou – Veja João 14: 3 ; João 17:24 . Ou seja, ele estará no céu, onde o Filho de Deus estava em sua natureza divina e onde estaria como o Messias glorificado. Veja as notas em João 3:13 . O significado natural e óbvio da expressão “eu sou” implica que ele estava no céu. O objetivo deste versículo é confortá-los em meio a perseguições e provações. Eles deveriam segui-lo com qualquer calamidade; mas, como ele deveria ser glorificado como resultado de seus sofrimentos, também eles deveriam buscar sua recompensa no reino dos céus, Apocalipse 3:21 ; “A quem vencer, eu concederei sentar comigo no meu trono.”

Comentário de E.W. Bullinger

Meu pai Grego. o pai. App-98.

honra . Timao grego , usado apenas por João, aqui, João 5:23 e João 8:49 .

Comentário de John Calvin

26. Se houver, o homem me serve . Para que a morte não seja excessivamente amarga e desagradável para nós, Cristo nos convida pelo seu exemplo a se submeter a ela alegremente; e certamente teremos vergonha de recusar a honra de ser seus discípulos. Mas em nenhuma outra condição ele nos admite em seu número, exceto pelo fato de seguirmos o caminho que ele aponta. Ele nos mostra o caminho da morte. A amargura da morte é, portanto, atenuada e, de certa forma, tornada agradável, quando temos em comum com o Filho de Deus a condição de se submeter a ela. Até agora está longe de ser apropriado que recuemos de Cristo por causa da cruz, que devemos desejar a morte por ele. Para o mesmo propósito. pose é a afirmação que se segue imediatamente:

E onde eu estiver, também estará meu servo. Pois ele exige que seus servos não se recusem a se submeter à morte, aos quais o vêem diante deles como um exemplo; pois não é certo isso; o servo deve ter qualquer coisa separada de seu senhor. O tempo futuro será ( ?sta? ) colocado para deixá-lo , de acordo com o costume da língua hebraica. Outros consideram isso um consolo, como se Cristo prometesse àqueles que não deveriam estar dispostos a morrer junto com ele, que seriam participantes de sua ressurreição. Mas a visão anterior, como já disse, é mais provável; pois depois acrescenta a consolação, de que o Pai não deixará sem recompensa os servos de Cristo, que terão sido seus companheiros na vida e na morte.

Comentário de Adam Clarke

Se alguém me serve – Cristo é um mestre em um duplo sentido:

  1. Para instruir homens.
  • Empregar e nomear seu trabalho. Quem deseja servir a Cristo deve se tornar:
  • Seu discípulo ou estudioso, para que ele possa ser ensinado:
  • Seu servo, para que ele possa ser empregado e obedecer a seu mestre. A essa pessoa é feita uma dupla promessa:
  • Ele estará com Cristo, em eterna comunhão com ele; e
  • Ele será honrado pelo Senhor: ele terá uma recompensa abundante em glória; mas quão grande, olhos não viram, ouvidos ouviram, nem penetraram no coração do homem para conceber.
  • Quão semelhante é a afirmação de Creeshna (uma encarnação do Deus supremo, de acordo com a teologia hindu) ao seu discípulo Arjoon! “Se alguém cujos caminhos sempre foram tão maus me servir sozinho, logo se torna um espírito virtuoso, é tão respeitável quanto o homem justo e obtém felicidade eterna. Considere este mundo como um lugar finito e sem alegria, e sirva-me. minha mente, meu servo, meu adorador, e se inclina diante de mim. Une sua alma a mim, faça-me seu asilo, e você irá a mim. ” E novamente: “Eu sou extremamente querido pelo sábio, e ele é querido por mim – eu aprecio o sábio como eu mesmo, porque seu espírito devoto depende apenas de mim como seu recurso final”. Bhagvat Geeta, pp. 71 e 82.

    Os coelhos têm um ditado extravagante, viz. “Deus está mais preocupado com a honra do homem justo do que com a sua.”

    Comentário de John Wesley

    Se alguém me servir, siga-me; e onde estou, também estará meu servo; se alguém me servir, ele honrará meu Pai.

    Que ele me siga – odiando sua vida: e onde estou – no céu.

    Se alguém me servir – Assim, ele honrará o Pai.

    Referências Cruzadas

    Números 14:24 – Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão.

    Números 32:11 – ‘Como não me seguiram de coração íntegro, nenhum dos homens de vinte anos para cima que saíram do Egito verá a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó,

    1 Samuel 2:30 – Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

    Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

    Provérbios 27:18 – Quem cuida de uma figueira comerá de seu fruto, e quem trata bem o seu senhor receberá tratamento de honra.

    Mateus 16:24 – Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

    Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

    Marcos 8:34 – Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

    Lucas 6:46 – “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?

    Lucas 9:23 – Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.

    João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

    João 13:16 – Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.

    João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

    João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

    João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

    João 15:20 – Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

    João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

    João 21:22 – Respondeu Jesus: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Siga-me você”.

    Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

    Romanos 14:18 – aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.

    2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

    2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

    Gálatas 1:10 – Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

    Efésios 5:1 – Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

    Filipenses 1:23 – Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;

    Colossenses 3:24 – sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

    Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

    1 Tessalonicenses 4:17 – Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

    2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

    1 João 5:3 – Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

    Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

    Apocalipse 14:4 – Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *