Estudo de João 17:24 – Comentado e Explicado

Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo.
João 17:24

Comentário de Albert Barnes

Eu irei – Esta expressão, embora geralmente denote comando, é aqui apenas expressiva de desejo. É usado em oração, e não era costume do Salvador usar linguagem de comando ao se dirigir a Deus. É freqüentemente usado para expressar um desejo forte e sincero, ou um desejo premente e importante, como o que estamos extremamente ansiosos, não deve ser negado, Marcos 6:25 ; Marcos 10:35 ; Mateus 12:38 ; Mateus 15:28 .

Onde estou – no céu. O Filho de Deus ainda estava no seio do Pai, João 1:18 . Veja as notas em João 7:34 . Provavelmente a expressão aqui significa onde estarei.

Minha glória – Minha honra e dignidade quando exaltadas à destra de Deus. A palavra “eis” implica mais do que simplesmente ver; significa também participar, desfrutar. Veja a nota de João 3: 3 ; Nota de Mateus 5: 8 .

Tu me amaste … – Esta é outra das numerosas passagens que provam que o Senhor Jesus existia antes da criação do mundo. Não é possível explicá-lo em nenhuma outra suposição.

Comentário de E.W. Bullinger

vontade . Grego. thelo. App-102. Compare João 12:21 ; João 15: 7 ; João 16:19 .

eis que Grego. theoreo. App-133. Compare João 2:23 ,

a fundação , etc. Veja App-146.

Comentário de John Calvin

24. Pai, eu irei. A vontade é destinada ao desejo; (129) pois expressa não uma ordem, mas uma oração. Mas pode ser entendido de duas maneiras; ou que ele queira que os discípulos desfrutem de sua presença eterna, ou que Deus possa, finalmente, recebê-los no reino celestial, ao qual ele vai diante deles.

Para que possam contemplar a minha glória. Alguns explicam contemplar sua glória como significando, participando da glória que Cristo tem. Outros explicam que é saber pela experiência da fé o que é Cristo e quão grande é a sua majestade. Pela minha parte, depois de ponderar cuidadosamente todo o assunto, penso que Cristo fala da perfeita felicidade dos crentes, como se ele tivesse dito, que seu desejo não será satisfeito até que sejam recebidos no céu. Da mesma maneira, explico a contemplação da glória. Naquele momento eles viram a glória de Cristo, assim como um homem trancado no escuro obtém, através de pequenas fendas, uma luz fraca e cintilante. Agora, Cristo deseja que eles progridam de modo a desfrutar de todo o brilho do céu. Em suma, ele pede que o Pai os conduza, através de um progresso ininterrupto, à plena visão de sua glória.

Pois tu me amaste. Isso também concorda melhor com a pessoa do Mediador do que apenas com a Divindade de Cristo. Seria difícil dizer que o Pai amou sua Sabedoria; e embora devêssemos admitir, a conexão da passagem nos leva a uma visão diferente. Cristo, inquestionavelmente, falou como Chefe da Igreja, quando orava anteriormente para que os apóstolos se unissem a ele e contemplasse a glória de seu reinado. Ele agora diz que o amor do Pai é a causa disso; e, portanto, segue-se que ele era amado, na medida em que foi designado para ser o Redentor do mundo. Com esse amor, o Pai o amou antes da criação do mundo, para que ele pudesse ser a pessoa em quem o Pai amaria seus eleitos.

Comentário de Adam Clarke

Para que possam contemplar a minha glória – Para que possam gozar felicidade eterna comigo em teu reino. Então a palavra é usada, João 3: 3 ; Mateus 5: 8 . O desígnio de Cristo é que todos os que crêem que devem amar e obedecer perseverem até o fim e estejam eternamente unidos a si mesmo e ao sempre abençoado Deus, no reino da glória.

Comentário de Thomas Coke

João 17:24 . Pai, eu irei etc. – Ver João 17: 5 . “Não apenas com relação aos apóstolos que você me deu particularmente, mas também àqueles em todas as épocas e países, que acreditarão sincera e perseverantemente e me obedecerão, minha vontade é que, depois que o trabalho deles aqui terminar, eles pode estar comigo no céu, para onde vou, ( João 17:11 .) Para que possam contemplar todo o esplendor da minha glória, e se alegrem em me ver assim e em me divertir para sempre. ( 1 João 3: 2 .) Pois tu me amaste antes da fundação do mundo, assim como tu me amaste antes de eu entrar no mundo, antes mesmo que o mundo existisse, ou seja, desde toda a eternidade, não serei menos o objeto da tua. amor, agora que cumpri o trabalho que me deste para realizar, meus discípulos, ao contemplarem a glória que desfrutarei contigo em minha humanidade glorificada, serão completamente felizes, tanto quanto lhes mostrar o quanto aprova. meu desígnio, e quão infinitamente feliz me sinto assim, e pela fruição e comunicação de tua glória . ” Ver João 17:26 .

Comentário de John Wesley

Pai, desejo que também eles, a quem me deste, estejam comigo onde estou; para que contemplem a minha glória que me deste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

Aqui ele retorna aos apóstolos.

Eu irei – Ele pede, como tendo o direito de ser ouvido, e ora, não como servo, mas como Filho: para que contemplem a minha glória – Aqui está a felicidade do céu, 1 João 3: 2 .

Referências Cruzadas

Gênesis 45:13 – Contem a meu pai quanta honra me prestam no Egito e tudo o que vocês mesmos testemunharam. E tragam meu pai para cá depressa”.

Provérbios 8:21 – concedendo riqueza aos que me amam e enchendo os seus tesouros.

Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Mateus 25:23 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Mateus 26:29 – Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai”.

Lucas 12:37 – Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los.

Lucas 22:28 – Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações.

Lucas 23:43 – Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

1 Coríntios 13:12 – Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

Filipenses 1:23 – Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;

1 Tessalonicenses 4:17 – Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apocalipse 21:22 – Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *