Estudo de Mateus 26:29 – Comentado e Explicado

But I say to you, that I will not at all drink henceforth of this fruit of the vine, until that day when I drink it new with you in the kingdom of my Father.
Mateus 26:29

Comentário de Albert Barnes

Mas eu lhes digo … – Ou seja, a observância da Páscoa e dos ritos que sombream as coisas futuras, aqui termina.

Estou prestes a morrer. O design de todos esses tipos e sombras está prestes a ser realizado. Esta é a última vez que eu vou participar deles com você. Daqui em diante, quando o reino de meu Pai for estabelecido no céu, participaremos juntos da coisa representada por esses tipos e observâncias cerimoniais – as bênçãos e triunfos da redenção.

Fruto da videira – “Vinho, fruto ou produto” da videira feita das uvas da videira.

Até aquele dia – Provavelmente a hora em que eles devem ser recebidos no céu. Isso não significa aqui na terra, além do que eles participariam com ele na felicidade de espalhar o evangelho e os triunfos de seu reino.

Quando eu bebo de novo com você – não que ele participe com eles de vinho literal lá, mas na coisa representada por ele. O vinho era uma parte importante da festa da Páscoa e de todas as festas. O reino dos céus é frequentemente representado sob a imagem de um banquete. Significa que ele participará de alegria com eles no céu; que compartilhem as honras e a felicidade do mundo celestial.

Novo – de uma nova maneira, ou talvez “de novo”.

No reino de meu pai – no céu. O lugar onde Deus reinará em um reino completamente estabelecido e puro.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 26:29 . Mas eu não bebo daqui em diante deste fruto da videira, etc. – Ele fez a mesma declaração sobre o cálice de páscoa, Lucas 22:18 ; e, portanto, é provável que o seu significado sobre o todo fosse que ele não participasse da páscoa nem do sacramento, até ter a satisfação de ver as coisas significadas por essas instituições cumpridas na dispensação do evangelho, que, portanto, estava próxima. à mão. Ou podemos interpretar as palavras em um sentido mais geral, assim: que ele não participaria de nenhuma alegria até que se regozijasse com elas nas comunicações do Espírito Santo, que deviam ser abundantemente concedidas a elas assim que a dispensação do evangelho começasse. . Outros, no entanto, entendem as palavras da seguinte maneira: Não provarei mais vinho até que beba vinho de outro tipo no glorioso reino de meu Pai; e disto também participarás comigo.

Comentário de E.W. Bullinger

not = de maneira alguma. Grego. ou eu. App-105. Isso poderia ter sido verificado em breve, se a nação se arrependesse da proclamação de Pedro ( Atos 3: 19-26 ). Mas agora é adiado.

este fruto da videira. Figura do discurso Perifrasis. App-6.

Pai. App-98 e App-112.

Comentário de John Calvin

29. Mas eu lhe digo. Esta frase é colocada por Mateus e Marcos imediatamente após a Santa Ceia, quando Cristo deu o símbolo de seu sangue no copo; do qual alguns inferem que Lucas relata aqui a mesma coisa que o encontraremos repetindo logo depois. Mas essa dificuldade é facilmente evitada, porque é de pouca importância em si mesma, no momento preciso em que Cristo disse isso. Tudo o que os evangelistas pretendem declarar é que os discípulos foram avisados ??tanto da morte que se aproximava do Mestre, quanto da vida nova e celestial: por mais quase a hora de sua morte se aproximava, havia maior necessidade deles ser confirmado, para que não caiam completamente. Mais uma vez, como ele pretendia colocar sua morte diante de seus olhos na Santa Ceia, como em um espelho, não foi sem razão que ele novamente declarou que agora estava deixando o mundo. Mas, como essa inteligência estava cheia de tristeza, é imediatamente acrescentado um consolo, de que eles não têm ocasião de se afastar do pensamento de sua morte, que será seguida por uma vida melhor. Como se ele tivesse dito: “É verdade que agora estou me apressando até a morte, mas é para que eu possa passar dela para uma abençoada imortalidade, para não viver sozinho sem você no reino de Deus, mas ter você associado comigo na mesma vida. Assim, vemos como Cristo leva seus discípulos pela mão até a cruz, e daí os eleva. a esperança da ressurreição. E como era necessário que fossem direcionados para a cruz de Cristo, para que por essa escada subissem ao céu; então agora, desde que Cristo morreu e foi recebido no céu, devemos ser levados da contemplação da cruz para o céu, para que a morte e a restauração da vida concordem.

Até aquele dia em que eu beber de novo com você. É claro com essas palavras que ele lhes promete uma glória que eles compartilharão consigo mesmo. A objeção de alguns – que carne e bebida não são aplicáveis ??ao reino de Deus – é frívola; pois Cristo não significa nada além de que seus discípulos serão em breve privados de sua presença, e que, a partir de então, não comerá com eles até que desfrutem juntos a vida celestial. Ao apontar que eles estão associados nessa vida, que não precisa de ajuda para carne e bebida, ele diz que haverá um novo tipo de bebida; por qual termo somos ensinados que ele está falando alegoricamente. Conseqüentemente, Lucas simplesmente diz, até que o reino de Deus venha. Em suma, Cristo nos recomenda o fruto e o efeito da redenção que ele adquiriu com sua morte.

A opinião de alguns – que essas palavras foram cumpridas quando Cristo comeu com seus discípulos após a ressurreição é estranho ao seu significado; pois, uma vez que essa era uma condição intermediária entre o curso de uma vida mortal e o fim de uma vida celestial, o reino de Deus naquela época não havia sido totalmente revelado; e, portanto, Cristo disse a Maria:

Não me toque, pois ainda não ascendi a meu Pai,
( João 20:17 .)

Além disso, os discípulos ainda não haviam entrado no reino de Deus, de modo a beber vinho novo com Cristo, participando da mesma glória. E quando lemos que Cristo bebeu após sua ressurreição, embora ele declarasse que não o faria até que reunisse seus discípulos no reino de Deus, a aparente contradição é facilmente removida. Pois não é exatamente de carne e bebida que ele fala, mas da relação da vida atual. Agora sabemos que Cristo naquela época não bebeu com o propósito de revigorar seu corpo com comida, ou de manter relações sexuais com seus discípulos, mas apenas para provar sua ressurreição – da qual eles ainda eram duvidosos – e, portanto, Alto. Portanto, vamos ficar satisfeitos com o significado natural, que nosso Senhor promete a seus discípulos que, tendo vivido com eles na Terra como homem mortal, ele fará a partir de então seus associados em uma vida abençoada e imortal.

Comentário de Adam Clarke

A partir de agora, não vou beber deste fruto da videira. Essas palavras parecem íntimas não mais do que isso: não teremos outra oportunidade de comer este pão e beber este vinho juntos; como em poucas horas minha crucificação ocorrerá.

Até aquele dia em que eu beber de novo com você – Ou seja, não beberei mais da produção da videira com você; mas beberá vinho novo – vinho de natureza amplamente diferente disso – um vinho que somente o reino de Deus pode pagar. O termo novo nas Escrituras é freqüentemente usado nesse sentido. Assim, o Novo Céu, a Nova Terra, a Nova Aliança, o Novo Homem – significam um céu, terra, aliança, homem, de natureza muito diferente da anterior. Era costume invariável de nosso Senhor ilustrar as coisas celestiais pelas da Terra e tornar o que havia sido o assunto da conversa o meio de fazê-lo. Assim, ele usa o vinho aqui, do qual eles haviam bebido ultimamente, e no qual ele mantinha o discurso anterior, para apontar a suprema bênção do reino de Deus. Porém, por mais agradável e útil que seja o vinho para o corpo e quão útil seja, como uma ordenança de Deus. Pode ser para a alma no santo sacramento; todavia, o vinho do reino, os prazeres espirituais à direita de Deus, serão infinitamente mais preciosos e úteis. Pelo que nosso Senhor diz aqui, aprendemos que o sacramento de sua ceia é um tipo e uma promessa, para os cristãos genuínos, da felicidade que eles gozarão com Cristo no reino da glória.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 26:29 . Mas eu digo para você ou, além disso, eu digo, etc. Em Lucas 22:18, nosso Senhor fez a mesma declaração sobre o cálice da páscoa. Por isso, reunimos seu significado, no geral, de ter sido isso; que ele não participaria de nenhuma alegria até que se regozijasse com eles nas comunicações do Espírito Santo, que lhes seriam concedidas abundantemente assim que a dispensação do Evangelho começasse. Veja Marcos 14:25 . A palavra novo, aplicada a um assunto, geralmente significa excelência e verdade nas escrituras , conseqüentemente a substância representada por qualquer sombra emblemática. Ver João 13:34 . O Dr. Clarke parafraseia o presente versículo assim: “Não terei mais a comemoração da Páscoa judaica; mas as coisas, das quais eram figuras, serão agora cumpridas e realizadas no reino do Messias”. Veja Whitby.

Comentário de Scofield

reino

(Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “) .

Comentário de John Wesley

Mas eu vos digo que daqui em diante não irei beber deste fruto da videira até aquele dia em que eu o beber novo com você no reino de meu Pai.

Doravante, não beberei deste fruto da videira até que eu o beba com você no reino de meu Pai – isto é, não provarei mais vinho, até que eu beba vinho de outro tipo no glorioso reino de meu Pai. E disto você também participará comigo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *