Estudo de João 17:5 – Comentado e Explicado

Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado.
João 17:5

Comentário de Albert Barnes

Com o seu próprio eu – No céu, concedendo-me uma participação da mesma honra que o Pai tem. Ele tinha acabado de dizer que havia glorificado a Deus na terra, agora ora para que Deus o glorifique no céu.

Com a glória – Com a honra. Essa palavra também inclui a noção de felicidade, ou tudo o que poderia tornar a condição abençoada.

Antes que o mundo existisse Não poderia haver uma declaração mais distinta e clara da pré-existência de Cristo do que isso. Significa antes da criação do mundo; antes que houvesse mundo. É claro que o orador aqui deve ter existido na época, e isso é equivalente a dizer que ele existia desde a eternidade. Ver João 1: 1-2 ; João 6:62 ; João 3:13 ; João 16:28 . A glória que ele tinha então era a que era própria do Filho de Deus, representada pela expressão “estar no seio do Pai” João 1:18 , denotando intimidade, amizade, felicidade unida. O Filho de Deus, ao encarnar-se, é representado como “humilhando-se” (grego: ele “se esvaziou”), Filipenses 2: 8 . Ele deixou de lado por um tempo o aspecto externo da honra e consentiu em ser desprezado e assumir a forma de um servo. Agora ele ora para que Deus o levante à dignidade e honra que ele tinha antes de encarnar. Este é o estado ao qual ele agora é exaltado, com a honra adicional de ter feito expiação pelo pecado e de ter aberto o caminho para salvar uma raça de rebeldes da morte eterna. A condição mais baixa da Terra é freqüentemente conectada às mais altas honras do céu. O homem olha para a aparência externa. Deus olha para ele que é humilde e de espírito contrito.

Comentário de E.W. Bullinger

agora. Grego. freira, como em João 13:31 .

com = ao lado. Grego. pára. App-104.

glória. Grego. doxa. Veja a pág. 1511

antes . Grego. pró. App-104.

mundo . App-129.

Comentário de John Calvin

5. A glória que tive contigo. Ele deseja ser glorificado com o Pai , não para que o Pai o glorifique secretamente, sem nenhuma testemunha, mas que, tendo sido recebido no céu, ele possa dar uma magnífica demonstração de sua grandeza e poder, para que todo joelho se dobre a ele ( Filipenses 2:10 .) Consequentemente, essa frase na cláusula anterior, com o Pai , é contrastada com a glória terrena e desvanecida, como Paulo descreve a abençoada imortalidade de Cristo, dizendo que

ele morreu para pecar uma vez, mas agora vive para Deus ( Romanos 6:10 .)

A glória que eu tinha contigo antes do mundo era. Ele agora declara que não deseja nada que não lhe pertença estritamente, mas apenas que ele possa aparecer na carne, como era antes da criação do mundo; ou, para falar com mais clareza, que a Divina Majestade, que ele sempre possuía, possa agora ser ilustrada na pessoa do Mediador e na carne humana com a qual ele estava vestido. Esta é uma passagem notável, que nos ensina que Cristo não é um Deus que foi recentemente inventado, ou que existe apenas por um tempo; pois se sua glória era eterna, ele também sempre foi. Além disso, uma distinção manifesta entre a pessoa de Cristo e a pessoa do sim é aqui expressa; a partir do qual inferimos que ele não é apenas o Deus eterno, mas também que ele é a eterna Palavra de Deus, gerada pelos mais anteriores a todas as eras.

Comentário de Adam Clarke

Antes que o mundo existisse isto é, desde a eternidade, antes que houvesse alguma criação -, a frase e outras semelhantes a ela são registradas nos escritos sagrados; ver João 17:24 ; Salmo 90: 2 ; Efésios 1: 4 . Ver João 1: 1 . Que a glória da minha divindade eterna rodeie e penetre na minha humanidade, em sua ressurreição, ascensão e no lugar que ela deve ocupar à tua mão direita, muito acima de todas as criaturas, Filipenses 2: 6 , Filipenses 2: 9 .

Comentário de John Wesley

E agora, ó Pai, glorifica-me comigo mesmo, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

A glória que eu tive – Ele não diz que recebeu – Ele sempre a teve, até que se esvaziou dela nos dias de sua carne.

Referências Cruzadas

Provérbios 8:22 – “O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas;

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 1:10 – E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

1 João 1:2 – A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *