Estudo de Colossenses 1:15 – Comentado e Explicado

Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.
Colossenses 1:15

Comentário de Albert Barnes

Quem é a imagem do Deus invisível – e???? t?? Te?? t?? ????t?? eikon tou Theou tou aoratouOs objetos. aqui, como está em paralelo em Efésios 1: 20-23 , é dar uma visão justa da exaltação do Redentor. É provável que, em ambos os casos, o objetivo seja encontrar uma opinião errônea sobre o assunto que prevaleceu nessas igrejas ou entre aqueles que afirmavam ser professores ali. Veja a introdução a esta epístola e compare as notas em Efésios 1: 20-23 . Para o significado da frase que ocorre aqui, “a imagem do Deus invisível”, veja Hebreus 1: 3 , nota, e 2 Coríntios 4: 4 , nota. O significado é que ele representa para a humanidade as perfeições de Deus, como uma imagem, figura ou desenho faz o objeto ao qual ele se parece. Veja a palavra “imagem” – e???? eikon- explicada nas notas em Hebreus 10: 1 . Denota corretamente aquilo que é uma cópia ou delimitação de uma coisa; que o representa de maneira precisa e completa, em contraste com um esboço ou esboço; compare Romanos 8:29 ; 1 Coríntios 11: 7 ; 1 Coríntios 15:49 .

O significado aqui é que o ser e as perfeições de Deus são precisos e plenamente representados por Cristo. Em que aspectos, em particular, ele era, portanto, um representante de Deus, o apóstolo passa a declarar nos versículos seguintes, a saber, em seu poder criativo, em sua existência eterna, em sua herança sobre o universo, na plenitude que habitava nele. Isso não pode se referir a ele apenas como encarnado, pois algumas das coisas afirmadas a ele pertenceram a ele antes de sua encarnação; e a idéia é que, em todas as coisas, Cristo represente de maneira justa a natureza e perfeições divinas. Deus é manifesto para nós através dele; 1 Timóteo 3:16 . Vemos Deus nele como vemos um objeto naquilo que é, em todos os aspectos, uma cópia exata dele. Deus é invisível. Nenhum olho o viu ou pode vê-lo; mas no que Cristo é, e fez nas obras de criação e redenção, temos uma representação justa e completa do que Deus é; veja as notas em João 1:18 ; João 14: 9 , nota.

O primogênito de toda criatura – Entre todas as criaturas de Deus, ou sobre toda a sua criação, ocupando o posto e a proeminência do primogênito. O primogênito, ou o filho mais velho, entre os hebreus como em outros lugares, tinha privilégios especiais. Ele tinha direito a uma porção dupla da herança. Tem sido, também e especialmente nos países orientais, uma coisa comum para o filho mais velho ter sucesso na propriedade e no título de seu pai. Nos primeiros tempos, o filho primogênito era o padre oficiante da família, na ausência ou na morte do pai. Não há dúvida de que o apóstolo aqui se refere às distinções e honras usuais conferidas ao primogênito, e significa dizer que, entre todas as criaturas de Deus, Cristo ocupou uma preeminência semelhante a essa. Ele não diz que, em todos os aspectos, se parecia com o primogênito de uma família; nem diz que ele próprio era uma criatura, pois o ponto de comparação não se volta sobre essas coisas, e o que ele passa a afirmar respeitando-o é inconsistente com a idéia de ser ele próprio um ser criado.

Aquele que “criou todas as coisas que estão no céu e na terra”, não foi ele próprio criado. O fato de o apóstolo não ter a intenção de representá-lo como uma criatura também se manifesta pela razão que ele atribui ao motivo de ser chamado de primogênito. “Ele é a imagem de Deus, e o primogênito de toda criatura, pois – ?t? hoti- por ele foram todas as coisas criadas.” Ou seja, ele sustenta a posição elevada do primogênito, ou uma alta eminência sobre a criação, porque por ele “todas as coisas foram criadas no céu e na terra”. A linguagem usada aqui também não implica que ele fosse uma criatura ou que ele era da natureza e classifica um daqueles em relação a quem se diz que ele era o primogênito. É verdade que a palavra “primogênito” – p??t?t???? prototokos – significa adequadamente o primogênito de um pai ou mãe, Mateus 1:25 ; Lucas 2: 7 ; ou o primogênito dos animais. Mas duas coisas também devem ser observadas com relação ao uso da palavra:

(1) Não implica necessariamente que alguém nasça depois na família, pois seria usado para o primogênito, embora seja filho único; e,

(2) é usado para denotar alguém que é chefe ou que é altamente distinto e preeminente. Assim, é empregado em Romanos 8:29 : “Para que ele possa ser o primogênito entre muitos irmãos”. Assim, em Colossenses 1:18 , diz-se que ele era “o primogênito dentre os mortos”; não que ele tenha sido literalmente o primeiro que foi ressuscitado dentre os mortos, o que não era verdade, mas que ele poderia ser preeminente entre os que ressuscitaram; compare Êxodo 4:22 . O significado, então, é que Cristo sustenta a posição mais exaltada do universo; ele é preeminente acima de todos os outros; ele está à frente de todas as coisas. A expressão não significa que ele foi “gerado antes de todas as criaturas”, como muitas vezes é explicado, mas refere-se ao simples fato de que ele sustenta a mais alta patente sobre a criação. Ele é o Filho de Deus. Ele é o herdeiro de todas as coisas. Todas as outras criaturas também são “descendentes de Deus”; mas ele é exaltado como o Filho de Deus acima de tudo.

(Esta cláusula foi explicada de várias formas. A opinião mais bem recebida e, como pensamos, melhor apoiada, é aquela que torna os p??t?t???? pas?? ?t?se?? prototokos pases ktiseos “gerados antes de toda a criação”. Esse sentido mais natural e óbvio teria sido mais prontamente admitido, se não fosse suposto hostil a certas visões sobre a filiação de Cristo.Alguns explicam p??t?t???? prototokosactively, e tornam “o primeiro criador ou produtor de todas as coisas”, o que dá, em todos os eventos, um sentido consistente com a verdade e com o contexto, que atribui imediatamente como a razão de Cristo ser denominado p??t?t???? protokok a cláusula que começa com ?t? e? a?t? e?t?s?? hoti en auto ektisthe “Para ele, todas as coisas foram criadas”. Outros, com o autor, explicam figurativamente a palavra preeminência ou senhoria. Contudo, nesta visão, existem sérias objeções.

Parece não ser apoiado por evidências suficientes. Nenhum argumento pode ser extraído de Colossenses 1:18 até que se prove que “o primogênito dos mortos” não significa o primeiro que foi ressuscitado para morrer, o que Doddridge afirma ser “o sentido mais fácil, mais seguro e mais natural, em que os melhores comentaristas estão de acordo. ” O argumento de Romanos 8:29 também não é satisfatório. “ Pr??t?t???? Prototokossays Bloomfield, no final de uma nota admirável deste versículo,“ não é bem tomada por Whitby e outros, em sentido figurado, para denotar ‹Senhor de todas as coisas, uma vez que a palavra nunca é tão usada, exceto em referência a primogenitura. E, embora, em Romanos 8:29 , tenhamos encontrado muitos seguidores de pollois adelphoisyet, onde seus seguidores não são representados como criaturas, mas como irmãos. Sobre a qual, e outros relatos, é preferível a interpretação, segundo a qual temos aqui um forte testemunho da eterna filiação de nosso Salvador; e é claro que Colossenses 1:15 , Colossenses 1:18 são ilustrativos da natureza, pois Colossenses 1: 16-17 é uma evidência da pré-existência e divindade de Cristo. ”)

Comentário de E.W. Bullinger

imagem . Compare Romanos 8:29 .

invisível . Veja Romanos 1:20 .

Primogênito. Veja Romanos 1:23 ; Romanos 8:20 .

toda criatura = toda criação.

Comentário de John Calvin

15. Quem é a imagem do Deus invisível. Ele se eleva mais alto ao discursar sobre a glória de Cristo. Ele o chama de imagem do Deus invisível, o que significa que somente nele é que Deus, que é invisível, se manifesta para nós, de acordo com o que é dito em João 1:18 .

– Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está no seio do Pai, o manifestou a nós.

Estou bem ciente de como os antigos estavam acostumados a explicar isso; por terem uma disputa para manter com os arianos, eles insistem na igualdade do Filho com o Pai e em sua identidade de essência (303), enquanto, entretanto, não fazem menção do que é o ponto principal – em de que maneira o Pai se faz conhecido por nós em Cristo. Quanto a Crisóstomo, que impõe todo o estresse de sua defesa no termo imagem, ao afirmar que não se pode dizer que a criatura é a imagem do Criador, ela é excessivamente fraca; mais ainda, é anulado por Paulo em 1 Coríntios 11: 7 , cujas palavras são: – O homem é a IMAGEM e a glória de Deus.

Que, portanto, podemos não receber nada além de sólido, note-se, que o termo imagem não é usado em referência à essência, mas tem uma referência a nós; pois Cristo é chamado a imagem de Deus nesta base – que ele torna Deus de uma maneira visível para nós. Ao mesmo tempo, reunimos também a partir dele, sua identidade de essência, pois Cristo não representaria verdadeiramente Deus, se ele não fosse a Palavra de Deus essencial, na medida em que a questão aqui não é sobre as coisas que pela comunicação são adequados também às criaturas, mas a questão é quanto à perfeita sabedoria, bondade, retidão e poder de Deus, para cuja representação nenhuma criatura era competente. Teremos, portanto, neste termo, uma arma poderosa em oposição aos arianos, mas, não obstante, devemos começar com a referência (304) que mencionei; não devemos insistir apenas na essência. A soma é esta: que Deus em si mesmo, isto é, em sua majestade nua, é invisível, e isso não apenas aos olhos do corpo, mas também aos entendimentos dos homens, e que ele nos é revelado apenas em Cristo. , para que possamos vê-lo como um espelho. Pois em Cristo ele nos mostra sua justiça, bondade, sabedoria, poder, enfim, todo o seu ser. Portanto, devemos ter cuidado em procurá-lo em outro lugar, pois tudo o que se apresentasse como uma representação de Deus, à parte de Cristo, será um ídolo.

O primogênito de toda criatura. A razão desta denominação é imediatamente acrescentada – pois nele todas as coisas são criadas , como ele é, três versículos depois, chamadas de primogênitos dentre os mortos , porque por ele todos nós ressuscitamos. Portanto, ele não é chamado de primogênito , simplesmente por ter precedido todas as criaturas no tempo, mas porque ele foi gerado pelo Pai, para que elas fossem criadas por ele, e que ele pudesse ser, como era, a substância ou fundamento de todas as coisas. Foi então uma parte tola que os arianos agiram, que argumentaram com isso que ele era, conseqüentemente, uma criatura. Pois o que aqui é tratado não é o que ele é em si mesmo, mas o que ele realiza nos outros.

Comentário de Adam Clarke

Quem é a imagem do Deus invisível – A contraparte de Deus Todo-Poderoso, e se a imagem do Deus invisível, consequentemente, nada que aparecesse nele poderia ser essa imagem; pois se poderia ser visível no Filho, também poderia ser visível no Pai; mas se o Pai é invisível, consequentemente, sua imagem no Filho também deve ser invisível. Essa é a forma de Deus da qual ele se despojou; a glória inefável na qual ele não apenas apareceu, quanto ao seu esplendor e acompanhamentos, mas também ocultou sua natureza essencial; aquela luz inacessível que nenhum homem, nenhum ser criado, pode ver. Essa era a natureza divina, a plenitude da divindade corporal, que habitava nele.

O primogênito de toda criatura – suponho que essa frase tenha o mesmo significado, Filipenses 2: 9 ; Deus lhe deu um nome que está acima de todo nome; ele é como homem à cabeça de toda a criação de Deus; nem ele com alguma propriedade pode ser considerado como uma criatura, tendo ele mesmo criado todas as coisas e existido antes de qualquer coisa ser feita. Se se disser que Deus o criou primeiro e que ele, por um poder delegado de Deus, criou todas as coisas, isso é mais claramente contradito pelo raciocínio do apóstolo nos versículos 16 e 17. Como os judeus denominam Jeová ???? ?? ????? becoro shel olam , o primogênito de todo o mundo, ou de toda a criação, para significar que ele criou ou produziu todas as coisas; (veja Wolfius in loc.) então Cristo é aqui denominado, e as palavras que se seguem nos versículos 16 e 17 são a prova disso. A fraseologia é judaica; e quando o aplicam ao Ser supremo, meramente para denotar sua eterna preexistência, e apontá-lo como a causa de todas as coisas; é mais evidente que São Paulo o usa da mesma maneira e ilustra seu significado nas seguintes palavras, o que seria absolutamente absurdo se pudéssemos supor que, pelo primeiro, ele pretendia transmitir qualquer idéia da inferioridade de Jesus Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1:15 . Quem é a imagem Dizem que Adão foi criado à imagem de Deus, e o domínio foi dado a ele sobre as criaturas da terra; pelo qual ele se tornou senhor deste mundo inferior. São Paulo, em Filipenses 2: 6 , nos diz que Cristo estava na forma de Deus, que lhe deu domínio sobre as obras da natureza, das quais elas eram originárias, e deve sua preservação ao poder dele. Moisés nos conta como Adão caiu da dignidade em que foi criado e causou miséria aos seus descendentes, por meio de sua desobediência e ambição vã. São Paulo diz que Cristo, através da obediência e submissão à vontade de seu Pai, fez uma expiação e nos deu um exemplo, pelo qual, se a mesma mente estiver em nós, através de sua graça, podemos recuperar o que está perdido. Moisés nos diz que Adão foi tentado a comer o fruto proibido, nas esperanças que o tentador lhe deu, de que isso o faria gostar de Deus. Ele achou a proposta tão vantajosa que aproveitou a oportunidade e abraçou a oferta com entusiasmo. O relato de São Paulo é que Cristo, que, por natureza, tinha o direito de aparecer na majestade e glória de Deus, voluntariamente deixou isso de lado, e viveu e morreu na terra, à moda de homem. O que Adam conseguiu com sua ousada tentativa, todos sabemos; mas Cristo, por uma recompensa de sua obediência, foi altamente exaltado em sua humanidade glorificada. Adão era, na melhor das hipóteses, uma imagem fraca de Deus; mas Cristo era uma imagem verdadeira, fiel e infinitamente completa da sabedoria, poder e bondade de seu Pai. Adão era uma imagem de Deus, como é o reflexo do sol, quando visto na água; mas Cristo era uma imagem do sol, como seria outro sol, adornado com igual brilho e esplendor. O Apóstolo descreve nosso Redentor neste e nos seguintes versos, em termos tão elevados, como evidentemente o indica como uma Pessoa Divina, verdadeira e realmente Deus; e, consequentemente, a mais apta, a única pessoa a empreender uma obra tão grande e gloriosa como a redenção de um mundo que perece. O Pai é sempre representado no Novo Testamento como invisível: mas Cristo é representado como visível; desde que ele realmente tomou carne, e foi visto no mundo. De fato, o fato de ele ser chamado de imagem de Deus, neste lugar, e 2 Coríntios 4: 4 implica que ele é visível, e que as perfeições de toda a Deidade brilham eminentemente nele. É notável como expressamente Philo, o judeu, em mais de um lugar, chama o Logos, ou Palavra, do qual ele fala, a imagem de Deus.

O Dr. Hammond observa que a palavra p??t?t????, além da noção comum de primogênito, às vezes é usada nas escrituras para um Senhor, ou pessoa no poder; quem tem o privilégio do primogênito, domínio sobre todos os seus irmãos; e de acordo com essa noção, é comumente usado nas escrituras para um príncipe ou pessoa principal; (Ver Salmos 68:27 .) e entre os civis, o herdeiro e o senhor são termos sinonimos. Que este é o verdadeiro sentido da palavra neste local, parece provável, pelos seguintes motivos:

1. Porque o apóstolo acrescenta imediatamente, pois por ele todas as coisas foram criadas; de modo que a criação de todas as coisas por ele seja dada como uma razão de ser p??t?t????, ou o primogênito. Agora, não é um bom argumento que, porque ele criou todas as coisas, ele próprio foi produzido diante delas; é suficiente para esse propósito, que ele tinha poder onipotente, e estava diante deles: mas é um argumento muito bom, que, porque ele criou todas as coisas, ele deve, portanto, ser o Senhor ou Herdeiro de todas as coisas. Segundo, porque o mesmo apóstolo, Hebreus 1: 2 encheu a mesma pessoa herdeiro de todas as coisas; e provavelmente aludiu à mesma razão, quando acrescentou, por quem também fez os mundos. Terceiro, porque a profecia nos Salmos 89: 26-27 confirma essa interpretação e mostra o verdadeiro significado da palavra. Ele clama a mim: Tu és meu Pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação; também farei dele meu primogênito, (nos anos 70: p??t?t???? ,) mais alto que os reis da terra; mas, de acordo com a noção ariana , deveria ter sido, ele é ou foi meu primogênito. Ver Hebreus 1: 6 . Apocalipse 3:14 . Pode não ser errado observar que a palavra p??t?t???? tem ainda outra significação; e é aplicado por Homer, Il. P. a um animal que deu à luz seu primeiro filhote; nesse sentido, pode ser aplicado, sem grande impropriedade, ao Criador de todas as coisas; para Ele, que, como no primeiro nascimento, pelo esforço de seu poder criador, trouxe todas as coisas. As palavras pas?? ?t?se??, tão naturalmente significa toda a criação, [como são traduzidos em Romanos 8:22 .] (uma versão que dá um sentido muito mais nobre e mais determinado do que toda criatura ), pelo menos torne essa interpretação muito notável. Alguns o traduzem como o primogênito antes, ou nascido antes de toda a criação. Veja Blackwall, SC vol. ii, p. 173. Sherlock, vol. 4: dis. 1. Christian’s Life, vol. 3: p. 559. Sermão de Wallis sobre a Ressurreição, Tillotson, vol. 1: serm. 43 e “A Doutrina da Trindade”, & c. p. 16

Segundo os arianos, o primogênito de toda a criação é a criatura primogênita . Mas a razão avançou para provar ao Filho o primogênito de toda a criação, anula o sentido dessa passagem. Pois certamente o Filho está criando todas as coisas, não prova que ele é a criatura primitiva, a menos que seu poder de criar todas as coisas tenha se originado de ser a criatura primitiva; que ninguém acho que irá afirmar. Assim como o Filho cria todas as coisas, prova que ele primeiro se criou. Contudo, esses absurdos serão estabelecidos pelo raciocínio do apóstolo, se o primogênito de toda a criação significa a criatura primitiva.

Comentário de John Wesley

Quem é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura:

Quem é – Ao descrever a glória de Cristo e sua preeminência sobre os anjos mais elevados, o apóstolo aqui estabelece um fundamento para a reprovação de todos os adoradores de anjos.

A imagem do Deus invisível – quem ninguém pode representar, mas seu único Filho; em sua natureza divina a imagem invisível, em sua imagem humana a visível, do Pai.

O primeiro gerado de toda criatura – Ou seja, gerado antes de toda criatura; subsistindo diante de todos os mundos, antes de todos os tempos, de toda a eternidade.

Referências Cruzadas

Exodo 24:10 – e viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia algo semelhante a um pavimento de safira, como o céu em seu esplendor.

Números 12:8 – Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? “

Salmos 89:27 – Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra.

Provérbios 8:29 – quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra,

Ezequiel 1:26 – Acima da abóboda sobre as suas cabeças havia o que parecia um trono de safira, e, bem no alto, sobre o trono, havia uma figura que parecia um homem.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 1:6 – E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: “Todos os anjos de Deus o adorem”.

Hebreus 11:27 – Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *