Estudo de Êxodo 24:10 – Comentado e Explicado

Eles viram o Deus de Israel. Sob os seus pés havia como um lajeado de safiras transparentes, tão límpido como o próprio céu.
Êxodo 24:10

Comentário de Albert Barnes

E eles viram o Deus de Israel – Ao comerem o banquete de sacrifício, a presença do Senhor lhes foi manifestada com especial distinção. No ato de adoração solene, eles perceberam que Ele estava presente com eles, como seu Senhor e seu Libertador. É inútil especular sobre o modo dessa revelação. Que nenhuma forma visível foi apresentada aos seus olhos corporais, somos expressamente informados, Deuteronômio 4:12 ; veja Êxodo 33:20 ; compare Isaías 6: 1 . A última parte deste versículo pode ser lida: “debaixo de seus pés, era como uma obra de pedra de safira brilhante e como o próprio céu em clareza”. Sobre a safira, veja Êxodo 28:18 ; compare Ezequiel 1:26 . O azul puro do céu acima deles emprestou sua influência para ajudar o sentido interior a realizar a visão que nenhum olho mortal podia contemplar.

Comentário de Adam Clarke

Eles viram o Deus de Israel – Os setenta anciãos, que eram representantes de toda a congregação, foram escolhidos para testemunhar a manifestação de Deus, para que se satisfizessem com a verdade da revelação que ele havia feito de si e de sua vontade; e nessa ocasião era necessário que o povo também fosse favorecido com uma visão da glória de Deus; veja Êxodo 20:18 . Assim, a certeza da revelação foi estabelecida por muitas testemunhas, e por aquelas especialmente do tipo mais competente.

Uma obra pavimentada de uma pedra de safira – ou um trabalho de tijolos de safira. Suponho que algo do pavimento Musive ou Mosaic seja aqui pretendido; pisos mais incrivelmente incrustados com pedras de várias cores ou pequenos azulejos quadrados, dispostos em uma grande variedade de formas ornamentais. Muitos destes permanecem em diferentes países até os dias atuais. Os romanos gostavam particularmente deles, e deixaram monumentos de seu gosto e engenhosidade em calçadas desse tipo, na maioria dos países onde estabeleceram seu domínio. Algumas amostras muito finas são encontradas em diferentes partes da Grã-Bretanha.

A safira é uma pedra preciosa de uma fina cor azul, a seguir em dureza ao diamante. O rubi é considerado pela maioria dos mineralogistas do mesmo gênero; o mesmo acontece com o topázio: portanto, não podemos dizer que a safira é apenas de cor azul; é azul, vermelho ou amarelo, como pode ser chamado de safira, rubi ou topázio; e alguns deles são azuis ou verdes, de acordo com a luz em que são mantidos; e um pouco de branco. Um espécime muito grande desse tipo está agora diante de mim. Supõe-se que a safira oriental antiga tenha sido a mesma com os lápis-lazúli. Supondo que aqui se pretendam esses tipos diferentes de safiras, quão glorioso deve ser um pavimento, constituído por pedras polidas desse tipo, perfeitamente transparentes, com uma refulgência de esplendor celestial derramada sobre eles! O vermelho, o azul, o verde e o amarelo, organizados pela sabedoria de Deus, nas mais belas representações emblemáticas, e todo o corpo do céu em sua claridade brilhando sobre elas deve ter feito uma aparição gloriosa. Como a glória divina apareceu acima do monte, é razoável supor que os israelitas viram o pavimento de safira sobre suas cabeças, pois poderia ter ocupado um espaço na atmosfera igual em extensão à base da montanha; e sendo transparente, o brilho intenso que brilha sobre ele deve ter aumentado bastante o efeito.

É necessário ainda observar que tudo isso deve ter sido apenas uma aparência, desconectada de qualquer semelhança pessoal; por isso Moisés afirma expressamente, Deuteronômio 4:15 . E embora os pés sejam mencionados aqui, isso só pode ser entendido da base de safira ou calçada, na qual apareceu essa glória celestial e indescritível do Senhor. Há uma descrição semelhante da glória do Senhor no livro de Apocalipse, Apocalipse 4: 3 ; : “E aquele que estava sentado [no trono] devia parecer um jaspe e uma pedra de sardinha; e havia um arco-íris em volta do trono, à vista como uma esmeralda.” Em nenhuma dessas aparências havia semelhança ou semelhança com qualquer coisa no céu, na terra ou no mar. Assim, Deus teve o cuidado de preservá-los de todos os incentivos à idolatria, enquanto ele lhes deu todas as provas de seu ser. Na Physica Sacra de Scheuchzer, entre suas numerosas gravuras finas, há uma dessas manifestações gloriosas, que não podem ser muito severamente repreendidas. O Ser Supremo é representado como um homem idoso, sentado em um trono, rodeado de glória, com uma coroa na cabeça e um cetro na mão, as pessoas se prostram em adoração ao pé da peça. Uma impressão desse tipo deve ser considerada totalmente imprópria, se não blasfema.

Comentário de John Wesley

E eles viram o Deus de Israel; e havia debaixo de seus pés uma obra pavimentada de pedra de safira e um corpo celestial em sua clareza.

Eles viram o Deus de Israel – Ou seja, eles tiveram um vislumbre de Sua glória, em luz e fogo, embora não tivessem nenhuma maneira de semelhança. Eles viram o lugar onde estava o Deus de Israel, então os setenta, algo que se aproximava da semelhança, mas não era; o que quer que eles vissem era certamente algo do qual nenhuma imagem ou figura poderia ser feita, e ainda o suficiente para satisfazê-los de que Deus estava com eles de uma verdade. Nada é descrito, exceto o que estava sob seus pés, pois nossas concepções de Deus estão todas abaixo dele. Eles não viam tanto como os pés de Deus, mas no fundo do brilho que viam (como nunca viram antes ou depois, e como banqueta ou pedestal) uma calçada mais rica e esplêndida do que antes. de safiras, azuis ou cor do céu. Os próprios céus são a calçada do palácio de Deus, e seu trono está acima do firmamento.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 24:10 . Eles viram o Deus de Israel – Ou seja, eles tiveram um vislumbre de Sua glória, em luz e fogo, embora não tivessem nenhuma maneira de semelhança. Eles viram o lugar onde estava o Deus de Israel, assim a Septuaginta; o que quer que eles vissem, certamente era algo do qual nenhuma imagem ou figura poderia ser feita, e ainda assim o suficiente para satisfazê-los de que Deus estava com eles de verdade. Nada é descrito, exceto o que estava sob seus pés, pois nossas concepções de Deus estão todas abaixo dele. Eles viam não apenas os pés de Deus, mas no fundo da claridade que viam (como nunca viram antes ou depois, e como escabelo ou pedestal) uma calçada muito rica e esplêndida , como havia sido de safiras. , azul ou cor do céu. Os próprios céus são a calçada do palácio de Deus, e seu trono está acima do firmamento.

Referências Cruzadas

Gênesis 32:30 – Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Exodo 24:10 – e viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia algo semelhante a um pavimento de safira, como o céu em seu esplendor.

Exodo 33:20 – E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.

Exodo 33:23 – Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver”.

Juízes 13:21 – Como o Anjo do Senhor não voltou a manifestar-se a Manoá e à sua mulher, Manoá percebeu que era o Anjo do Senhor.

1 Reis 22:19 – Micaías prosseguiu: “Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda.

Cânticos 6:10 – Quem é essa que aparece como o alvorecer, bela como a lua, brilhante como o sol, admirável como um exército e suas bandeiras?

Isaías 6:1 – No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.

Ezequiel 1:26 – Acima da abóboda sobre as suas cabeças havia o que parecia um trono de safira, e, bem no alto, sobre o trono, havia uma figura que parecia um homem.

Ezequiel 1:28 – Tal como a aparência do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, assim era o resplendor ao seu redor. Essa era a aparência da figura da glória do Senhor. Quando a vi, prostrei-me com o rosto em terra, e ouvi a voz de alguém falando.

Ezequiel 10:1 – Olhei e vi algo semelhante a um trono de safira sobre a abóbada que estava por cima das cabeças dos querubins.

Mateus 17:2 – Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

Apocalipse 1:16 – Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.

Apocalipse 4:3 – Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono,

Apocalipse 21:11 – Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal.

Apocalipse 21:18 – A muralha era feita de jaspe e a cidade de ouro puro, semelhante ao vidro puro.

Apocalipse 21:19 – Os fundamentos das muros da cidade eram ornamentados com toda sorte de pedras preciosas. O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o segundo com safira; o terceiro com calcedônia; o quarto com esmeralda;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *