Estudo de 1 João 4:12 – Comentado e Explicado

Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito.
1 João 4:12

Comentário de Albert Barnes

Ninguém jamais viu Deus – Veja as notas em João 1:18 , onde a mesma declaração ocorre. A afirmação parece ser feita aqui, a fim de introduzir uma observação para mostrar de que maneira podemos saber que temos algum conhecimento verdadeiro de Deus. A idéia é: “Ele nunca foi realmente visto por olhos mortais. Não devemos, portanto, esperar familiarizar-nos com o que ele é dessa maneira. Mas há um método pelo qual podemos ter certeza de que temos um conhecimento verdadeiro dele, ou seja, pela evidência de que amamos outro e pela presença de seu Espírito em nossos corações. Não podemos nos familiarizar com ele pela vista, mas podemos amar.

Se nos amamos, Deus habita em nós – Embora não possamos vê-lo, ainda há uma maneira pela qual podemos ter certeza de que ele está perto de nós e que ele ainda habita em nós. Dessa forma, é pelo exercício do amor. Compare as notas em João 14: 23-24 .

E seu amor é aperfeiçoado em nós – É realizado até a conclusão. Ou seja, nosso amor um pelo outro é o expoente apropriado do amor por ele reinando em nossos corações. A idéia aqui não é que somos absolutamente perfeitos, ou mesmo que nosso amor seja perfeito, o que quer que seja verdadeiro nesses pontos, mas que esse amor aos outros é a realização adequada de nosso amor por ele; isto é, sem isso, nosso amor por ele não teria conseguido o que foi adaptado e projetado para fazer. A menos que produzisse esse efeito, seria defeituoso ou incompleto. Compare 1 João 4:17 . O sentido geral é o seguinte: “Afirmamos ter o amor de Deus em nossos corações, ou que somos influenciados e controlados pelo amor. Porém, por mais alto e exaltado que pareça ser exercido em relação a Deus, seria defeituoso; não exerceria uma influência justa sobre nós, a menos que nos levasse a amar nossos irmãos cristãos. Seria como o amor que poderíamos professar ter um pai, se não nos levasse a amar nossos irmãos e irmãs. O verdadeiro amor se difundirá sobre todos os que estiverem ao seu alcance, e assim se tornará completo e inteiro. ” Esta passagem, portanto, não pode ser aduzida para demonstrar a doutrina da perfeição sem pecado, ou para provar que os cristãos são absolutamente absolutamente perfeitos nesta vida. Isso prova apenas que o amor a Deus não é completo ou totalmente desenvolvido, a menos que leve aqueles que professam que o amam. Veja as notas em Jó 1: 1 . Sobre o significado da palavra grega aqui usada ( te?e??? teleioosee as notas em Filemon 3:12 . Compare as notas em Hebreus 2:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

Ninguém = ninguém. Grego. oudeis.

visto = contemplado. App-133.

habita . Grego. meno . Veja a pág. 1511

aperfeiçoado = aperfeiçoado. App-125.

Comentário de John Calvin

12 Ninguém viu a Deus. As mesmas palavras são encontradas em João 1:18 do Evangelho de João; mas João Batista não tinha exatamente a mesma coisa em vista, pois ele queria dizer apenas que Deus não poderia ser conhecido de outra maneira, mas como ele se revelou em Cristo. O apóstolo aqui estende a mesma verdade ainda mais, que o poder de Deus é compreendido por nós pela fé e pelo amor, de modo a saber que somos seus filhos e que ele habita em nós.

Ele fala, no entanto, primeiro por amor, quando diz que Deus habita em nós, se nos amamos; pois aperfeiçoado, ou realmente provado ser , em nós é então o seu amor ; como se ele tivesse dito que Deus se apresenta como presente, quando pelo seu Espírito ele forma nossos corações para que eles recebam amor fraterno. Com o mesmo propósito, ele repete o que já havia dito, que sabemos pelo Espírito a quem ele nos deu que ele habita em nós; pois é uma confirmação da frase anterior, porque o amor é o efeito ou fruto do Espírito.

A soma, então, do que é dito é que, uma vez que o amor é do Espírito de Deus, não podemos verdadeiramente e com um coração sincero amar os irmãos, a menos que o Espírito exerça seu poder. Dessa maneira, ele testemunha que mora em nós. Mas Deus, pelo seu Espírito, habita em nós; então, pelo amor, provamos que Deus existe em nós. Por outro lado, quem se vangloria de ter Deus e não amar os irmãos, sua falsidade é provada por uma coisa, porque ele separa Deus de si mesmo.

Quando ele diz, e seu amor é aperfeiçoado , a conjunção deve ser tomada como causadora, pois , ou, porque E o amor aqui pode ser explicado de duas maneiras: aquilo que Deus nos mostra ou aquilo que ele nos implanta. . Que Deus deu o seu Espírito para nós, ou nos deu o seu Espírito, significa a mesma coisa; pois sabemos que o Espírito em uma medida é dado a cada indivíduo.

Comentário de Adam Clarke

Ninguém jamais viu Deus – As próprias palavras, com a mudança de for??a?e por te?eata? , deste apóstolo em seu evangelho, João 1:18 . Podemos senti-lo, embora não possamos vê-lo; e se nos amamos, ele habita em nós, e seu amor é aperfeiçoado em nós – ele tem toda a sua realização, tendo-nos moldado de acordo com sua própria natureza.

Comentário de Thomas Coke

1 João 4:12 . Ninguém viu Deus, etc. – “O próprio Deus é um Espírito invisível, a quem ninguém viu nem pode ver com seus olhos corporais. Mas, como ele é a grande Fonte de benevolência, se nos amamos com cordialidade e sinceridade inteira. , parece que Deus habita em nós e que seu amor é aperfeiçoado em nós; pois esta é a melhor prova que podemos dar de nosso amor a ele e da prevalência de sua graça em nossos corações, transformando-nos à sua imagem. ”

Comentário de Scofield

aperfeiçoado

(Veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

Comentário de John Wesley

Ninguém jamais viu Deus a qualquer momento. Se nos amamos, Deus habita em nós, e seu amor é aperfeiçoado em nós.

Se nos amamos, Deus permanece em nós – Isto é tratado, 1 João 4: 13-16 .

E seu amor é aperfeiçoado – tem todo o seu efeito.

Em nós – trata-se disso, 1 João 4: 17-19 .

Referências Cruzadas

Gênesis 32:30 – Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.

Exodo 33:20 – E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.

Números 12:8 – Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? “

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

1 Coríntios 13:13 – Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

Hebreus 11:27 – Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

1 João 2:5 – Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:6 – Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

1 João 4:17 – Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *