Estudo de 1 João 4:20 – Comentado e Explicado

Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.
1 João 4:20

Comentário de Albert Barnes

Se um homem diz: eu amo a Deus e odeia seu irmão – seu irmão cristão; ou, em um sentido mais amplo, qualquer homem. O sentido é que nenhum homem, quaisquer que sejam suas profissões e pretensões, pode ter um verdadeiro amor a Deus, a menos que ame seus irmãos.

Ele é um mentiroso – Compare as notas em 1 João 1: 6 . Não é necessário, para uma interpretação adequada dessa passagem, supor que ele “intencionalmente” engana. O sentido é que essa deve ser uma profissão falsa.

Pois aquele que não ama seu irmão, a quem viu … – É mais razoável esperar que amemos alguém a quem vimos e conhecemos pessoalmente, do que que amemos a quem não vimos. O apóstolo está argumentando da natureza humana, e todo mundo sente que é mais provável que amemos alguém com quem estamos familiarizados do que aquele que é um estranho. Se um cristão professado, portanto, não ama alguém que carrega a imagem divina, a quem vê e conhece, como pode amar aquele Deus cuja imagem ele carrega, a quem não viu? Compare as notas em 1 João 3:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

um homem = qualquer um. App-123.

visto . App-133.

Comentário de John Calvin

Mas esse amor não pode existir, exceto que gera amor fraterno. Por isso, ele diz que eles são mentirosos que se gabam de amar a Deus quando odeiam seus irmãos.

Mas a razão pela qual ele se une não parece suficientemente válida, pois é uma comparação entre o menor e o maior: se, diz ele, não amamos nossos irmãos a quem vemos, muito menos podemos amar a Deus que é invisível. Agora, obviamente, existem duas exceções; pois o amor que Deus nos tem é da fé e não flui da vista, como encontramos em 1 Pedro 1: 8 ; e segundo, muito diferente é o amor de Deus e o amor dos homens; pois enquanto Deus leva seu povo a amá-lo por meio de sua infinita bondade, os homens geralmente são dignos de ódio. A isto, respondo que o apóstolo toma aqui como garantido o que, sem dúvida, deve parecer evidente para nós, que Deus se oferece a nós naqueles homens que carregam sua imagem, e que ele exige os deveres que ele não quer a si mesmo, a ser realizado para eles, de acordo com os Salmos 16: 2 , onde lemos,

“Minha bondade não chega a ti, ó Senhor;
para os santos que estão na terra é o meu amor. ”

E certamente a participação da mesma natureza, a necessidade de tantas coisas e a relação mútua devem atrair-nos para o amor mútuo, exceto; nós somos mais duros que o ferro. Mas João quis dizer outra coisa: pretendia mostrar quão falacioso é o orgulho de todo aquele que diz que ama a Deus, e ainda não ama a imagem de Deus que está diante de seus olhos.

Comentário de Adam Clarke

Se um homem diz: eu amo a Deus e odeia seu irmão – isso, assim como muitas outras partes desta epístola, parece contra os judeus, que fingiram muito amor a Deus enquanto odiavam os gentios; e até alguns deles que foram trazidos para a igreja cristã trouxeram esse fermento com eles. Foi necessário um milagre redimir a mente de São Pedro da influência desse princípio. Veja Atos 10.

A quem ele viu – Podemos ter nosso amor animado com nosso irmão,

  1. Por uma consideração de suas excelências ou qualidades amáveis.
  • Em vista de suas misérias e angústias.
  • O primeiro excitará um amor de complacência e prazer; o segundo, um amor de compaixão e piedade.

    Quem ele não viu? Se ele não ama seu irmão, é uma prova de que o amor de Deus não está nele; e se ele não tem o amor de Deus, ele não pode amar a Deus, pois Deus pode ser amado apenas pela influência de seu próprio amor. Veja em 1 João 4:19 ; (Nota). O homem que odeia o próximo não ama a Deus. Quem não ama a Deus não tem o amor de Deus nele, e quem não tem o amor de Deus nele não pode amar a Deus nem ao homem.

    Comentário de John Wesley

    Se alguém diz: Eu amo a Deus e odeia a seu irmão, ele é mentiroso; porque quem não ama a seu irmão a quem viu, como pode amar a Deus a quem não viu?

    A quem ele viu – que é apresentado diariamente aos seus sentidos, para elevar sua estima e mover sua bondade ou compaixão em relação a ele.

    Referências Cruzadas

    1 João 2:4 – Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

    1 João 3:17 – Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

    1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *