Estudo de 1 João 2:5 – Comentado e Explicado

Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele:
1 João 2:5

Comentário de Albert Barnes

Mas quem guarda sua palavra – ou seja, o que ele falou ou ordenou: O termo “palavra” aqui incluirá tudo o que ele nos deu a conhecer como sua vontade em relação à nossa conduta.

Nele verdadeiramente o amor de Deus é aperfeiçoado – Ele professa ter o amor de Deus em seu coração, e esse amor é completado ou preenchido pela obediência à vontade de Deus. Essa obediência é a realização apropriada, ou o expoente do amor que existe no coração. O amor ao Salvador seria defeituoso sem isso, pois nunca é completo sem obediência. Se essa é a verdadeira interpretação, a passagem não faz nenhuma afirmação sobre a perfeição sem pecado, mas apenas afirma que, se o amor verdadeiro existir no coração, será realizado na vida; ou que amor e obediência são partes da mesma coisa; que um será manifestado pelo outro; e que onde a obediência existe, é a conclusão ou aperfeiçoamento do amor. Além disso, o apóstolo não diz que o amor ou a obediência seriam absolutamente perfeitos; mas ele diz que um não pode se desenvolver completamente sem o outro.

Por meio deste, sabemos que estamos nele – ou seja, tendo de fato o amor que garantirá a obediência. Estar nele, é estar unido a ele; para ser seus amigos. Compare a nota de João 6:56 ; Romanos 13:14 nota.

Comentário de E.W. Bullinger

palavra. App-121.

amor App-135.

Deus App-98.

aperfeiçoado . App-125.

Comentário de John Calvin

5 Mas quem guarda Ele agora define o que é uma verdadeira guarda da lei de Deus: amar a Deus. Penso que esta passagem é explicada incorretamente por aqueles que entendem que agradam ao Deus verdadeiro que guarda essa palavra. Antes, tome isso como seu significado: “amar a Deus com sinceridade de coração, é guardar seus mandamentos”. Pois ele pretendia, como eu já o lembrei, brevemente mostrar o que Deus exige de nós e qual é a santidade dos fiéis. Moisés também disse a mesma coisa, quando declarou a soma da lei.

“Agora, ó Israel, o que o Senhor exige de ti, senão temê-lo e amá-lo, e seguir seus preceitos?”
( Deuteronômio 10:12 .)

E novamente ele diz:

“Escolha a vida, até para amar o Senhor teu Deus, para servi-lo e se apegar a ele.” ( Deuteronômio 30:19 )

Pois a lei, que é espiritual, não ordena apenas obras externas, mas ordena isso especialmente: amar a Deus com todo o coração.

Que nenhuma menção é feita aqui ao que é devido aos homens, não deve ser visto como irracional; pois o amor fraterno flui imediatamente do amor de Deus, como veremos adiante. Todo aquele que deseja que sua vida seja aprovada por Deus deve ter todas as suas ações direcionadas para esse fim. Se alguém objeta e diz que nunca foi encontrado quem amou a Deus perfeitamente; a isto eu respondo, que é suficiente, desde que todos aspirem a esta perfeição de acordo com a medida de graça que lhe foi dada. Enquanto isso, a definição é que o amor perfeito de Deus é a completa observância de sua lei. Progredir nisso e no conhecimento é o que devemos fazer.

Nisto sabemos que estamos nele; Ele se refere ao fruto do evangelho que mencionara, até comunhão com o Pai e o Filho; e ele assim confirma a frase anterior, declarando o que se segue, como conseqüência. Pois se é o fim do evangelho manter comunhão com Deus, e nenhuma comunhão pode ser sem amor, então ninguém faz um progresso real na fé, exceto aquele que se apega do coração para Deus.

Comentário de Adam Clarke

Mas quem guarda sua palavra – observa conscientemente sua doutrina, o espírito e a letra da religião de Cristo.

O amor de Deus é aperfeiçoado – O desígnio do amor de Deus em enviar Jesus Cristo ao mundo para morrer pelo pecado do homem tete?e??ta? , é cumprido naquele homem que recebe a doutrina e solicita a salvação fornecida por ele. Este parece ser o significado do apóstolo.

Que estamos nele – Que entramos em seu espírito e opiniões, recebemos sua salvação, fomos capacitados a andar na luz e a ter comunhão com ele pelo Espírito Santo.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2: 5 . Sua palavra A palavra de Jesus Cristo; o mesmo com seus mandamentos no versículo anterior. O amor de Deus às vezes é colocado para aquele amor que Deus nos carrega; mas como o temor de Deus significa nosso temor de ofender o Ser Divino, e a fé de Cristo significa nossa crença nele, o amor de Deus significa aquele amor que os crentes genuínos carregam para Deus e que todos os homens devem suportar para isso. Ser mais amável. Ver Judas, 1 João 2:21 . Neste último sentido, o amor de Deus deve ser entendido neste texto. “Todo aquele que retamente e imparcialmente guarda sua palavra, nele certamente o amor de Deus é aperfeiçoado: é claro que ele tem o amor perfeito de Deus em seu coração”.

Comentário de Scofield

perfeito

(Veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

Comentário de John Wesley

Mas quem guarda a sua palavra, nele é verdadeiramente aperfeiçoado o amor de Deus: por meio disso sabemos que estamos nele.

Mas quem guarda a sua palavra – os seus mandamentos.

Verdadeiramente nele o amor de Deus – reconciliou-se conosco através de Cristo.

É aperfeiçoado – é perfeitamente conhecido.

Por meio deste – mantendo nossa palavra.

Sabemos que estamos nele – a árvore também é conhecida por seus frutos. “Conhecê-lo”, estar “nele”, “permanecer nele” são termos quase sinônimos; somente com gradação, conhecimento, comunhão, constância.

Referências Cruzadas

Salmos 105:45 – para que obedecessem aos seus decretos e guardassem as suas leis. Aleluia!

Salmos 106:3 – Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça!

Salmos 119:2 – Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!

Salmos 119:4 – Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos.

Salmos 119:146 – Clamo a ti; salva-me, e obedecerei aos teus estatutos!

Provérbios 8:32 – “Ouçam-me agora, meus filhos: Como são felizes os que guardam os meus caminhos!

Provérbios 28:7 – Quem obedece à lei é filho sábio, mas o companheiro dos glutões envergonha o pai.

Eclesiastes 8:5 – Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir.

Ezequiel 36:27 – Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.

Lucas 11:28 – Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 15:5 – “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

Tiago 2:22 – Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.

1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:13 – Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

1 João 4:18 – No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 12:17 – O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.

Apocalipse 14:12 – Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *