Estudo de 1 João 5:20 – Comentado e Explicado

Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
1 João 5:20

Comentário de Albert Barnes

E sabemos que o Filho de Deus veio – Sabemos disso pelas evidências a que João se referiu nesta Epístola, 1 João 1: 1-4 ; 1 João 5: 6-8 .

E nos deu um entendimento – não um “entendimento” considerado uma faculdade da mente, pois a religião não nos dá novas faculdades; mas ele nos instruiu tanto que compreendemos as grandes verdades mencionadas. Compare as anotações em Lucas 24:45 . Todo o conhecimento correto que temos de Deus e de seu governo deve ser atribuído direta ou indiretamente ao grande Profeta que Deus enviou ao mundo, João 1: 4 , João 1:18 ; João 8:12 ; João 9: 5 ; Hebreus 1: 1-3 ; Mateus 11:27 .

Para que possamos conhecer aquele que é verdadeiro – Ou seja, o verdadeiro Deus. Veja as notas em João 17: 3 .

E nós estamos nele que é verdade – isto é, estamos unidos a ele; nós pertencemos a ele; nós somos amigos dele. Essa idéia é frequentemente expressa nas Escrituras por estar “nele”. Denota uma união muito íntima, como se fôssemos um com ele – ou fizéssemos parte dele – como o ramo está na videira, João 15: 4 , João 15: 6 . A construção grega é a mesma que a aplicada ao “iníquo”, 1 João 5:19 , ( ?? t? ?????? t en to alethino) .Este é o Deus verdadeiro – o Houve muita diferença de opinião em relação a essa passagem importante; refere-se ao Senhor Jesus Cristo, o antecedente imediato, ou a um antecedente mais remoto – referindo-se a Deus, como tal. A questão é importante em sua influência na doutrina da divindade do Salvador; pois, se se refere a ele, fornece uma declaração inequívoca de que ele é divino. A questão é se João “quis dizer” que deveria ser encaminhado a ele? Sem entrar em um exame aprofundado da passagem, as considerações a seguir me parecem tornar moralmente certo que: a frase “este é o Deus verdadeiro”, etc., ele se referiu ao Senhor Jesus Cristo.

(1) a construção gramatical favorece. Cristo é o antecedente imediato do pronome “this” – ??t?? houtosEsta seria considerada a construção óbvia e certa no que diz respeito à gramática, a menos que houvesse algo na afirmação que nos levasse a buscar algo mais remoto e menos óbvio antecedente. Sem dúvida, jamais teria se divertido neste ponto, se não fosse a relutância em admitir que o Senhor Jesus é o verdadeiro Deus. Se a afirmação tivesse sido de que “este é o verdadeiro Messias”; ou que “este é o Filho de Deus”; ou que “este é ele que nasceu da Virgem Maria”, não teria havido dificuldade na construção. Admito que seu argumento não é absolutamente decisivo; pois ocorrem casos em que um pronome se refere, não ao antecedente imediato, mas a mais um remoto; mas casos desse tipo dependem do fundamento da necessidade e só podem ser aplicados quando seria uma clara violação do senso do autor referenciá-lo ao antecedente imediato.

(2) essa construção parece ser exigida pelo adjunto que João designou para a frase “o verdadeiro Deus” – “vida eterna”. Essa é uma expressão que João provavelmente aplicaria ao Senhor Jesus, considerado como “vida” e “fonte de vida”, e não a Deus como tal. “Quão familiar é essa linguagem com João, aplicada a Cristo! “Nele (ou seja, Cristo) havia vida, e a vida era a luz das pessoas – dando vida ao mundo – o pão da vida – minhas palavras são espírito e vida – eu sou o caminho, a verdade e a vida. Esta vida (Cristo) foi manifestada, e nós a “vimos”, e testificamos para você, e declaramos a vida eterna que estava com o Pai, e foi manifestada para nós ”, 1 João 1: 2. ” – Cartas do Prof. Stuart ao Dr. Channing, p. 83. Não há nenhum exemplo nos escritos de João, em que a vida de denominação e a vida “eterna” sejam concedidas ao Pai, para designá-lo como o autor da vida espiritual e eterna; e como isso ocorre com tanta frequência nos escritos de João, quando aplicado a Cristo, as leis da exegese exigem que a frase “o Deus verdadeiro” e “vida eterna” sejam aplicadas a ele.

(3) se se referir a Deus como tal, ou à palavra “verdadeiro” – t?? ???????? ( Te?? ) ton alethinon ( Theon), seria mera tautologia ou mero truísmo. A tradução seria então: “Para que possamos conhecer o Deus verdadeiro, e estamos no Deus verdadeiro: este é o Deus verdadeiro e a vida eterna”. Podemos acreditar que um homem inspirado afirmaria gravemente, e com tanta solenidade, e como se fosse uma verdade de tanta magnitude, que o Deus verdadeiro é o Deus verdadeiro?

(4) essa interpretação está de acordo com o que temos certeza de que João afirmaria respeitar o Senhor Jesus Cristo. Pode haver alguma dúvida de que quem disse: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus;” que aquele que disse: “todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito foi feito”; que aquele que registrou a declaração do Salvador: “Eu e meu Pai somos um”, e a declaração de Thomas, “meu Senhor e meu Deus”, aplicariam a ele a denominação “o verdadeiro Deus!”

(5) se João não quis afirmar isso, ele fez uso de uma expressão que poderia ser mal compreendida e que, como os fatos demonstraram, seria mal interpretada pela grande parte daqueles que poderiam ler o que ele havia escrito. ; e, além disso, uma expressão que levaria ao próprio pecado contra o qual ele se esforça para guardar no próximo verso – o pecado de substituir uma criatura no lugar de Deus e render a outra a honra que lhe é devida. A linguagem que ele usa é exatamente como, de acordo com sua interpretação natural, levaria as pessoas a adorar alguém como o Deus verdadeiro que não é o Deus verdadeiro, a menos que o Senhor Jesus seja divino. Por essas razões, parece-me que a interpretação correta dessa passagem exige que ela seja entendida como uma referência ao Senhor Jesus Cristo. Nesse caso, é uma afirmação direta de sua divindade, pois não poderia haver prova maior do que afirmar que ele é o verdadeiro Deus.

E vida eterna – Tendo “vida em si mesmo”, João 5:26 , e a fonte e fonte da vida para a alma. Talvez nenhuma denominação mais freqüente seja dada ao Salvador por João, além de que ele é a vida e a fonte da vida. Compare João 1: 4 ; João 5:26 , João 5:40 ; João 10:10 ; ; João 6:33 , João 6:35 , João 6:48 , João 6:51 , João 6:53 , João 6:63 ; João 11:25 ; João 14: 6 ; João 20:31 ; 1 João 1: 1-2 ; 1 João 5:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

chegou . Não é a palavra usada em 1 João 4: 2 , 1 João 4: 3 ; 1 João 5: 6 ( erchomai ), mas heko , para estar presente. Compare João 8:42 . Hebreus 10: 7 , Hebreus 10: 9 , Hebreus 10:37 . Na última referência, os dois verbos são vistos: “virá” ( erchomai ); “virá” ( heko ).

compreensão . Grego. dianoia. Traduzido nove vezes “mente” , uma vez “imaginação” ( Lucas 1:51 ) e “entendimento” aqui, Efésios 1:18 ; Efésios 4:18 .

verdade . App-175. Isso se refere ao pai. Compare 1 João 2: 5 , 1 João 2:24 ; 1 João 3:24 ; 1 João 4: 12-16 . Isso, etc. Também se referindo ao Pai, a fonte da vida ( João 5:26 ), que a vida se manifestou em Seu Filho ( 1 João 1: 2 ), e é dada a nós por meio dEle (versículos: 1 João 5: 11-12 acima e Romanos 6:23 ).

Comentário de John Calvin

20 E sabemos que o Filho de Deus veio Como os filhos de Deus são atacados por todos os lados, ele, como dissemos, incentiva e exorta-os a perseverar na resistência a seus inimigos, e por esse motivo, porque lutam sob a bandeira de Deus, e certamente sabem que eles são governados por seu Espírito; mas ele agora os lembra onde esse conhecimento é especialmente encontrado.

Ele então diz que Deus nos foi tão conhecido, que agora não há razão para duvidar. O apóstolo não sem razão se debruça sobre esse ponto; pois, exceto que nossa fé seja realmente fundada em Deus, nunca permaneceremos firmes na disputa. Para esse fim, o apóstolo mostra que obtivemos através de Cristo um conhecimento seguro do Deus verdadeiro, para que não possamos flutuar na incerteza.

Por Deus verdadeiro, ele não quer dizer quem fala a verdade, mas quem é realmente Deus; e ele assim o chama para distingui-lo de todos os ídolos. Assim, a verdade é contrária ao que é fictício; pois é ???????? , e não ?????? Uma passagem semelhante está em John

“Esta é a vida eterna, para te conhecer,
o único Deus verdadeiro,
e aquele a quem enviaste,
Jesus Cristo.”
( João 17: 3 )

E ele justamente atribui a Cristo esse ofício de iluminar nossas mentes quanto ao conhecimento de Deus. Pois, como ele é a única imagem verdadeira do Deus invisível, como ele é o único intérprete do Pai, como ele é o único guia da vida, sim, como ele é a vida e a luz do mundo e a verdade, como assim que nos afastamos dele, necessariamente nos tornamos vaidosos em nossos próprios dispositivos.

And Christ is said to have given us an understanding , not only because he shews us in the gospel what sort of being is the true God, and also illuminates us by his Spirit; but because in Christ himself we have God manifested in the flesh, as Paul says, since in him dwells all the fullness of the Deity, and are hid all the treasures of knowledge and wisdom . ( Colossians 2:9 .) Thus it is that the face of God in a manner appears to us in Christ; not that there was no knowledge, or a doubtful knowledge of God, before the coming of Christ,, but that now he manifests himself more fully and more clearly. And this is what Paul says in 2 Corinthians 4:6 , that

God, who formerly commanded light to shine out of darkness at the creation of the world, hath now shone in our hearts through the brightness of the knowledge of his glory in the face of Christ.

And it must be observed, that this gift is peculiar to the elect. Christ, indeed, kindles for all indiscriminately the torch of his gospel; but all have not the eyes of their minds opened to see it, but on the contrary Satan spreads the veil of blindness over many. Then the Apostle means the light which Christ kindles within in the hearts of his people, and which when once kindled, is never extinguished, though in some it may for a time be smothered.

We are in him that is true By these words he reminds us how efficacious is that knowledge which he mentions, even because by it we are united to Christ; and become one with God; for it has a living root, fixed in the heart, by which it comes that God lives in us and we in him. As he says, without a copulative, that: we are in him that is true, in his Son , he seems to express the manner of our union with God, as though he had said, that we are in God through Christ. (97)

This is the true God Though the Arians have attempted to elude this passage, and some agree with them at this day, yet we have here a remarkable testimony to the divinity of Christ. The Arians apply this passage to the Father, as though the Apostle should again repeat that he is the true God. But nothing could be more frigid than such a repetition. It has already twice testified that the true God is he who has been made known to us in Christ, why should he again add, This is the true God ? It applies, indeed, most suitably to Christ; for after having taught us that Christ is the guide by whose hand we are led to God, he now, by way of amplifying, affirms that Christ is that God, lest we should think that we are to seek further; and he confirms this view by what is added, and eternal life . It is doubtless the same that is spoken of, as being the true God and eternal life. I pass by this, that the relative ??t?? usually refers to the last person. I say, then, that Christ is properly called eternal life; and that this mode of speaking perpetually occurs in John, no one can deny.

The meaning is, that when we have Christ, we enjoy the true and eternal God, for nowhere else is he to be sought; and, secondly, that we become thus partakers of eternal life, because it is offered to us in Christ though hid in the Father. The origin of life is, indeed, the Father; but the fountain from which we are to draw it, is Christ.

Comentário de Adam Clarke

Sabemos que o Filho de Deus veio – Na carne, e fez de sua alma uma oferta pelo pecado; e nos deu uma compreensão – um grau de luz mais eminente do que jamais desfrutávamos antes; pois enquanto estava deitado no seio do Pai, ele o declarou para nós; e ele, além disso, nos deu um entendimento espiritual, para que possamos conhecer aquele que é verdadeiro, o verdadeiro Deus, e obter dele a vida eterna por meio de seu Filho, em quem somos pela fé, como os ramos da videira, que derivam tudo. nosso conhecimento, luz, vida, amor e fecundidade dele. E é através desta revelação de Jesus que conhecemos a sempre abençoada e gloriosa Trindade; e a Trindade, Pai, Palavra e Espírito Santo, na unidade eterna e indivisa da inefável Divindade.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5:20 . E sabemos que o filho de Deus veio, etc. – “E de todas as indubitáveis ??provas antes insistidas, certamente sabemos que Jesus, o Filho de Deus, assumiu a natureza humana e, de fato, veio a este mundo inferior para colocar afastar o pecado pelo sacrifício de si mesmo ( Hebreus 9:26 .); e sabemos por nossa própria experiência feliz que ele não apenas nos deu uma revelação externa em sua palavra, mas iluminou os olhos de nossas mentes por uma operação interna do seu Espírito, para que possamos ter um conhecimento salvador daquele que é a própria verdade; e estamos vitalmente unidos a ele, que, em tudo o que ele disse, é a testemunha verdadeira e fiel ( Apocalipse 1: 5 ), Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus. Este Jesus ( ??t?? ), em sua natureza original, é o único Deus vivo e verdadeiro, juntamente com o Pai e o Espírito; e ele é o comprador e doador da vida espiritual e eterna a todos os seus santos fiéis. ”

Comentário de John Wesley

E sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu um entendimento, para que possamos conhecer o que é verdadeiro, e estamos nele que é verdadeiro, mesmo em seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna.

E nós sabemos – por todas essas provas infalíveis.

Que o Filho de Deus veio – ao mundo. E ele nos deu um entendimento espiritual, para que possamos conhecê-lo, o verdadeiro – “O fiel e verdadeiro testemunho”. E nós estamos no verdadeiro – Como ramos na videira, mesmo em Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus. Este Jesus é o único Deus vivo e verdadeiro, junto com o pai e o Espírito, e a fonte original da vida eterna. Então, o começo e o fim da epístola estão de acordo.

Referências Cruzadas

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 45:14 – Assim diz o Senhor: “Os produtos do Egito e as mercadorias da Etiópia, e aqueles altos sabeus, passarão para o seu lado e lhe pertencerão, ó Jerusalém; eles a seguirão, acorrentados, passarão para o seu lado. Eles se inclinarão diante de vocês e implorarão a você, dizendo: ‘Certamente Deus está com você, e não há outro; não há nenhum outro Deus’ “.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Isaías 54:5 – Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Jeremias 23:6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

Lucas 21:15 – Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

Lucas 24:45 – Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 15:4 – Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

João 17:20 – “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 3:18 – possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Hebreus 1:8 – Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 2:6 – aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

1 João 2:24 – Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.

1 João 4:2 – Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

1 João 4:16 – Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

Apocalipse 6:10 – Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *