Estudo de Filipenses 3:9 – Comentado e Explicado

e estar com ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé.
Filipenses 3:9

Comentário de Albert Barnes

E seja encontrado nele – isto é, unido a ele por uma fé viva. A idéia é que, quando as investigações do grande dia devem ocorrer em relação ao terreno da salvação, pode-se descobrir que ele estava unido ao Redentor e dependia apenas de seus méritos para a salvação; compare as notas em João 6:56 .

Não tendo minha própria justiça – Ou seja, não confiando nisso para a salvação. Este era agora o grande objetivo de Paulo, para que finalmente se descobrisse que ele não estava confiando em seus próprios méritos, mas naqueles do Senhor Jesus.

O que é da lei – veja as notas em Romanos 10: 3 . A “justiça que é da lei” é aquela que pode ser obtida em conformidade com os preceitos da religião judaica, como Paulo se esforçara por obter antes de se tornar cristão. Ele agora viu que ninguém cumpria perfeitamente a santa lei de Deus e que toda a dependência de tal justiça era vã. Todas as pessoas, por natureza, buscam a salvação pela lei. Eles estabelecem algum padrão que pretendem cumprir e esperam ser salvos em conformidade com esse. Para alguns, é a lei da honra, para outros a lei da honestidade, para outros a lei da bondade e cortesia, e para outros a lei de Deus. Se eles cumprirem os requisitos dessas leis, eles supõem que estarão seguros, e é apenas a graça de Deus mostrando a eles o quão defeituoso é o seu padrão ou a que distância estão de cumprir suas exigências, que pode trazê-los desta dependência perigosa. Paulo no início da vida dependia de seu cumprimento das leis de Deus como ele as entendia e supunha que ele estava seguro. Quando ele foi levado a perceber sua verdadeira condição, viu quão longe tinha chegado do que a lei de Deus exigia e que toda a dependência de suas próprias obras era vã.

Mas aquilo que é através da fé de Cristo – Essa justificação é obtida pela crença no Senhor Jesus Cristo; veja em Romanos 1:17 , nota; Romanos 3:24 , note; Romanos 4: 5 , nota.

Justiça que é de Deus pela fé – Que procede de Deus, ou da qual ele é a grande fonte e fonte. Isso pode incluir o seguinte:

(1) Deus é o autor do perdão – e isso faz parte da justiça que o homem justificado possui.

(2) Deus pretende tratar o pecador justificado como se ele não tivesse pecado – e, portanto, sua justiça é de Deus.

(3) Deus é a fonte de toda a graça que será concedida à alma, tornando-a realmente santa. Dessa maneira, toda a justiça que o cristão tem é “de Deus”. A idéia de Paulo é que ele agora via que era muito mais desejável ser salvo pela justiça obtida de Deus do que pela sua. O que obteve de Deus foi perfeito, glorioso e suficiente; o que ele tentara descobrir era defeituoso, impuro e totalmente insuficiente para salvar a alma. É muito mais honroso ser salvo por Deus do que salvar a nós mesmos; é mais glorioso depender dele do que depender de qualquer coisa que possamos fazer.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

não. App-105.

meu próprio , & c. = qualquer. . . meu.

através . App-104. Filipenses 3: 1 .

a fé de Cristo = fé de Cristo . Ver Hebreus 12: 2 .

. App-150.

por. App-104.

Comentário de John Calvin

9. E pode encontrá-los nele O verbo está na voz passiva e, portanto, todos os outros o declararam , posso ser encontrado. Eles passam pelo contexto, no entanto, de uma maneira muito indiferente, como se não tivesse força peculiar. Se você o lê com voz passiva, uma antítese deve ser entendida – que Paulo se perdeu antes de ser encontrado em Cristo, pois um comerciante rico é como um perdido, desde que ele tenha seu navio carregado de riquezas; mas quando foram jogados ao mar, ele foi encontrado? (186) Pois aqui o ditado (187) é admiravelmente importante: “eu estava perdido, se não estivesse perdido”. Mas como o verbo e???s??µa? , embora tenha uma terminação passiva, tem um significado ativo e significa – recuperar o que você voluntariamente desistiu (como Budaeus mostra por vários exemplos), não hesitei em diferir da opinião de outras pessoas. . Pois, dessa maneira, o significado será mais completo e a doutrina, mais ampla – que Paulo renunciou a tudo o que tinha, para que pudesse recuperá-los em Cristo; e isso corresponde melhor à palavra ganho, pois significa que não foi um ganho trivial ou comum , na medida em que Cristo contém tudo em si mesmo. E, inquestionavelmente, não perdemos nada quando chegamos a Cristo nus e despojados de tudo, por aquelas coisas que anteriormente imaginávamos, com fundamentos falsos, que possuíamos, começamos realmente a adquirir. Ele, consequentemente, mostra mais plenamente quão grandes são as riquezas de Cristo, porque nós obtemos e encontramos todas as coisas nele.

Não tendo minha própria justiça Aqui temos uma passagem notável, se alguém deseja ter uma descrição específica da justiça da fé e entender sua verdadeira natureza. Para Paulo aqui faz uma comparação entre dois tipos de justiça. Aquele de quem ele fala pertencer ao homem, enquanto o chama ao mesmo tempo de justiça da lei; o outro, ele nos diz, é de Deus, é obtido através da fé e repousa sobre a fé em Cristo. Estes ele representa como tão diretamente opostos um ao outro, que eles não podem ficar juntos. Portanto, há duas coisas que devem ser observadas aqui. Em primeiro lugar, que a justiça da lei deve ser abandonada e renunciada, para que você seja justo pela fé; e segundo, que a justiça da fé procede de Deus e não pertence ao indivíduo. Quanto a ambos, temos atualmente uma grande controvérsia com os papistas; pois, por um lado, eles não permitem que a justiça da fé seja totalmente de Deus, mas a atribuem em parte ao homem; e, por outro lado, eles os misturam, como se um não destruísse o outro. Portanto, devemos examinar cuidadosamente as várias palavras usadas por Paulo, pois não há uma que não seja muito enfática.

Ele diz que os crentes não têm justiça própria. Agora, não se pode negar que, se houvesse alguma justiça nas obras, poderia ser dito com propriedade como sendo nossa. Portanto, ele não deixa espaço para a justiça das obras. Por que ele chama isso de justiça da lei, ele mostra em Romanos 10: 5 ; porque esta é a sentença da lei, quem fizer essas coisas viverá nelas. A lei, portanto, declara que o homem é justo através das obras. Tampouco existe fundamento para a caverna dos papistas, de que tudo isso deve se restringir a cerimônias. Pois, em primeiro lugar, é uma frivolidade desprezível afirmar que Paulo era justo apenas através de cerimônias; e , em segundo lugar, ele assim contrasta esses dois tipos de retidão – sendo um do homem, o outro de Deus. Ele sugere, portanto, que uma é a recompensa das obras, enquanto a outra é um presente gratuito de Deus. Ele, portanto, de maneira geral, coloca o mérito do homem em oposição à graça de Cristo; pois enquanto a lei traz obras, a fé apresenta o homem diante de Deus como nu, para que ele se vista com a justiça de Cristo. Quando, portanto, ele declara que a justiça da fé é de Deus, não é simplesmente porque a fé é um dom de Deus, mas porque Deus nos justifica por sua bondade, ou porque nós recebemos pela fé a justiça que Ele nos concedeu. .

Comentário de Adam Clarke

E seja achado nele – seja achado crente em Cristo, não tendo minha própria justiça – não confiando em nada que eu tenha feito ou poderia fazer, a fim de minha salvação; confiando em nenhum esquema de justificação, estabelecido anteriormente por mim ou por outros.

Mas aquilo que é através da fé de Cristo – Essa justificação que é recebida pela fé através da expiação feita por Cristo.

A justiça que é de Deus – o método de Deus de justificar pecadores através da fé em seu Filho. Veja as notas em Romanos 3:21 , Romanos 3:23 ; (nota), Romanos 3:25 ; (nota), quando esse assunto é tratado em geral.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 3: 9 . E seja encontrado nele: “Embora não apenas a reputação e o poder, a facilidade e a abundância, mas também a própria vida devam ser sacrificados a esse ponto de vista, estou feliz o suficiente se puder ser encontrado nele, vitalmente unido a ele por um verdadeira fé e amor, e assim levados a seu favor e sob sua proteção. ”

Comentário de Scofield

a justiça

(Veja Scofield “ Romanos 3:21 “) .

Comentário de John Wesley

E seja achado nele, não tendo a minha própria justiça, que é da lei, mas a que é pela fé de Cristo, a justiça que é de Deus pela fé.

E ser achado por Deus embutido nele, não tendo a minha própria justiça, que é da lei – Essa justiça meramente externa prescrita pela lei e realizada por minha própria força. Mas aquela justiça interior que é através da fé – que não pode fluir de nenhuma outra fonte.

A justiça que é de Deus – do seu Todo-Poderoso Espírito, não por minha própria força, mas somente pela fé. Aqui também o apóstolo está longe de falar apenas de justificação.

Referências Cruzadas

Gênesis 7:23 – Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca.

Deuteronômio 19:3 – Dividam em três partes a terra que o Senhor, o seu Deus, lhe está dando como herança e façam nela acessos, para que aquele que matar alguém possa fugir para lá.

Deuteronômio 27:26 – “Maldito quem não puser em prática as palavras desta lei”. Todo o povo dirá: “Amém! “

1 Reis 8:46 – “Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para a sua terra, distante ou próxima;

2 Crônicas 32:25 – Mas Ezequias tornou-se orgulhoso, e não correspondeu à bondade com que foi tratado; por isso a ira do Senhor veio sobre ele, sobre Judá e sobre Jerusalém.

2 Crônicas 32:31 – Mas, quando os governantes da Babilônia enviaram uma delegação para perguntar-lhe acerca do sinal miraculoso que havia ocorrido no país, Deus o deixou, para prová-lo e para saber tudo o que havia em seu coração.

Jó 9:28 – ainda assim me apavoro com todos os meus sofrimentos, pois sei que não me considerarás inocente.

Jó 10:14 – Se eu pecasse, me estarias observando e não deixarias sem punição a minha ofensa.

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Jó 42:5 – Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

Salmos 14:3 – Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.

Salmos 19:12 – Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!

Salmos 71:15 – A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação.

Salmos 130:3 – Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?

Salmos 143:2 – Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti.

Eclesiastes 7:20 – Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Isaías 46:13 – Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante; e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião, meu esplendor a Israel.

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Isaías 64:5 – Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos?

Jeremias 23:6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Jeremias 33:16 – Naqueles dias Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça’.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Mateus 9:13 – Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

Lucas 10:25 – Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? “

João 16:8 – Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

Romanos 4:5 – Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

Romanos 4:13 – Não foi mediante a lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria o herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé.

Romanos 4:13 – Não foi mediante a lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria o herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 7:5 – Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 9:30 – Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Romanos 10:1 – Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.

Romanos 10:5 – Moisés descreve desta forma a justiça que vem da lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas”.

Romanos 10:6 – Mas a justiça que vem da fé diz: “Não diga em seu coração: ‘Quem subirá ao céu? ’ ( isto é, para fazer Cristo descer )

Romanos 10:10 – Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

Romanos 16:7 – Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Gálatas 3:11 – É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois “o justo viverá pela fé”.

Gálatas 3:21 – Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Tiago 2:9 – Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.

Tiago 3:2 – Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

1 Pedro 3:19 – no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

1 João 3:4 – Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *