Estudo de Romanos 3:21 – Comentado e Explicado

Mas, agora, sem o concurso da lei, manifestou-se a justiça de Deus, atestada pela lei e pelos profetas.
Romanos 3:21

Comentário de Albert Barnes

Mas agora – o apóstolo, tendo mostrado todo o fracasso de todas as tentativas de ser justificado pela “Lei”, seja entre judeus ou gentios, passa a declarar completamente o plano de justificação de Jesus Cristo no evangelho. Para fazer isso, foi o principal desenho da Epístola, Romanos 1:17 . Ele faz, portanto, no final deste capítulo, uma declaração explícita da natureza da doutrina; e nas partes seguintes da epístola ele a prova completamente e ilustra seus efeitos.

A justiça de Deus – o plano de Deus de justificar as pessoas; veja a nota em Romanos 1:17 .

Sem a lei – De uma maneira diferente da obediência pessoal à lei. Isso não significa que Deus abandonou sua lei; ou que Jesus Cristo não considerou a Lei, pois ele veio para “engrandecer” Isaías 42:21 ; ou que os pecadores depois de justificados não têm consideração pela Lei; mas significa simplesmente o que o apóstolo estava se esforçando para mostrar, que a justificação não poderia ser alcançada pela obediência pessoal a qualquer lei de judeus ou gentios, e que deveria ser realizada de alguma outra maneira.

Ser testemunhado – Ser testemunhado. Não era uma nova doutrina; foi encontrado no Antigo Testamento. O apóstolo faz essa observação com referência especial aos judeus. Ele não declara nada novo, mas aquilo que foi declarado comício em seus próprios escritos sagrados.

Pela lei – Esta expressão aqui evidentemente denota, como comumente entre os judeus, os cinco livros de Moisés. E o apóstolo quer dizer que essa doutrina foi encontrada nesses livros; não que isso estivesse nos Dez Mandamentos, ou na Lei, estritamente assim chamada. Não faz parte da “lei” declarar justificação, exceto por estrita e perfeita obediência. Que foi encontrado “nesses” livros; o apóstolo mostra pelo caso de Abraão; Levítico 18: 5 ; Deuteronômio 30: 12-14 , em Romanos 10: 5-11 ; compare Êxodo 34: 6-7 .

E os profetas – Geralmente, o restante do Antigo Testamento. A frase “a lei e os profetas” abrangeu todo o Antigo Testamento; Mateus 5:17 ; Mateus 11:13 ; Mateus 22:40 ; Atos 13:15 ; Atos 28:23 . Que essa doutrina estava contida nos profetas, o apóstolo mostrou na passagem citada em Habacuque 2: 4 , em Romanos 1:17 , “Os justos viverão pela fé”. A mesma coisa que ele mostrou em Romanos 10:11 , de Isaías 28:16 ; Isaías 49:23 ; Romanos 4: 6-8 , do Salmo 32: 1-11 . A mesma coisa é totalmente ensinada em Isaías 53:11 ; Daniel 9:24 . De fato, o teor geral do Antigo Testamento – a nomeação de sacrifícios, etc. ensinava que o homem era um pecador e que não podia ser justificado pela obediência à lei moral.

Comentário de E.W. Bullinger

now = neste momento. Grego. nuni . Primeira de vinte e uma ocorrências.

sem a lei = aparte da lei (grega. choris) .

se manifesta. Grego. fanero. App-106. Compare Romanos 1:19 .

testemunhado . Grego. martur e o . Compare Romanos 10: 2 . 2 Timóteo 2: 6 .

por . Gr hupo . App-104.

a lei e os profetas . Uma expressão para todo o AT Compare Mateus 7:12 . Lucas 24:44 .

profetas . App-189.

Comentário de John Calvin

21. Mas agora sem a lei, etc. Não é certo por que razão distinta ele chama isso de justiça de Deus, que obtemos pela fé; seja porque somente ele pode estar diante de Deus, ou porque o Senhor em sua misericórdia nos confere. Como ambas as interpretações são adequadas, não defendemos nenhuma. Essa justiça, então, que Deus comunica ao homem, e aceita sozinha, e possui como justiça, foi revelada, ele diz, sem a lei, que é sem o auxílio da lei; e a lei deve ser entendida como o significado funciona; pois não é apropriado referir isso a seus ensinamentos, os quais ele imediatamente aduz como testemunha da justiça gratuita da fé. Alguns confinam isso a cerimônias; mas, neste momento, mostrarei que é doentio e frígido. Devemos então saber que os méritos das obras estão excluídos. Também vemos que ele não combina com a misericórdia de Deus; mas, tendo retirado e totalmente removido toda a confiança nas obras, ele estabelece misericórdia sozinho.

Não me é desconhecido que Agostinho dê uma explicação diferente; pois ele pensa que a justiça de Deus é a graça da regeneração; e essa graça ele permite ser livre, porque Deus nos renova, quando indignos, por seu Espírito; e disso ele exclui as obras da lei, ou seja, aquelas pelas quais os homens se esforçam, sem renovação, para tornar Deus em dívida com eles. ( Deum promereri – obrigar a Deus.) Sei também que alguns novos especuladores orgulhosamente aduzem esse sentimento, como se hoje fosse revelado a eles. Mas que o apóstolo inclui todas as obras sem exceção, mesmo aquelas que o Senhor produz em seu próprio povo, é evidente a partir do contexto.

Sem dúvida, Abraão foi regenerado e guiado pelo Espírito de Deus no momento em que negava ser justificado pelas obras. Por isso, ele excluiu da justificação do homem não apenas obras moralmente boas, como costumam chamá-las, e que são feitas pelo impulso da natureza, mas também todas aquelas que até os fiéis podem realizar. (110) Novamente, uma vez que essa é uma definição da justiça da fé: “Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas”, não há dúvida a ser feita sobre esse ou aquele tipo de trabalho; mas o mérito das obras sendo abolidas, somente a remissão dos pecados é estabelecida como causa da justiça.

Eles acham que essas duas coisas concordam bem – que o homem é justificado pela fé pela graça de Cristo – e que ele ainda é justificado pelas obras que procedem da regeneração espiritual; pois Deus nos renova gratuitamente, e também recebemos seu dom pela fé. Mas Paulo adota um princípio muito diferente: que as consciências dos homens nunca serão tranqüilizadas enquanto não recorrerem somente à misericórdia de Deus. (111) Portanto, em outro lugar, depois de nos ter ensinado que Deus está em Cristo justificando os homens, ele expressa a maneira: “não imputando a eles seus pecados”. Da mesma maneira, em sua Epístola aos Gálatas, ele coloca a lei em oposição à fé no que diz respeito à justificação; pois a lei promete vida àqueles que fazem o que ela ordena ( Gálatas 3:12 😉 e exige não apenas a realização externa das obras, mas também o amor sincero a Deus. Daí resulta que, na justiça da fé, nenhum mérito das obras é permitido. Parece então evidente que é apenas um sofisma frívolo dizer que somos justificados em Cristo, porque somos renovados pelo Espírito, na medida em que somos membros de Cristo – que somos justificados pela fé, porque somos unidos pela fé ao corpo de Cristo – que somos justificados livremente, porque Deus não encontra nada em nós, exceto o pecado.

Mas estamos em Cristo porque estamos fora de nós mesmos; e justificado pela fé, porque devemos recorrer apenas à misericórdia de Deus e às suas promessas gratuitas; e livremente, porque Deus nos reconcilia consigo mesmo enterrando nossos pecados. Tampouco isso pode de fato se limitar ao início da justificação, como eles sonham; pois esta definição – “Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas” – era aplicável a Davi, depois que ele se exercitou por muito tempo no serviço de Deus; e Abraão, trinta anos após seu chamado, apesar de ser um exemplo notável de santidade, ainda não tinha obras pelas quais pudesse se gloriar diante de Deus, e, portanto, sua fé na promessa lhe era imputada por justiça; e quando Paulo nos ensina que Deus justifica os homens por não imputar seus pecados, ele cita uma passagem que é repetida diariamente na Igreja. Ainda mais, a consciência, pela qual somos perturbados com o resultado das obras, exerce seu cargo, não apenas por um dia, mas continua a fazê-lo ao longo da vida. Daí resulta que não podemos permanecer, até a morte, em um estado justificado, a menos que olhemos apenas para Cristo, em quem Deus nos adotou e nos considera agora como aceitos. Daí também é refutado o sofisma deles, que falsamente nos acusam de afirmar que, segundo as Escrituras, somos justificados apenas pela fé, enquanto apenas a palavra exclusiva , não pode ser encontrada nas Escrituras. Mas se a justificação não depende nem da lei, nem de nós mesmos, por que não deveria ser atribuída apenas à misericórdia? e se é apenas por misericórdia, é somente pela fé.

A partícula agora pode ser tomada adversamente, e não com referência ao tempo; como costumamos usar agora para mas. (112) Mas se você prefere considerá-lo um advérbio de tempo, admito de bom grado, para que não haja espaço para suspeitar de uma evasão; ainda assim, a revogação de cerimônias por si só não deve ser entendida; pois era apenas o desígnio do apóstolo ilustrar por comparação a graça pela qual superamos os pais. Então o significado é que, pela pregação do evangelho, após o aparecimento de Cristo na carne, a justiça da fé foi revelada. Contudo, não se segue, portanto, que ele tenha sido escondido antes da vinda de Cristo; pois uma dupla manifestação deve ser notada aqui: a primeira no Antigo Testamento, que era pela palavra e sacramentos; o outro no Novo, que contém a conclusão de cerimônias e promessas, como exibidas no próprio Cristo: e podemos acrescentar que, pelo evangelho, ele recebeu um brilho mais pleno.

Sendo provado [ ou aprovado ] pelo testemunho , (113) etc. Ele acrescenta isso, para que, ao conceder justiça gratuita, o evangelho pareça militar contra a lei. Como então ele negou que a justiça da fé precisa do auxílio da lei, agora ele afirma que é confirmada por seu testemunho. Se então a lei presta seu testemunho da justiça gratuita, é evidente que a lei não foi dada para esse fim, para ensinar aos homens como obter a justiça pelas obras. Por isso, eles a pervertem, que a recorrem para responder a qualquer propósito desse tipo. Além disso, se você deseja uma prova dessa verdade, examine em ordem as principais coisas ensinadas por Moisés, e descobrirá que o homem, sendo expulso do reino de Deus, não teve outra restauração desde o início, a não ser aquela contida no evangélico. promessas por meio da semente abençoada, por quem, como havia sido predito, a cabeça da serpente seria machucada e por quem havia sido prometida uma bênção para as nações: você encontrará nos mandamentos uma demonstração de sua iniqüidade e do sacrifícios e oblações, você pode aprender que a satisfação e a purificação devem ser obtidas somente em Cristo. (114) Quando você vem aos Profetas , encontrará as promessas mais claras de misericórdia gratuita. Sobre este assunto, veja meus institutos.

Comentário de Adam Clarke

Mas agora a justiça de Deus – o método de Deus para salvar os pecadores é agora mostrado, pelo Evangelho, como através de sua própria mera misericórdia, por Cristo Jesus; sem a lei – sem nenhum direito ou reivindicação que possa resultar da obediência à lei; e é evidentemente aquilo que foi planejado por Deus desde o princípio; pois é testemunhado pela lei e pelos profetas – os ritos e cerimônias de um, e as pregações e previsões dos outros, todos dando testemunho do grande desígnio de Deus e da absoluta necessidade de sacrifício e salvação. que Deus providenciou.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3:21 . Mas agora, etc. – Mas agora uma justiça de Deus sem lei é descoberta, sendo testificada pela lei e pelos profetas ( Romanos 3:22 .) Até a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, etc. Veja a nota no cap. Romanos 1:17 . A pergunta do apóstolo é: “Em que posição os judeus ou os gentios obtêm esse exemplo de justificação ou salvação”, ou seja, ter um lugar entre o povo de Deus, em sua família e reino, e ser reunidos para serem participantes de as promessas e o chamado celestial? ” Agora, em um tribunal de justiça, existem dois caminhos de retidão, ou justificação. Primeiro, quando uma pessoa se apoia em sua obediência à lei ou a uma regra de ação; então a justiça, justificação ou direito à bênção, seja ela qual for, é seu devido; e o legislador é obrigado por sua própria constituição a dar: esta é a justiça ou justificação que é da lei ou das obras. A outra maneira de justificação é, pela mera graça ou favor do legislador. Quando a lei é transgredida, o pecador não depende senão da misericórdia e bondade do legislador ou juiz, e pode ser justificado apenas por sua graça, perdoando pecados e conferindo as bênçãos imerecidas. Ora, esta é a justiça ou justificação de Deus sem lei, porque é fornecida e concedida por ele, anulando a lei ou de uma maneira diferente daquela em que a lei justifica; ou, é a justiça ou justificação da fé, como é respondida de nossa parte, apenas pela crença e confiança na misericórdia e no favor de Deus. A lei e as obras nos dão um direito que o legislador não pode negar, a menos que ele revire e quebre sua própria constituição, concedendo vida e felicidade aos obedientes; qual constituição o apóstolo aqui supõe: mas a graça e a supõem que somos transgressores, antipáticos à ira; e que, se escapamos da destruição e obtemos quaisquer bênçãos, é puramente porque o juiz é misericordioso e, por sua própria bondade soberana, escolhe nos poupar e conceder mais favores a nós. : Romans 9:10 : Of grace and faith, as obliging to good works, and producing them, he speaks in chapters Romans 6:7 : Romans 8:12 : Romans 13:14 : Or it may otherwise be expressed thus:—Of the terms of our present admittance into the kingdom and covenant of God, he discourses in chapters 3: Romans 4:5 : Romans 9:10 : and of our obligations to obedience, after we are taken into them, he discourses in chapters vi, vii, &c. Das obras, como antecedentes à justificação, e inconsistentes com a graça e a fé, o Apóstolo fala, nos capítulos 3: Romanos 4: 5 : Romanos 9:10 : Das obras, como conseqüência da justificação, e consistentes com a graça e a fé, ele discursa. , capítulos Romanos 6: 7 : Romanos 8:12 : Romanos 13:14 : Ou assim: —De graça e fé, excluindo obras, ele discute nos capítulos 3: Romanos 4: 5 : Romanos 9:10 : De graça e fé. , como obrigando a boas obras e produzindo-as, ele fala nos capítulos Romanos 6: 7 : Romanos 8:12 : Romanos 13:14 : Ou pode ser expresso de outra forma assim: – Dos termos de nossa atual entrada no reino e aliança de Deus, ele discursa nos capítulos 3: Romanos 4: 5 : Romanos 9:10 : e de nossas obrigações de obediência, depois que somos levados a eles, ele discorre nos capítulos vi, vii, etc. Mas é apropriado observar que, pelo que é oferecido aqui, não significa que nenhuma obra ou obediência, mas o que é sem pecado será aceita; ou como se não houvesse permissão para arrependimento ou benefício de perdão, agora que somos levados ao reino e convênio de Deus. O perdão, após o arrependimento, é um dos privilégios desse reino, e uma bênção livremente concedida a nós em Cristo, e não apenas a nós , mas aos verdadeiramente penitentes em todas as idades e nações, que serão perdoados finalmente, embora não temos nesta vida um conhecimento tão claro quanto gostamos.

Comentário de Scofield

justiça de Deus

A justiça de Deus não é um atributo de Deus, não o caráter alterado do crente, mas o próprio Cristo, que atendeu plenamente em nosso lugar e atendeu a todas as exigências da lei, e quem é, mas o ato de Deus chamado imputação Levítico 25 : 50 ; Tiago 2:23 , “feito para nós… Retidão” 1 Coríntios 1:30 .

“O crente em Cristo está agora, pela graça, envolto em uma justiça tão completa e abençoada que a lei do Monte Sinai não encontra nela falta nem diminuição. É isso que é chamado de justiça de Deus pela fé”. Bunyan.

2 Coríntios 5:21 ; Romanos 4: 6 ; Romanos 10: 4 ; Filipenses 3: 9 ; Romanos 3:26

Comentário de John Wesley

Mas agora a justiça de Deus sem a lei se manifesta, sendo testemunhada pela lei e pelos profetas;

Mas agora a justiça de Deus – isto é, a maneira de se tornar justo que Deus designou.

Sem a lei – Sem a obediência anterior que a lei exige; sem referência à lei, ou dependência dela.

É manifestado – No evangelho. Ser atestado pela própria lei e pelos profetas – por todas as promessas do Antigo Testamento.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:6 – Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Isaías 46:13 – Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante; e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião, meu esplendor a Israel.

Isaías 51:8 – Pois a traça os comerá como a uma roupa; o verme os devorará como à lã. Mas a minha retidão durará para sempre, a minha salvação de geração a geração. “

Isaías 54:17 – nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Jeremias 33:16 – Naqueles dias Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça’.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 3:14 – Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

João 5:46 – Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito.

Atos dos Apóstolos 3:21 – É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 15:11 – De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também”.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Romanos 1:2 – o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas,

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 5:19 – Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 5:5 – Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Hebreus 10:1 – A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.

Hebreus 11:4 – Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *