Estudo de Gálatas 5:5 – Comentado e Explicado

Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada.
Gálatas 5:5

Comentário de Albert Barnes

Para nós – nós que somos cristãos. É uma característica do verdadeiro cristão.

Através do Espírito – O Espírito Santo. Esperamos a salvação apenas por sua ajuda.

Aguarde – isto é, esperamos a salvação dessa maneira. A idéia principal é não esperar, como se a coisa estivesse atrasada; é o de esperar. O sentido é que os verdadeiros cristãos não têm outra esperança de salvação senão pela fé no Senhor Jesus. Não é por suas próprias obras, nem por qualquer conformidade com a lei. O objetivo de Paulo é mostrar a verdadeira natureza da esperança cristã da vida eterna e lembrá-los da dependência de sua conformidade com a Lei.

A esperança da justiça – A esperança da justificação. Eles não tinham outra esperança de justificação senão pela fé no Redentor; veja a nota em Romanos 1:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

Espírito . App-101.

aguarde . Grego. apekdechomai . Compare Romanos 8:19 , Romanos 8:23 , Romanos 8:25 ; 1 Coríntios 1: 7 . Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:20 . Hebreus 9:28 .

justiça . Grego. dikaiosune . App-191.

por . Grego. ek . App-104.

fé. Grego. pistis . App-150.

Comentário de John Calvin

5. Porque nós através do Espírito . Ele agora antecipa uma objeção que, pode ocorrer prontamente. “A circuncisão será inútil?” Em Jesus Cristo , ele responde, de nada vale . A justiça , portanto, depende da fé e é obtida, através do Espírito, sem cerimônias. Esperar pela esperança da justiça , é depositar nossa confiança neste ou naquele objeto, ou decidir de que trimestre de justiça se deve esperar; embora as palavras provavelmente contenham a exortação: “Vamos continuar firmes na esperança da justiça que obtemos pela fé”. Quando ele diz que obtemos justiça pela fé, isso se aplica igualmente a nós e a nossos pais. Todos eles, como atestam as Escrituras ( Hebreus 11: 5 ), “agradaram a Deus”; mas a fé deles foi ocultada pelo véu das cerimônias e, portanto, ele nos distingue deles pela palavra Espírito , que é contrastada com sombras externas. Seu significado, portanto, é que tudo o que é necessário agora para obter a justiça é uma fé simples, que recusa a ajuda de esplêndidas cerimônias e se satisfaz com a adoração espiritual de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Pois nós, cristãos, através do Espírito – através da operação do Espírito Santo, sob esta dispensação espiritual do Evangelho, esperamos a esperança da justiça – esperamos aquilo que é o objeto da nossa esperança, sendo justificados pela fé em Cristo . A justiça, d??a??s??? , pode aqui, como em muitos outros lugares das epístolas de São Paulo, significar justificação, e a esperança da justificação, ou a esperança excitada e inspirada por ela, é a posse da glória eterna; pois, diz o apóstolo, Romanos 5: 1 , Romanos 5: 2 , sendo justificados pela fé, temos paz com Deus – e nos alegramos na esperança da glória de Deus. Mas, como essa glória é necessariamente futura, ela deve ser esperada; mas essa espera, em um cristão completo, não é apenas uma expectativa abençoada, mas também uma antecipação contínua dela; e, portanto, o apóstolo diz: ape?de??µe?a , recebemos se, de ap? , de e? , fora de e de??µa? , eu recebo. Esta não é uma derivação fantasiosa; existe na experiência de todo cristão genuíno; ele está continuamente antecipando ou recebendo predizimentos dessa glória, cuja plenitude ele espera após a morte. Assim, eles estão recebendo o fim de sua fé, a salvação de suas almas. 1 Pedro 1: 9 .

Que eles não poderiam ter o Espírito Santo sem fé, era uma doutrina também dos judeus; por isso se diz, Mechilta, fol. 52: “Essa fé foi de grande importância com a qual os israelitas creram naquele que, com uma palavra, criou o universo; e porque os israelitas creram em Deus, o Espírito Santo habitou neles; de modo que, sendo cheios de Deus, eles cantou louvores a ele “. Cícero, De Nat. Deor., Lib. ii., disse: Nemo vir magnus sine aliquo afflatu divino unquam fuit : “Nunca houve um grande homem que não tivesse alguma medida da influência divina”. Por mais verdadeiro que isso possa ser com relação aos grandes homens do orador romano, podemos afirmar com segurança que nunca houve um verdadeiro cristão que não tivesse a inspiração do Espírito Santo de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 5: 5 . Para nós É evidente, a partir do contexto, que São Paulo aqui se refere; mas nós, é uma maneira mais graciosa de falar do que eu, embora ele esteja se justificando sozinho da imputação de estabelecer a circuncisão.

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Comentário de John Wesley

Pois nós, através do Espírito, aguardamos a esperança da justiça pela fé.

Para nós – que cremos em Cristo, que estamos sob a dispensação do evangelho.

Pelo Espírito – Sem nenhuma dessas ordenanças carnais.

Aguarde – com certeza a confiança de alcançar.

A esperança da justiça – A justiça pela qual esperamos, e a recompensa total dela. Essa justiça que recebemos de Deus pela fé; e pela fé obteremos a recompensa.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:18 – “Ó Senhor, eu espero a tua libertação!

Salmos 25:3 – Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente.

Salmos 25:5 – guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.

Salmos 62:5 – Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.

Salmos 130:5 – Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança.

Lamentações 3:25 – O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;

Oséias 12:6 – Portanto, volte para o seu Deus; pratique a lealdade e a justiça, e confie sempre no seu Deus.

João 16:8 – Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 8:24 – Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

1 Tessalonicenses 1:10 – e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

2 Tessalonicenses 3:5 – O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *