Estudo de Lamentações 3:25 – Comentado e Explicado

O Senhor é bom para quem nele confia, para a alma que o procura.
Lamentações 3:25

Comentário de Albert Barnes

Nestes três versículos, cada um começando no hebraico com a palavra bom, temos primeiro a idéia fundamental de que o próprio Yahweh é bom, e se bom para todos, então especialmente é assim para aqueles que estão na adversidade ainda podem esperar com confiança. A misericórdia dele.

Lamentações 3:26

E espere silenciosamente – literalmente, “e fique em silêncio”, ou seja, abster-se de todas as queixas.

Lamentações 3:27

O jugo – ou, um “jugo”. Suportando um jugo em sua juventude, ou seja, sendo chamado a sofrer em tenra idade, um homem aprende por vezes a lição da resistência silenciosa e, portanto, acha mais fácil ficar calmo e paciente nos anos seguintes.

Comentário de John Calvin

Ele continua o mesmo assunto: no entanto, acrescenta agora algo a ele, mesmo que Deus lide sempre com misericórdia com seus servos, que se dedicam a ele, no meio que o procuram. Vemos, portanto, que o último versículo é confirmado, onde ele disse que estava satisfeito somente com Deus, enquanto sofria todos os tipos de adversidades: como? pois Deus, ele diz, é bom para aqueles que esperam por ele. (184) Poderia ter sido contestado e dito que as adversidades produzem tristeza, cansaço, tristeza e angústia, de modo que não é possível que elas mantenham a esperança que apenas olha somente para Deus; e é sem dúvida verdade que, quando todos confessam ter esperança em Deus, depois correm para cá e para lá; e a conseqüência é que eles fracassam em suas adversidades. Como, então, isso pode ter sido contestado pelo Profeta, ele indiretamente dá essa resposta, que Deus é bom para aqueles que esperam por ele, como se ele tivesse dito, que a confiança que recai sobre Deus somente não pode nos decepcionar, pois Deus Por fim, mostrará sua bondade a todos os que nele esperam. Em suma, o Profeta nos ensina aqui que as bênçãos de Deus, pelas quais ele exalta seus próprios filhos, não podem ser separadas de sua misericórdia ou favor paterno. Uma sentença como esta, “Tudo o que se pode esperar é encontrado em Deus”, seria considerado frígido por muitos; pois eles poderiam objetar e dizer, como afirmado anteriormente, que estavam ao mesmo tempo infelizes. Por isso, o Profeta nos lembra aqui que as bênçãos de Deus fluem para nós a partir de seu favor como de uma fonte, como se ele tivesse dito: “Como uma fonte perene envia água, também a bondade de Deus se manifesta e se estende”.

Agora, então, entendemos o significado do Profeta. Ele realmente disse que devemos concordar somente com Deus; mas agora ele acrescenta, a favor, a respeito da enfermidade dos homens, que Deus é bondoso e generoso com todos os que nele esperam. A soma do que ele afirma é, como eu disse, que a bondade de Deus produz seus próprios frutos, e que os fiéis descobrem por experiência que nada é melhor do que ter todos os seus pensamentos fixos somente em Deus. A bondade de Deus, então, deve ser entendida, por assim dizer, como real, mesmo o que é realmente apreciado. Como, então, Deus lida abundantemente com todos os que nele esperam, segue-se que eles não podem se decepcionar, enquanto estão satisfeitos somente com ele, e assim se submetem pacientemente a todas as adversidades. Em resumo, o Profeta ensina aqui o que as Escrituras frequentemente declaram, que a esperança não se envergonha. ( Romanos 5: 5. )

Mas a segunda cláusula deve ser observada: o Profeta define o que é esperar em Deus, quando diz que é bom para a alma que o busca. Muitos de fato imaginam que a esperança é não sei o quê – uma especulação morta; e os hipócritas, quando Deus os poupa, continuam em segurança e exultam, mas a confiança deles é mera embriaguez, muito diferente da esperança. Devemos, então, lembrar o que o Profeta diz aqui, que somente eles esperam Deus que, de coração, o busque, ou seja, que reconheça o quanto precisam da misericórdia de Deus, que vão diretamente a ele sempre que alguma tentação os atormentar e quem , quando qualquer perigo os ameaça, foge em seu auxílio e, assim, prova que eles realmente esperam em Deus. Segue agora, –

Comentário de E.W. Bullinger

espere por ele. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 49:18 , mesma palavra).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *