Estudo de Tito 2:13 – Comentado e Explicado

na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo,
Tito 2:13

Comentário de Albert Barnes

Procurando – esperando; esperando por. Ou seja, no fiel desempenho de nossos deveres para com nós mesmos, com nossos semelhantes e com Deus, devemos esperar pacientemente a vinda de nosso Senhor.

(1) Devemos acreditar que ele retornará;

(2) Devemos estar em uma postura de expectativa, sem saber quando ele virá; e,

(3) Devemos estar prontos para ele sempre que ele vier; veja as notas de Mateus 24: 42-44 ; 1 Tessalonicenses 5: 4 nota; Nota de Philemon 3:20 .

Aquela esperança abençoada – O cumprimento dessa esperança tão cheia de bem-aventurança para nós.

A aparição gloriosa – Notas, 2 Tessalonicenses 2: 8 ; compare 1 Timóteo 6:14 ; 2 Timóteo 1:10 ; 2 Timóteo 4: 8 .

Do grande Deus – Pode haver pouca dúvida, se é que existe, de que pelo “grande Deus” aqui, o apóstolo se referiu ao Senhor Jesus, pois não é uma doutrina do Novo Testamento que o próprio Deus como tal, ou em contradição do seu Filho encarnado, aparecerá no último dia. Dizem, de fato, que o Salvador virá “na glória de seu Pai, com seus anjos” Mateus 16:27 , mas que Deus, como tal, aparecerá não é ensinado na Bíblia. A doutrina que existe é que Deus se manifestará em seu Filho; que a abordagem divina do nosso mundo seja através dele para julgar a raça; e que, embora ele seja acompanhado pelos símbolos apropriados da divindade, ainda será o Filho de Deus que será visível. Ninguém, acostumado aos pontos de vista de Paulo, pode muito bem duvidar que, quando usou essa linguagem, estava de olho no Filho de Deus, e que não esperava outra manifestação além do que seria feito através dele.

Em nenhum lugar do Novo Testamento a frase ?p?f??e?a? t?? Te?? epiphaneian tou Theou – “a manifestação ou aparecimento de Deus” – aplicada a qualquer outro que não seja Cristo. É verdade que isso é mencionado aqui como o “aparecimento da glória – t?? d???? doxes- do grande Deus ”, mas a idéia é a de uma manifestação que se tornou Deus, ou que exibisse adequadamente sua glória. É sabido pela maioria das pessoas que participaram de controvérsias religiosas que esta passagem deu origem a muita discussão. Os antigos, em geral, interpretaram isso como significando “A aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo”. Esse sentido foi justificado pelos trabalhos de Beza, Whitby, Bull, Matthaei e Middleton (no artigo grego), e é a interpretação comum daqueles que afirmam ser ortodoxos; ver Bloomfield, Rec. Syn. E Notas, in loc. Ele afirma que o significado é “a aparência gloriosa daquele grande ser que é nosso Deus e Salvador”. Os argumentos para esta opinião estão bem resumidos pela Bloomfield. Sem entrar em um exame crítico desta passagem, que não estaria de acordo com o design destas Notas, pode-se observar em geral:

(1) que nenhum leitor claro do Novo Testamento, acostumado à linguagem comum de lá, teria alguma dúvida de que o apóstolo se referiu aqui à vinda do Senhor Jesus.

(2) que a “vinda” de Deus, como tal, não é mencionada dessa maneira no Novo Testamento.

(3) que a expectativa dos cristãos foi direcionada ao advento do Salvador ascendido, não ao aparecimento de Deus como tal.

(4) que esta é exatamente a linguagem que alguém usaria que acreditava que o Senhor Jesus é divino, ou que o nome que Deus poderia ser adequadamente aplicado a ele.

(5) que naturalmente e obviamente transmitisse a idéia de que ele era divino, para alguém que não tinha teoria a defender.

(6) que, se o apóstolo não quis dizer isso, ele usou a linguagem adequada para levar as pessoas ao erro.

(7) e que a construção justa do grego aqui, de acordo com a aplicação das regras mais rígidas, sustenta abundantemente a interpretação que o simples leitor do Novo Testamento lhe afixaria. Os nomes acima mencionados são uma prova abundante de que nenhuma interpretação é violada pelas regras da língua grega por essa interpretação, mas sim que a construção justa do original a exige. Se assim é, então isso fornece uma prova importante da divindade de Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

Procurando . Veja Lucas 19:36 .

isso = o.

abençoado . Veja 1 Timóteo 1:11 .

esperança. aparecendo . Figura do discurso Hendiadys . App-6.

esperança Compare Tito 1: 2 ; Tito 3: 7 . “Objeto abençoado

de esperança “, Figura do discurso Metonímia (do Adjunto). App-6.

aparição gloriosa = aparição (App-106.) da glória (ver p. 1511). Figura do discurso Aetimereia (de Substantivo). App-6. Compare 2 Coríntios 4: 4 .

ótimo , etc. = nosso grande Deus Salvador.

Jesus Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

13 Procurando por essa esperança abençoada A partir da esperança da imortalidade futura, ele atrai uma exortação e, de fato, se essa esperança está profundamente enraizada em nossa mente, é impossível que ela não nos leve a nos dedicar totalmente a Deus. Pelo contrário, aqueles que não deixam de viver para o mundo e para a carne nunca provaram de verdade qual é o valor da promessa da vida eterna; pois o Senhor, chamando-nos para o céu, nos retira da terra.

A esperança é colocada aqui para o que se espera, caso contrário, seria um modo de expressão incorreto. Ele dá essa denominação à vida abençoada que nos é apresentada no céu. Ao mesmo tempo, ele declara quando devemos desfrutá-lo e o que devemos contemplar quando desejamos ou pensamos em nossa salvação.

E o aparecimento da glória do grande Deus e Salvador , interpreto a glória de Deus, para significar não apenas aquilo pelo qual ele deve ser glorioso em si mesmo, mas também aquilo pelo qual ele então se difundirá por todos os lados, de modo a faça dele todos os seus eleitos participantes. Ele chama Deus de grande, porque sua grandeza – que os homens, cegos pelo vazio esplendor do mundo, agora extenuam, e às vezes até aniquilam, tanto quanto reside em seu poder – será plenamente manifestada no último dia. O brilho do mundo, embora pareça grande aos nossos olhos, os deslumbrou tanto que “a glória de Deus” está, por assim dizer, escondida nas trevas. Mas Cristo, por sua vinda, afugentará toda a mostra vazia do mundo – não obscurecerá mais o brilho, não diminuirá mais a magnificência, de sua glória. É verdade que o Senhor demonstra sua majestade todos os dias por suas obras; mas porque os homens são impedidos pela cegueira de vê-la, diz-se que ela está oculta na obscuridade. Paulo deseja que os crentes agora possam contemplar pela fé o que será manifestado no último dia e, portanto, que Deus possa ser engrandecido, a quem o mundo despreza ou; pelo menos, não estima de acordo com sua excelência.

É incerto se essas palavras devem ser lidas juntas, assim: “a glória de nosso Senhor Jesus Cristo, o grande Deus e nosso Salvador” ou separadamente, como do Pai e do Filho, “a glória do grande Deus e de nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. ” (254) Os arianos, aproveitando esse último sentido, esforçaram-se para provar que o Filho é menos que o Pai, porque aqui Paulo chama o Pai de “o grande Deus” por distinção do Filho. Os professores ortodoxos da Igreja, com o objetivo de calar a calúnia, alegaram avidamente que ambos são afirmados por Cristo. Mas os arianos podem ser refutados em poucas palavras e por argumentos sólidos; pois Paulo, tendo falado da revelação da glória do “grande Deus”, acrescentou imediatamente “Cristo”, a fim de nos informar, que essa revelação da glória estará em sua pessoa; como se ele tivesse dito que, quando Cristo aparecer, a grandeza da glória divina será então revelada a nós.

Por isso, aprendemos, em primeiro lugar, que não há nada que deva nos tornar mais ativos ou alegres em fazer o que a esperança da ressurreição futura; e, segundo, que os crentes sempre devem ter os olhos fixos nela, para que não se cansem no caminho certo; pois, se não dependermos totalmente dela, seremos continuamente levados para as vaidades do mundo. Mas, como a vinda do Senhor ao julgamento pode excitar o terror em nós, Cristo é apresentado a nós como nosso “Salvador”, que também será nosso juiz.

Comentário de Adam Clarke

Procurando por aquela esperança abençoada – Esperando o grande objetivo da nossa esperança, a vida eterna. Veja Tito 1: 2 . É para isso que o Evangelho nos ensina a esperar e para o que a graça de Deus prepara o coração humano. Isso é chamado de esperança abençoada; aqueles que a têm são felizes na perspectiva segura daquela glória que será revelada.

A aparição gloriosa – ?a? ep?fa?e?a? t?? d???? t?? µe?a??? Te?? ?a? s?t???? ?µ?? ??s?? ???st?? . Esta cláusula, traduzida literalmente, é a seguinte: E o aparecimento da glória do grande Deus, nosso Salvador Jesus Cristo. Nesta passagem, devo referir o leitor ao Ensaio sobre o artigo grego, de HS Boyd, Esq., Anexado às notas da Epístola aos Efésios, onde a estrutura e a doutrina dessa passagem são explicadas em geral.

Alguns pensam que a esperança abençoada e a aparência gloriosa significam a mesma coisa; mas eu não acho. A abençoada esperança se refere simplesmente à glorificação eterna em geral; o glorioso aparecimento, para a ressurreição do corpo; pois quando Cristo aparecer, ele mudará esse corpo vil, e fará com que ele se pareça com o seu Glorioso Corpo, de acordo com o trabalho pelo qual ele é capaz de subjugar todas as coisas a si mesmo. Ver Filipenses 3:20 , Filipenses 3:21 .

Comentário de Thomas Coke

Tito 2:13 . E a aparição gloriosa Até a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador. Podemos observar, em apoio a esta versão, que é perfeitamente agradável ao original, que nunca lemos nas escrituras a aparência de Deus Pai; e, consequentemente, temos neste texto a prova mais forte possível da verdadeira divindade de Jesus Cristo. Ver 2 Pedro 1: 1 .

Comentário de Scofield

Salvador

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Procurando aquela esperança abençoada e a aparição gloriosa do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;

Olhando – Com desejo ansioso. Por aquela aparição gloriosa – pela qual esperamos.

Do grande Deus, mesmo nosso Salvador Jesus Cristo – Para que, se houver (de acordo com o esquema ariano) um grande Deus e um pequeno Deus, Cristo não é o pequeno Deus, mas o grande.

Referências Cruzadas

Jó 19:25 – Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.

Isaías 25:9 – Naquele dia dirão: “Esse é o nosso Deus; nós confiamos nele, e ele nos salvou. Esse é o Senhor, nós confiamos nele; exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou”.

Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Mateus 26:64 – “Tu mesmo o disseste”, respondeu Jesus. “Mas eu digo a todos vós: chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu”.

Marcos 8:38 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Marcos 14:62 – “Sou”, disse Jesus. “E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu”.

Atos dos Apóstolos 24:15 – e tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos.

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 8:24 – Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 1:7 – de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Tito 3:6 – que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

2 Pedro 3:12 – esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *