Estudo de 1 João 3:3 – Comentado e Explicado

E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro.
1 João 3:3

Comentário de Albert Barnes

E todo homem que tem essa esperança nele – Essa esperança de ver o Salvador e de ser feito como ele; isto é, todo cristão verdadeiro. Sobre a natureza e a influência da esperança, veja as notas em Romanos 8: 24-25 .

Purifica-se – Torna-se santo. Ou seja, sob a influência dessa esperança de ser como o Salvador, ele realiza esses esforços na luta contra o pecado e na superação de suas más propensões, necessárias para torná-lo puro. O apóstolo não negaria que, para o sucesso desses esforços, dependamos da ajuda divina; mas ele mostra, como costuma ser feito nos escritos sagrados, a ação do próprio homem como essencialmente ligada ao sucesso. Compare com Philemon 2:12 . O pensamento particular aqui é que a esperança de ser como Cristo, e de ser permitido morar com ele, levará um homem a diligentes esforços para se tornar santo, e será realmente seguido por esse resultado.

Assim como ele é puro – O mesmo tipo de pureza aqui, o mesmo grau a seguir. Ou seja, a tendência de tal esperança é torná-lo santo agora, embora ele possa ser imperfeito; o efeito será torná-lo “perfeitamente” santo no mundo vindouro. Não pode ser demonstrado nesta passagem que o apóstolo pretendeu ensinar que alguém realmente se torna tão puro na vida atual quanto o Salvador, isto é, se torna perfeitamente santo; pois tudo o que está bastante implícito é que aqueles que têm essa esperança visam a mesma pureza e, em última análise, a obterão. Mas o apóstolo não diz que é alcançado neste mundo. Se a passagem ensinasse isso, ensinaria a respeitar todos os que têm essa esperança, e então a doutrina seria que ninguém pode ser um cristão que não se torne absolutamente perfeito na terra; isto é, não que alguns cristãos possam se tornar perfeitos aqui, mas que todos realmente se tornam. Presume-se que nenhuma, porém, sustentará que essa seja uma verdadeira doutrina. Um verdadeiro cristão não peca habitual e voluntariamente; mas ninguém pode fingir que todos os cristãos alcançam um estado de perfeição sem pecado na terra, ou são, de fato, tão puros quanto o Salvador era. Mas, a menos que a passagem prove que todo cristão se torna absolutamente perfeito na vida atual, não prova que de fato alguém o faça. Prova:

(1) que a tendência, ou a justa influência dessa esperança, é tornar o cristão puro;

(2) que todos que o apreciam, de fato, pretendem tornar-se tão santos quanto o Salvador; e,

(3) que esse objeto será, em algum período futuro, realizado. Existe um mundo onde todos os que são redimidos serão perfeitamente santos.

Comentário de Joseph Benson

1 João 3: 3 . E todo homem que tem essa esperança nele – Uma expectativa de ver Cristo como ele é, construída sobre um sólido fundamento, a saber, o fundamento de ser um filho e herdeiro de Deus; purifica-se – Ao aplicar e confiar no sangue purificador de Cristo, com um coração penitente e crente; orando sinceramente por e recebendo o Espírito purificador de Deus; obedecendo à palavra purificadora ( 1 Pedro 1:22 ) e exercitando fé purificadora nas verdades e promessas do evangelho, Atos 15: 9 : assim como ele é puro – A pessoa que é inspirada por essa esperança bem fundamentada , manterá diante de seus olhos o caráter puro e santo de Cristo, como a marca a que ele deve pressionar, para que ele esteja preparado para receber o prêmio de seu alto chamado de Deus em Cristo Jesus ( Filipenses 3:14 ). sendo a vontade e o prazer de Deus que os crentes sejam conformes à imagem de seu Filho, para que tenham a alta honra e a grande felicidade de morar com ele, Romanos 8:29 ; e que eles não deveriam esperar gozar do privilégio de se sentar na festa do casamento, a menos que já tivessem vestido a roupa do casamento. Marque isto, leitor: e desista de toda esperança de ser admitido no céu depois, sem uma conformidade com Cristo em santidade aqui.

Comentário de E.W. Bullinger

in = upon (App-104.), ou seja, definido ou fixo.

purifieth . Grego. hagnizo. Veja Atos 21:24 .

mesmo como . Ver 1 João 2: 6 .

pura . Grego. hagnos. Ver 2 Coríntios 7:11 .

Comentário de John Calvin

3 E todo homem que tem essa esperança, Ele agora extrai essa inferência, para que o desejo de santidade não se esfrie em nós, porque nossa felicidade ainda não apareceu, pois essa esperança é suficiente; e sabemos que o que se espera ainda está escondido. O significado, então, é que, embora ainda não tenhamos Cristo presente diante de nossos olhos, se esperamos nele, não pode ser senão que essa esperança nos excite e nos estimule a seguir a pureza, pois nos leva diretamente a Cristo, a quem sabe ser um padrão perfeito de pureza.

Comentário de Adam Clarke

E sempre o homem que tem essa esperança nele – Todos os que têm a esperança de ver a Cristo como ele é; isto é, de apreciá-lo em sua própria glória; purifica-se – abstém-se de todo mal e mantém-se de tudo o que há no mundo, a saber, as concupiscências da carne, dos olhos e o orgulho da vida. Deus tendo purificado seu coração, é seu negócio manter-se no amor de Deus, buscando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. O apóstolo não fala aqui de alguém purificando seu próprio coração, porque isso é impossível; mas pela perseverança no estado de pureza para o qual o Senhor o trouxe. As palavras, no entanto, podem ser entendidas por um homem que usa ansiosamente todos os meios que levam à pureza; e implorando a Deus pelo Espírito santificador, para “purificar os pensamentos de seu coração por sua inspiração, para que ele possa amá-lo perfeitamente e magnificar dignamente seu nome”.

Como ele é puro – Até que ele seja tão completamente salvo de seus pecados quanto Cristo estava livre do pecado. Muitos nos dizem que “isso nunca pode ser feito, pois ninguém pode ser salvo do pecado nesta vida”. Será que essas pessoas nos permitem perguntar de quanto pecado podemos ser salvos nesta vida? Algo deve ser verificado sobre esse assunto:

  1. Que a alma possa ter algum objeto determinado em vista;
  • Para que não perca tempo ou empregue fé e energia ao orar pelo que é impossível de ser alcançado.
  • Agora, como ele se manifestou para tirar nossos pecados, 1 João 3: 5 , para destruir as obras do diabo, 1 João 3: 8 ; e como seu sangue purifica de todo pecado e injustiça, 1 João 1: 7 , 1 João 1: 9 ; não é evidente que Deus significa que os crentes em Cristo serão salvos de todo pecado? Pois se seu sangue purifica de todo pecado, se ele destrói as obras do diabo (e o pecado é obra do diabo), e se aquele que é nascido de Deus não comete pecado, 1 João 3: 9 , então ele deve ser purificado de todo pecado; e, enquanto ele continua nesse estado, vive sem pecar contra Deus, pois a semente de Deus permanece nele, e ele não pode pecar porque nasceu ou nasceu de Deus, 1 João 3: 9 . Quão estranhamente distorcida e cega pelo preconceito e pelo sistema deve ser o homem que, diante de evidências como essa, ainda ousará sustentar que nenhum homem pode ser salvo de seu pecado nesta vida; mas deve diariamente cometer pecado, em pensamento, palavra e ação, como afirmam os teólogos de Westminster: isto é, todo homem é posto sob a necessidade fatal de pecar tantas maneiras contra Deus quanto o diabo por sua maldade e malícia naturais; pois até o próprio diabo não pode ter outra maneira de pecar contra Deus, exceto por pensamento, palavra e ação. E, no entanto, de acordo com estes e outros do mesmo credo, “mesmo o pecado mais regenerado assim contra Deus enquanto eles viverem”. É uma salva miserável dizer que eles não pecam tanto quanto costumavam fazer; e eles não pecam habitualmente, apenas ocasionalmente. Infelizmente para este sistema! A graça que os salvou não poderia salvá-los parcialmente perfeitamente? Não poderia o poder de Deus que os salvou do pecado habitual, salvá-los do pecado ocasional ou acidental? Vamos supor que o pecado, por mais potente que seja, é tão potente quanto o Espírito e a graça de Cristo? E não podemos perguntar: se foi para a glória de Gad e o bem deles que eles foram parcialmente salvos, não teria sido mais para a glória de Deus e o bem deles se eles tivessem sido perfeitamente salvos? Mas a letra e o espírito da palavra de Deus, e o desígnio e o fim da vinda de Cristo, são para salvar seu povo de seus pecados. O Dr. Macknight, afirmando que ?????e? , purifieth , está no tempo presente, mais ridiculamente tira essa conclusão: “Nesta vida ninguém pode alcançar a perfeita pureza; por esse texto, portanto, e também por 1 João 1: 8 , aqueles fanáticos são condenados que imaginam que são capazes de viver sem pecado “. Sim, doutor, os homens que você chama de fanáticos acreditam religiosamente que, pela graça de Cristo os purificando e fortalecendo, eles podem amar a Deus com todo seu coração, alma, mente e força e seu próximo como eles mesmos; e viver sem entristecer o Espírito de Deus e sem pecar contra o Pai celestial. E eles acreditam que, se não são assim salvos, a culpa é deles. Mas um homem cego deve sempre ser um mau juiz de cores.

    Comentário de Thomas Coke

    1 João 3: 3 . Que tem essa esperança A frase ? e???, significa: aquele que guarda, mantém ou retém; ele se purifica; consequentemente, ele não é como uma pedra, ou como uma máquina, que é inteiramente passiva: Deus, é verdade, lhe dá todo o poder, dando-lhe sua graça; e esse é o uso que ele é obrigado a fazer disso. Não se diz que ele se purifica, como Jesus Cristo se purifica; Jesus Cristo nunca foi poluído com nenhuma imoralidade; portanto, ele não tem ocasião de se purificar: ele é absolutamente puro, sem mancha ou mancha, o padrão de toda excelência e perfeição moral; e aqueles que o veriam, e seriam como ele na glória imortal e felicidade a seguir, devem ser como ele na santidade aqui. Essa purificação de nós mesmos, assim como Jesus Cristo é puro, denota não uma igualdade absoluta à sua pureza, pois ninguém pode alcançar isso, mas uma semelhança ou semelhança. Finalmente, podemos observar que as escrituras sagradas não nos propõem um paraíso maometano de prazeres sensuais como nossa porção eterna (cuja perspectiva é suficiente para incentivar os homens a devassidão e sensualidade;) mas a ver Cristo e ser como esse personagem puro e infinitamente santo: isto é, os prazeres mais puros, mais espirituais e mais refinados nos são propostos, como nossa recompensa eterna. A esperança de tais coisas, que somente a graça pode conceder, tem a tendência mais direta de nos excitar à pureza e santidade; e, nessa visão, quão excelente deve ser essa religião, que promete promover a santidade e o gozo espiritual de Deus, como sua grande e última recompensa!

    Comentário de John Wesley

    E todo homem que tem essa esperança nele se purifica, assim como ele é puro.

    E todo aquele que tem essa esperança nele – em Deus.

    Referências Cruzadas

    Mateus 5:48 – Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.

    Lucas 6:36 – Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso”.

    Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

    Romanos 5:4 – a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

    2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

    Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

    2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

    Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

    Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

    Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

    Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

    2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

    2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

    1 João 2:6 – aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

    1 João 4:17 – Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *