Estudo de 2 Coríntios 7:1 – Comentado e Explicado

Depositários de tais promessas, caríssimos, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, realizando plenamente nossa santificação no temor de Deus.
2 Coríntios 7:1

Comentário de Albert Barnes

Tendo, portanto, essas promessas – As promessas mencionadas em 2 Coríntios 6: 17-18 ; a promessa de que Deus seria um pai, um protetor e um amigo A idéia é que, como temos a promessa de que Deus habitaria em nós, que ele seria nosso Deus, que ele seria um pai para nós, deveríamos remove de nós tudo o que é ofensivo aos seus olhos e torna-se perfeitamente santo.

Vamos nos purificar – Vamos nos purificar. Paulo não tinha medo de mostrar a atuação dos próprios cristãos na obra da salvação. Ele, portanto, diz: ‘purifiquemo-nos’, como se os cristãos tivessem muito o que fazer; como se sua própria agência fosse empregada; e como se a purificação deles dependesse de seus próprios esforços. Embora seja verdade que toda influência purificadora e toda santidade procede de Deus, também é verdade que o efeito de todas as influências do Espírito Santo é nos excitar na diligência para purificar nosso próprio coração e nos instar a fazer esforços árduos vencer nossos próprios pecados. Aquele que espera ser purificado sem nenhum esforço próprio, nunca se tornará puro; e quem se torna santo se tornará assim em conseqüência de esforços árduos para resistir ao mal de seu próprio coração e se tornar semelhante a Deus. O argumento aqui é que temos as promessas de Deus para nos ajudar. Nós não fazemos o trabalho em nossas próprias forças. Não é um trabalho em que não devemos ter ajuda. Mas é uma obra que Deus deseja, e onde Ele nos dará toda a ajuda de que precisamos.

De toda a imundície da carne – O substantivo usado aqui ( µ???sµ?? molusmos) não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. O verbo ocorre em 1 Coríntios 8: 7 ; Apocalipse 3: 4 ; Apocalipse 14: 4 , e significa manchar, poluir, poluir como uma roupa; e a palavra usada aqui significa sujidade, portanto, contaminação, poluição e refere-se à influência profanadora e corrupta de desejos carnais e apetites carnais. A imundície da carne aqui denota evidentemente os apetites e paixões grosseiros e corruptos do corpo, incluindo todas as ações de todos os tipos que são inconsistentes com a virtude e pureza com que o corpo, considerado o templo do Espírito Santo, deve ser mantidos santos – todas as paixões e apetites que o Espírito Santo de Deus não produziria.

E espírito – Por “imundície do espírito”, o apóstolo significa, provavelmente, todos os pensamentos ou associações mentais que contaminam o homem. Assim, o Salvador Mateus 15:19 fala de maus pensamentos etc. que procedem do coração e poluem o homem. E provavelmente Paulo aqui inclui todos os pecados e paixões que pertencem particularmente à mente ou à alma, e não aos apetites carnais, como o desejo de vingança, orgulho, avareza, ambição, etc. Estes são em si tão poluentes e profanadores quanto os prazeres sensuais grosseiros. Eles se opõem tanto à santificação, são tão ofensivos a Deus, e provam com toda a certeza que o coração é depravado como as paixões mais grosseiras e sensuais. A principal diferença é que eles são mais decentes na aparência externa; eles podem ser melhor escondidos; geralmente são favorecidos por uma classe mais elevada na sociedade; mas eles não são menos ofensivos a Deus. Pode-se acrescentar, também, que eles geralmente estão reunidos na mesma pessoa; e que o homem que é contaminado em seu “espírito” é freqüentemente um homem mais corrupto e sensual em sua “carne”. O pecado varre com uma influência desoladora em toda a estrutura, e geralmente não deixa nenhuma parte afetada, embora parte possa estar mais profundamente corrompida do que outras.

Aperfeiçoamento – Esta palavra ( epitelountes ) significa propriamente pôr fim a um fim, terminar, completar. A idéia aqui é a de realizá-lo até a conclusão. A santidade havia sido iniciada no coração, e a exortação do apóstolo é que eles deveriam fazer todos os esforços para que fosse completa em todas as suas partes. Ele não diz que esse trabalho de perfeição já havia sido realizado – nem diz que não havia sido realizado. Ele apenas pede a obrigação de fazer um esforço para ser inteiramente santo; e essa obrigação não é afetada pela investigação se alguém foi ou não foi perfeito. É uma obrigação que resulta da natureza da Lei de Deus e de suas reivindicações imutáveis ??sobre a alma. O fato de ninguém ser perfeito não relaxa a afirmação; o fato de ninguém estar nesta vida não enfraquece a obrigação. Isso prova apenas a depravação profunda e terrível do coração humano e deve nos humilhar sob a teimosia da culpa.

A obrigação de ser perfeito é imutável e eterna; ver Mateus 5:48 ; 1 Pedro 1:15 . Tyndale traduz isso: “e cresça em plena santidade no temor de Deus”. O objetivo incessante e constante de todo cristão deve ser a perfeição – perfeição em todas as coisas – no amor de Deus, de Cristo, do homem; perfeição de coração, sentimento e emoção; perfeição em suas palavras, planos e relações com as pessoas; perfeição em suas orações e em sua submissão à vontade de Deus. Ninguém pode ser um cristão que não o deseja sinceramente. e quem não visa constantemente a isso. Nenhum homem é amigo de Deus que pode concordar com um estado de pecado, e que está satisfeito e contente por não ser tão santo quanto Deus é santo. E qualquer homem que não deseja ser perfeito como Deus é, e que não faz dele seu objetivo diário e constante de ser tão perfeito quanto Deus, pode demonstrá-lo como comprovadamente certo de que ele não tem uma religião verdadeira. Como pode um homem ser um cristão que está disposto a concordar com um estado de pecado, e quem não deseja ser como seu Mestre e Senhor?

No temor de Deus – Por medo e reverência a Deus. De uma consideração a seus comandos, e uma reverência por seu nome. A idéia parece ser que estamos sempre na presença de Deus; nós somos professados ??sob Sua lei; e devemos ficar impressionados e reprimidos pelo senso de sua presença na prática do pecado e na indulgência nas poluições da carne e do espírito. Existem muitos pecados que a presença de uma criança impedirá o homem de cometer; e como a presença consciente de um Deus santo nos impede de pecar! Se o medo do homem ou da criança nos restringir, e nos fizer tentar ser santos e puros, como o medo do Deus que tudo vê e que tudo vê nos mantém não apenas dos pecados externos, mas dos pensamentos poluídos? e desejos profanos!

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

muito amado. Agapetos gregos . App-135.

a partir de. Grego. apo. App-104.

fllthinees = poluição. Grego. molusmos . Só aqui. O verbo ocorre em 1 Coríntios 8: 4 .

espírito . App-101. Carne e espírito sendo colocados para toda a pessoa.

aperfeiçoamento . Grego. epiteleo . App-125.

santidade. Grego. hagiosune. Ver Romanos 1: 4 .

in. grego. pt App-104.

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

1. Essas promessas, portanto. Deus, é verdade, nos antecipa em suas promessas por seu puro favor; mas quando ele, por sua própria vontade, nos concedeu seu favor, ele imediatamente exige de nós gratidão em troca. Assim, o que ele disse a Abraão: Eu sou teu Deus ( Gênesis 17: 7 ) foi uma oferta de sua bondade imerecida, mas, ao mesmo tempo, acrescentou o que ele exigia dele – Ande diante de mim e seja perfeito . no entanto, essa segunda cláusula nem sempre é expressa, Paulo nos instrui que em todas as promessas está implícita essa condição (624) que elas devem ser incitações para promovermos a glória de Deus. Pois do que ele deduz um argumento para nos estimular? É disso que Deus nos confere uma honra tão distinta. Essa é, pois, a natureza das promessas, que elas nos chamam à santificação, como se Deus tivesse interposto por um acordo implícito. Também sabemos o que as Escrituras ensinam em várias passagens em referência ao projeto da redenção, e a mesma coisa deve ser vista como aplicável a todos os sinais de seu favor.

De toda imundície de carne e espírito. Tendo já mostrado, que somos chamados à pureza (625), ele acrescenta agora, que isso deve ser visto no corpo, assim como na alma; pois o termo carne é considerado aqui como o corpo e o espírito como a alma é manifesto a partir disso, que se o termo espírito significasse a graça da regeneração, a declaração de Paulo em relação à poluição do espírito seria absurdo. Ele nos quer, portanto, puros de impurezas, e não apenas interiormente, como Deus só como testemunha; mas também externamente, como cair sob a observação dos homens. “Não tenhamos apenas consciências castas aos olhos de Deus. Também devemos consagrar a ele todo o nosso corpo e todos os seus membros, para que nenhuma impureza possa ser vista em nenhuma parte de nós. ” (626)

Agora, se considerarmos qual é o ponto que ele lida, prontamente perceberemos que aqueles que agem com excessivo desprezo (627), que desculpam a idolatria externa, não sei quais pretextos. (628) Porque, como impiedade interior e superstição, de qualquer espécie, são uma contaminação do espírito, o que eles entenderão por contaminação da carne, mas uma profissão externa de impiedade, seja ela fingida ou proferida do coração? Eles se orgulham de uma consciência pura; que, de fato, é por motivos falsos, mas, concedendo-lhes o que se vangloriam falsamente, eles têm apenas a metade do que Paulo exige dos crentes. Portanto, eles não têm motivos para pensar, que deram satisfação a Deus por essa metade; pois que uma pessoa mostre qualquer aparência de idolatria, ou qualquer indicação dela, ou participe de ritos perversos ou supersticiosos, mesmo que ele fosse – o que não pode ser – perfeitamente correto em sua própria mente, ele não faria, no entanto, ser isento da culpa de poluir seu corpo.

Aperfeiçoando a santidade. Como o verbo ?p?te?e?? em grego significa, às vezes, aperfeiçoar e, às vezes, realizar ritos sagrados , (629) ele é usado aqui de maneira elegante por Paulo na primeira significação, que é a mais frequente – dessa maneira, no entanto, como aludir à santificação, da qual ele está tratando agora. Pois enquanto denota perfeição, parece ter sido intencionalmente transferido para ofícios sagrados, porque não deveria haver nada de defeituoso no serviço de Deus, mas tudo completo. Portanto, para que você possa se santificar corretamente a Deus, você deve dedicar tanto o corpo quanto a alma a ele.

No temor de Deus. Pois se o temor de Deus nos influenciar, não estaremos tão dispostos a nos entregar, nem haverá uma explosão dessa audácia de devassidão, que se manifestou entre os coríntios. Pois como isso acontece, que muitos se deleitam tanto com a idolatria externa e defendem com orgulho um vício tão grosseiro, a menos que seja, que pensem que zombam de Deus com impunidade? Se o temor de Deus tivesse domínio sobre eles, eles imediatamente, no primeiro momento, deixariam de lado todas as desavenças, sem exigir que fossem constrangidos por quaisquer disputas.

Comentário de Adam Clarke

Tendo, portanto, essas promessas – As promessas mencionadas nos três últimos versículos do capítulo anterior, às quais esse versículo certamente deve se unir.

Vamos nos purificar – vamos aplicar a ele a necessária graça de purificação; e evite qualquer coisa em espírito e prática que seja oposta à doutrina de Deus e que tenha tendência a poluir a alma.

Sujeira da carne – O apóstolo, sem dúvida, significa bebedeira, fornicação, adultério e todos os pecados que são cometidos imediatamente contra o corpo; e pela imundície do espírito, todos os desejos impuros, pensamentos profanos e imaginações poluentes. Se evitarmos e odiarmos as inclinações do mal, e desviarmos nossos olhos da contemplação da vaidade, diminuindo os incentivos para o mal (pois os olhos afetam o coração), haverá menos perigo de cairmos no pecado exterior. E se evitarmos todas as ocasiões externas de pecar, as más propensões certamente serão reduzidas. Tudo isso é nosso trabalho sob as ajudas comuns da graça de Deus. Podemos desviar nossos olhos e ouvidos do mal, ou podemos nos entregar ao que infalivelmente gera maus desejos e temperamentos na alma; e sob a mesma influência, podemos evitar todo ato de iniqüidade; pois nem o próprio Satanás pode, por qualquer poder que ele tenha, nos forçar a cometer impureza, roubo, embriaguez, assassinato, etc. Essas são coisas nas quais o corpo e a alma devem consentir. Mas, ainda assim, reter os olhos, os ouvidos, as mãos e o corpo em geral, das vistas, relatos e atos do mal, não purificará o espírito caído; é somente a graça e o Espírito de Cristo, poderosamente aplicados para esse mesmo propósito, que podem purificar a consciência e o coração de todas as obras mortas. Mas se não retermos o alimento pelo qual o homem do pecado é nutrido e apoiado, não podemos esperar que Deus purifique nossos corações. Enquanto estamos lutando contra o pecado, podemos esperar que o Espírito de Deus nos purifique por sua inspiração de toda injustiça, para que possamos amar e engrandecer perfeitamente nosso Criador. Como aqueles que esperam que Deus purifique seus corações, continuamente entregando seus olhos, ouvidos e mãos ao que é proibido e ao que tende a aumentar e pôr em ação todas as más propensões da alma?

Aperfeiçoando a santidade – Trazendo toda a mente de Cristo à alma. Este é o grande objetivo da busca genuína de um cristão. Os meios para conseguir isso são,

  1. Resistir e evitar o pecado, em todas as suas formas convidativas e sedutoras.

2. Colocando o temor de Deus diante de nossos olhos, para que possamos temer o descontentamento dele, e abominar o que quer que o excite, e o que quer que possa provocá-lo a reter seu maná de nossa boca. Vemos, portanto, que há um sentido forte e ortodoxo no qual podemos nos purificar de toda a imundície da carne e do espírito e, portanto, perfeita santidade no temor de Deus.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 7: 1 . Tendo, portanto, essas promessas: Este versículo certamente deveria ter sido conectado com o que se passa antes, e não ter começado um novo capítulo. Alguns leram a última parte da seguinte maneira: de toda a imundície da carne e aperfeiçoando a santidade do Espírito no temor de Deus. Se o entendermos de acordo com a nossa versão, o significado é: “Esforçemo-nos, através da graça divina, a purificar-nos de toda a contaminação real e externa, e de todo afeto sensual interior que pode poluir nossos corações e torná-los desagradáveis ??a Deus. . ”

Comentário de Scofield

aperfeiçoamento

(Veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

Comentário de John Wesley

Tendo, portanto, essas promessas, amados, purificamo-nos de toda a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Vamos nos purificar – Esta é a parte final da exortação, proposta em 2 Coríntios 6: 1 e retomada em 2 Coríntios 6:14 .

De toda poluição da carne – Todo pecado exterior.

E do espírito – Tudo interior. No entanto, não descansemos na religião negativa, mas na santidade perfeita – levando-a à altura em todos os seus ramos, e perseverando até o fim no temor amoroso de Deus, o fundamento seguro de toda a santidade.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 19:9 – Deu-lhes as seguintes ordens: “Vocês devem servir com fidelidade e com coração íntegro, no temor do Senhor.

Salmos 19:9 – O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas.

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Salmos 119:9 – Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

Provérbios 8:13 – Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.

Provérbios 16:6 – Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal.

Provérbios 20:9 – Quem poderá dizer: “Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado? “

Provérbios 30:12 – os que são puros aos seus próprios olhos e que ainda não foram purificados da sua impureza;

Isaías 1:16 – Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Jeremias 4:14 – Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração para que você seja salva. Até quando você vai acolher projetos malignos no íntimo?

Jeremias 13:27 – Tenho visto os seus atos repugnantes os seus adultérios, os seus relinchos, a sua prostituição desavergonhada sobre as colinas e nos campos. Ai de você, Jerusalém! Até quando você continuará impura? “

Ezequiel 18:30 – “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Mateus 5:8 – Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Mateus 5:48 – Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.

Mateus 12:33 – “Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.

Mateus 23:25 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.

Lucas 11:39 – Então o Senhor lhe disse: “Vocês, fariseus, limpam o exterior do copo e do prato, mas interiormente estão cheios de ganância e da maldade.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 6:1 – Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?

1 Coríntios 6:20 – Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

2 Coríntios 1:20 – pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.

2 Coríntios 6:17 – Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”

Efésios 2:3 – Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Efésios 4:12 – com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

Filipenses 3:12 – Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Hebreus 4:1 – Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.

Hebreus 12:23 – à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

Hebreus 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 Pedro 2:11 – Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *