Estudo de Salmos 51:10 – Comentado e Explicado

Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.
Salmos 51:10

Comentário de Albert Barnes

Cria em mim um coração limpo, ó Deus – A palavra traduzida como “criar”, ??? berâ ‘ – é uma palavra que é empregada adequadamente para denotar um ato de “criação”; isto é, de fazer com que algo exista onde não havia nada antes. É a palavra usada em Gênesis 1: 1 : “No princípio, Deus“ criou ”o céu e a terra” e que é comumente usada para expressar o ato da criação. É usado “aqui” evidentemente no sentido de fazer com que exista aquilo que não existia antes; e há claramente um reconhecimento do “poder” divino ou um sentimento da parte de Davi de que isso poderia ser feito somente por Deus. A idéia, no entanto, não é que uma nova “substância” possa ser criada para a qual o nome “um coração limpo” possa ser dado, mas que ele possa “ter” um coração limpo; para que seu coração seja purificado; que suas afeições e sentimentos sejam corrigidos; para que ele pudesse ter o que estava consciente de que “não” possuía agora – um coração limpo ou puro. Ele sentiu que isso só poderia ser produzido pelo poder de Deus; e a passagem, portanto, prova que é uma doutrina do Antigo Testamento, como é do Novo, que o coração humano é mudado apenas por uma ação divina.

E renove um espírito correto dentro de mim – Margem, “um espírito constante”. A palavra hebraica – ???? nakûn – significa apropriadamente o que é “ereto” ou o que é feito de pé, ou o que é firme ou estabelecido. É usado para denotar

(a) o que é reto, correto e apropriado: Êxodo 8:26 ; Jó 42: 8 ; Salmo 5: 9 ;

(b) aquilo que é certo, verdadeiro, sincero, Salmo 78:37 ;

(c) o que é firme, constante, fixo.

Este parece ser o significado aqui. Ele ora por um coração que seja firme nos propósitos da virtude; isso não cederia à tentação; isso levaria a cabo santas resoluções; isso seria firme no serviço de Deus. A palavra “renovar” aqui significa ser ou fazer novo; para produzir algo novo. Também é usado no sentido de renovar, quando aplicado a edifícios ou cidades, no sentido de “reconstruí-los” ou “repará-los”: Isaías 61: 4 ; 2 Crônicas 15: 8 ; 2 Crônicas 24: 4 . A palavra aqui naturalmente transmitia a idéia de que havia anteriormente um espírito certo e adequado nele, que ele rezava para que agora fosse restaurado. A linguagem é a de quem havia feito o certo anteriormente, mas que havia caído no pecado e que desejava que ele fosse trazido de volta à sua condição anterior.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 51:10 . Crie em mim um coração limpo Um coração limpo, é um coração livre daquelas paixões impuras e desordenadas, das quais Davi havia sentido fatalmente os efeitos, e na posse e sob a influência dessas disposições sagradas de piedade, santidade e virtude, em que consiste a retidão moral e a pureza da mente. Um espírito correto, é mais propriamente um espírito firme, constante e determinado. Implica tal resolução e firmeza de alma, pois, através da graça, ele deve efetivamente protegê-lo contra o poder de todas as tentações futuras. Ver 2 Coríntios 5:17 . Efésios 2:10 . Mudge torna isso, um espírito firmemente firme.

Comentário de E.W. Bullinger

Crio. Hebraico. bara “ , como em Gênesis 1: 1. O coração novo não é o antigo, mas recém-criado: ie ” gerado “ por Deus, como em João 3: 6-8 .

direita = firme. Compare os Salmos 78:37 ; Salmos 112: 7 .

espírito. Hebraico. ruach. App-9. Colocado pela figura do discurso Synecdoche (da parte), para todo o personagem.

Comentário de Adam Clarke

Cria em mim um coração limpo – Emendar não valerá; meu coração está completamente corrompido; deve ser feito de novo, feito como era no começo. Este é exatamente o sentimento de São Paulo: nem a circuncisão vale nada, nem a incircuncisão, mas uma nova criação; e a salvação dada sob a dispensação do Evangelho é chamada de um ser criado novamente em Cristo Jesus.

Um espírito reto dentro de mim – ???? ??? ruach nachon , um espírito constante, firme e determinado; chamado Salmo 51:12 , ????? ??? ruach nedibah , um espírito nobre. um espírito livre, generoso e principesco; alegremente se entregando a ti; não mais amarrado e degradado pela pecaminosidade do pecado.

Comentário de John Calvin

10 Cria em mim um coração limpo, ó Deus! Na parte anterior do salmo, David orou por perdão. Ele agora pede que a graça do Espírito, que ele havia perdido, ou merecia ter perdido, lhe fosse restaurada. Os dois pedidos são bastante distintos, embora às vezes confundidos, mesmo por homens que aprendem. Ele passa do assunto da remissão gratuita de pecados para o da santificação. E para isso ele foi naturalmente levado com intensa ansiedade, pela consciência de ter merecido a perda de todos os dons do Espírito, e por ter realmente, em grande medida, perdido-os. Empregando o termo criar, ele expressa sua persuasão de que nada menos que um milagre poderia afetar sua reforma e enfaticamente declara que o arrependimento é um dom de Deus. Os sofistas concedem a necessidade das ajudas do Espírito e permitem que a graça que ajuda deve ir antes e depois; mas designando um lugar intermediário para o livre arbítrio do homem, eles roubam a Deus grande parte de sua glória. Davi, pela palavra que ele usa aqui, descreve a obra de Deus em renovar o coração de maneira adequada à sua natureza extraordinária, representando-o como a formação de uma nova criatura.

Como ele já havia sido dotado do Espírito, ele ora na parte final do versículo que Deus renovaria um espírito correto dentro dele. Mas, pelo termo criar, que ele havia empregado anteriormente, ele reconhece que estamos em dívida com a graça de Deus, tanto para nossa primeira regeneração, quanto, no caso de nossa queda, para posterior restauração. Ele não apenas afirma que seu coração e espírito eram fracos, exigindo assistência divina, mas que eles devem permanecer destituídos de toda pureza e retidão até que estes sejam comunicados do alto. Por isso, parece que nossa natureza é totalmente corrompida: pois, se tivesse alguma retidão ou pureza, Davi, como neste versículo, teria chamado um como dom do Espírito e o outro como criação.

No versículo a seguir, ele apresenta a mesma petição, em linguagem que implica a conexão do perdão com o gozo da liderança do Espírito Santo. Se Deus nos reconcilia gratuitamente consigo mesmo, segue-se que ele nos guiará pelo Espírito de adoção. É apenas o que ele ama e conta entre seus próprios filhos que ele abençoa com uma parte do seu Espírito; e Davi mostra que sentiu isso quando orou pela continuidade da graça da adoção como indispensável à posse continuada do Espírito. As palavras deste versículo implicam que o Espírito não havia sido completamente retirado dele, por mais que seus dons tivessem sido temporariamente obscurecidos. De fato, é evidente que ele não podia ser totalmente despojado de suas antigas excelências, pois ele parece ter cumprido seus deveres como rei com crédito, ter observado conscientemente as ordenanças da religião e ter regulado sua conduta pela lei divina. . Em um ponto, ele havia caído em uma letargia mortal, mas não foi entregue a uma mente reprovada; e dificilmente é concebível que a repreensão de Nathan, o profeta, tivesse operado tão facilmente e tão repentinamente em despertá-lo, se ainda não houvesse uma centelha latente de piedade em sua alma. Ele ora, é verdade, que seu espírito seja renovado, mas isso deve ser entendido com uma limitação. A verdade sobre a qual estamos insistindo agora é importante, pois muitos homens instruídos foram negligenciados na opinião de que os eleitos, ao cairem no pecado mortal, podem perder completamente o Espírito e ficar alienados de Deus. O contrário é claramente declarado por Pedro, que nos diz que a palavra pela qual nascemos de novo é uma semente incorruptível ( 1 Pedro 1:23 😉 e João é igualmente explícito ao nos informar que os eleitos são preservados de cair completamente. , ( 1 João 3: 9. ) Por mais que pareçam ter sido rejeitados por Deus, é visto depois que a graça deve ter estado viva em seu seio, mesmo durante esse intervalo em que parecia estar extinto. Tampouco existe força na objeção de que Davi fale como se temesse ser privado do Espírito. É natural que os santos, ao caírem no pecado, e assim tenham feito o possível para expulsar a graça de Deus, sintam uma ansiedade a esse respeito; mas é seu dever manter firme a verdade de que a graça é a semente incorruptível de Deus, que nunca pode perecer em nenhum coração em que tenha sido depositada. Este é o espírito exibido por David. Refletindo sobre sua ofensa, ele fica agitado com medos e, no entanto, repousa na persuasão de que, sendo filho de Deus, ele não seria privado do que de fato havia perdido.

Comentário de John Wesley

Cria em mim um coração limpo, ó Deus; e renovar um espírito certo dentro de mim.

Criar – Trabalhe em mim um santo quadro de coração, pelo qual minha sujeira interior possa ser removida.

Certo – Heb. firme ou constante, para que minha resolução seja fixa e inabalável.

Espírito – temperamento ou disposição da alma.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *