Estudo de Hebreus 12:23 – Comentado e Explicado

da assembléia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus, juiz universal, e das almas dos justos que chegaram à perfeição,
Hebreus 12:23

Comentário de Albert Barnes

Para a assembléia geral – veja as notas em Hebreus 12:22 .

E igreja do primogênito – Ou seja, você está unido à igreja do primogênito. Os primogênitos entre os hebreus gozavam de privilégios especiais e, principalmente, preeminência de posição; veja as notas em Colossenses 1:15 . A referência aqui é, evidentemente, aos santos que foram distinguidos por sua piedade e que podem ser exaltados por honras especiais no céu – como os patriarcas, profetas, mártires. O significado é que, ao nos tornarmos cristãos, de fato nos identificamos com essa igreja feliz e honrada, e que esse é um motivo poderoso para nos induzir a perseverar. É uma consideração que deve nos fazer aderir à nossa religião em meio a todas as tentações e perseguições, que somos identificados com os homens mais eminentemente santos que já viveram e que devemos compartilhar suas honras e alegrias. O cristão está unido no sentimento, na honra e no destino, com os excelentes de toda a terra e de todos os tempos. Ele deveria sentir, portanto, uma honra ser cristão; ele não deveria ceder a tentações que o induzissem a se separar de tão boa comunhão.

Que estão escritos no céu – Margem, inscritos. A palavra aqui foi empregada pelos gregos para denotar que alguém estava matriculado como cidadão ou tinha direito aos privilégios da cidadania. Aqui significa que os nomes das pessoas referidas foram registrados ou registrados entre os habitantes do mundo celestial; veja as notas, Lucas 10:20 .

E a Deus o Juiz de todos – Deus, que pronunciará a sentença final em toda a humanidade. O objetivo da referência aqui a Deus como juiz não parece contrastar a condição dos cristãos com a dos judeus, como é o caso em algumas das circunstâncias mencionadas, mas trazer de forma impressionante à mente deles o fato de que eles mantinha uma relação especialmente próxima com ele, de quem todos deveriam receber sua colocação final. Como o destino de todos dependia dele, eles deveriam ter cuidado para não provocar sua ira. O desígnio do apóstolo parece dar uma rápida olhada no que havia no céu, conforme revelado pelo olho da fé ao cristão, que deveria funcionar como um motivo para induzi-lo a perseverar em seu curso cristão. O pensamento que parece ter lhe ocorrido em relação a Deus era que ele faria o que é certo para todos. Eles tinham, portanto, tudo a temer se se revoltassem dele; eles tinham tudo o que esperar se suportassem suas provações com paciência e perseverassem até o fim.

E para os espíritos de homens justos aperfeiçoados – Não apenas para os santos mais eminentes – a “igreja dos primogênitos” – mas para “todos” que foram aperfeiçoados no céu. Eles não estavam unidos apenas aos cristãos imperfeitos da Terra, mas também àqueles que foram completamente libertados do pecado e admitidos no mundo da glória. Essa é uma consideração que deve influenciar a mente de todos os crentes. Eles estão agora unidos com “todos” os remidos no céu. Eles devem viver de modo a não serem separados deles no dia final. A maioria dos cristãos já entre os remidos, não é um dos seus amigos mais ternamente amados. Um pai pode estar lá; uma mãe, uma irmã, um bebê sorridente. Deve ser um motivo poderoso conosco, para vivermos como estarmos preparados para nos reunir com eles no céu.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 12: 23-24 . À assembléia geral – À igreja cristã, consistindo no número inteiro de verdadeiros crentes espalhados por todo o mundo. A palavra pa??????? , aqui usada, significa adequadamente uma convenção declarada, em alguma ocasião alegre e festiva : particularmente é aplicada ao concurso nos Jogos Olímpicos; nessa visão, apresenta uma oposição muito elegante e animada ao caso dos israelitas, que foram atingidos por um terror geral quando foram convocados antes do monte Sinai. E igreja dos primogênitos – Todo o corpo de verdadeiros crentes, consistindo em judeus e gentios convertidos. Os santos são chamados de primogênitos, porque , segundo a lei, os primogênitos eram particularmente apropriados a Deus, e herdeiros de dupla honra e herança: e os santos são de uma maneira especial dedicada a Deus, são feitos filhos por uma adoção gratuita, e direito à herança celestial. Portanto, eles dizem ( Apocalipse 14: 4 ) serem redimidos dentre os homens, as primícias para Deus e o Cordeiro, sendo as mais excelentes da humanidade, pois as primícias foram consideradas as melhores da colheita. Que estão escritas no céu – Os primogênitos de Israel foram inscritos por Moisés em catálogos mantidos na terra, mas estes são registrados no céu como cidadãos da Nova Jerusalém, e têm direito a todos os privilégios e imunidades da igreja de Deus, sejam militantes ou triunfante. Veja nota em Filipenses 3:23 e Filipenses 4: 3 . E a Deus, o Juiz de todos – Em vez de se afastar, como seus pais fizeram no Sinai, você pode se aproximar de Deus como amigo e pai, e ter relações sexuais e comunhão com ele, que, como Juiz de tudo o recompensará com uma coroa de glória e infligirá aos seus perseguidores a punição. E para os espíritos de homens justos ou justos aperfeiçoados – Nomeadamente, os espíritos dos santos no paraíso, com os quais os santos da terra têm comunhão pela fé, esperança e amor, e formam um corpo com eles. Dizem que são aperfeiçoados porque, sendo justificados diante de Deus e totalmente santificados em sua natureza, são completamente santos; e sendo libertados de todas as enfermidades do corpo, são aperfeiçoados em um sentido muito mais elevado do que qualquer um que ainda esteja na Terra. Portanto, é evidente, diz Whitby, “que as almas dos homens justos não são reduzidas pela morte a um estado de insensibilidade; pois uma alma que raciocina e percebe boas coisas pode ser aperfeiçoada ao não perceber nada? Pode um espírito que aqui desfrutou dos prazeres de uma boa consciência, de uma vida de fé, de comunhão com Deus e do conforto do Espírito Santo, ser promovido à perfeição por uma privação total de todas essas satisfações e prazeres? ” E para Jesus, o Mediador da nova aliança – muito superior ao estabelecido com Israel antigamente pela mediação de Moisés, uma aliança fundada em melhores promessas e ratificada com uma solenidade indescritivelmente maior. E ao sangue da aspersão – a toda a virtude do precioso sangue de Cristo derramado por você, pelo qual você é asperso de uma consciência má. Esse sangue de aspersão foi o fundamento do escritório de mediação de nosso Senhor. A expressão é usada em alusão tanto à aspersão dos israelitas com sangue, quando a aliança foi feita no Sinai, quanto à aspersão do sangue das ofertas pelo pecado diante do véu e no propiciatório. Para o primeiro, a aspersão tipificava a eficácia do sangue de Cristo na obtenção da nova aliança, e a segunda, sua eficácia na obtenção do perdão do pecado, aceitação de Deus, seu Espírito renovador e todas as outras bênçãos do evangelho, para todos os que crêem. nele com o coração para a justiça. Isso fala coisas melhores que o sangue de Abel – pois enquanto o sangue de Abel exigia vingança sobre aquele que o derramou perversamente, o sangue de Jesus obteve misericórdia e salvação para seus assassinos maliciosos e cruéis. Esta é a interpretação geral da cláusula. Mas o Dr. Whitby, e alguns outros, pelo sangue de Abel, não entendem o seu próprio sangue, que pedia vingança ao assassino (ver Gênesis 4:10 ), mas o sangue do sacrifício que ele oferecia com fé, de que Deus testificou sua aceitação e pelo qual, diz-se, ele está morto ainda fala; entendendo o sentido de ser, que o sangue, ou sacrifício, de Cristo fala, ou adquire, coisas melhores que o sacrifício de Abel, sua busca de aceitação apenas para si mesmo, mas Cristo merece isto para todos os crentes; ele apenas se declara justo, mas Cristo intercede a Deus pela justificação de todos os homens. Mas, como Doddridge observa, há uma dureza que não pode ser comparada com facilidade ao chamar o sangue do sacrifício de Abel como sangue. A outra interpretação, portanto, parece preferível, como se referindo ao caráter gentil e gracioso de Cristo, e as bênçãos, em vez de vingança, atraídas por seu sangue. “Parece, durante todo esse período, uma referência à manifestação que Deus fez de si mesmo no monte Sion, como sendo mais suave do que no monte Sinai. E a sociedade celestial com a qual os cristãos estão incorporados é considerada como a primeira (ou seja, o monte Sion) naquelas circunstâncias em que era mais amável que a segunda. Sião era a cidade de Deus. No templo, que estava ali, os querubins eram os ornamentos das paredes, tanto no lugar santo quanto no mais santo, para significar a presença de anjos. Havia uma assembléia geral e congregação dos sacerdotes, que eram substituídos em vez dos primogênitos, cujos catálogos de nomes eram mantidos. Havia Deus, como juiz supremo das controvérsias, dando seus oráculos. O sumo sacerdote era o mediador entre Deus e Israel (comp. Lucas 1: 8-10 ), e o sangue de aspersão era usado diariamente. ” – Doddridge.

Comentário de E.W. Bullinger

assembléia geral . Grego. paneguris. Só aqui.

igreja . App-186.

primogênito = primogênito. Grego. prototokos. Veja Hebreus 11:28 .

escrito . Grego. apographo. Somente aqui e Lucas 2: 1 , Lucas 2: 3 , Lucas 2: 5 .

céu . Plural Veja Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Juiz . Grego. krites. Compare o App-122.

espíritos . App-101.

apenas homens . Grego. dikaios. App-191.

perfeito = aperfeiçoado. Veja Hebreus 11:40 . App-125. O ponto de vista é da “glória”, como em Romanos 8:30 .

Comentário de John Calvin

23. O primogênito, etc. Ele não chama os filhos de Deus indiscriminadamente o primogênito, pois as Escrituras chamam muitos de seus filhos que não são desse número; mas por uma questão de honra, ele adorna com essa distinção os patriarcas e outros santos de renome da igreja antiga. Ele acrescenta, que está escrito no céu, porque é dito que Deus tem todos os eleitos inscritos em seu livro ou catálogo secreto, como Ezequiel fala. (267)

O juiz de todos, etc. Parece que isso foi dito para inspirar o medo, como se ele dissesse, que a graça é tão alterada para nós, que ainda devemos considerar que temos a ver com um juiz, a quem uma conta deve ser dada se invadirmos presunçosamente seu santuário poluído e profano.

Os espíritos dos homens justos, etc. Ele acrescenta isso a íntimo de que estamos unidos às almas santas, que afastaram seus corpos e deixaram para trás toda a imundície deste mundo; e, portanto, ele diz que eles são consagrados ou “aperfeiçoados”, pois não estão mais sujeitos às enfermidades da carne, depois de terem deixado de lado a própria carne. E, portanto, podemos concluir com certeza que almas piedosas, separadas de seus corpos, ainda vivem com Deus, pois não poderíamos estar unidos a elas como companheiros.

Comentário de Adam Clarke

À assembléia geral – ?a?????e? . Esta palavra é unida à anterior por alguns dos melhores MSS., E é citada em conexão por vários dos pais: Vós chegastes – à assembléia geral de inúmeros anjos; e esta é provavelmente a verdadeira conexão.

A palavra pa??????? é composta de pa? , all e a????? , uma montagem; e significa, particularmente, uma assembléia reunida em ocasiões festivas. É aplicado à assembléia dos estados gregos em seus jogos nacionais, Olímpicos, Ístmicos, etc .; e, portanto, um discurso pronunciado a favor de qualquer pessoa em tais assembléias festivas foi chamado pa????????? ????? , um discurso panegírico; e, portanto, nossa palavra panegírico.

O primogênito – Aqueles que primeiro receberam o Evangelho de Cristo e que em outros lugares foram chamados de primeiros frutos: isso é falado em alusão ao primogênito entre os israelitas, que eram todos considerados como propriedade do Senhor e dedicados a ele. Os judeus deram o título ???? bechor , primogênito, àqueles que eram muito eminentes ou excelentes; o que chamaríamos de chefe ou parente dele. A igreja do primogênito é a assembléia dos mais excelentes.

Os quais estão escritos no céu – que estão inscritos como cidadãos da Nova Jerusalém e têm direito a todos os direitos, privilégios e imunidades da Igreja aqui e do céu acima. Isso é falado em alusão ao costume de se inscrever ou escrever em mesas, etc., os nomes de todos os cidadãos de uma cidade específica; e todos os assim registrados foram considerados como tendo o direito de morar lá e de gozar de todos os seus privilégios. Todos os crentes genuínos são habitantes do céu. Esse é o país deles, e lá eles têm seus direitos, etc. E todo membro de Cristo tem o direito e pode exigir todas as ordenanças na Igreja de seu Redentor; e ai daquele que tenta impedi-los!

Deus, o juiz de todos – O Deus supremo está sempre presente nesta assembléia geral: para ele todos estão reunidos; por ele são admitidos a todos esses direitos, etc .; sob sua inspeção, eles continuam a agir; e somente ele apaga do registro aqueles que agem indignamente em relação à sua cidadania. O juiz aqui deve ser considerado no uso judaico do termo, ou seja, alguém que exerce domínio e autoridade soberanos.

Os espíritos de homens justos aperfeiçoados – Não podemos entender esses termos sem a assistência da fraseologia judaica. Os judeus dividem a humanidade em três classes:

  1. O Just Perfect, ????? ?????? tsaddikim gemurim .
  • O perverso perverso ????? ????? reshaim gemurim .
  • Aqueles entre os dois, ???????? beinoniyim .
  • Os perfeitos são aqueles,
  • Que conquistaram todos os apetites brutais e paixões grosseiras.
  • Que estiveram no tempo de forte tentação.
  • Quem dá esmola com um coração sincero.
  • Que adoram apenas o verdadeiro Deus.
  • Quem não é desagradável.
  • Aqueles de quem Deus tirou ??? ??? yetser hara , má concupiscência e deram ??? ??? yetser tob , o bom princípio.
  • Os perfeitos perversos são aqueles,
  • Quem nunca se arrepende.
  • Eles recebem sua parte nesta vida, porque não podem ter nenhum na vida futura e estão sob a influência de ??? ??? yetser hara , o princípio do mal.
  • Os intermediários são aqueles que são influenciados em parte pelo princípio do mal e em parte pelo bem. – Veja Schoettgen.
  • Em várias partes desta epístola te?e??? , o homem justo, significa aquele que tem pleno conhecimento do sistema cristão, que é justificado e salvo por Cristo Jesus; e os tete?e???eµ?? são os cristãos adultos, que se opõem aos ??p??? ou bebês no conhecimento e na graça. Veja Hebreus 5: 12-14 ; Hebreus 8:11 ; e Gálatas 4: 1-3 . Os espíritos dos justos aperfeiçoados, ou dos justos perfeitos, são os cristãos crescidos; aqueles que são justificados pelo sangue e santificados pelo Espírito de Cristo. Ser chegado a tal implica a união espiritual que os discípulos de Cristo têm uns com os outros e que eles possuem até onde quer que estejam separados; pois todos eles estão unidos em um espírito, Efésios 2:18 ; eles estão na unidade do espírito, Efésios 4: 3 , Efésios 4: 4 ; e de uma alma, Atos 4:32 . Essa é uma unidade que nunca foi possuída pelos próprios judeus em seu melhor estado; it is peculiar to real Christianity: as to nominal Christianity, wars and desolations between man and his fellows are quite consistent with its spirit. See at the end of the chapter, (note).

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 12:23 . À assembléia geral A palavra ?a??????? significa adequadamente uma convenção declarada em alguma ocasião alegre e festiva; em particular, é aplicada à competição nos Jogos Olímpicos: na qual, expressa uma oposição muito elegante e viva ao caso dos israelitas; que foram atingidos por um terror geral, quando foram convocados antes do monte Sinai. Os primogênitos são todos que herdam o direito de nascimento; isto é, todos os santos fiéis de Deus. Pensa-se que as palavras tenham uma ênfase peculiar aqui; implicando que Deus julgará toda a humanidade, judeus e gentios. (Ver Romanos 3:30 .) De onde é fácil a inferência, que devemos seguir a paz com todos os homens e receber à comunhão tudo o que Deus justifica. Os espíritos dos justos aperfeiçoados significam que as almas que gozam de completa felicidade com Deus no céu, na medida em que possa consistir no estado separado.

    Comentário de Scofield

    Igreja

    Igreja (verdadeira), Resumo: A igreja verdadeira, composta por todo o número de pessoas regeneradas desde o Pentecostes até a primeira ressurreição 1 Coríntios 15:52, unidos e a Cristo pelo batismo com o Espírito Santo 1 Coríntios 12:12 ; 1 Coríntios 12:13 é o corpo de Cristo, do qual Ele é o Cabeça Efésios 1:22 ; Efésios 1:23 . Como tal, é um templo sagrado para a habitação de Deus através do Espírito Efésios 2:21 ; Efésios 2:22 é “uma só carne” com Cristo Efésios 5:30 ; Efésios 5:31 e desposado com Ele como uma casta virgem para um marido 2 Coríntios 11: 2-4 .

    perfeito (veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

    Comentário de John Wesley

    À assembléia geral e igreja dos primogênitos, que estão escritas no céu, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

    À assembléia geral – A palavra significa adequadamente uma convenção declarada em alguma ocasião do festival.

    E igreja – Todo o corpo de verdadeiros crentes, seja na terra ou no paraíso. Dos primogênitos – Os primogênitos de Israel foram matriculados por Moisés; mas estes estão inscritos no céu, como cidadãos lá. É observável que, nessa bela gradação, esses primogênitos são colocados mais perto de Deus do que os anjos. Veja Tiago 1:18 .

    E a Deus, o Juiz de todos – Propício a você, adverso a seus inimigos.

    E para os espíritos – As almas separadas.

    Apenas de homens – parece significar, de crentes do Novo Testamento. O número deles, ainda não grande, é mencionado distinto da inumerável companhia de justos homens que o juiz absolveu. Agora eles são aperfeiçoados em um sentido mais elevado do que qualquer um que ainda esteja vivo. Portanto, São Paulo, enquanto ainda está na terra, nega que ele foi aperfeiçoado, Filipenses 3:12 .

    Referências Cruzadas

    Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

    Exodo 4:22 – Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho,

    Exodo 13:2 – “Consagre a mim todos os primogênitos. O primeiro filho israelita me pertence, não somente entre os homens, mas também entre os animais”.

    Exodo 32:32 – Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste”.

    Deuteronômio 21:17 – Ele terá que reconhecer o filho da mulher que ele não prefere como filho mais velho, dando-lhe porção dupla de tudo o que possui. Aquele filho é o primeiro sinal da força de seu pai e o direito do filho mais velho lhe pertence.

    Salmos 50:5 – “Ajuntem os que me são fiéis, que, mediante sacrifício, fizeram aliança comigo”.

    Salmos 69:28 – Sejam eles tirados do livro da vida e não sejam incluídos no rol dos justos.

    Salmos 89:7 – Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.

    Salmos 89:27 – Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra.

    Salmos 94:2 – Levanta-te, Juiz da terra; retribui aos orgulhosos o que merecem.

    Salmos 96:13 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!

    Salmos 98:9 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.

    Salmos 111:1 – Aleluia! Darei graças ao Senhor de todo o coração na reunião da congregação dos justos.

    Eclesiastes 12:7 – o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

    Jeremias 31:9 – Voltarão com choro, mas eu os conduzirei em consolações. Eu os conduzirei às correntes de água por um caminho plano, onde não tropeçarão, porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho.

    Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

    Lucas 10:20 – Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

    João 5:27 – E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.

    Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

    1 Coríntios 13:12 – Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

    1 Coríntios 15:49 – Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.

    1 Coríntios 15:54 – Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”.

    2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

    Efésios 1:22 – Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,

    Efésios 5:24 – Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

    Filipenses 1:21 – porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

    Filipenses 3:12 – Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

    Filipenses 4:3 – Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

    Colossenses 1:12 – dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

    Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

    2 Tessalonicenses 1:5 – Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

    1 Timóteo 3:5 – Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?

    Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

    Hebreus 9:27 – Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

    Hebreus 11:4 – Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

    Hebreus 11:40 – Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

    Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

    1 Pedro 2:23 – Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

    Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

    Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

    Apocalipse 14:4 – Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro.

    Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *