Estudo de Salmos 69:28 – Comentado e Explicado

Sejam riscados do livro dos vivos, e não se inscrevam os seus nomes entre os justos.
Salmos 69:28

Comentário de Albert Barnes

Sejam apagados do livro dos vivos – Ou seja, deixem de viver; não sejam numerados entre os vivos; que eles sejam cortados. Esse idioma é retirado do costume de registrar os nomes de pessoas em uma lista, lista ou catálogo, Êxodo 32:32 . Veja as notas em Filemon 4: 3 . Compare Apocalipse 3: 5 . A linguagem não tem referência ao mundo futuro; “não” é uma oração para que eles não sejam salvos.

E não se escreva com os justos – não sejam registrados nem numerados com os justos. Como eles são maus, assim sejam numerados; tão considerado. Que sejam contados e tratados como são. Eles merecem ser punidos; então deixe eles estarem. Tudo o que isso “necessariamente” significa é que eles não devem ser tratados como justos, quando de fato “não” são justos. Não se pode demonstrar que o autor do salmo não desejaria que “se tornassem” justos e que “então” fossem considerados e tratados como tal. Tudo o que a linguagem aqui implica é um desejo de que eles sejam considerados e tratados como eram; isto é, como eles mereciam. Evidentemente, a linguagem deriva da idéia tão comum no Antigo Testamento que a duração de dias seria a recompensa de uma vida justa (ver Jó 5:26 ; Provérbios 3: 2 ; Provérbios 9:11 ; Provérbios 10:27 ), e que os ímpios seriam exterminados no meio de seus dias. Veja as notas no Salmo 55:23 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 69:28 . Deixe-os serem apagados do livro Isso significa apenas que eles devem ser cortados e morrer antes do tempo normal. Antes observamos que Deus às vezes é representado como registrando e inserindo em um livro a concepção, nascimento, sofrimentos, ações e punições de seu povo: então aqui e em outros lugares, ele é representado como mantendo uma lista ou rolando em que os nomes de todo o seu povo estão inscritos. A alusão parece ter sido tirada do costume de generais e comandantes de exércitos, que, após a deserção ou morte de um soldado, o expulsam da lista. É isso que Ezequiel faz alusão, Ezequiel 13: 9, onde ele a chama: A escrita da casa de Israel; e ser escrito ou inscrito nessa lista significava o mesmo que ser reconhecido por um dentre o povo de Deus. Compare Isaías 4: 3 . Como grande imoralidade e apostolado, como são os assuntos deste salmo, pode muito bem ser considerada uma espécie de deserção espiritual, a alusão é aplicada aqui com grande propriedade.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 69:28 . Sejam apagados do livro dos vivos – “Sejam eliminados antes do tempo e não desfrutem de nenhuma das bênçãos que prometeram aos justos”. – bispo Patrick. Pensa-se que o salmista alude a registros ou catálogos, nos quais os nomes dos homens vivos costumavam ser registrados, e dos quais os nomes dos que morreram foram apagados. Isso foi terrivelmente cumprido com relação aos judeus incrédulos, vastas multidões das quais caíram pela espada e pela fome, enquanto nenhum dos que adotaram a fé cristã pereceu entre eles. A nação, como nação, foi apagada da lista de nações e não se tornou um povo. As palavras também podem ser entendidas, como são por muitos comentaristas, de sua rejeição à aliança de Deus e dos privilégios dela, que é o livro dos verdadeiramente vivos, ou o livro da vida. “Que a comunidade de Israel em si, Israel de acordo com a carne, fique agora alienada daquela aliança de promessa, da qual até agora possuía o monopólio.” –

Henry. Esse tem sido o caso dos judeus degenerados e apóstatas, que não são mais o povo peculiar de Deus, nem têm parte ou parte da herança de seus filhos. Assim, Ezequiel, falando dos falsos profetas, não estará na assembléia do meu povo, nem serão escritos nos escritos da casa de Israel, Ezequiel 13: 9 . Isso está de acordo com a próxima cláusula: que eles não sejam escritos com os justos – que eles não tenham, ou, eles não terão, um lugar na congregação dos santos, quando todos serão reunidos na assembléia geral daqueles cujos nomes estão escritos no céu.

Comentário de E.W. Bullinger

o viver = vida. Veja nota em Levítico 18: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Sejam apagados – Serão apagados da terra dos vivos. Serão afastados da vida, que perderam com sua crueldade e opressão. O salmista está falando de justiça retributiva; e, nesse sentido, todas essas passagens devem ser entendidas.

E não sejam escritos com os justos – Eles não terão título para a longa vida que Deus prometeu aos seus seguidores.

Comentário de John Calvin

28. Sejam apagados do livro dos vivos. (95) Esta é a última imprecação, e é a mais terrível do todo; mas, no entanto, uniformemente segue a perseverada impenitência e obstinação incorrigível de que o salmista falou acima. Depois de ter afastado deles todas as esperanças de arrependimento, ele denuncia contra elas a destruição eterna, que é o significado óbvio da oração, para que elas sejam apagadas do livro dos vivos; pois todos aqueles que inevitavelmente devem perecer e que não são encontrados escritos ou inscritos no livro da vida. Esta é realmente uma maneira imprópria de falar; mas é um bem adaptado à nossa capacidade limitada, sendo o livro da vida nada mais que o propósito eterno de Deus, pelo qual ele predestinou seu próprio povo à salvação. Deus, com certeza, é absolutamente imutável; e, além disso, sabemos que aqueles que são adotados para a esperança da salvação foram escritos antes da fundação do mundo ( Efésios 1: 4 😉 mas como o propósito eterno de eleição de Deus é incompreensível, diz-se, em acomodação ao imperfeição da compreensão humana, de que aqueles a quem Deus abertamente, e por sinais manifestos, se inscreve entre seu povo, são escritos. Por outro lado, aqueles a quem Deus rejeita abertamente e expulsa de sua Igreja são, pela mesma razão, supostamente apagados. Como então Davi deseja que a vingança de Deus possa se manifestar, ele fala muito apropriadamente da reprovação de seus inimigos em linguagem adaptada ao nosso entendimento; como se ele tivesse dito, ó Deus! não os considere entre o número ou as fileiras do teu povo, e não os ajuntem com a tua Igreja; mas antes mostre, destruindo-os, que os rejeitaste; e, embora eles ocupem um lugar por um tempo entre os teus fiéis, por fim os interrompa, para tornar manifesto que eles eram alienígenas, embora estivessem misturados com os membros de sua família. Ezequiel usa linguagem de importância semelhante quando diz:

“E a minha mão estará sobre os profetas que vêem vaidade e essa mentira divina: eles não estarão na assembléia do meu povo, nem serão escritos nos escritos da casa de Israel.”
( Ezequiel 13: 9 )

Isso, no entanto, continua verdadeiro, como é dito pelo apóstolo João ( 1 João 2:19 ), que ninguém que já foi realmente filho de Deus jamais cairá ou será totalmente cortado. (96) Mas, como os hipócritas se gabam presunçosamente de que são os principais membros da Igreja, o Espírito Santo expressa bem sua rejeição pela figura de serem apagados do livro da vida. Além disso, deve-se observar que, na segunda cláusula, todos os eleitos de Deus são chamados justos; pois, como Paulo diz em 1 Tessalonicenses 4: 3 ,

“Esta é a vontade de Deus, mesmo a nossa santificação, de que cada um de nós saiba possuir seu vaso em santificação e honra: pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” ( 1 Tessalonicenses 4: 3 )

E o clímax que o mesmo apóstolo usa no capítulo 8 de sua epístola aos romanos, no versículo 30, é bem conhecido:

“A quem predestinou, também chamou; e quem
ele chamou, eles também justificou; e a quem ele justificou,
eles também glorificou. ” ( Romanos 8:30 )

Comentário de John Wesley

Sejam apagados do livro dos vivos, e não sejam escritos com os justos.

Viver – Da vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *