Estudo de Filipenses 1:21 – Comentado e Explicado

Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Filipenses 1:21

Comentário de Albert Barnes

Para mim, viver é Cristo – Meu único objetivo na vida é glorificar a Cristo. Ele é o fim supremo da minha vida, e eu o valorizo ??apenas como dedicado à sua honra – Doddridge. Seu objetivo não era honra, aprendizado, ouro, prazer; foi glorificar o Senhor Jesus. Esse era o único objetivo de sua alma – um objetivo ao qual ele se dedicou com tanta solidez e ardor como sempre, um avarento à busca do ouro, ou um devoto de prazer à diversão ou um aspirante à fama à ambição. Isso implicava o seguinte:

(1) pretende conhecer o máximo possível de Cristo – familiarizar-se o máximo possível com sua posição, seu caráter, seus planos, com as relações que ele sustentava com o Pai e com as reivindicações e influências de sua religião; veja Filipenses 3:10 ; Efésios 3:19 ; compare João 17: 3 .

(2) se propõe a imitar a Cristo – para torná-lo o modelo de sua vida. Era um desígnio que seu Espírito reinasse em seu coração, que o mesmo temperamento o atuasse e que o mesmo grande fim fosse constantemente visto.

(3) se propõe a tornar sua religião conhecida, tanto quanto possível, entre a humanidade. Para isso, Paulo deu seriamente sua vida e dedicou seus grandes talentos. Seu objetivo era ver, em muitas mentes, que ele podia impressionar os sentimentos da religião cristã; para ver quantos membros da família humana ele poderia tornar conhecido Cristo, a quem ele era desconhecido antes. Nunca houve um homem que se entregasse com mais ardor a qualquer empreendimento do que Paulo a isso; e nunca foi tão bem sucedido, em nenhum empreendimento, quanto ele.

(4) era um propósito desfrutar de Cristo. Ele tirou seu conforto dele. Sua felicidade ele encontrou em comunhão com ele. Não estava nas obras de arte; não na busca de literatura elegante; não no mundo frívolo e na moda; mas estava em comunhão com o Salvador e esforçando-se por agradá-lo.

Comentários sobre Apocalipse 14:13 . Um sentimento semelhante a esse ocorre com frequência nos escritores clássicos gregos e latinos. Veja Wetstein, in loc., Que coletou inúmeras dessas passagens. Com eles, o sentimento teve origem na crença de que seriam libertados do sofrimento e admitidos em algum mundo feliz além da sepultura. Para eles, no entanto, tudo isso era conjectura e incerteza. A palavra “ganho”, aqui, significa lucro, vantagem; e o significado é que haveria uma vantagem em morrer acima da vida. Benefícios importantes resultariam para ele pessoalmente, caso ele morresse; e a única razão pela qual ele gostaria de viver era que ele poderia ser o meio de beneficiar os outros; Filipenses 1: 24-25 . Mas como seria ganho morrer? Que vantagem haveria nas circunstâncias de Paulo? O que nos nossos? Pode-se responder que será um ganho para um cristão morrer nos seguintes aspectos:

(1) Ele será então libertado do pecado. Aqui está a fonte de perpétua humilhação e tristeza; no céu não haverá mais pecado.

(2) ele será libertado de dúvidas sobre sua condição. Aqui, os melhores são suscetíveis a duvidar de sua piedade pessoal e, muitas vezes, passam muitas horas ansiosas em referência a esse ponto; no céu, a dúvida não será mais conhecida.

(3) ele será libertado da tentação. Aqui, ninguém sabe quando ele pode ser tentado, nem quão poderosa a tentação pode ser; no céu, não haverá atração para desviá-lo; nenhum devoto astuto, astuto e hábil do prazer de colocar induções diante dele para pecar; e sem coração para ceder a eles, se houvesse.

(4) ele será libertado de todos os seus inimigos – do caluniador, do caluniador, do perseguidor. Aqui, o cristão é constantemente suscetível de ter seus motivos questionados ou de ser recebido com depreciação e calúnia; lá, não haverá ninguém que lhe faça injustiça; todos se alegrarão na crença de que ele é puro,

(5) Ele será libertado do sofrimento. Aqui ele está constantemente sujeito a isso. Sua saúde falha, seus amigos morrem, sua mente está triste. Lá, não haverá separação de amigos, nem doença nem lágrimas.

(6) ele será libertado da morte. Aqui, a morte está sempre perto – terrível, alarmante, terrível para a nossa natureza. Lá, a morte não será mais conhecida. Nenhum rosto fica pálido e nem joelhos tremem quando ele se aproxima; em todo o céu nunca se verá uma procissão fúnebre, nem o solo jamais abrirá seu seio para fornecer uma sepultura.

(7) a tudo isso pode ser acrescentado o fato de que o cristão estará cercado por seus melhores amigos; que ele se reunirá com aqueles a quem amou na terra; que ele será associado aos anjos da luz; e que ele será admitido na presença imediata de seu Salvador e seu Deus! Por que, então, um cristão deveria ter medo de morrer? E por que ele não deveria saudar aquela hora, quando chega, como a hora de sua libertação, e se alegrar por ele estar indo para casa? O prisioneiro, há muito confinado em uma masmorra, teme a hora que vai abrir sua prisão e permite que ele retorne à sua família e amigos? O homem em uma terra estrangeira, por muito tempo exilado, teme a hora em que embarcará no oceano para ser transportado para onde possa abraçar os amigos de sua juventude? O doente teme a hora que o restaura à saúde; os aflitos, a hora do conforto? o andarilho à noite, a luz alegre do dia que volta? E por que então o cristão temer a hora que o restaurará ao rigor imortal; que removerá todas as suas tristezas; que o apresentará ao dia eterno?

A morte é a coroa da vida:

Se a morte fosse negada, o pobre homem viveria em vão:

Se a morte fosse negada, viver não seria vida.

Se a morte fosse negada, até os tolos desejariam morrer.

Feridas da morte para curar; nós caímos; nós subimos; nós reinamos!

Brota de nossos grilhões; prenda nos céus;

Onde o Éden florescente murcha à nossa vista.

A morte nos dá mais do que estava perdido no Éden,

O rei dos terrores é o príncipe da paz.

Pensamentos noturnos, iii.

Comentário de E.W. Bullinger

eu Emph . viver. Compare o App-170. ganho. Grego. kerdos. Aqui, Filipenses 3: 7 . Tito 1:11 . Não para Paulo, mas para Cristo, como está claro em Filipenses 1:20 . Para Paulo, a vida e a morte não tinham importância, desde que a causa de Cristo fosse avançada. Seus laços haviam promovido o evangelho, o que sua morte não faria? Compare Filipenses 2:17 . 2 Coríntios 7: 3 .

Comentário de John Calvin

21 para mim viver . Até agora, na minha opinião, os intérpretes deram uma interpretação e exposição incorretas a essa passagem; pois eles fazem essa distinção: que Cristo era vida para Paulo e morte era ganho. Eu, por outro lado, faço de Cristo o sujeito do discurso em ambas as cláusulas, para que ele seja declarado ganho nele, tanto na vida quanto na morte; pois é costume dos gregos deixar que a palavra p??? seja entendida. Além disso, esse significado é menos forçado, também corresponde melhor à afirmação anterior e contém uma doutrina mais completa. Ele declara que é indiferente para ele, e é todo um, se ele vive ou morre, porque, tendo Cristo, ele considera que ambos são ganhos . E certamente é somente Cristo que nos faz felizes, tanto na morte quanto na vida; caso contrário, se a morte é miserável, a vida não é em nenhum grau mais feliz; de modo que é difícil determinar se é mais vantajoso viver ou morrer de Cristo . Por outro lado, deixe Cristo estar conosco, e ele abençoará nossa vida e nossa morte, para que ambos sejam felizes e desejáveis ??para nós.

Comentário de Adam Clarke

Para mim, viver é Cristo – se vivo ou morro, Cristo é ganho para mim. Enquanto vivo, sou propriedade e servo de Cristo, e Cristo é minha porção; se eu morrer – se for chamado para testemunhar a verdade às custas da minha vida, isso será ganho; Eu serei salvo dos problemas e dificuldades remanescentes da vida e serei imediatamente colocado em posse da minha herança celestial. Como, portanto, me respeita, é uma questão de perfeita indiferença para mim se sou levado por uma morte violenta ou se posso continuar aqui por mais tempo; em ambos os casos, não posso perder nada.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 1:21 . Para mim, viver é Cristo, etc. – “Ele é o fim supremo da vida, e eu o valorizo ??apenas porque é capaz de ser referido aos propósitos de sua honra; e, em conseqüência disso, morrer é ganho: pois, como esse temperamento argumenta meu interesse na amizade desse Redentor, que é o Senhor do invisível, bem como do mundo visível, estou bem satisfeito de que ele fará uma ampla provisão para a minha felicidade, quando eu abandonar esta vida transitória, e me cercam de bênçãos muito mais importantes do que qualquer outra que eu deva renunciar.Também a utilidade da minha morte não se limita a isso; pode ser fundamental para conquistar outros para a religião de Cristo; para que, em todos os casos, se eu respeite a honra de Cristo, ou, minha própria condição eterna, Para mim viver é Cristo, e morrer é ganho. “ O Sr. Pierce faria isso, pois Cristo é um ganho para mim, vivendo ou morrendo.

Comentário de John Wesley

Pois para mim viver é Cristo, e morrer é ganho.

Para mim, viver é Cristo – Saber, amar, seguir a Cristo é minha vida, minha glória, minha alegria.

Referências Cruzadas

Isaías 57:1 – O justo perece, e ninguém pondera sobre isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal.

Romanos 8:35 – Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 3:22 – seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês,

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

2 Coríntios 5:6 – Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor.

2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

Filipenses 1:23 – Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;

Filipenses 2:21 – pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.

Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

1 Tessalonicenses 4:13 – Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

Apocalipse 14:13 – Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *