Estudo de 1 Coríntios 1:30 – Comentado e Explicado

É por sua graça que estais em Jesus Cristo, que, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção,
1 Coríntios 1:30

Comentário de Albert Barnes


Mas dele – Ou seja, por sua agência e poder. Não é pela filosofia; não de nós mesmos; mas por sua misericórdia. O apóstolo mantém em destaque, que não era de sua filosofia, riqueza ou posição que eles haviam sido elevados a esses privilégios, mas de Deus como autor.

Vocês são – vocês são o que são pela misericórdia de Deus. 1 Coríntios 15:10 . Você deve suas esperanças a ele. A ênfase neste versículo é para ele colocar nesta expressão, “sois”. Vocês são cristãos, não pela ação do homem, mas pela ação de Deus.

(Veja a nota complementar em Romanos 8:10 .)

Em Cristo Jesus – Veja a nota em 1 Coríntios 1: 4 . Pelo médium, ou através da obra de Cristo, essa misericórdia foi conferida a você.

Quem de Deus – de Deus ?p? ?e?? apo theouChrist nos é dado por Deus, ou designado por ele para ser nossa sabedoria etc. Deus originou o esquema e Deus o deu para esse fim.

Sabedoria – Ou seja, ele é para nós a fonte da sabedoria; é por ele que somos feitos sábios. Isso não pode significar que sua sabedoria se torne estrita e adequadamente nossa; que isso nos é atribuído e considerado como nosso, pois isso não é verdade. Mas deve significar simplesmente que os cristãos se tornaram “verdadeiramente sábios” pela agência, pelo ensino e pela obra de Cristo. Os filósofos tentaram tornar-se sábios por suas próprias investigações e investigações. Mas os cristãos haviam se tornado sábios pela obra de Cristo; isto é, foi por suas instruções que eles se familiarizaram com o verdadeiro caráter de Deus; com sua lei; com sua própria condição; e com a grande verdade de que havia uma imortalidade gloriosa além do túmulo. Nenhuma dessas verdades foi obtida pelas investigações dos filósofos, mas pelas instruções de Cristo. Da mesma maneira, foi através dele que eles foram praticamente sábios para a salvação. Compare Colossenses 2: 3: “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. Ele é o grande agente pelo qual nos tornamos verdadeiramente sábios. Cristo é frequentemente representado como eminentemente sábio e como a fonte de toda a verdadeira sabedoria para seu povo. Isaías 11: 1 ; Mateus 13:54 ; Lucas 2:40 , Lucas 2:52 ; 1 Coríntios 1:24 ; 1 Coríntios 3:10 . “Vocês são sábios em Cristo.” Muitos comentaristas supuseram que a bela descrição da sabedoria, em Romanos 3: 26-27 ); e,

(2) Porque, por sua influência, obra, espírito e verdade, somos feitos pessoalmente santos aos olhos de Deus.

O primeiro é, sem dúvida, o que se pretende aqui, como a santificação é especificada a seguir. O apóstolo aqui se refere simplesmente ao fato, sem especificar o modo em que isso é feito. Isso deve ser aprendido com outras partes do Novo Testamento. Compare a nota em Romanos 4:25 . A doutrina da justificação é que Deus considera e trata os justos que crêem em seu Filho e que são perdoados por causa do que ele fez e sofreu. As várias etapas do processo podem ser assim declaradas:

(1) O pecador é por natureza exposto à ira de Deus. Ele está perdido e arruinado. Ele não tem mérito próprio. Ele violou uma lei sagrada, e essa lei o condena, e ele não tem poder para fazer expiação ou reparação. Ele nunca pode ser considerado um homem “justo” por seus próprios méritos. Ele nunca pode justificar sua conduta, como um homem pode fazer em um tribunal de justiça onde ele é injustamente acusado, e assim deve ser declarado justo.

(2) Jesus Cristo tomou o lugar do pecador e morreu em seu lugar. Ele honrou uma lei violada; ele tornou consistente que Deus perdoasse. Por seus terríveis sofrimentos, sofridos no lugar do pecador, Deus mostrou seu ódio ao pecado e sua vontade de perdoar. Sua verdade será justificada, e sua lei honrada, e seu governo garantido, se agora ele perdoar o ofensor quando penitente. Ao suportar essas tristezas pelos outros, e não por si mesmo, elas podem ser consideradas e julgadas por Deus. Todos os “benefícios” ou “resultados” dessa expiação, portanto, como foi feito para outros, podem ser aplicados a eles, e toda a vantagem de tal substituição em seu lugar, pode ser entregue a eles, como realmente quando um homem paga uma mão para um amigo; ou quando ele paga outro resgate. O preço é calculado como pago por eles e os “benefícios” fluem para o devedor e o cativo. Não é considerado que eles pagaram, pois isso não é verdade; mas isso foi feito por eles, e o benefício pode ser deles, o que é verdade.

(3) Deus teve o prazer de prometer que esses benefícios podem ser conferidos àquele que crê no Salvador. O pecador é “unido” pela fé ao Senhor Jesus, e é assim julgado ou reconhecido. Deus “estima” ou o julga crente de acordo com a promessa. E, acreditando e se arrependendo, ele considera consistente perdoar e justificar aquele que está tão unido a seu Filho pela fé. Ele é justificado, não pelo ATO da fé; não por nenhum mérito próprio, mas pelos méritos de Cristo. Ele não tem outro terreno e nenhuma outra esperança. Assim, ele é de fato um homem perdoado e justificado; e Deus assim julga e julga. A lei de Deus é honrada, e o pecador é perdoado e salvo; e agora é tão consistente para Deus tratá-lo como um homem justo, como seria se ele nunca tivesse pecado – uma vez que a lei de Deus mostra tão alta honra, como teria havido se ele fosse pessoalmente obediente, ou ele sofreu pessoalmente sua penalidade. E como, através da morte de Cristo, os mesmos “resultados” são garantidos na manutenção do governo moral de Deus como seria por sua condenação, é consistente e apropriado que Deus o perdoe e o trate como um homem justo; e fazê-lo está de acordo com a infinita benevolência de seu coração.

E santificação – Por ele somos santificados ou santificados. Evidentemente, isso não significa que sua santidade pessoal seja reconhecida por nós, mas que, por seu trabalho aplicado a nossos corações, nos tornamos pessoalmente santificados ou santos. Compare Efésios 4:24 . Isso é feito pela ação de seu Espírito, aplicando a verdade à mente João 17:19 , pela ajuda que ele fornece em provações, tentações e conflitos, e pela influência da esperança em sustentar, elevar e purificar a alma. Toda a verdade empregada para santificar foi ensinada principalmente por ele; e todos os meios que podem ser usados ??são a compra de sua morte e estão sob sua direção; e o Espírito, por cuja agência os cristãos são santificados, foi enviado ao mundo por ele e em resposta a suas orações. João 14:16 ; João 15:26 .

E redenção – ?p???t??s?? apolutrosisPara o significado desta palavra, veja a nota em Romanos 3:24 . Aqui, evidentemente, é usado em um sentido maior do que é comum no Novo Testamento. As coisas que são especificadas acima, “justificação e santificação”, fazem parte do trabalho de redenção. Provavelmente, a palavra é usada aqui em um sentido amplo, como denotando todo o “grupo”, ou classe de influências pelas quais somos finalmente levados ao céu; para que o apóstolo se refira não apenas à sua expiação, mas à obra pela qual somos de fato redimidos da morte e felizes no céu. Assim, em Romanos 8:23 , a palavra é aplicada à ressurreição, “a ‘redenção’ do corpo”. O sentido é: “É por Cristo que somos redimidos; por ele que é feita uma expiação; por ele que somos perdoados; por ele que somos libertos do domínio do pecado e do poder de nossos inimigos; e por ele seremos resgatados da sepultura e ressuscitados para a vida eterna. ” Assim, todo o trabalho depende dele; e nenhuma parte disso deve ser atribuída à filosofia, ao talento ou à sabedoria dos seres humanos. Ele não apenas nos ajuda; ele não completa o que é imperfeito; ele não vem para fazer parte do trabalho, nem para suprir nossos defeitos; mas tudo tem a ver com ele. Colossenses 2:10 , “e sois completos nele.”

Comentário de E.W. Bullinger

de . App-104.

de = de. App-104. O grego lê “tornou-se … sabedoria de Deus” .

é feito = tornou-se. Grego. ginomai.

e = ambos.

justiça . App-191.

santificação = santidade. Grego. hagiasmos. Veja Romanos 6:19 .

e = par.

redenção . Grego. apolutose. Veja Romanos 3:24 e compare Efésios 1: 7 , Efésios 1:14 ; Efésios 4:30 .

Comentário de John Calvin

30. Dele sois. Para que não pensem que qualquer coisa que ele disse ser inaplicável a eles, ele agora mostra a aplicação daquelas coisas, na medida em que não são de outra forma que de Deus. Pois as palavras que sois são enfáticas, como se ele tivesse disse: “Você tem o seu começo de Deus, que chama as coisas que não são ” ( Romanos 4:17 ), passando pelas coisas que parecem ser; e sua subsistência é fundada em Cristo, e assim você não tem ocasião de se orgulhar. Nem é da criação apenas que ele fala, mas daquela existência espiritual, na qual nascemos de novo pela graça de Deus.

Quem de Deus é feito para nós Como existem muitos que, embora não declaradamente inclinados a se afastar de Deus, buscam algo à parte de Cristo, como se somente Ele não contivesse todas as coisas (100) em si mesmo, ele considera de passagem quais e quão grandes são os tesouros com os quais Cristo é fornecido, e de modo a intimizar ao mesmo tempo qual é o modo de subsistência em Cristo. Pois quando ele chama Cristo de nossa justiça , uma idéia correspondente deve ser entendida – que em nós não há nada além de pecado ; e de acordo com os outros termos. Agora, ele atribui aqui a Cristo quatro títulos de recomendação, que incluem toda a sua excelência e todos os benefícios que dele recebemos.

Em primeiro lugar, ele diz que nos é feita sabedoria , com a qual ele quer dizer, que obtemos nele uma perfeição absoluta da sabedoria, na medida em que o Pai se revelou completamente a nós nele, para que não desejemos sabe alguma coisa além dele. Existe uma passagem semelhante em Colossenses 2: 3

Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

Sobre isso, teremos ocasião de falar depois, quando chegarmos ao próximo capítulo.

Em segundo lugar , ele diz que nos é feito justiça , pelo que ele quer dizer que somos aceitáveis ??por Deus, na medida em que ele expiou nossos pecados por sua morte, e sua obediência nos é imputada por justiça. Pois, como a justiça da fé consiste na remissão de pecados e uma aceitação graciosa, obtemos ambos por meio de Cristo.

Em terceiro lugar , ele o chama de nossa santificação , com a qual ele quer dizer que nós, que de outra forma não somos santos por natureza, somos renovados por seu Espírito para a santidade, para que possamos servir a Deus. Disto, também, deduzimos que não podemos ser justificados livremente somente pela fé, sem ao mesmo tempo viver santamente. Pois esses frutos da graça estão conectados, por assim dizer, por um laço indissolúvel (101), de modo que quem tenta cortá-los de certa maneira rasga Cristo em pedaços. Que, portanto, o homem que procura ser justificado por meio de Cristo, pela bondade imerecida de Deus, considere que isso não pode ser alcançado sem que ele o leve ao mesmo tempo para santificação ou, em outras palavras, seja renovado para a inocência e pureza da vida. Aqueles, no entanto, que nos difamam, como se, ao pregar uma justificação livre pela fé, chamamos os homens de boas obras, são amplamente refutados nesta passagem, que sugere que a fé apreende na regeneração de Cristo igualmente o perdão dos pecados.

Observe, por outro lado, que esses dois ofícios de Cristo são unidos de maneira a serem, não obstante, distintos um do outro. O que, portanto, Paulo aqui expressamente distingue, não é permitido confundir erroneamente.

Quarto , ele nos ensina que nos é dado para redenção , com o que ele quer dizer que, através de sua bondade, somos libertados de uma só vez de toda a escravidão ao pecado, e de toda a miséria que dela flui. Assim, a redenção é o primeiro presente de Cristo que se inicia em nós e o último que se completa. Pois o começo da salvação consiste em sermos tirados do labirinto do pecado e da morte; entretanto, até o último dia da ressurreição, gememos de desejo de redenção (como lemos em Romanos 8:23 .) Se for perguntado de que maneira Cristo nos é dado pela redenção , respondo: “ Porque ele se fez um resgate.

Em suma, de todas as bênçãos aqui enumeradas, devemos buscar em Cristo não a metade, ou apenas uma parte, mas toda a conclusão. Pois Paulo não diz que nos foi dado como forma de preencher ou buscar justiça, santidade, sabedoria e redenção, mas atribui a ele exclusivamente toda a realização do todo. Agora, como você dificilmente encontrará outra passagem das Escrituras que mais distintamente marque todos os ofícios de Cristo, você também pode entender claramente a natureza e a eficácia da fé. Pois, como Cristo é o objeto apropriado da fé, todo aquele que sabe quais são os benefícios que Cristo nos confere é ao mesmo tempo ensinado a entender o que é a fé.

Comentário de Adam Clarke

Mas dele és vós em Cristo Jesus – Mesmo o bem que possuis é concedido por Deus, pois é por e através dele que Cristo Jesus vem, e todas as bênçãos da dispensação do Evangelho.

Quem de Deus é feito para nós sabedoria – Como sendo o autor daquela sabedoria evangélica que excede em muito a sabedoria do filósofo e do escriba, e até mesmo da constituição legal que é chamada sabedoria dos judeus, Deuteronômio 4: 6 .

E justiça – ???a??s??? , justificativa, como uma aquisição para nós daquela remissão de pecados que a lei não podia dar, Gálatas 2:21 ; Gálatas 3:21 .

E santificação – Como buscar e trabalhar em nós, não apenas uma santidade externa e relativa, como era a dos judeus, mas também a santidade verdadeira e eterna, Efésios 4:24 , realizada em nós pelo Espírito Santo.

E redenção – Ele é o autor da redenção, não da escravidão egípcia, ou do cativeiro babilônico, mas da servidão de Satanás, do domínio do pecado e da morte, e da escravidão da corrupção na gloriosa liberdade dos filhos de Deus, ou a redenção do corpo, Romanos 8:21 , Romanos 8:23 . Veja Whitby.

O objetivo do apóstolo é mostrar que o próprio homem não possui bem, que tudo o que ele tem vem de Deus e de Deus somente através de Cristo. Para as diferentes aceitações da palavra justiça, o leitor pode consultar a nota em Romanos 1:17 ; (nota), onde o assunto é considerado em todos os pontos de vista.

Comentário de Scofield

sabedoria de Deus, ou sabedoria de Deus, até justiça e santificação e redenção.

justiça (Veja Scofield “ Romanos 3:21 “) .

redenção (Veja Scofield “ Romanos 3:24 “) .

Comentário de John Wesley

Mas dele sois em Cristo Jesus, que de Deus nos é feito sabedoria, e justiça, e santificação e redenção.

Dele – Fora de sua graça e misericórdia. Fomos criados em Cristo Jesus, que é feito para nós que cremos na sabedoria, que antes eram totalmente tolos e ignorantes.

Justiça – O único fundamento de nossa justificação, que antes estavam sob a ira e a maldição de Deus.

Santificação – Um princípio de santidade universal, enquanto antes estávamos completamente mortos em pecado.

E redenção – Ou seja, libertação completa de todo mal e felicidade eterna, tanto da alma quanto do corpo.

Referências Cruzadas

Salmos 71:15 – A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação.

Provérbios 1:20 – A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas;

Provérbios 2:6 – Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

Provérbios 8:5 – Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso.

Isaías 45:17 – Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Isaías 54:17 – nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Jeremias 33:16 – Naqueles dias Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça’.

Daniel 2:20 – e disse: “Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Oséias 13:14 – “Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição? “Não terei compaixão alguma,

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Lucas 21:15 – Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 15:1 – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 4:6 – Davi diz a mesma coisa, quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justiça independente de obras:

Romanos 4:25 – Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 5:19 – Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Romanos 8:23 – E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

Romanos 11:36 – Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

Romanos 12:5 – assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

Romanos 16:7 – Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim.

Romanos 16:11 – Saúdem Herodião, meu parente. Saúdem os da casa de Narciso, que estão no Senhor.

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Coríntios 1:24 – mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

1 Coríntios 12:8 – Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;

1 Coríntios 12:18 – De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.

1 Coríntios 12:27 – Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

1 Coríntios 15:54 – Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Coríntios 12:2 – Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 1:10 – isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 3:9 – e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Colossenses 1:14 – em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 9:12 – Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

Tiago 1:5 – Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 14:4 – Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *