Estudo de Hebreus 9:12 – Comentado e Explicado

sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna.
Hebreus 9:12

Comentário de Albert Barnes

Nem pelo sangue de cabras e bezerros – O sacrifício judeu consistia no derramamento de sangue de animais. No grande dia da expiação, o sumo sacerdote levou consigo o lugar mais santo:

(1) o sangue de um novilho Levítico 16: 3 , Levítico 16:11 , que aqui é chamado sangue de um “bezerro”, que ele ofereceu por seu próprio pecado; e,

(2) o sangue de uma cabra, como oferta pelo pecado para outros; Levítico 16: 9 , Levítico 16:15 . Foi “por” ou “por meio de” – d?? dia- sangue assim aspergido no mercyseat, que o sumo sacerdote buscou o perdão de seus próprios pecados e os pecados do povo.

Mas por seu próprio sangue – Ou seja, por seu próprio sangue derramado para remissão dos pecados. O significado é que foi em virtude de seu próprio sangue, ou “por meio disso”, que ele buscou o perdão de seu povo. Esse sangue não foi derramado por si mesmo – pois ele não tinha pecado – e, consequentemente, havia uma diferença material entre sua oferta e a do sumo sacerdote judeu. A diferença relacionada a pontos como esses.

(1) a oferta que Cristo fez foi totalmente para os outros; a do padre judeu, tanto para ele quanto para eles.

(2) o sangue oferecido pelo sacerdote judeu era o dos animais; o oferecido pelo Salvador era dele.

(3) o oferecido pelo sacerdote judeu era apenas um emblema ou tipo – pois não podia tirar o pecado; o oferecido por Cristo teve uma eficácia real e remove a transgressão da alma.

Ele entrou no lugar santo – o céu. O significado é que, como o sumo sacerdote judeu levou o sangue do animal ao Santo dos Santos e o borrifou lá como meio de expiação, a oferta que Cristo tem que fazer no céu ou a consideração pela qual ele pede pelo perdão de seu povo, é o sangue que ele derramou no Calvário. Tendo feito a expiação, ele agora alega o mérito como uma “razão” pela qual os pecadores devem ser salvos. Obviamente, não significa que ele literalmente derramou seu próprio sangue no céu – como o sumo sacerdote fez com o sangue do novilho e da cabra no santuário; ou que ele literalmente o “espargiu” no propiciatório ali, mas que esse sangue, tendo sido derramado pelo pecado, é agora o fundamento de sua súplica e intercessão pelo perdão do pecado – como o sangue espargido do sacrifício judaico era o fundamento do pedido do sumo sacerdote judeu pelo perdão de si mesmo e do povo.

Tendo obtido eterna redenção para nós – isto é, pelo derramamento de seu sangue. Sobre o significado da palavra “redenção”, veja notas em Gálatas 3:13 . A redenção que o Senhor Jesus efetuou para o seu povo é eterna. Isso continuará para sempre. Não é uma libertação temporária que deixa os remidos em perigo de cair no pecado e na ruína, mas torna a salvação segura e em seus efeitos se estende por toda a eternidade. Quem pode estimar a extensão do amor que comprou para nós “tal” uma redenção? Quem pode ser suficientemente grato por ele ser redimido? A doutrina neste versículo é que o sangue de Cristo é o meio da redenção, ou expia o pecado. Nos versículos seguintes, o apóstolo mostra que não apenas faz expiação pelo pecado, mas também é o meio de santificar ou purificar a alma.

Comentário de E.W. Bullinger

Nem . Grego. oude.

uma vez Grego. ephapax. Veja Hebreus 7:27 .

obtido = encontrado, como em Hebreus 4:16 (encontrar).

eterno . App-151.

redenção . Grego. lutrose. Somente aqui e Lucas 1:68 ; Lucas 2:38 .

Comentário de John Calvin

12. Nem pelo sangue de bodes, etc. Todas essas coisas tendem a mostrar que as coisas de Cristo até agora superam as sombras da Lei, que elas justamente as reduzem a nada. Pois qual é o valor do sangue de Cristo, se não for considerado melhor que o sangue dos animais? Que tipo de expiação foi feita por sua morte, se as purgações de acordo com a Lei ainda fossem mantidas? Assim que Cristo surgiu com a influência eficaz de sua morte, todas as observâncias típicas devem necessariamente ter cessado.

Comentário de Adam Clarke

Mas por seu próprio sangue – Aqui a redenção do homem é atribuída ao sangue de Cristo; e se declara que esse sangue é derramado de maneira sacrificial, exatamente como o sangue de touros, bodes e bezerros foi derramado sob a lei.

Uma vez – Uma vez por todas, efapa? , em oposição à entrada anual do sumo sacerdote no santuário, com o sangue da vítima anual.

O lugar santo – ou santuário, ta ???? , significa céu, no qual Jesus entrou com seu próprio sangue, como o sumo sacerdote entrou no santo dos santos com o sangue das vítimas que ele havia sacrificado.

Redenção eterna – ?????a? ??t??s?? · Um preço de redenção que deve permanecer bom para sempre, quando oferecido uma vez; e uma redenção sem fim do pecado, em referência ao perdão e à reconciliação com Deus, não precisa de outro sacrifício: é eterno em seu mérito e eficácia.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 9:12 . Nem pelo sangue de cabras, etc. – Este e o versículo anterior podem ser conectados e parafraseados da seguinte maneira: “Mas Cristo, sumo sacerdote, de coisas boas a serem posteriormente concedidas, vindo através de um tabernáculo maior e mais perfeito, que não era, como o tabernáculo judaico, feito com as mãos ou modelado por homens; sendo (digo) ao santo dos santos, ele entrou uma vez nele, não de fato com o sangue de cabras e bezerros, como sumos sacerdotes – alcançando a redenção eterna para todo o seu povo fiel -, uma redenção da qual todas as remissões e todos os benefícios obtidos pelo ministério do sacerdócio Aarônico eram apenas figuras muito imperfeitas “.

Comentário de John Wesley

Nem pelo sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou uma vez no lugar santo, tendo obtido eterna redenção para nós.

O lugar sagrado – o céu.

Para nós – todos que acreditam.

Referências Cruzadas

Levítico 8:2 – “Traga Arão e seus filhos, suas vestes, o óleo da unção, o novilho para a oferta pelo pecado, os dois carneiros e o cesto de pães sem fermento;

Levítico 9:15 – Depois Arão apresentou a oferta pelo povo. Pegou o bode para a oferta pelo pecado do povo e o ofereceu como sacrifício pelo pecado, como fizera com o primeiro.

Levítico 16:5 – Receberá da comunidade de Israel dois bodes como oferta pelo pecado e um carneiro como holocausto.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Zacarias 3:9 – Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia.

Marcos 3:29 – mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Colossenses 1:14 – em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

1 Tessalonicenses 1:10 – e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 9:7 – No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 9:15 – Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

Hebreus 10:4 – pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.

Hebreus 10:9 – Então acrescentou: “Aqui estou; vim para fazer a tua vontade”. Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo.

Hebreus 10:10 – Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Hebreus 10:12 – Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *