Estudo de Hebreus 9:24 – Comentado e Explicado

Eis por que Cristo entrou, não em santuário feito por mãos de homens, que fosse apenas figura do santuário verdadeiro, mas no próprio céu, para agora se apresentar intercessor nosso ante a face de Deus.
Hebreus 9:24

Comentário de Albert Barnes


Pois Cristo não foi entrado nos lugares santos feitos com as mãos – no templo ou no tabernáculo. Somente o sumo sacerdote judeu entrou no lugar mais sagrado; e os outros sacerdotes no lugar santo. Jesus, sendo da tribo de Judá, e não de Levi, nunca entrou no templo propriamente. Ele tinha acesso apenas às cortes do templo, da mesma maneira que qualquer outro judeu; veja as notas em Mateus 21:12 . Ele entrou no verdadeiro templo – céu – do qual o tabernáculo terrestre era o tipo.

Quais são as figuras do verdadeiro – literalmente, “os antítipos” – antitupaA palavra significa corretamente o que é formado após um modelo, padrão ou tipo; e então o que corresponde a algo ou responde a ele. A idéia aqui é que o “tipo” ou “moda” – a figura ou forma “verdadeira” – foi mostrada a Moisés no Monte, e então o tabernáculo foi feito após esse modelo ou correspondia a ele. A figura “verdadeiro original” é o próprio céu; o tabernáculo era um antítipo disso – ou era formado de alguma maneira para corresponder a ele. Ou seja, correspondia em relação aos assuntos em consideração – o lugar mais santo designado céu; o propiciatório e o shekinah eram símbolos da presença de Deus e do fato de ele mostrar misericórdia no céu; a entrada do sumo sacerdote era emblemática da entrada do Redentor no céu; a aspersão do sangue havia um tipo do que o Redentor faria no céu.

Agora, para aparecer na presença de Deus por nós – Como o sumo sacerdote judeu apareceu diante da shekinah, o símbolo da presença divina no tabernáculo, assim Cristo apareceu diante do próprio Deus em nosso favor no céu. Ele foi implorar por nossa salvação; apresentar os méritos de seu sangue como uma razão permanente pela qual devemos ser salvos; Nota de Romanos 8:34 ; Nota de Hebreus 7:25 .

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 9: 24-26 . Pois Cristo não entrou ou entrou – com o sacrifício de seu corpo crucificado; nos lugares santos feitos com as mãos – Ele nunca foi ao santo dos santos do templo em Jerusalém; as figuras do verdadeiro tabernáculo no céu; Grego, a?t?t?pa , os antítipos. “No monte Moisés tinha t?p?? , o tipo, ou modelo dos tabernáculos, e os serviços a serem realizados neles, mostrados a ele. Portanto, os tabernáculos, com seus serviços, que ele formou de acordo com esse modelo, são chamados antítipos, ou imagens desse modelo; consequentemente, imagens do próprio céu e dos serviços a serem realizados por Cristo como sumo sacerdote dos lugares sagrados celestiais, de todos os que o modelo mostrou a Moisés no monte era uma representação sombria ou sombria ”. Mas para o próprio céu, agora para aparecer – Como nosso glorioso Sumo Sacerdote e poderoso Intercessor; na presença de Deus para nós – isto é, antes da manifestação da presença divina, oficiar por nossa conta. Ainda não – era necessário que ele se oferecesse com freqüência – A expiação feita por Cristo, fundada no prazer soberano de Deus, deveria ser feita de acordo com a designação de Deus. Portanto, Cristo tendo feito essa expiação apenas uma vez, segue-se que Deus não mais exigia expiação para que seus crentes perdoassem em todas as nações e épocas. Como o sumo sacerdote entra no lugar santo terrestre todos os anos – no dia da expiação; com o sangue de outros – De outro tipo de criaturas, isto é, de bois e cabras. Pois então ele (Cristo) deve ter sofrido com frequência desde a fundação do mundo – “Esse raciocínio”, diz Macknight, “merece a atenção particular do leitor, porque supõe dois fatos de grande importância. A primeira é que, desde a queda de Adão até o fim do mundo, ninguém será perdoado, a não ser pela oferta de Cristo a si mesmo a Deus como sacrifício pelo pecado. A segunda é que, embora Cristo tenha se oferecido apenas uma vez, essa oferta é, em si mesma, tão meritória e com tanta eficácia na obtenção de perdão para o penitente, que sua influência chega de volta ao começo do mundo e segue até o fim do mundo. Tempo; pelo qual Cristo é denominado com grande propriedade ( Apocalipse 13: 8 ), o Cordeiro morto desde a fundação do mundo; ” ou desde o tempo da queda do homem, pois a necessidade de Cristo oferecer a si mesmo um sacrifício pelo pecado não ocorreu imediatamente na criação, mas na queda. Mas agora, uma vez no fim do mundo – Na conclusão da dispensação mosaica e na entrada dos tempos do evangelho, que são a última estação da graça de Deus para a igreja. A expressão do apóstolo, s??te?e?a t?? a????? , pode ser adequadamente traduzida, a consumação ou conclusão das eras, ou dispensações divinas, denominada dispensação da plenitude dos tempos, Efésios 1:10 . Veja também Gálatas 4: 4 . O sacrifício de Cristo divide toda a era ou duração do mundo em duas partes e estende sua virtude para trás e para frente. Ele apareceupefa?e??ta? , foi manifestado; afastar o pecado – Ou, pela abolição do pecado, como a expressão original significa; isto é, remover tanto sua culpa quanto seu poder (e não meramente, ou principalmente, abolir as ofertas levíticas do pecado, como Macknight estranhamente interpreta as cláusulas) pelo sacrifício de si mesmo – que imediatamente compra o perdão disso por nós e graça para subjugá-lo e efetivamente nos ensina a mortificá-lo, quando vemos um resgate pago por nossas vidas perdidas.

Comentário de E.W. Bullinger

figuras . Grego. antitupon. Somente aqui e 1 Pedro 3:21 .

verdadeiro grego. aletinos. Ver Hebreus 8: 2 .

aparecer . Grego. emphanizo. App-106.

Comentário de John Calvin

24. Porque Cristo não entrou, etc. Esta é uma confirmação do versículo anterior. Ele falou do verdadeiro santuário, até o celestial; ele agora acrescenta que Cristo entrou lá. Daqui resulta que é necessária uma confirmação adequada. Os lugares sagrados que ele leva para o santuário; ele diz que não é feito com as mãos, porque não deve ser classificado com as coisas criadas que estão sujeitas à deterioração; pois ele não significa aqui o céu que vemos, e no qual as estrelas brilham, mas o reino glorioso de Deus que está acima de todos os céus. Ele chama o antigo santuário de ??t?t?p??, o antítipo do verdadeiro, isto é, do espiritual; para todas as figuras externas representadas como um espelho o que de outra forma estaria acima de nossos sentidos corporais. Os escritores gregos às vezes usam a mesma palavra ao falar de nossos sacramentos, e com sabedoria e adequação, pois todo sacramento é uma imagem visível do que é invisível.

Agora, para aparecer, etc. Então, anteriormente, o sacerdote levítico estava diante de Deus em nome do povo, mas tipicamente; pois em Cristo é encontrada a realidade e a plena realização do que foi tipificado. A arca era de fato um símbolo da presença divina; Mas é Cristo quem realmente se apresenta diante de Deus e permanece ali para obter favor para nós, de modo que agora não há razão para fugirmos do tribunal de Deus, pois temos um advogado tão gentil, por cuja fidelidade e proteção estamos. feito seguro e protegido. Cristo era realmente nosso advogado quando ele estava na terra; mas foi mais uma concessão feita à nossa enfermidade que ele subiu ao céu para assumir ali o cargo de advogado. Para que, sempre que seja feita menção de sua ascensão ao céu, esse benefício sempre venha à nossa mente, que ele apareça diante de Deus para nos defender por sua defesa. Tolamente, então, e irracionalmente a pergunta é feita por alguns, ele nem sempre apareceu lá? Pois o apóstolo fala aqui apenas de sua intercessão, pela qual ele entrou no santuário celestial.

Comentário de Adam Clarke

Cristo não entra nos lugares santos feitos com as mãos – Ele não entra no santo dos santos do tabernáculo ou templo, como o sumo sacerdote judeu faz uma vez por ano com o sangue da vítima, para borrifá-lo diante da misericórdia -Assento lá; mas no próprio céu, que ele assim abriu a todos os crentes, tendo feito a oferta propiciatória pela qual ele e aqueles a quem ele representa têm o direito de entrar e desfrutar da bênção eterna. E, portanto, podemos considerar que Cristo, aparecendo em seu corpo crucificado diante do trono, é uma oferta real de si mesmo à justiça divina em favor do homem; e que ali ele continua no constante ato de ser oferecido, para que todo penitente e crente, vindo a Deus por meio dele, encontre seu sacrifício sempre pronto e disponível, oficiando como o Sumo Sacerdote da humanidade na presença de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 9:24 . Pois Cristo não entra nos lugares sagrados, etc. – O apóstolo aqui segue seu grande ponto, que era mostrar a infinita superioridade e preferência da aliança cristã acima da dos judeus. O sacrifício de Cristo é mais valioso do que os sacrifícios deles; o lugar em que Cristo entrou é muito preferível àquele em que o sumo sacerdócio entrou: aquele foi feito com as mãos; o outro, a obra de Deus: o tabernáculo judaico, apenas uma cópia ou padrão ; o cristão, um original: o tabernáculo judaico se assemelhava às coisas mostradas no monte; o tabernáculo cristão, para os próprios céus.

Comentário de John Wesley

Pois Cristo não entra nos lugares santos feitos pelas mãos, que são as figuras da verdade; mas no próprio céu, agora para aparecer na presença de Deus por nós:

Pois Cristo não entrou no lugar santo feito pelas mãos – Ele nunca foi ao santo dos santos em Jerusalém, a figura do verdadeiro tabernáculo no céu, Hebreus 8: 2 .

Mas no próprio céu, para aparecer na presença de Deus por nós – Como nosso glorioso sumo sacerdote e poderoso intercessor.

Referências Cruzadas

Exodo 28:12 – costurando-as nas ombreiras do colete sacerdotal, como pedras memoriais para os filhos de Israel. Assim Arão levará os nomes em seus ombros como memorial diante do Senhor.

Exodo 28:29 – “Toda vez que Arão entrar no Lugar Santo, levará os nomes dos filhos de Israel sobre o seu coração no peitoral de decisões, como memorial permanente perante o Senhor.

Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

Zacarias 3:1 – Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.

Marcos 14:58 – “Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’ “.

Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

Lucas 24:51 – Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu.

João 2:19 – Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”.

João 6:62 – Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes!

João 16:28 – Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”.

Atos dos Apóstolos 1:9 – Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.

Atos dos Apóstolos 3:21 – É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.

Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Efésios 4:8 – Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”.

Colossenses 3:2 – Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 6:20 – onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Hebreus 8:2 – e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem.

Hebreus 8:5 – Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: “Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte”.

Hebreus 9:9 – Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa.

Hebreus 9:11 – Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.

Hebreus 9:23 – Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Apocalipse 8:3 – Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou de pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *