Estudo de Hebreus 9:11 – Comentado e Explicado

Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas {isto é, não deste mundo},
Hebreus 9:11

Comentário de Albert Barnes

Mas Cristo está vindo – Agora que o Messias chegou, um sistema mais perfeito é introduzido pelo qual a consciência pode ser libertada da culpa.

Um sumo sacerdote das coisas boas que estão por vir – veja Hebreus 10: 1 . O apóstolo que descreveu o tabernáculo, e mostrou onde era defeituoso em relação às reais necessidades dos pecadores, passa agora a descrever o sistema cristão e a mostrar como isso atendeu às reais condições do homem, e especialmente como foi adaptado para remover pecado da alma. A frase “sumo sacerdote das coisas boas por vir” parece se referir às “coisas boas” que pertenciam à dispensação que estava por vir; isto é, a dispensação sob o Messias. Os judeus anteciparam grandes bênçãos naquele tempo. Ansiavam por coisas melhores do que desfrutavam sob a antiga dispensação. Eles esperavam mais provas de sinal do favor divino; um conhecimento mais claro do caminho do perdão; e mais prazeres espirituais eminentes. Destes, o apóstolo diz que Cristo, que havia chegado, era agora o sumo sacerdote. Foi ele por quem eles foram adquiridos; e chegou o tempo em que eles poderiam desfrutar das coisas boas há muito esperadas sob o Messias.

Por um tabernáculo maior e mais perfeito – O significado é que Cristo oficiou como sumo sacerdote em um templo muito mais magnífico e perfeito do que o tabernáculo ou o templo sob a antiga dispensação. Ele desempenhou as grandes funções de seu cargo sacerdotal – a aspersão do sangue da expiação – no próprio céu, do qual o lugar mais sagrado do tabernáculo era apenas o emblema. O sumo sacerdote judeu entrou no santuário feito com as mãos para ministrar diante de Deus; Cristo entrou no próprio céu. A palavra “por” aqui – d?? dia- significa provavelmente através, e a idéia é que Cristo passou por um tabernáculo mais perfeito a caminho do propiciatório no céu do que o sumo sacerdote judeu quando passou pelo tabernáculo externo Hebreus 9: 2 e através do véu para o lugar mais santo. Provavelmente a idéia na mente do escritor era a do Salvador que passava pelos “céus visíveis” acima de nós, aos quais o véu, que dividia o santo do lugar mais sagrado do templo, tinha alguma semelhança. Muitos, no entanto, entenderam a palavra “tabernáculo” aqui como denotando o “corpo de Cristo” (ver Grotius e Bloomfield no loc.); e de acordo com isso, a idéia é que Cristo, por meio de seu próprio corpo e sangue, oferecido como sacrifício, entrou no lugar mais santo do céu. Mas parece-me que todo o escopo da passagem exige que entendamos o templo mais perfeito no céu, onde Cristo exerce seu ministério, e do qual o tabernáculo dos hebreus era apenas o emblema. Cristo não pertencia à tribo de Levi; ele não era um sumo sacerdote da ordem de Arão; ele não entrou no lugar santo na terra, mas entrou nos céus e aperfeiçoa a obra de seu ministério lá.

Não feito com as mãos – Uma frase que descreve adequadamente o céu como sendo preparado pelo próprio Deus; veja notas em 2 Coríntios 5: 1 .

Não deste edifício – grego “desta” criação “- ?t?se?? ktiseosO significado é que o local em que ele oficia não é feito pelo poder e pela arte humana, mas é obra de Deus. O objetivo é mostrar que seu ministério é completamente mais perfeito do que o que poderia ser prestado por um sacerdote judeu, e realizado em um templo que não poderia ter sido criado pela habilidade e poder humanos.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 9: 11-12 . Mas Cristo está vindo – como se ele tivesse dito: Embora os tipos e cerimônias legais não pudessem tornar os adoradores perfeitos, ainda assim Cristo, o antítipo e a verdade, podem. Aqui ele vem para interpretar e mostrar o fim dos serviços típicos dos quais falou; um sumo sacerdote das coisas boas que estão por vir – Descrito Hebreus 9:15 ; isto é, um dispensador dos benefícios e vantagens que foram prefigurados pelas instituições mosaicas, mas que somente puderam ser obtidos por nós e concedidos a nós pelo Messias. Por um tabernáculo maior e mais perfeito – Isto é, não pelo serviço do tabernáculo judaico ( Hebreus 9:23 ), mas por um serviço realizado em um tabernáculo maior e mais perfeito acima; não feito com as mãos, isto é, não deste edifício – Ou seja, a construção deste santuário mundano, ou não fazendo parte desta criação inferior. Nem pelo sangue de cabras e bezerros, etc., ele conseguiu o direito de entrar e ministrar naquele tabernáculo, mas por seu próprio sangue – Pelo mérito de sua morte; ele entrou uma vez no lugar santo acima – isto é, de uma vez por todas: nem uma vez, nem um dia por ano, como o sumo sacerdote judeu no lugar sagrado do emblemático tabernáculo: ter obtido – por seu único sacrifício perfeito; eterna redenção e salvação para nós – Das quais todas as remissões e todos os benefícios obtidos pelo ministério do sacerdócio Aarônico eram apenas figuras muito imperfeitas. Beza, Pierce e muitos outros, pelo maior e mais perfeito tabernáculo, compreendem a natureza humana de nosso Senhor. Em apoio a essa noção, Beza diz que sua natureza humana pode ser adequadamente chamada de tabernáculo, assim como sua carne é chamada de véu, Hebreus 10:24 . “Mas, para não contestar a propriedade da figura, parece um absurdo dizer que Cristo entrou no lugar santo por sua própria natureza humana, como por um tabernáculo. Ele entrou no céu vestido com sua natureza humana, e não através dela, como através de um lugar: pois, nessa suposição, ele não carregava sua natureza humana com ele para o céu. ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

Cristo . App-98.

sendo = tendo.

um Omitir.

bom = o bom.

a = o

perfeito . Grego. teleios . App-125.

feito, & c . Grego. cheiropoietos . Veja Atos 7:48 .

construção = criação.

Comentário de John Calvin

11. Mas Cristo veio, etc. Ele agora coloca diante de nós a realidade das coisas sob a Lei, para que desvie nossos olhos deles para si; pois aquele que crê que as coisas então sombreadas pela Lei foram realmente encontradas em Cristo, não se apegará mais às sombras, mas abraçará a substância e a realidade genuína.

Mas os detalhes da comparação entre Cristo e o antigo sumo sacerdote devem ser cuidadosamente observados. Ele havia dito que somente o sumo sacerdote entrava no santuário uma vez por ano com sangue para expiar pecados. Cristo é nesta vida os antigos sumos sacerdotes, pois somente ele possui a dignidade e o ofício de sumo sacerdote; mas ele difere dele a esse respeito, que ele traz consigo bênçãos eternas que garantem uma perpetuidade ao seu sacerdócio. Em segundo lugar, existe essa semelhança entre o antigo sumo sacerdote e o nosso, que ambos entraram no santo dos santos através do santuário; mas eles diferem nisso, que somente Cristo entrou no céu pelo templo de seu próprio corpo. O fato de o santo dos santos ser aberto uma vez por ano ao sumo sacerdote para fazer a expiação designada – isso prefigurava obscuramente o único e verdadeiro sacrifício de Cristo. Entrar uma vez era comum para ambos, mas para os terrestres era todos os anos, enquanto para os celestes para sempre, até o fim do mundo. A oferta de sangue era comum a ambos; mas havia uma grande diferença quanto ao sangue; porque Cristo ofereceu, não o sangue de animais, mas o seu próprio sangue. Expiação era comum a ambos; mas que de acordo com a lei, por ser ineficaz, se repetia todos os anos; mas a expiação feita por Cristo é sempre eficaz e é a causa da salvação eterna para nós. Assim, há grande importância quase em todas as palavras. Alguns traduzem as palavras “Mas Cristo está de pé” ou perguntando; mas o significado do apóstolo não é assim expresso; pois ele sugere que, quando os sacerdotes levíticos tinham, durante o tempo prefixado, exercido seu ofício, Cristo veio em seu lugar, conforme descobrimos no sétimo capítulo. (147)

Das coisas boas que estão por vir, etc. Leve-as para as coisas eternas; pois como µ????? ?a????, a hora por vir, está posta em oposição ao presente t? ??est???t?; então as bênçãos futuras são para o presente. O significado é que somos guiados pelo sacerdócio de Cristo ao reino celestial de Deus e que somos feitos participantes da justiça espiritual e da vida eterna, de modo que não é correto desejar algo melhor. Somente Cristo, então, tem aquilo pelo qual ele pode reter e satisfazer-nos em si mesmo. (148)

Por um tabernáculo maior e mais perfeito, etc. Embora essa passagem seja explicada de várias maneiras, ainda não tenho dúvidas, a não ser que ele se refira ao corpo de Cristo; pois, como anteriormente havia acesso do sumo sacerdote levítico ao santo dos santos através do santuário, assim Cristo, através de seu próprio corpo, entrou na glória do céu; pois, como ele havia colocado em nossa carne e nela sofreu, ele obteve para si mesmo esse privilégio, que ele aparecesse diante de Deus como um mediador para nós. Em primeiro lugar, a palavra santuário é aplicada de maneira adequada e adequada ao corpo de Cristo, pois é o templo no qual toda a majestade de Deus habita. Diz-se ainda que ele fez um caminho para que nosso corpo subisse ao céu, porque naquele corpo ele se consagrou a Deus, ele se tornou nele santificado como nossa verdadeira justiça, ele se preparou para oferecer um sacrifício; em uma palavra, ele se fez sem reputação e sofreu a morte da cruz; portanto, o Pai o exaltou muito e lhe deu um nome acima de todo nome, para que todo joelho se dobrasse para ele. ( Filipenses 2: 8. ) Ele então entrou no céu por meio de seu próprio corpo, porque por isso é que agora ele está sentado à mão direita do Pai; por esse motivo, ele intercede por nós no céu, porque ele havia revestido nossa carne e a consagrado como um templo a Deus Pai, e nela se santificava para obter para nós uma justiça eterna, tendo feito uma expiação por nossos pecados. (149)

No entanto, pode parecer estranho que ele negue que o corpo de Cristo seja deste edifício ; pois, sem dúvida, ele procedeu da semente de Abraão, e estava sujeito a sofrimentos e à morte. A isto, respondo que ele não fala aqui de seu corpo material, ou do que pertence ao corpo como tal, mas da eficácia espiritual que emana dele para nós. Pois enquanto a carne de Cristo está acelerando e é um alimento celestial para nutrir almas, tanto quanto seu sangue é uma bebida espiritual e tem um poder de limpeza, não devemos imaginar nada terrestre ou material como nelas. E então devemos lembrar que isso é dito em alusão ao antigo tabernáculo, que era feito de madeira, latão, peles, prata e ouro, que eram coisas mortas; mas o poder de Deus fez da carne de Cristo um templo vivo e espiritual.

Mas Cristo, tendo chegado o sumo sacerdote das coisas boas que virá por meio de um tabernáculo melhor e mais perfeito, não feito com as mãos, isto é, não desta criação, entrou de uma vez por todas no mais santo, não de fato com ( ou pelo sangue de cabras e bezerros, mas (ou pelo) seu próprio sangue, tendo obtido uma redenção eterna.

“Criação” aqui significa o mundo; não era feito de materiais mundanos. Ver Hebreus 9: 1 . – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Mas Cristo sendo sumo sacerdote de coisas boas – acho que isso e os versículos seguintes não foram traduzidos com alegria: de fato, a divisão deles levou a uma tradução errada; portanto, eles devem ser tomados juntos, assim: Mas o Cristo, sumo sacerdote daquelas coisas boas (ou serviços) que estavam por vir, através de um tabernáculo maior e mais perfeito, não feito por mãos, ou seja, não da mesma obra , entrou de uma vez por todas no santuário; tendo obtido eterna redenção para nós, não pelo sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, Hebreus 9:13 . Pois se o sangue de bodes, touros, bezerros e cinzas de novilha espargiu sobre o imundo, santifica a purificação da carne ( Hebreus 9:14 ;), quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, oferecido a si mesmo sem mancha para Deus, purifica sua consciência de obras mortas, a fim de adorar (ou para que possa adorar) o Deus vivo?

Na tradução acima, acrescentei, em Hebreus 9:13 , t?a??? , de cabras, sob a autoridade do ABDE, três outros, o siríaco, o árabe de Erpen, copta, vulgata, duas cópias da Itala e Theodoret. E eu dei e?? t? ?at?e?e?? , ( Hebreus 9:14 ;), a fim de adorar, ou para que adoreis; pois esse é o significado dessas partículas em muitas partes do Novo Testamento. Farei agora algumas observações sobre algumas das principais expressões.

Sumo sacerdote de coisas boas – Ou serviços, por vir, t?? µe????t?? a?a??? . Ele é o Sumo Sacerdote do Cristianismo; ele oficia em nome de toda a humanidade; pois por ele todas as orações, louvores e serviços da humanidade são oferecidos a Deus; e ele sempre aparece na presença de Deus por nós.

Um tabernáculo maior e mais perfeito – Isso parece significar a natureza humana de nosso Senhor. Aquilo, no qual habitava toda a plenitude da Divindade, era apropriadamente tipificado pelo tabernáculo e templo, nos quais a majestade de Deus habitava.

Não feito com as mãos – Embora o corpo de nosso Senhor fosse um corpo humano perfeito, ele não veio no caminho da geração natural; sua concepção milagrosa justificará suficientemente as expressões usadas aqui pelo apóstolo.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 9:11 . Mas Cristo está vindo, etc. – O apóstolo aqui começa a expor a superioridade de nosso sumo sacerdote, mostrando que, em relação ao seu cargo sacerdotal, ele não se preocupa com assuntos mundanos, seculares e mundanos, mas está totalmente engajado em coisas boas futuras para o seu povo. Cristo não passou pelo santo dos santos, como sumo sacerdote judeu, nem passou por nenhum tabernáculo feito com as mãos; mas ele entrou em um tabernáculo maior e mais perfeito – até no próprio céu. O sumo sacerdote costumava passar pela parte externa do templo, a fim de entrar no santo dos santos. Cristo entrou no verdadeiro santo dos santos através de um tabernáculo mais excelente e perfeito, e, portanto, não deste edifício. Ele não usou um incensário de ouro ou quaisquer instrumentos mundanos; nem entrou por sangue de cabras e bezerros, mas por meio de [ d?a, ] seu próprio sangue; e ele entrou de uma vez por todas no verdadeiro santo dos santos: nem isso foi feito para obter uma remissão anual de pecados, mas uma redenção eterna para todo o seu povo fiel: nem ele muitas vezes repetia ou renova o que fez; mas, de uma vez por todas, ele realizou para sempre tudo o que visava em sua grande obra de expiação.

Comentário de John Wesley

Mas Cristo veio como sumo sacerdote das coisas boas por vir, por um tabernáculo maior e mais perfeito, não feito por mãos, ou seja, não por esse edifício;

Um sumo sacerdote das coisas vindouras – Descrito, Hebreus 9:15 . Entrou através de um tabernáculo maior, isto é, mais nobre e perfeito – Ou seja, seu próprio corpo.

Não desta criação – Não enquadrado pelo homem, como era o tabernáculo.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Salmos 40:7 – Então eu disse: Aqui estou! No livro está escrito a meu respeito.

Isaías 59:20 – “O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó arrependerem-se dos seus pecados”, declara o Senhor.  

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 2:6 – ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ “.

Mateus 11:3 – “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? “

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 4:25 – Disse a mulher: “Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”.

Atos dos Apóstolos 7:48 – “Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta:

Atos dos Apóstolos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 5:5 – Da mesma forma, Cristo não tomou para si a glória de se tornar sumo sacerdote, mas Deus lhe disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”.

Hebreus 7:1 – Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou;

Hebreus 7:11 – Se fosse possível alcançar a perfeição por meio do sacerdócio levítico ( pois em sua vigência o povo recebeu a lei ), por que haveria ainda necessidade de se levantar outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque e não de Arão?

Hebreus 7:27 – Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

Hebreus 8:1 – O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

Hebreus 8:2 – e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem.

Hebreus 9:1 – Ora, a primeira aliança tinha regras para a adoração e também um tabernáculo terreno.

Hebreus 9:23 – Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

Hebreus 10:1 – A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.

1 João 4:2 – Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

2 João 1:7 – De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *