Estudo de Isaías 59:20 – Comentado e Explicado

Mas virá como redentor a Sião, e aos filhos arrependidos de Jacó – Oráculo do Senhor.
Isaías 59:20

Comentário de Albert Barnes

E o Redentor virá – Sobre o significado da palavra aqui apresentada Redentor, ‘veja as notas em Isaías 43: 1 . Esta passagem é aplicada pelo apóstolo Paulo ao Messias Romanos 11:26 ; e Aben Ezra e Kimchi, entre os judeus e os cristãos em geral, supõem que isso se refere a ele.

Para Sião – Na palavra ‹Sião, ‘veja as notas em Isaías 1: 8 . A Septuaginta traduz isso, ene?e?e? S??? Heneken Sion – ‹Por conta de Sião. ‘ O apóstolo Paulo Romanos 11:26 afirma : ‘Deverá sair de Sião ( ?? S??? ek Sion ), o Libertador’, significando que ele surgiria entre esse povo ou não seria estrangeiro. A idéia em Isaías, embora substancialmente a mesma, é que ele viria como libertador do exterior; isto é, ele viria do céu ou seria comissionado por Deus. Quando se diz que ele viria a Sião, isso não significa que ele iria exclusivamente aos judeus, mas que sua missão seria principalmente para eles.

E para aqueles que se voltam da transgressão em Jacó – Há muita variedade na interpretação desta passagem. Paulo Romanos 11:26 cita assim: e afastará a impiedade de Jacó; e nisso ele literalmente seguiu a Septuaginta. A Vulgata a traduz como em nossa tradução. Os caldeus: E converterão os transgressores da casa de Jacó à lei. O siríaco: Para aqueles que convertem a iniquidade em Jacó. Lowth adotou a tradução da Septuaginta e supõe que um erro tenha surgido no texto hebraico. Mas não há boa autoridade para essa suposição. A Septuaginta e o apóstolo Paulo mantiveram substancialmente, como Vitringa observou, o sentido do texto. A idéia principal do profeta é que o efeito da vinda do Messias seria desviar as pessoas de seus pecados. Ele entraria em aliança somente com aqueles que abandonavam suas transgressões, e o único benefício a ser derivado de sua vinda seria que muitos seriam assim desviados de suas iniqüidades.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 59:20 . E o Redentor chegará a Sião, etc. – É notável que a palavra hebraica ???? goel, traduzida como Redentor, signifique adequadamente quem tem direito a esse ofício, por consanguinidade. A aplicação deste texto, portanto, a Cyrus, é certamente imprópria, e alguém poderia imaginar que um homem tão instruído como Grotius poderia jamais ter feito tal aplicação. O LXX evitou essa impropriedade ao ler: Sião sairá do libertador ou redentor, e afastará a impiedade de Jacó. São Paulo cita a passagem de acordo com esta versão, Romanos 11:26, e a aplica como uma previsão para a conversão dos judeus, após a plenitude dos gentios ter entrado. A profecia, diz o bispo Chandler, ainda não foi cumprida; mas a preservação dos judeus, que, embora dispersos entre todas as nações, ainda permaneçam um povo separado, parece indicar que eles são preservados por Deus para esse fim, para ser um exemplo ilustre de sua bondade para com eles e da verdade dos profetas. Veja sua defesa, p. 365

Comentário de Adam Clarke

, ????? veheshib and ????? meyaacob . Aos que se desviam da transgressão em Jacó “E desviarão a iniquidade de Jacó” – Assim, a Septuaginta e São Paulo, Romanos 11:26 , leem em vez de ???? leshabey e ????? beyaacob , ????? veheshib e ????? meyaacob . O siríaco também lê ????? veheshib ; e os caldeus, no mesmo sentido, ?????? ulehashib . Nossos tradutores expressaram o sentido da presente leitura do texto hebraico: “E àqueles que se voltam da transgressão em Jacó”.

Comentário de John Calvin

20. E um Redentor virá a Sião. Ele novamente confirma o que disse anteriormente, que o povo será libertado e que Deus será o autor dessa bênção. Ele ordena que o povo tenha bom ânimo em seu cativeiro, o que não será perpétuo; e depois, ele os exorta a depositar somente em Deus a esperança da redenção, para que possam fixar suas mentes apenas nas promessas de Deus. Pelo nome Sião, ele denota aqui, como em outras passagens, cativos e exilados; pois, por mais longe que tivessem sido banidos de seu país, ainda assim deveriam ter carregado o templo em seus corações.

E para aqueles que se afastaram da iniqüidade. Para que os filhos bastardos de Abraão não possam aplicar indiscriminadamente a si mesmos o que ele acabou de dizer agora, ele passa a mostrar a quem a redenção deve chegar, ou seja, àqueles que apenas foram verdadeiramente consagrados ao Senhor. É certo que muitos retornaram da Babilônia, que não se comoveram com nenhum sentimento de arrependimento, e que se tornaram participantes da mesma bênção. Mas o Profeta fala da completa redenção da qual somente os eleitos desfrutam; pois, embora o fruto da redenção externa se estenda também aos hipócritas, eles ainda não abraçaram a bênção de Deus para a salvação. O objetivo do Profeta é mostrar que o castigo; o banimento será vantajoso, para que Deus possa reunir sua Igreja depois de purificá-la da sujeira e da poluição; pois devemos sempre lembrar o que vimos em outros lugares quanto à diminuição do povo.

Dessa maneira, o Profeta exorta os eleitos ao temor de Deus, para que possam lucrar com seus castigos. Portanto, inferir que não podemos nos reconciliar com Deus através do sangue de Cristo, a menos que nos arrependamos primeiro de nossos pecados; não que a salvação, baseada no perdão dos pecados, dependa do nosso arrependimento; mas o arrependimento se une a ele de tal maneira que não pode ser separado. Aqueles a quem o Senhor recebe em favor são renovados por seu Espírito de maneira a abominar seus vícios e mudar seu modo de vida.

Os papistas derrubam toda a doutrina da salvação, misturando e confundindo o perdão do pecado com arrependimento; e não apenas eles, mas também outros que desejam ser considerados mais agudos. (149) Eles reconhecem que um homem é justificado pela graça gratuita por meio de Cristo, mas acrescentam que é porque somos renovados por ele. Assim, eles fazem nossa justificação para depender em parte do perdão dos pecados e em parte do arrependimento. Mas, dessa maneira, nossas consciências nunca serão pacificadas; pois estamos muito longe de ser perfeitamente renovados. Portanto, essas coisas devem ser distinguidas, para não serem separadas nem confundidas; e assim nossa salvação descansará; sobre uma base sólida.

Paulo cita essa passagem ( Romanos 11:26 ) para mostrar que ainda há alguma esperança remanescente entre os judeus; embora de sua obstinação invencível, pode-se inferir que eles foram completamente expulsos e condenados à morte eterna. Mas porque Deus está continuamente atento a sua aliança, e “seus dons e vocação são sem arrependimento” ( Romanos 11:29 ). Paulo conclui justamente que é impossível que não exista algum remanescente que venha a Cristo e obtenha aquela salvação que ele adquiriu. Assim, os judeus devem, por fim, ser reunidos junto com os gentios, para que de ambos “possa haver um rebanho” sob Cristo. ( João 10:16 ) É da libertação de Babilônia, no entanto, que o Profeta trata. Isto é sem dúvida verdade; mas dissemos que ele também inclui o reino de Cristo e a redenção espiritual, a que essa previsão se refere. Por isso, dissemos que Paulo deduz que ele não poderia ser o redentor do mundo, sem pertencer a alguns judeus, cujos pais ele havia escolhido e a quem essa promessa foi diretamente endereçada.

Diz Jeová. Por essas palavras, na conclusão do versículo, ele coloca um selo no excelente sentimento que ele expressou.

Comentário de John Wesley

E o Redentor virá a Sião, e aos que se converterem da transgressão em Jacó, diz o SENHOR.

O Redentor – Cristo, de quem o apóstolo expõe, Romanos 11:26 , os profetas geralmente concluem suas promessas de libertações temporais com as promessas de espirituais, especialmente aquelas, das quais o temporal era um tipo evidente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *