Estudo de Hebreus 5:5 – Comentado e Explicado

Assim também Cristo não se atribuiu a si mesmo a glória de ser pontífice. Esta lhe foi dada por aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei {Sl 2,7},
Hebreus 5:5

Comentário de Albert Barnes

Assim também Cristo não glorificou a si mesmo; veja as notas em João 8:54 . O significado é que Jesus não era ambicioso; que ele não se intrometia no grande ofício de sumo sacerdote; ele não assumiu seus deveres sem ser chamado regularmente a ele. Paulo afirmou que Cristo ocupava esse cargo; mas, como ele não era descendente de Aarão, e como ninguém poderia cumprir seus deveres sem ser chamado regularmente a ele, cabia a ele mostrar que Jesus não era um intruso, mas tinha uma vocação regular para esse trabalho. Isso ele mostra com uma referência a duas passagens do Antigo Testamento.

Mas aquele que lhe disse – Ou seja, aquele que lhe disse: “Tu és meu Filho”, o exaltou a esse cargo. Ele recebeu sua nomeação dele. Isso foi decisivo no caso, e foi suficiente, se possível, para a única alegação que Aaron e seus sucessores poderiam ter no escritório, foi o fato de terem recebido seu compromisso diante de Deus.

Tu és meu Filho – Salmo 2: 7 . Veja esta passagem explicada nas notas de Atos 13:38 . É usado aqui com referência à designação para o cargo sacerdotal, embora no Salmo mais particularmente à unção para o cargo de rei. A adequação desse pedido baseia-se no fato de que a linguagem do Salmo é de caráter tão geral, que pode ser aplicada a “qualquer” exaltação do Redentor ou a qualquer honra que lhe seja conferida. É usado aqui com rigoroso decoro, pois Paulo está dizendo que Jesus não se exaltou “a si mesmo”, e como prova disso, ele se refere ao fato de que Deus o exaltou chamando-o de “Filho”.

Comentário de E.W. Bullinger

também, & c . = Cristo (App-98. IX) também.

glorificado . Veja a pág. 1511

um Omitir.

Sumo Sacerdote . Veja Hebreus 2:17 .

disse . Grego. laleo . App-121.

Tu, etc. Ver Hebreus 1: 5 .

Comentário de John Calvin

5. Tu és meu Filho, etc. Esta passagem pode parecer exagerada; porque, embora Cristo fosse gerado por Deus, o Pai, ele também não foi feito sacerdote. Mas se considerarmos o fim pelo qual Cristo foi manifestado ao mundo, parecerá claramente que esse caráter necessariamente lhe pertence. No entanto, devemos ter especialmente em mente o que dissemos no primeiro capítulo; que o nascimento de Cristo, do qual o salmista fala, foi um testemunho que o Pai lhe prestou diante dos homens. Portanto, a relação mútua entre o Pai e o Filho não é o que aqui se pretende; mas é preciso ter consideração pelos homens a quem ele se manifestou. Agora, que tipo de Filho Deus nos manifestou? Alguém induido sem honra, sem poder? Não, alguém que deveria ser um mediador entre ele e o homem; sua criação incluiu seu sacerdócio. (86)

5. Assim também Cristo, ele próprio, não exaltou a ser sumo sacerdote, mas quem lhe dissera: “Meu filho és tu, hoje te gerei.”

É o mesmo que se ele tivesse dito: “Cristo não se fez sumo sacerdote, mas Deus”. E a razão pela qual ele fala de Deus como tendo dito “Meu Filho”, etc., parece ser isso, – para mostrar que aquele que o fez rei (a referência nos Salmos 2: 7 é a sua nomeação como rei) fez dele também um sumo sacerdote. E isso é confirmado pela próxima citação dos Salmos 110: 1 ; pois no primeiro verso ele é mencionado como rei e, no verso 4, seu sacerdócio é mencionado. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Cristo não glorificou a si mesmo – O homem Jesus Cristo também foi designado por Deus para esse cargo mais terrível, porém glorioso, de ser o Sumo Sacerdote de toda a raça humana. O sumo sacerdote judeu representou isso pelos sacrifícios de animais que ele ofereceu; o sumo sacerdote cristão deve oferecer sua própria vida: Jesus Cristo fez isso; e, ressuscitando dos mortos, ele subiu ao céu, e sempre apareceu na presença de Deus por nós. Assim, ele reassumiu o ofício sacerdotal; e porque ele nunca morre, ele nunca pode ter um sucessor. Ele não pode ter vigários, nem no céu nem na terra; aqueles que pretendem ser tais são impostores e não merecem respeito nem crédito.

Tu és meu Filho – Veja em Hebreus 1: 5 ; (nota) e as observações no final desse capítulo. E assim parece que Deus não pode ter sumo sacerdote senão seu Filho; e para esse cargo agora ninguém pode fingir sem blasfêmia, pois o Filho de Deus ainda é o Sumo Sacerdote em seu templo.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 5: 5 . Assim também Cristo não glorificou a si mesmo Da mesma forma, Cristo não teve a honra de ser um sumo sacerdote. “Ele não assumiu por si mesmo essa dignidade, mas foi expressamente designado por Ele, que declarou a seu respeito, que ele era seu Filho.”

Comentário de John Wesley

Assim também Cristo não se glorificou para ser feito sumo sacerdote; mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei.

Assim também Cristo não glorificou a si mesmo por ser um sumo sacerdote – isto é, não tomou essa honra para si mesmo, mas a recebeu de quem disse: Tu és meu Filho, hoje eu te gerei – Não, de fato, ao mesmo tempo Tempo; pois sua geração era da eternidade. Salmo 2: 7 .

Referências Cruzadas

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 7:18 – Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

Atos dos Apóstolos 13:33 – ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo: ‘Tu és meu filho; eu hoje te gerei’.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Hebreus 1:5 – Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *