Estudo de Hebreus 2:17 – Comentado e Explicado

e por isso convinha que ele se tornasse em tudo semelhante aos seus irmãos, para ser um pontífice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo.
Hebreus 2:17

Comentário de Albert Barnes

Portanto em todas as coisas – No que diz respeito ao seu corpo; a alma dele; sua posição e caráter. Havia uma propriedade de que ele deveria ser como eles e participar de sua natureza. O significado é que havia uma aptidão que nada deveria estar faltando nele em referência às propensões e simpatias inocentes da natureza humana.

Isso o convinha – tornou-se ele; ou havia uma aptidão e propriedade nele. A razão pela qual era apropriado, o apóstolo passa a afirmar.

Como seus irmãos – Como aqueles que lhe sustentaram a relação de irmãos; particularmente quando ele se comprometeu a redimir os descendentes de Abraão, e como ele era um descendente do próprio Abraão, havia uma propriedade de que ele deveria ser como eles. Ele os chama de irmãos; e era apropriado que ele mostrasse que os considerava como tal, assumindo sua natureza.

Para que ele possa ser um sumo sacerdote misericordioso e fiel –

(1) Para que ele seja “misericordioso”; isto é, compassivo. Para que ele saiba sentir pena de nós em nossas fraquezas e provações, tendo uma natureza como a nossa.

(2) para que ele possa ser “fiel”; isto é, desempenhar com fidelidade todas as funções relativas ao ofício de sumo sacerdote. A idéia é que era necessário que ele se tornasse um homem; que ele deveria experimentar como nós fazemos as fraquezas e provações da vida, e que, sendo homem, e participando de tudo o que pertencia ao homem, exceto seus pecados, ele poderia sentir como era necessário que houvesse “fidelidade” no ofício do sumo sacerdote. Aqui estava uma raça de pecadores e sofredores. Eles foram expostos à ira de Deus. Eles eram passíveis de punição eterna. O julgamento iminiu sobre a corrida, e o dia da vingança se apressou. “Tudo agora dependia do grande sumo sacerdote.” Toda a esperança deles estava em sua “fidelidade” ao grande cargo que ele havia assumido. Se ele fosse fiel, tudo estaria seguro; se ele fosse infiel, tudo estaria perdido. Daí a necessidade de ele entrar plenamente nos sentimentos, medos e perigos do homem; para que ele se torne um dos membros da raça e se identifique com eles, para que possa estar qualificado para realizar com fidelidade a grande confiança que lhe foi confiada.

Sumo Sacerdote – O sumo sacerdote judeu foi o sucessor de Arão e estava à frente dos ministros da religião entre os judeus. Ele foi separado com cerimônias solenes – vestido em suas vestes sagradas – e ungido com óleo; Êxodo 29: 5-9 ; Levítico 8: 2 . Ele era por seu cargo o juiz geral de tudo o que pertencia à religião e até dos assuntos judiciais da nação judaica; Deuteronômio 17: 8-12 ; Deuteronômio 19:17 ; Deuteronômio 21: 5 ; Deuteronômio 33: 9-10 . Ele só tinha o privilégio de entrar no lugar mais sagrado uma vez por ano, no grande dia da expiação, para fazer expiação pelos pecados de todo o povo; Levítico 16: 2 , etc. Ele era o oráculo da verdade – de modo que, quando vestido com suas próprias vestes, e tendo em Urim e Tumim, tornou conhecida a vontade de Deus em relação a eventos futuros. O Senhor Jesus tornou-se na dispensação cristã o que o sumo sacerdote judeu era no passado; e um objetivo importante desta epístola é mostrar que ele superou em muito o sumo sacerdote judeu e em que aspectos o sumo sacerdote judeu foi designado para tipificar o Redentor. Paulo, portanto, cedo introduz o assunto e mostra que o Senhor Jesus veio para desempenhar as funções daquele ofício sagrado, e que ele foi eminentemente dotado por ele.

Nas coisas pertencentes a Deus – na oferta de sacrifício; ou em serviços de natureza religiosa. O grande propósito era oferecer sacrifício e fazer intercessão; e a idéia é que Jesus assumiu nossa natureza para que simpatizasse conosco; para que assim ele seja fiel à grande confiança que lhe foi confiada – a redenção do mundo. Se ele tivesse sido infiel, tudo estaria perdido, e o mundo teria afundado.

Para fazer a reconciliação – Pela sua morte como sacrifício. A palavra usada aqui – ???s??µa? hilaskomai- ocorre, mas em outro lugar no Novo Testamento Lucas 18:13 , onde é traduzida como “Deus seja misericordioso comigo, pecador;” isto é, reconciliou-se comigo. O substantivo ( ??asµ?? hilasmos- “propiciação”) é usado em 1 João 2: 2 ; 1 João 4:10 . A palavra aqui significa apropriadamente “apaziguar”, reconciliar, conciliar; e, portanto, “propiciar” como “pecados”; isto é, propiciar Deus em referência aos pecados ou torná-lo propício. O Filho de Deus tornou-se homem, para que ele pudesse entrar tão plenamente nos sentimentos do povo, a ponto de ser fiel, e ser qualificado como sumo sacerdote para realizar a grande obra de tornar Deus propício em relação aos pecados. Como ele fez isso, é totalmente mostrado nas partes subseqüentes da Epístola.

Comentário de E.W. Bullinger

in = de acordo com, como em Hebreus 2: 4 .

ser = tornar-se.

fiel . Grego. pistos . App-150.

Sumo Sacerdote . Ocorre com muita frequência em Evangelhos e Atos; dezessete vezes em hebreus; e em nenhum outro lugar depois de Atos. Um silêncio significativo.

referente a . Grego. pr o s . App-104.

faça reconciliação . Grego. hilaskomai. Veja Lucas 18:13 e App-196.

pecados . Grego. hamartia. App-128.

pessoas . Grego. Laos. Veja Atos 2:47 .

Comentário de John Calvin

17. Portanto, em todas as coisas cabia a ele ser semelhante a seus irmãos, ou, ser semelhante a seus irmãos, etc. Na natureza humana de Cristo, há duas coisas a serem consideradas: a carne real e as afeições ou sentimentos. O apóstolo então nos ensina que ele não apenas vestiu a verdadeira carne do homem, mas também todos os sentimentos que pertencem ao homem, e também mostra o benefício que daí advém; e é o verdadeiro ensino da fé quando, no nosso caso, encontramos a razão pela qual o Filho de Deus empreendeu nossas enfermidades; pois todo conhecimento sem sentir a necessidade desse benefício é frio e sem vida. Mas ele nos ensina que Cristo foi sujeito às afeições humanas, para que ele pudesse ser um sumo sacerdote misericordioso e fiel; quais palavras eu assim explico, “para que ele seja misericordioso e, portanto, um sumo sacerdote fiel”. (50)

Pois em um sacerdote, cujo cargo é apaziguar a ira de Deus, ajudar os miseráveis, levantar os caídos, aliviar os oprimidos, a misericórdia é especialmente necessária, e é isso que a experiência produz em nós; pois é uma coisa rara, para aqueles que estão sempre felizes em simpatizar com as tristezas dos outros. O seguinte ditado sobre Virgílio foi, sem dúvida, derivado de exemplos diários encontrados entre os homens:

“Não ignorando o mal, aprendo a ajudar os miseráveis.” (51)

O Filho de Deus não precisava de experiência para conhecer as emoções da misericórdia; mas não pudemos convencer-nos de que ele é misericordioso e está pronto para nos ajudar, se não tivesse se familiarizado com a experiência de nossas misérias; mas isso, como outras coisas, tem sido um favor dado a nós. Portanto, sempre que algum mal passa sobre nós, ocorre-nos que nada acontece conosco, a não ser o que o próprio Filho de Deus experimentou, a fim de que simpatizasse conosco; nem duvidemos, mas que ele está atualmente conosco como se tivesse sofrido conosco. (52)

Fiel significa ser verdadeiro e íntegro, pois é o oposto de um dissimulador; e àquele que não cumpre seus compromissos. Um conhecimento de nossas tristezas e misérias inclina tanto Cristo à compaixão, que ele é constante em implorar a ajuda de Deus para nós. O que mais? Tendo planejado fazer expiação pelos pecados, ele colocou em nossa natureza que poderíamos ter em nossa própria carne o preço de nossa redenção; em uma palavra, que pelo direito de uma natureza comum ele possa nos introduzir, junto com ele mesmo, no santuário de Deus. Pelas palavras, nas coisas pertencentes a Deus , ele quer dizer as coisas necessárias para reconciliar os homens com Deus; e como o primeiro acesso a Deus é pela fé, é necessário um mediador para remover todas as dúvidas.

Que compaixão ele pode ser
E um sumo sacerdote fiel nas coisas de Deus
Fazer expiação pelos pecados do povo;
Pois como ele sofreu, sendo tentado, ele pode ajudar os tentados.

A primeira e a última linha correspondem e a segunda e a terceira. Ele é compassivo, porque pode simpatizar com os tentados, tendo sido ele próprio tentado; e ele é um sumo sacerdote verdadeiro e fiel, porque realmente expiou os pecados do povo; e para que ele pudesse ser tudo isso, tornou-se como seus irmãos, tomando a natureza deles. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, em todas as coisas – Como ele assim se apossou do homem para redimi-lo, era necessário que em todas as coisas se tornasse semelhante ao homem, para que ele sofresse em seu lugar e fizesse expiação por sua natureza.

Que ele possa ser um sumo sacerdote misericordioso e fiel – ??a e?e?µ?? ?e??ta? · Que ele possa ser misericordioso – que ele possa ser afetado com um sentimento de nossas enfermidades, que, participando de nossa natureza com todas as suas enfermidades e aflições inocentes, ele pode saber como compadecer o homem pobre, aflito e sofredor. E que ele possa ser um sumo sacerdote fiel naquelas coisas que se relacionam com Deus, cuja justiça exige a punição dos transgressores, ou uma expiação adequada a ser feita pelos pecados do povo. O significado apropriado de ??as?es?a? ta? ?µa?t?a? é propiciar ou expiar pecados por sacrifício. Veja a nota em Lucas 18:13 , onde [esta palavra] é particularmente explicada. Cristo é o grande Sumo Sacerdote da humanidade;

  1. Ele se exercita nas coisas que pertencem a Deus, prestando atenção para que a honra de Deus seja adequadamente assegurada, sua adoração devidamente regulada, suas leis devidamente aplicadas e sua justiça e misericórdia sejam ampliadas. Novamente,

2. Ele se exercita nas coisas pertencentes aos homens, para que possa fazer expiação por eles, aplicar-lhes essa expiação e libertá-las dessa maneira da maldição de uma lei violada, da culpa e poder do pecado, de sua existência e a natureza, e de todos os males a que foram expostos através dela, e, finalmente, para que ele pudesse abrir o caminho para os mais sagrados por seu próprio sangue; e ele misericordiosamente e fielmente realizou tudo o que empreendeu.

Comentário de John Wesley

Portanto, em todas as coisas era necessário que ele fosse feito como seus irmãos, para que ele fosse um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas pertencentes a Deus, para reconciliar os pecados do povo.

Portanto, ele o convinha – Era altamente adequado e adequado, sim, necessário, a fim de que ele os redimisse.

Para ser feito em todas as coisas – Isso essencialmente pertence à natureza humana, e em todos os sofrimentos e tentações.

Como seus irmãos – Esta é uma recapitulação de tudo o que se passa antes: a soma de tudo o que se segue é adicionada imediatamente. Que ele possa ser um Sumo-Sacerdote misericordioso e fiel, misericordioso com os pecadores; fiel a Deus. Um sacerdote ou sumo sacerdote é aquele que tem o direito de se aproximar de Deus e de trazer outros a ele. Fiel é tratado, Hebreus 3: 2 , etc., com seu uso; misericordioso, Hebreus 4:14 , etc., com o uso também; Sumo Sacerdote, Hebreus 5: 4 , etc., Hebreus 7: 1 , etc. O uso é adicionado em Hebreus 10:19 .

Nas coisas pertencentes a Deus, expiar os pecados do povo – Oferecer seus sacrifícios e orações a Deus; derivando a graça, paz e bênçãos de Deus sobre eles.

Referências Cruzadas

Levítico 6:30 – Mas toda oferta pelo pecado, cujo sangue for trazido para a Tenda do Encontro para propiciação no Lugar Santo, não será comida; terá que ser queimada”.

Levítico 8:15 – Moisés sacrificou o novilho, e com o dedo pôs um pouco do sangue em todas as pontas do altar para purificá-lo. Derramou o restante do sangue na base do altar e assim o consagrou para fazer propiciação por ele.

2 Crônicas 29:24 – Os sacerdotes abateram os bodes e apresentaram o sangue sobre o altar como oferta pelo pecado, para fazer propiciação por todo o Israel, pois era em favor de todo o Israel que o rei havia ordenado o holocausto e a oferta pelo pecado.

Isaías 11:5 – A retidão será a faixa de seu peito, e a fidelidade o seu cinturão.

Ezequiel 45:15 – Também se deve tomar uma ovelha de cada rebanho de duzentas ovelhas das pastagens bem regadas de Israel. Isso será usado para as ofertas de cereal, os holocaustos e as ofertas de comunhão para fazer propiciação pelo povo, palavra do Soberano Senhor.

Ezequiel 45:17 – Será dever do príncipe fornecer os holocaustos, as ofertas de cereal e as ofertas derramadas nas festas, nas luas novas e nos sábados, em todas as festas fixas da nação de Israel. Ele fornecerá as ofertas pelo pecado, as ofertas de cereal, os holocaustos e as ofertas de comunhão para fazer propiciação em favor da nação de Israel.

Ezequiel 45:20 – Você fará o mesmo no dia sete do mês em favor de qualquer pessoa que pecar sem intenção ou por ignorância; assim vocês deverão fazer propiciação em favor do templo.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Efésios 2:16 – e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.

Filipenses 2:7 – mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Colossenses 1:21 – Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.

Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,

Hebreus 3:2 – Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.

Hebreus 3:5 – Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro,

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 5:1 – Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *