Estudo de Hebreus 3:5 – Comentado e Explicado

Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo e testemunha das palavras de Deus.
Hebreus 3:5

Comentário de Albert Barnes


Moisés era fiel … como servo – Não como o chefe da dispensação; não como o originou; mas como no emprego e sob a direção de seu grande Fundador e Autor – o Messias. Como tal servo, ele merece toda a honra pela fidelidade que já foi reivindicada por ele, mas não pode ser a honra que é devida àquele que está à frente da família ou da casa. Paulo “presumiu” que Moisés era um “servo” e argumentou sobre essa suposição, sem tentar provar isso, porque era tão frequentemente afirmada no Antigo Testamento e devia ter sido concedida por todos os judeus. Em vários casos, ele é mencionado como “o servo do Senhor”; ver Josué 1: 1-2 ; Josué 9:24 ; 1 Crônicas 6:49 ; 2 Crônicas 24: 9 ; Neemias 10:29 ; Daniel 9:11 ; Êxodo 14:31 ; 1 Reis 8:56 ; Salmo 105: 26 . Como esse ponto era indiscutível, era necessário apenas mostrar que o Messias era superior a um “servo”, a fim de tornar o argumento claro.

Para um testemunho – Dar testemunho daquelas verdades que deveriam ser reveladas; isto é, ele era o instrumento das comunicações divinas ao povo, ou o meio pelo qual Deus fez sua vontade conhecida. Ele não originou as verdades ele mesmo; mas ele era o mero meio pelo qual Deus tornou conhecida a sua verdade ao seu povo – um servo a quem empregou para tornar conhecida a sua vontade. A palavra depois daqui não é necessária para uma tradução justa dessa passagem e obscurece o sentido. Isso não significa que ele foi testemunha daquelas verdades que deveriam ser ditas “subseqüentemente” ao seu tempo sob outra dispensação, nem daquelas verdades que o apóstolo se propôs a considerar em outra parte da Epístola, como Doddridge supõe; mas significa apenas que Moisés se apresentou como testemunha pública das verdades que Deus planejou revelar, ou que deviam ser ditas. Deus não falou ao seu povo “diretamente” e frente a frente, mas falou através de Moisés como um órgão ou meio. O sentido é que Moisés era um mero servo de Deus para comunicar sua vontade ao homem.

Comentário de E.W. Bullinger

servo . Grego. terapeuta. App-190. Usado de Moisés. EX. Hebreus 14:31 (Septuaginta)

para ser falado depois = prestes a ser falado. Grego. laleo. App-121.

Comentário de John Calvin

5. E Moisés era fiel em toda a sua casa, como servo, etc. A segunda diferença é que Moisés estava comprometido com uma doutrina à qual ele, em comum com os outros, deveria se submeter; mas Cristo, embora ele tenha assumido a forma de servo, ainda é Mestre e Senhor, a quem todos devem estar sujeitos; pois, como encontramos em Hebreus 1: 2 , ele é constituído herdeiro de todas as coisas.

Para um testemunho daquelas coisas que deveriam ser ditas depois ou que depois seriam ditas ou declaradas . Eu explico isso simplesmente desta maneira: que Moisés, enquanto arauto daquela doutrina que seria publicada por um tempo para os povos antigos, prestava ao mesmo tempo um testemunho do Evangelho, cuja publicação não era tão ainda a ser feito; pois é sem dúvida evidente que o fim e a conclusão da Lei é a perfeição da sabedoria contida no Evangelho. Essa exposição parece estar de acordo com o tempo futuro do particípio. De fato, o significado é que Moisés entregou fielmente ao povo o que o Senhor havia comprometido com ele, mas lhe foram prescritos limites que não lhe eram lícitos. Deus falou anteriormente em diferentes momentos e de várias maneiras pelos profetas, mas adiou à plenitude dos tempos a revelação completa do Evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Como servo – A fidelidade de Moisés era a fidelidade de um servo; ele não era o criador daquela igreja ou casa; ele foi empregado, sob Deus, para providenciar e ordenar: era mordomo do Construtor e do Dono.

Para um testemunho dessas coisas – Todas as ordenanças sob a lei eram típicas; tudo deu testemunho das coisas que seriam ditas depois; isto é, a Jesus Cristo, seu sofrimento, morte e a glória que deve seguir; e ao seu Evangelho em todas as suas partes. A fidelidade de Moisés consistia em sua atenção escrupulosa a toda ordenança de Deus; enquadrar tudo de acordo com o padrão que o Senhor lhe mostrava; e ele se referindo tudo àquele Cristo de quem ele falou como o profeta que deveria vir depois dele, e deveria ser levantado dentre eles; a quem deveriam ouvir e obedecer atentamente, sob pena de serem impedidos de serem o povo do Senhor. Por isso, nosso Senhor disse aos judeus, João 5:46 ; : Se crestes em Moisés, creríamos em mim, porque ele escreveu de mim; “nomeadamente;” diz o Dr. Macknight, “nas figuras, mas especialmente nas profecias da lei, onde a dispensação do Evangelho, a vinda de seu Autor e seu caráter como Messias, são todos descritos com uma precisão que acrescenta o maior brilho de evidências. a Jesus e ao seu evangelho “.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 3: 5 . E Moisés era verdadeiramente fiel, etc. – Moisés não fez nada além da direção e governo de um superior, e agiu meramente como um servo sob um mestre em casa, igreja ou família de Deus. Ele foi fiel até à sua declaração daquelas coisas, das quais mais tarde se falou mais particularmente. Ele declarou que alguém deveria surgir como ele, a quem eles deveriam dar ouvidos. Por testemunho entende-se uma verdade publicada ou declarada: Moisés, portanto, não falou de si mesmo, como se fosse a pessoa em quem a promessa feita a Abraão, Isaac e Jacó deveria ser cumprida; mas ele foi fiel como servo, para testemunhar o que lhe foi dito sobre seu Mestre; ou seja, que Cristo deveria vir e ser obedecido, quando deveria agradar ao Pai enviá-lo. Ele entregou fielmente a vontade de seu Mestre, na medida em que Deus teve o prazer de transmitir o conhecimento de tal Pessoa a ele; mas uma informação muito maior foi concedida aos que vieram depois, que descreveram a maneira, os tempos e as circunstâncias de sua aparência. Veja Atos 26:22 . Lucas 24:44 . João 5: 46-47 .

Comentário de John Wesley

E Moisés, na verdade, era fiel em toda a sua casa, como servo, em testemunho daquelas coisas que seriam depois ditas;

E Moisés na verdade – Outra prova da preeminência de Cristo acima de Moisés.

Foi fiel em toda a sua casa, como servo, por um testemunho das coisas que depois seriam ditas – Isto é, que foi uma confirmação completa das coisas que ele depois falou a respeito de Cristo.

Referências Cruzadas

Exodo 14:31 – Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo.

Números 12:7 – Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

Deuteronômio 3:24 – “Ó Soberano Senhor, tu começaste a mostrar a teu servo a tua grandeza e a tua mão poderosa! Que Deus existe no céu ou na terra que possa realizar as tuas obras e os teus feitos poderosos?

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Deuteronômio 34:5 – Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera.

Josué 1:2 – “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.

Josué 1:7 – Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.

Josué 1:15 – até que o Senhor conceda um lugar de descanso para eles, como deu a vocês, e até que eles também tenham tomado posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá. Depois disso vocês poderão voltar e ocupar a sua própria terra, que Moisés, servo do Senhor, lhes deu a leste do Jordão, na direção do nascer do sol”.

Josué 8:31 – conforme Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado aos israelitas. Ele o construiu de acordo com o que está escrito no Livro da Lei de Moisés: um altar de pedras não lavradas, nas quais não se usou ferramenta de ferro. Sobre ele ofereceram ao Senhor holocaustos e sacrifícios de comunhão.

Josué 8:33 – Todo o Israel, estrangeiros e naturais da terra, com os seus líderes, os seus oficiais e os seus juízes, estavam de pé dos dois lados da arca da aliança do Senhor, diante dos sacerdotes levitas, que a carregavam. Metade do povo estava de pé, defronte do monte Gerizim, e metade, defronte do monte Ebal. Tudo conforme Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado anteriormente, para que o povo de Israel fosse abençoado.

Neemias 9:14 – Fizeste que conhecessem o teu sábado santo e lhes deste ordens, decretos e leis por meio de Moisés, teu servo.

Salmos 105:26 – Então enviou seu servo Moisés, e Arão, a quem tinha escolhido,

Mateus 24:45 – “Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?

Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Lucas 12:42 – O Senhor respondeu: “Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?

Lucas 16:10 – “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.

Lucas 24:27 – E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 5:46 – Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito.

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

Atos dos Apóstolos 7:37 – “Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu’.

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

1 Coríntios 4:2 – O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis.

1 Timóteo 1:12 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,

Hebreus 3:2 – Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.

Hebreus 8:5 – Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: “Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte”.

Hebreus 9:8 – Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *