Estudo de Deuteronômio 3:24 – Comentado e Explicado

Senhor Javé, começastes a mostrar ao vosso servo vossa grandeza e o poder de vossa mão. Qual é, nos céus ou na terra, o deus que pode igualar-se a vós em obras e grandes feitos?
Deuteronômio 3:24

Comentário de Thomas Coke

Ver. 24. Que deus existe no céu, etc. – Moisés aqui fala em referência à noção popular dos tempos sobre deuses particulares e tutelares; no entanto, ao mesmo tempo, com uma confissão completa de sua crença na onipotência de Jeová. São Paulo, 1 Coríntios 8: 5, parece claramente se referir a esta passagem.

Veja o comentário em Deuteronômio 3:29

Comentário de Adam Clarke

A oração de Moisés registrada nesses dois versículos, e suas próprias reflexões sobre ela, Deuteronômio 3:26 , são muito afetantes. Ele sofrera muito, tanto no corpo como na mente, ao levar o povo às fronteiras da terra prometida; e era natural o suficiente que ele desejasse vê-los estabelecidos nela e gozar de uma parte dessa herança, que ele sabia que era um tipo de país celestial. Mas, apesar de sua oração muito sincera e do favor especial de Deus para com ele, ele não teve permissão de passar por cima do Jordão! Ele entristeceu o Espírito de Deus e proferiu uma sentença contra ele de exclusão da terra prometida. No entanto, ele permitiu que ele a visse, e deu-lhe todas as garantias de que as pessoas que ele trouxera do Egito a possuíram. Assim, Deus pode optar por privar os bens terrestres a quem, no entanto, está determinado a dar uma herança celestial.

Comentário de John Wesley

Ó Senhor DEUS, começaste a mostrar a teu servo a tua grandeza e a tua mão poderosa; pois que Deus existe no céu ou na terra, que pode fazer segundo as tuas obras e segundo a tua força?

Começaste a mostrar a tua serva a tua grandeza – Senhor, aperfeiçoa o que tens começado. Quanto mais vemos a glória de Deus em suas obras, mais desejamos ver. E quanto mais somos afetados com o que vimos de Deus, melhor estamos preparados para novas descobertas.

Referências Cruzadas

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Deuteronômio 11:2 – Lembrem-se hoje de que não foram os seus filhos que experimentaram e viram a disciplina do Senhor, o seu Deus, a sua majestade, a sua mão poderosa, o seu braço forte.

2 Samuel 7:22 – “Quão grande és tu, ó Soberano Senhor! Não há ninguém como tu nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos.

Neemias 9:32 – “Agora, portanto, nosso Deus, ó Deus grande, poderoso e temível, fiel à tua aliança e misericordioso, não fiques indiferente a toda a aflição que veio sobre nós, sobre os nossos reis e os nossos líderes, sobre os nossos sacerdotes e profetas, sobre os nossos antepassados e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje.

Salmos 35:10 – Todo o meu ser exclamará: “Quem se compara a ti, Senhor? Tu livras os necessitados daqueles que são mais poderosos do que eles, livras os necessitados e os pobres daqueles que os exploram”.

Salmos 71:19 – Tua justiça chega até as alturas, ó Deus, tu, que tens feito coisas grandiosas. Quem se compara a ti, ó Deus?

Salmos 86:8 – Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.

Salmos 89:6 – Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao Senhor? Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao Senhor?

Salmos 89:8 – Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti? És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade.

Salmos 106:2 – Quem poderá descrever os feitos poderosos do Senhor, ou declarar todo o louvor que lhe é devido?

Salmos 145:3 – Grande é o Senhor e digno de ser louvado; sua grandeza não tem limites.

Salmos 145:6 – Anunciarão o poder dos teus feitos temíveis, e eu falarei das tuas grandes obras.

Isaías 40:18 – A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?

Isaías 40:25 – “Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? “, pergunta o Santo.

Jeremias 10:6 – Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome.

Jeremias 32:18 – Mostras bondade até mil gerações, mas lanças os pecados dos pais sobre os seus filhos. Ó grande e poderoso Deus, cujo nome é o Senhor dos Exércitos,

Daniel 3:29 – Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar ninguém dessa maneira”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *