Estudo de Salmos 35:10 – Comentado e Explicado

Todas as minhas potências dirão: Senhor, quem é semelhante a vós? Vós que livrais o desvalido do opressor, o mísero e o pobre de quem os despoja.
Salmos 35:10

Comentário de Albert Barnes

Todos os meus ossos dirão – Uma expressão semelhante ocorre no Salmo 51: 8 : “Para que os ossos que você quebrou se alegrem.” Os “ossos” são colocados aqui para a moldura; o homem inteiro. Veja as notas no Salmo 32: 3 . A idéia é que ele foi esmagado e carregado de problemas e perigos, de modo que sua própria estrutura – aquilo que o sustentava – cedeu. Ele diz agora que, se Deus interpusesse da maneira que ora, ele seria aliviado do fardo insuportável e toda a sua natureza se alegraria.

Quem é semelhante a ti – Quem pode trazer libertação como Deus. Compare as anotações em Isaías 40:18 . “Que livra os pobres”, etc. Quem resgata os pobres das mãos dos poderosos. Isso é,

(a) Quem existe que interporia como Deus faz em favor dos pobres e oprimidos?

(b) Quem existe que poderia salvá-los como Ele? Em seu poder e em sua vontade de ajudar, não há ninguém como Deus. A palavra que se torna pobre aqui significa, antes, alguém que é afligido ou esmagado pela provação.

Sim, os pobres e os necessitados – A palavra aqui tornada pobre é a mesma que ocorre no ex-membro da sentença. A palavra traduzida como “carente” é aquela que é comumente usada para denotar os pobres no sentido usual do termo – alguém que está em necessidade. A referência é a Davi, que foi atormentado pela perseguição, e ao mesmo tempo estava em falta dos confortos da vida.

Daquele que o estraga – Daquele que o espoliou e roubou.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 35:10 . Todos os meus ossos dirão Estes são representados figurativamente como louvando a Deus; como se ele tivesse dito: “Todos os membros do meu corpo, assim como todas as faculdades da minha alma, serão afetados com um profundo senso de tua bondade em relação a mim, e assim apresentarão teus louvores”.

Comentário de E.W. Bullinger

Todos os meus ossos = todos os membros do meu corpo. A interpretação pertence ao orador. O Aplicativo pertence (1) aos santos do AT ( Salmos 139: 13-16 ) e (2) aos membros posteriores mencionados em Efésios 1:22 , Efésios 1:23 ; Efésios 2:21 ; Efésios 4: 4-16 . Observe suas experiências: Salmos 6: 2 (irritado); Salmos 22:14 (fora do comum); mas “não está quebrado” ( Salmos 34:20 , João 19:36 . Êxodo 12:46 ); Seu coração se partiu ( Salmos 69:20 ); assim nossos corações ( Salmos 34:18 ); mas não nós mesmos ( João 10: 27-29 ).

dizer. Eles falam: e sempre dele. Figura do discurso Prosopopéia , para ênfase. Todos e sempre confessam a Cristo como SENHOR ( 1 Coríntios 12: 3. 1 Pedro 3:15 ).

quem é como . . ? Figura da fala Erotesis (App-6), para maior ênfase. ). Compare suas palavras ( Salmos 71:19 ; Salmos 73:25 ; Salmos 89: 6. 1 Samuel 2: 2. Deuteronômio 33:26 , Deuteronômio 33:27 ).

Delivered = Rescuest. Compare 2 Timóteo 4:18 . 2 Pedro 2: 9 .

pobre = oprimido. Compare Salmos 34: 6 .

muito forte. Lei muito forte ( Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:10 , Gálatas 1:13 ); pecado muito forte ( Romanos 5:21 ); o mundo é muito forte ( João 16:33 ); auto forte demais ( Romanos 7:24 ); morte muito forte ( 2 Timóteo 1:10 ).

Comentário de Adam Clarke

Todos os meus ossos dirão – Minha vida sendo preservada, todos os membros do meu corpo magnificarão a tua misericórdia salvadora.

Livrar os pobres – Esta é uma máxima geral: Deus é particularmente consciente dos pobres. Onde as vantagens seculares são retidas, há mais necessidade de ajuda espiritual. Deus considera isso, e sua providência gentil funciona de acordo.

Comentário de John Calvin

10. Ó Jeová! quem é como ti? Aqui ele explica mais completamente a natureza de sua alegria na salvação de Deus da qual ele falara, mostrando que ela consistia em atribuir inteiramente a Deus a libertação que ele havia obtido. Os homens, em geral, louvam a Deus de tal maneira que ele dificilmente obtém a décima parte de seu vencimento. Mas Davi, distinguindo-o de todos os outros, declara claramente que toda a glória de sua libertação se deve somente a ele. E, certamente, apenas cedemos a Deus o que lhe pertence, quando, investindo-o em seu próprio poder, depositamos todas as nossas esperanças nele. Para que propósito serve, em voz alta, celebrar o nome de Deus com nossas bocas, se rasgarmos em pedaços seu poder e bondade a nosso prazer? Davi, portanto, no verdadeiro espírito de piedade, exalta a grandeza de Deus por esse alto conjunto, que ele é o guardião e defensor dos pobres, e resgata os necessitados e aflitos da mão daqueles que os oprimem; como se ele dissesse: É dever peculiar de Deus socorrer os miseráveis. Por essas palavras, somos ensinados a nos apegar à esperança de coisas melhores na adversidade; pois o poder e os recursos de nossos inimigos, por maiores que sejam, não é motivo para perdermos a confiança, pois Deus nos declara do céu que ele reina expressamente com o objetivo de resistir aos fortes e poderosos. Se as crianças deste mundo, que empregam seu poder em ferir e oprimir os fracos, tivessem o mínimo grau de compreensão, certamente serviriam para restringir sua audácia e impedir que continuassem a provocar a ira de Deus.

Comentário de John Wesley

Todos os meus ossos dirão: SENHOR, quem é semelhante a ti, que livra o pobre daquele que é forte demais para ele, sim, o pobre e o necessitado daquele que o mima?

Meus ossos – meu corpo inteiro, assim como minha alma.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *