Estudo de Êxodo 15:11 – Comentado e Explicado

Quem entre os deuses é semelhante a vós, Senhor? Quem é semelhante a vós, glorioso por vossa santidade, temível por vossos feitos dignos de louvor, e que operais prodígios?
Êxodo 15:11

Comentário de Albert Barnes

Entre os deuses – Compare Salmos 86: 8 ; Deuteronômio 32: 16-17 . Um hebreu que acabou de deixar a terra em que o politeísmo alcançou seu mais alto desenvolvimento, com estátuas gigantes e templos de grandeza incomparável, poderia nessa ocasião residir nessa consumação da longa série de triunfos pelos quais a “grandeza sem comparação” de Yahweh era estabelecido de uma vez por todas.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 15:11 . Quem é semelhante a ti, ó Senhor, entre os deuses? O escritor sagrado aqui se refere aos deuses do Egito, sobre os quais Jeová havia agora gloriosamente triunfado; e um dos grandes fins de cujos milagres no Egito foi, sem dúvida, afirmar sua supremacia e mostrar sua superioridade sobre todas as divindades locais e falsas. Ver Discursos do Bispo Sherlock, vol. 1: dis. 10: p. 280, & c.

Temerosos em louvores isto é, (digamos alguns) “quem não pode, e quem não deve, ser louvado sem respeito religioso:” ou, (como outros) “temeroso, ou por, o mais excelente e digno de louvor ações;” o resumo traz usado para o concreto. Assim, Filipenses 4: 8 se houver algum louvor; ie qualquer coisa digna de louvor.

Comentário de Adam Clarke

Quem é semelhante a ti, ó Senhor, entre os deuses? Já vimos que todos os deuses egípcios, ou os objetos da idolatria dos egípcios, foram confundidos e tornados completamente desprezíveis pelas dez pragas, que parecem ter sido dirigidas principalmente contra eles. Aqui o povo de Deus exulta novamente sobre eles: quem dentre esses deuses é semelhante a Ti? Eles não podem salvar nem destruir; Tu fazes ambos da maneira mais sinalizada.

Como as palavras originais ???? ???? ???? ?? mi chamochah baelim, Jeová deveriam ter constituído o lema da insígnia dos Asmoneanos, e ter fornecido o nome de Macabeus a Judas, seu grande capitão, de quem depois foram chamados Macabeus. pode ser necessário dizer algumas palavras sobre esse assunto É possível que Judas Maccabeus tivesse esse lema em seu estandarte, ou pelo menos as letras iniciais dele, pois tal prática não era incomum. Por exemplo, no padrão romano, as letras SPQR significavam Senatus Populus Que Romanus, ou seja, o Senado e o povo romano, e ? ? ? ? MCBI poderia ter representado Mi Miochaocha Baelim Jeová : “Quem entre os deuses (ou fortes) é semelhante a ti, ó Jeová! ” . Mas parece do grego ?a??aßa??? , e também do makabi siríaco, que o nome foi escrito originalmente com ? koph , não ? caph . É mais provável, como Michaelis observou, que o nome deve ter sido derivado de ??? makkab , um martelo ou martelo; portanto, Judas, por causa de sua bravura e sucesso, poderia ter sido denominado martelo ou martelo pelo qual os inimigos de Deus haviam sido espancados, martelados e quebrados. Judas, o martelo do Senhor.

Glorioso em santidade – Infinitamente resplandecente neste atributo, essencial para a perfeição da natureza Divina.

Temerosos em louvores – Essa santidade gloriosa não pode ser abordada sem a mais profunda reverência e medo, mesmo pelos anjos, que ocultam seus rostos diante da majestade de Deus. Como então o homem, que é apenas pecado e pó, se aproxima da presença de seu Criador!

Fazendo maravilhas? Toda parte da obra de Deus é maravilhosa; não apenas milagres, que implicam uma inversão ou suspensão das leis da natureza, mas todas as partes da própria natureza. Quem pode conceber como uma única folha de grama é formada; ou como a terra, o ar e a água se consolidam no corpo do carvalho? E quem pode compreender como as diferentes tribos de plantas e animais são preservadas, em todas as características distintivas de suas respectivas naturezas? E quem pode conceber como o ser humano é formado, nutrido e suas diferentes partes desenvolvidas? Qual é a verdadeira causa da circulação do sangue? ou como diferentes doenças produzem os sólidos e fluidos da máquina animal? O que é vida, sono, morte? E como uma alma impura e profana é regenerada, purificada, refinada e feita como seu grande Criador? Essas são maravilhas que somente Deus opera, e somente para si são completamente conhecidas.

Comentário de John Wesley

Quem é semelhante a ti, ó Senhor, entre os deuses que é como ti, glorioso em santidade, temeroso em louvores, fazendo maravilhas?

Os deuses – assim chamados: ídolos ou príncipes: gloriosos em santidade – em justiça, misericórdia e verdade: temerosos em louvores – para serem louvados com reverência.

Comentário de John Calvin

11. Quem é como você? Moisés conclui esse cântico de louvor com uma ejaculação, porque a grandeza do sujeito transcende o poder das palavras. O interrogatório expressa mais do que como se ele tivesse simplesmente afirmado que ninguém pode ser comparado a Deus; porque marca admiração e confiança garantida na verdade do que ele diz; pois ele exclama, como se estivesse assombrado de espanto: “Quem é semelhante a ti, ó Senhor?” A noção de alguns de que, com a palavra “deuses”, ele quer dizer os anjos, é mais adequada para outras passagens; por exemplo, ( Salmos 89: 6 ,) “Quem no céu pode ser comparado ao Senhor; quem dentre os filhos (162) dos poderosos pode ser comparado ao Senhor? ” pois imediatamente se segue: “Deus deve ser muito temido na assembléia dos santos, e deve ser tido em reverência a todos os que estão ao redor dele”. ( Êxodo 15: 7 , etc.) O significado então é (163) que, embora haja excelência nos anjos, Deus ainda é exaltado muito acima de todos; mas aqui pode ser mais apropriado referir-se aos ídolos, pois Moisés (como já foi dito) está contrastando professamente ‘o único Deus verdadeiro, cuja religião e adoração existia entre os filhos de Abraão, com as ilusões dos gentios. A palavra “sanctitas”, santidade, expressa a glória que separa Deus de todas as Suas criaturas; e, portanto, de certa maneira, degrada todas as outras divindades que o mundo inventou para si; pois a majestade do Deus único é, portanto, eminente e honrosa. Ele acrescenta: “temeroso em louvores”; porque Ele não pode ser devidamente louvado, sem nos arrebatar com espanto. Moisés depois se explica dizendo que as obras de Deus são maravilhosas. Na minha opinião, a explicação deles é pobre, que pensa que se diz que “tem medo de louvar”, porque deve ser louvado com medo; e deles é exagerado, que dizem que ele é terrível, mesmo quando é louvado.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 15:11 . Quem é semelhante a ti, ó Senhor, entre os deuses? – Chamado; os ídolos ou príncipes. À maravilhosa relação acima mencionada, sucede uma maravilhosa expressão de louvor. E como, de fato, o escritor poderia evitar ser transportado e transportado, por assim dizer, fora de si mesmo ao ver uma maravilha? Bem, ele poderia descrever a Jeová, que o executou, como glorioso em santidade – Em justiça, misericórdia e verdade; temeroso em louvores – Um Ser que deve ser louvado com a mais profunda reverência e a mais elevada adoração.

Referências Cruzadas

Levítico 19:2 – “Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.

Deuteronômio 3:24 – “Ó Soberano Senhor, tu começaste a mostrar a teu servo a tua grandeza e a tua mão poderosa! Que Deus existe no céu ou na terra que possa realizar as tuas obras e os teus feitos poderosos?

Deuteronômio 33:26 – “Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga os céus para ajudá-lo, e cavalga as nuvens em sua majestade!

1 Samuel 2:2 – “Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.

2 Samuel 7:22 – “Quão grande és tu, ó Soberano Senhor! Não há ninguém como tu nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos.

1 Reis 8:23 – e orou: “Senhor, Deus de Israel, não há Deus como tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a tua aliança de amor com os teus servos que, de todo o coração, andam segundo a tua vontade.

Salmos 35:10 – Todo o meu ser exclamará: “Quem se compara a ti, Senhor? Tu livras os necessitados daqueles que são mais poderosos do que eles, livras os necessitados e os pobres daqueles que os exploram”.

Salmos 66:5 – Venham e vejam o que Deus tem feito; como são impressionantes as suas obras em favor dos homens!

Salmos 77:14 – Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos.

Salmos 77:19 – A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas.

Salmos 86:8 – Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.

Salmos 89:5 – Os céus louvam as tuas maravilhas, Senhor, e a tua fidelidade na assembléia dos santos.

Salmos 89:6 – Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao Senhor? Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao Senhor?

Salmos 89:7 – Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.

Salmos 89:18 – Sim, Senhor, tu és o nosso escudo, ó Santo de Israel, tu és o nosso rei.

Salmos 90:11 – Quem conhece o poder da tua ira? Pois o teu furor é tão grande como o temor que te é devido.

Salmos 119:120 – O meu corpo estremece diante de ti; as tuas ordenanças enchem-me de temor.

Salmos 145:17 – O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz.

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Isaías 30:11 – Deixem esse caminho, abandonem essa vereda, e parem de confrontar-nos com o Santo de Israel! “

Isaías 40:18 – A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?

Isaías 40:25 – “Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? “, pergunta o Santo.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 64:2 – Como quando o fogo acende os gravetos e faz a água ferver, desce, para que os teus inimigos conheçam o teu nome e as nações tremam diante de ti!

Jeremias 10:6 – Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome.

Jeremias 10:7 – Quem não te temerá, ó rei das nações? Esse temor te é devido. Entre todos os sábios das nações e entre todos os seus reinos não há absolutamente ninguém comparável a ti.

Jeremias 10:16 – Aquele que é a porção de Jacó nem se compara a essas imagens, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade, o Senhor dos Exércitos é o seu nome.

Jeremias 49:19 – “Assim como um leão que sobe da mata do Jordão em direção aos pastos verdejantes, subitamente eu caçarei Edom para fora de sua terra. Quem é o escolhido que designarei para isso? Quem é como eu que possa me desafiar? E que pastor pode me resistir? “

Lucas 12:5 – Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer.

Hebreus 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Apocalipse 15:4 – Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”.

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *