Estudo de Deuteronômio 33:26 – Comentado e Explicado

Ninguém como o Deus de Jesurum,
Deuteronômio 33:26

Comentário de Albert Barnes

Antes, não há ninguém como Deus, ó Jeshurun! Veja referência marginal e nota.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 26-29. Não há ninguém como o Deus de Jeshurun Moisés, tendo declarado a cada tribo algumas das circunstâncias particulares que os distinguiriam do resto, e orado por sua respectiva prosperidade, na medida em que o espírito santo o sofria. , agora conclui o todo com uma bênção geral. Essa bela ode começa com a representação de Deus Todo-Poderoso, que havia se tornado a Deidade tutelar de Israel, por ser muito superior a qualquer deuses local: pois os céus e toda a criação lhe obedeciam; e embora ele fosse tão altamente exaltado, ainda assim ele condescendeu em ajudá-los e se humilhou a ponto de residir entre eles em símbolos, para que eles ficassem satisfeitos por estar sob seus cuidados mais imediatos. Deus é descrito a seguir como o líder dos exércitos de seu povo escolhido; e, depois de ter declarado abertamente sua aprovação de sua bravura, ele os coloca em posse do país dos inimigos, um país no qual eles viveriam separados do resto do mundo e poderiam permanecer seguros sob sua proteção, sem solicitar qualquer ajuda estrangeira. ajuda; além disso, um país notável por suas excelentes fontes, orvalho e chuveiros frutíferos, e abundante em todos os tipos de milho, vinho e óleo. Aqui, Moisés, incapaz de conceber maiores bênçãos temporais para qualquer raça de homens, explode em exclamações patéticas, lembra-os de sua felicidade inexprimível e privilégios peculiares de ser o sujeito de um Senhor Todo-Poderoso e como ele sabia que eles eram um povo rebelde, esquecido demais da bondade de Deus, ele conclui o todo repetindo que, como Deus era seu amigo, patrono e protetor, eles poderiam ter certeza de que venceriam seus inimigos e triunfariam na posse de sua terra. Eu traduzo toda a passagem assim: Ver. 26. “Não há ninguém como Deus, ó Jeshurun, que monta nos céus em teu socorro, e nas nuvens em sua excelência.” 27. Tu és a habitação do Deus eterno, e debaixo dos seus braços eternos; e ele dirigirá o inimigo diante de ti – e dirá: Ele destruiu e habitará. – 28 Israel está sozinho em segurança; – a fonte de Jacó está sobre uma terra de milho e vinho (e óleo; ) – e os seus céus cairão sobre a orvalho – 29. Ó feliz Israel, que é como você, ó povo salvo pelo SENHOR? Quem é o escudo do teu socorro? – e quem é a espada da tua excelência: – e teus inimigos se submeterão a ti; e pisarás nos altos deles. ” No versículo 27, presto mouneh, habitação, como Deus costuma dizer nas Escrituras como tendo sua habitação entre os israelitas; ora em Jerusalém, ora em Sion; e ele tinha naquele tempo sua habitação, se é que posso usar a expressão, entre eles. Portanto, os israelitas são chamados de habitação da justiça, Jeremias 31:23 . Ver Salmos 90: 1 . Durell.

Comentário de Adam Clarke

Não há ninguém como o Deus de Jeshurun ??- Já vimos o significado literal de Jeshurun, Deuteronômio 32:15 ; mas, além de seu significado literal, parece ser usado como uma expressão de afeto particular: daí Calmet o entende como um diminutivo da palavra Israel. Sabemos que te???? , filhos, na boca de São João, significa muito menos que te???a , que, devidamente traduzido, seria filhos amados, um termo que mostra ao mesmo tempo o desamparo dos filhos e o carinho afetuoso dos pais. . Portanto, Jeshurun ??pode ser entendido aqui: e, portanto, a Septuaginta parece ter apreendido toda a força da palavra ao traduzi-la t?? ??ap?µe??? , a amada, o objeto do deleite especial de Deus.

O Deus de Israel e o Israel de Deus não têm companheiros. Quais eram todos os deuses das nações, mesmo supondo que fossem seres reais, em comparação com o Todo-Poderoso? E que nação sob o céu poderia ser comparada ao Israel de Deus? Foi, no entanto, da excelência de Deus que eles derivaram deles.

Livra-se do céu, etc. – Une o céu e a terra em tua defesa e apoio, e vem com velocidade irresistível para socorrê-lo e defendê-lo, e desonrar seus adversários.

Comentário de John Wesley

Não há ninguém como o Deus de Jeshurun, que lança sobre o céu em tua ajuda e em sua excelência no céu.

Lá nós nenhum – Estas são as últimas palavras que Moisés escreveu, talvez o maior escritor que já viveu na Terra. E este homem de Deus, que tinha tantas razões para conhecer como sempre que um mero homem teve, com seu último suspiro magnifica tanto o Deus de Israel como o Israel de Deus. Ao Deus de Jeshurun, que para te ajudar, lança sobre o céu, e com o maior estado e magnificência, o céu. Montar no céu denota a grandeza e a glória, nas quais ele se manifesta ao mundo superior, e o uso que ele faz das influências do céu e dos produtos das nuvens, para levar adiante seus próprios conselhos neste mundo inferior. Tudo isso ele administra e dirige, como o homem que monta o cavalo.

Comentário de John Calvin

26. Ninguém existe como Deus. Moisés procede das partes para o todo, e agora passa a falar de todo o corpo, que consistia nas doze famílias. Tudo o que ele diz tende para o mesmo fim, a saber, que o povo de Israel era feliz por ser levado por Deus sob essa tutela fiel: pois nada é mais a desejar em relação aos nossos melhores interesses do que o nosso bem-estar. confiado à mão de Deus. Mas, como essa bênção inestimável de ser protegida pelo cuidado de Deus é muitas vezes levemente valorizada, Moisés exclama com admiração, que não há ninguém que possa ser comparado ao Deus de Israel. Sabemos que todas as nações tiveram seus deuses ou patronos tutelares, e loucamente louvaram seus respectivos ídolos; embora frequentemente descobrissem por experiência própria, que qualquer confiança que depositassem neles era vã e frívola. Moisés, portanto, separa dessa multidão imaginária de deuses falsos o Deus de Israel, como quem, ele diz, nenhum pode ser encontrado em lugar algum. Ele também exalta Seu poder, porque cavalga gloriosamente nos céus e nuvens, o que equivale a todas as coisas elevadas sujeitas ao Seu domínio. Mas, considerando que seria de pouco lucro refletir sobre seu poder infinito, exceto; em relação a nós mesmos, Moisés nos lembra expressamente que Deus não é forte para Si mesmo, mas para que Ele possa ajudar Seu povo.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 33:26 . Não há ninguém como o Deus de Jeshurun ??- Estas são as últimas palavras que Moisés escreveu, talvez o maior escritor que já viveu na Terra. E este homem de Deus, que tinha tantas razões para conhecer como sempre que um mero homem teve, com seu último suspiro magnifica tanto o Deus de Israel como o Israel de Deus. Tendo abençoado toda tribo em particular, ele conclui declarando a felicidade de toda a nação, especialmente nisso, que o Deus deles não era como os deuses vãos e tolos de outras nações, mas aquele Ser eterno e infinito, que é incomparável e inimitável em todas as nações. perfeições e que se comprometeram a ser seus protetores, provedores e salvadores, não obstante e desafiando todos os seus inimigos. Quem lança sobre os céus a tua ajuda , ou para a qual Quem, enviando-te ajuda, cavalga sobre os céus com o maior estado e magnificência, e os torna subservientes à sua vontade, empregando trovões, raios, granizos e toda a artilharia dos céus em teu favor. Sua cavalgada nos céus denota a grandeza e a glória em que ele se manifesta no mundo superior, e o uso que ele faz das influências do céu e dos produtos das nuvens, para levar adiante seus próprios conselhos neste mundo inferior. Tudo isso ele administra e dirige, como o homem que monta o cavalo. Em sua excelência no céu – Ou, em sua magnificência nas nuvens; isto é, quando ele tem prazer em mostrar sua grandeza e terrível majestade em seu favor, cavalga nas nuvens, levanta tempestades e tempestades que demonstram que as partes da natureza estão inteiramente sob seu poder e controle.

Comentário de E.W. Bullinger

ninguém gosta. Veja nota em Êxodo 15:11 .

DEUS. Hebraico. “El. Veja App-4.

Jeshurun = Vertical, ou seja, o Israel ideal (Compare Deuteronômio 33:29 ) como a nação “vertical” , possuindo todas essas leis. Veja nota sobre a primeira ocorrência, Deuteronômio 32:15 .

rideth. Compare os Salmos 68: 4 , Salmos 68:33 .

Referências Cruzadas

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Deuteronômio 32:15 – Jesurum engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de alimentos. Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador.

Salmos 18:10 – Montou um querubim e voou, deslizando sobre as asas do vento.

Salmos 68:4 – Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele!

Salmos 68:33 – àquele que cavalga os céus, os antigos céus. Escutem! Ele troveja com voz poderosa.

Salmos 86:8 – Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.

Salmos 104:3 – e põe sobre as águas dos céus as vigas dos seus aposentos. Faz das nuvens a sua carruagem e cavalga nas asas do vento.

Isaías 19:1 – Advertência contra o Egito: Vejam! O Senhor cavalga numa nuvem veloz que vai para o Egito. Os ídolos do Egito tremem diante dele, e os corações dos egípcios se derretem no íntimo.

Isaías 40:18 – A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?

Isaías 40:25 – “Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? “, pergunta o Santo.

Isaías 43:11 – Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum.

Isaías 66:8 – Quem já ouviu uma coisa dessas? Quem já viu tais coisas? Pode uma nação nascer num só dia, ou, pode-se dar à luz um povo num instante? Pois Sião ainda estava em trabalho de parto, e deu à luz seus filhos.

Jeremias 10:6 – Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome.

Habacuque 3:8 – Era com os rios que estavas irado, Senhor? Era contra os riachos o teu furor? Foi contra o mar que a tua fúria transbordou quando cavalgaste com os teus cavalos e com os teus carros vitoriosos?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *