Estudo de Isaías 43:11 – Comentado e Explicado

Fui eu, sou eu o Senhor, não há outro salvador a não ser eu.
Isaías 43:11

Comentário de Albert Barnes

Eu, mesmo eu, sou o Senhor – A repetição do pronome ‘eu’ o torna enfático. O design é afirmar que não havia outro ser a quem o nome ‘Yahweh’ pertencia. Não havia outro que tivesse os atributos que o nome envolvia; portanto, não havia outro Deus. Sobre o significado da palavra Javé, veja a nota em Isaías 1: 2 .

E ao meu lado não há Salvador – não há quem possa livrar da opressão, do cativeiro e do exílio, como os judeus sofridos na Babilônia; não há ninguém senão aquele que pode salvar do pecado e do inferno. Toda salvação, portanto, deve vir de Deus; e se obtivermos libertação dos males temporais ou da morte eterna, devemos buscá-lo.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 43: 11-13 . Eu, mesmo eu, sou o Senhor, etc. – Eu mesmo sou, etc. Isaías 43:12 . Eu declarei, salvei e abandonei, e nenhum deus estranho entre vocês [o fez ]; portanto, & c. O argumento de todo esse discurso é tão consistente em todas as suas partes, que nada heterogêneo se mistura a ele. Deus é apresentado aqui, como nos discursos imediatamente a seguir, determinados a justificar a verdade de sua essência e divindade contra idólatras e incrédulos, e chamá-los de erro, superstição e adoração de falsas divindades, à verdadeira fé e confirmar crentes na mesma fé. Por isso, ele ordena que os judeus idólatras e incrédulos, e todas as nações, sejam convocados, por assim dizer, para uma disputa pública, e ensina ao seu povo o método de disputar e convencê-los das grandes obras já realizadas e a seguir. a ser feito, como predito apenas por ele. Mas, como entre essas grandes obras, estavam as libertações temporais que ele já havia realizado para sua igreja de acordo com as previsões de seus profetas, e que dali em diante executariam por Ciro, e a libertação espiritual que ele obteria para o seu povo pelo Messias, o efeito de que seria a conversão dos gentios; ele apela particularmente para essas obras ilustres de sua providência, graça e poder, e demonstra que elas devem ser atribuídas apenas a ele, como foram preditas somente por ele. Veja a análise. Este período trata, na minha opinião, diz Vitringa, a respeito da libertação do povo da Assíria, e fica aqui, por meio de prefácio, para ilustrar essa outra grande libertação da igreja dos caldeus. Deus está aqui representado, como se apresentando publicamente em uma grande assembléia de homens, e reivindicando para si a glória que lhe foi tirada por idólatras e incrédulos, que por si só pertencem a Deus, diante dos quais todas as criaturas devem manter silêncio e fonte de toda perfeição e honra, pode ser permitida a glória de si mesmo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 43: 11-13 . Além de mim, não há salvador – Nenhum que possa e salve seus adoradores: onde está implícito que os deuses falsos não eram apenas fracos e incapazes de salvar aqueles que confiavam neles, mas também eram seus destruidores, como sendo a grande causa de a ruína deles. Eu declarei e salvei – eu predisse sua libertação e depois a efetuei. E eu mostrei, quando não havia deus estranho, etc. – Pelo contrário, eu fiz isso conhecido; nem era um deus estranho. Então, bispo Lowth. Essa presciência divina e a previsão de eventos futuros são, portanto, repetidamente insistidas, porque é o principal argumento usado aqui e no cap. 41., para determinar essa controvérsia entre Jeová e ídolos. Sim, antes do dia era – Antes de todos os tempos: ou, que é o mesmo, de toda a eternidade. Eu sou ele – eu sou Deus, e provei que sou assim. Ninguém pode libertar de minhas mãos – Nenhum daqueles chamados deuses pode salvar aqueles a quem eu destruirei. Portanto, eles são impotentes e, consequentemente, não são deuses. Vou trabalhar, e quem deixará? – Eles também não podem me atrapalhar em nenhum outro trabalho que resolvo fazer.

Comentário de John Calvin

11. Eu, eu (167) sou Jeová. Aqui o Senhor emprega linguagem elevada, como tendo obtido a vitória. Ele já havia explicado suficientemente de que maneira deveria ser conhecido e demonstrado que não há Deus senão ele mesmo; e agora, a fim de confirmar essa doutrina, ele exclama: “Só eu sou Jeová, não há outro além de mim.” Isso mostra como é perigoso inventar qualquer coisa sobre Deus fora de nossa própria imaginação; pois quando fazemos qualquer tipo de imagem esculpida, produzimos um ídolo em vez de Deus. Devemos, portanto, abraçar apenas o que procedeu de Deus, para não nos permitir qualquer liberdade sobre esse assunto. Depois que Deus se revelou para nós, devemos progredir no conhecimento dele, e crescer e ser fortalecidos todos os dias; pois esse é o significado da repetição, I, I. (168)

E não há Salvador além de mim. Para que não possamos supor que sua essência eterna seja apenas exibida aqui, mas também seu poder e bondade, que ele exerce constantemente em relação a nós e pelo qual é plenamente revelado, ele acrescenta um epíteto como marca distintiva: “ele é o único Salvador. ” O mundo cai no erro de dar um nome nu e vazio a Deus, e ao mesmo tempo transmitir sua autoridade a outro, como no papai, Deus é realmente mencionado, mas é roubado de sua honra, quando uma parte dele é dada. São Pedro, e outro para São Paulo, e outro para São Guilherme, e outro para São Jorge; isto é, seus escritórios estão distribuídos em tantas partes, que quase nada lhe resta senão um nome nu e vazio. Eles se gabam, de fato, de adorar a Deus somente; mas quando chegamos ao que pertence a Deus fazer, eles fazem tantos deuses quanto possuam criaturas e distribuem entre eles seu poder e autoridade. Mas o Senhor determinou que estes permanecerão inteiros e não violados, e não podem ser transmitidos a outro sem blasfêmia chocante; pois somente ele faz o bem aos homens, somente os defende e os preserva. A última cláusula do versículo expressa aquele conhecimento que é derivado da experiência, para que não possamos buscar a salvação senão naquele que é seu único autor. Por isso, aprendemos que a parte principal da adoração a Deus consiste na fé, quando ele é reconhecido como o começo e o fim da vida, quando concedemos a ele o título de Salvador e não transmitimos a outro o que ele declara. pertencer a si mesmo e residir somente nele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *