Estudo de Salmos 145:17 – Comentado e Explicado

O Senhor é justo em seus caminhos, e santo em tudo o que faz.
Salmos 145:17

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é justo em todos os seus caminhos – em seu próprio caráter; em suas leis; em seus negócios providenciais; em seus arranjos para a redenção e salvação do homem. Em seu próprio caráter, ele é o que é desejável que um Deus seja; em todas as suas leis, ele ordena que apenas o que é desejável deve ser promulgado; em todas as suas relações com as pessoas, ele faz o que é desejável, deve ser feito. Ele não viola o direito; ele não erra ninguém; ele exige de ninguém um serviço que seria injusto; ele não faz arranjos para o perdão e a salvação que não é o melhor que deve ser feito. É muito para um homem poder dizer tudo o que lhe ocorre sob a administração divina: “Está certo;” é muita coisa para um homem ter tanta confiança em Deus que é capaz de sentir que tudo o que faz em relação às nações é a melhor coisa que pode ser feita. Compare o Salmo 89:14 , observe; Salmo 97: 2 , nota.

E santo em todas as suas obras – margem, misericordioso ou abundante. A palavra hebraica é misericordiosa. A idéia parece ser que justiça e misericórdia são igualmente consultadas em seus arranjos; que eles se reúnem e ajam de maneira prejudicial nos planos divinos. Compare as notas no Salmo 85:10 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 145: 17 . O Senhor é justo em todos os seus caminhos – e não é injusto em nenhum deles; e santo em todas as suas obras – sempre agindo como ele, com perfeita retidão e pureza. Em todos os seus atos de governo, ele é justo, prejudicial a ninguém, mas administra justiça a todos: seus caminhos são iguais, embora os nossos sejam desiguais. Ao dar leis, decidir controvérsias, recompensar serviços e punir ofensas, ele é incontestavelmente justo e santo, e temos o dever de reconhecê-lo. Mas a palavra ???? , aqui tornada santa, geralmente significa misericordioso e, ao que parece, deveria ter sido traduzida aqui. Há uma mistura de misericórdia nas obras e dispensações mais severas e terríveis de Deus para com os homens nesta vida, o julgamento sem misericórdia sendo reservado para a próxima vida, Tiago 2:13 ; Apocalipse 14:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

santo = gracioso.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é justo – Foi a semelhança disso com o versículo omitido, que deveria ter sido o décimo quarto, que fez com que fosse omitido.

Comentário de John Calvin

17. Jeová é justo em todos os seus caminhos . Agora, ele não fala da bondade de Deus apenas em fornecer a todas as suas criaturas o alimento diário, mas compreende outras partes de sua providência, como em corrigir os homens por seus pecados, restringir os iníquos, tentar a paciência de seu povo debaixo da cruz, e governar o mundo através de julgamentos que muitas vezes são inescrutáveis ??para nós. A base sobre a qual o louvor é aqui atribuído a Deus pode parecer comum, estando na boca de todos; mas em nada a sabedoria é mostrada mais do que em apegar a verdade, que Deus é justo em todos os seus caminhos, de modo a reter em nossos corações um sentido inabalável disso em meio a todos os problemas e confusões. Embora todos reconheçam que Deus é justo, a maioria dos homens não é vencida pela aflição e briga com sua severidade: a menos que seus desejos sejam imediatamente atendidos, eles são impacientes e nada é mais comum do que ouvir sua justiça impeachment. Como em todos os lugares é abusada pelas imputações perversas que os homens lançam sobre ela, aqui é justamente justificado por esse tratamento ingrato e afirmado ser constante e infalível, por mais alto que a palavra possa menosprezá-la. É expressamente acrescentado, em todos os seus caminhos e obras, pois deixamos de dar a Deus a devida honra, a menos que reconheçamos um teor consistente de justiça em todo o progresso de sua operação. Nada é mais difícil no momento da angústia, quando Deus aparentemente nos abandonou, ou nos aflige sem justa causa, do que impedir que nossos sentimentos corruptos violem seus julgamentos; como nos dizem o imperador Maurício, em uma memorável passagem da história, que vendo seus filhos assassinados pelo traidor perverso e perverso Focas, e prestes a ser executado até a morte, ele gritou: “Tu és justo, ó Deus e são justos os teus juízos! ” Como esse homem sem caráter ruim se opôs a esse escudo contra as provações cruéis que enfrentou, devemos aprender a controlar nossos espíritos, e sempre dar à justiça de Deus a honra que lhe é devida. Davi, no entanto, vai mais longe, sugerindo que Deus, mesmo quando parece ser mais severo, está longe de ser cruel a ponto de temperar seus julgamentos mais pesados ??com equidade e clemência.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *