Estudo de Salmos 89:18 – Comentado e Explicado

pois no Senhor está o nosso escudo, e nosso rei no Santo de Israel.
Salmos 89:18

Comentário de Albert Barnes

Pois o Senhor é nossa defesa – Margem: “Nosso escudo é do Senhor”. A palavra original traduzida como “defesa” é escudo. Compare o Salmo 5:12 , note; Salmo 33:20 , note; Salmo 59:11 , note. O significado é que a proteção deveria ser encontrada somente em Deus. A verdadeira construção deste versículo é: “Porque ao Senhor pertence nosso escudo, e ao Santo de Israel, nosso rei.” Ou seja, tudo o que eles tinham e tudo em que confiavam como defesa pertencia a Deus ou era de Deus; em outras palavras, seus próprios protetores estavam protegidos pelo Senhor. Eles não tinham outra defesa; nada mais do que eles pudessem confiar.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 89:18 . Pois o Senhor é nossa defesa, etc. – Mudge conecta isso com o seguinte versículo assim: Sim, ao Senhor pertence o nosso escudo, e ao Santo de Israel, nosso rei: Salmos 89:19 . Desde o momento em que tu viste o teu favorito, e disseste, etc. Nosso escudo, diz ele, é explicado pelo rei; como nos Salmos 84: 9 . “Ele é do Senhor, o Senhor o possui; tomou-o como seu, sob sua proteção especial; desde o momento em que falou ao profeta Natã, a profecia que se segue a respeito de Davi.” Natã foi favorecido com a revelação imediata de Deus, 2 Samuel 7.

Comentário de E.W. Bullinger

defesa = escudo. Hebraico. ganan, para cobrir ou proteger.

Comentário de John Calvin

18. Pois para Jeová é nosso escudo. Como a principal proteção do povo estava na pessoa de seu rei, é aqui expressamente demonstrado que a manutenção do bem-estar dos fiéis por sua instrumentalidade é um dom de Deus. Mas deve-se notar que a mente do profeta não estava tão concentrada nesse reino temporal e transitório que negligencia, ao mesmo tempo, considerar o fim dele, como veremos atualmente. Ele sabia que era apenas por causa de Cristo que Deus fez seu favor fluir sobre a cabeça da Igreja e, daí, sobre todo o corpo. E, em primeiro lugar, enquanto ele chama o rei metaforicamente de broquel , – uma expressão figurada freqüentemente empregada nas Escrituras -, ele confessa que quando o povo é defendido por sua mão e trabalhando, isso é feito pela providência de Deus, e, portanto, deve ser atribuída a uma fonte superior à agência humana. O mesmo se repete na segunda cláusula, na qual se afirma, que o rei foi dado por Deus para governar o povo; e que, portanto, a defesa que vem do rei é uma bênção de Deus. Além disso, devemos lembrar que o que é dito deste reino, que era uma sombra de algo maior, se aplica adequadamente à pessoa de Cristo, a quem o Pai nos deu para sermos guardiões de nosso bem-estar, para que possamos ser mantidos e defendido por seu poder.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *