Estudo de 1 Pedro 1:15 – Comentado e Explicado

A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito:
1 Pedro 1:15

Comentário de Albert Barnes

Mas como ele que te chamou é santo – Na palavra chamada, veja as notas em Efésios 4: 1 . O significado aqui é que o modelo ou exemplo de acordo com o qual eles deveriam enquadrar suas vidas deveria ser o caráter daquele Deus que os havia chamado para o seu reino. Eles deveriam ser como ele. Compare as notas em Mateus 5:48 .

Portanto, sede santos em todo tipo de conversa – em toda a sua conduta. Sobre a palavra “conversa”, veja as notas em Philemon 1:27 . O significado é que, como Deus é santo, e professamos ser seus seguidores, também devemos ser santos.

Comentário de E.W. Bullinger

como, etc. Literalmente, de acordo com (App-104.) O (Um) ter chamado você (é) santo.

então, etc. = tornar-se vós também.

todo tipo de = tudo.

conversa = comportamento. Grego. anástrofe. Veja Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:13 .

Comentário de John Calvin

15 Aquele que te chamou é santo. Ele raciocina desde o fim pelo qual somos chamados. Deus nos diferencia como um povo peculiar para si; então devemos estar livres de todas as poluições. E ele cita uma frase que muitas vezes foi repetida por Moisés. Pois, como o povo de Israel estava por todos os lados cercado por pagãos, dos quais eles poderiam facilmente ter adotado os piores exemplos e inumeráveis ??corrupções, o Senhor freqüentemente os recordava para si mesmo, como se ele dissesse: “Você tem a ver comigo, sois meus; então abster-se das poluições dos gentios. ” Estamos prontos demais para olhar para os homens, a fim de seguir seu modo de vida comum. Acontece que alguns lideram outros soldados em todo tipo de mal, até que o Senhor, por seu chamado, os separa.

Ao pedir que sejamos santos como ele, a proporção não é igual a; mas devemos avançar nessa direção até onde nossa condição suportar. E como até os mais perfeitos estão sempre muito longe de chegar ao ponto, devemos diariamente nos esforçar cada vez mais. E devemos lembrar que não somos informados apenas sobre o que é nosso dever, mas que Deus também acrescenta: “Eu sou quem santifico você”.

É adicionado, em todo tipo de conversa ou em toda a sua conduta . Não existe então parte de nossa vida que não deva ser impregnada com esse bom odor de santidade. Pois vemos que nas coisas mais pequenas e quase insignificantes, o Senhor acostumou seu povo à prática da santidade, a fim de que eles pudessem exercer um cuidado mais diligente quanto a si mesmos.

Comentário de Adam Clarke

Mas, como ele que te chamou – o paganismo mal produziu um deus cujo exemplo não era o mais abominável; seus maiores deuses, especialmente, eram modelos de impureza; nenhum de seus filósofos poderia propor os objetos de sua adoração como objetos de imitação. Aqui o cristianismo tem uma vantagem infinita sobre o paganismo. Deus é santo, e ele apela a todos que crêem nele para imitar sua santidade; e a razão pela qual eles devem ser santos é que Deus que os chamou é santo, 1 Pedro 1:15 .

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 1:15 . Como ele que te chamou, etc. Os deuses que os pagãos adoravam tinham um péssimo caráter moral, e a imitação deles tornava seus adoradores piores do que teriam sido. Mas nada pode levar a graus mais elevados de santidade e virtude do que imitar o Deus verdadeiro, que nos abençoou com a revelação cristã e que é exibido como um Ser do caráter moral mais perfeito. Ver 2 Coríntios 7: 1 .

Referências Cruzadas

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Mateus 5:48 – Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.

Lucas 1:74 – resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo,

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Efésios 5:1 – Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Filipenses 3:14 – prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

1 Tessalonicenses 4:3 – A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

1 Timóteo 4:12 – Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Tito 3:14 – Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

Hebreus 13:5 – Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Tiago 3:13 – Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:12 – Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 Pedro 3:16 – Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

2 Pedro 1:10 – Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Apocalipse 6:10 – Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *