Estudo de Efésios 5:1 – Comentado e Explicado

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados.
Efésios 5:1

Comentário de Albert Barnes

Sede, pois, seguidores de Deus – grego: “Sede imitadores – µ?µ?ta? mim?tai- de Deus”. A idéia não é que eles fossem amigos de Deus ou numerados entre seus seguidores, mas que eles o imitariam na coisa em particular em consideração. A palavra “portanto” – onças conecta isso com o capítulo anterior, onde ele os exortara à bondade e a um espírito de perdão, e ele aqui pede que imitem a Deus, que sempre foi gentil e pronto para perdoar; compare Mateus 5: 44-47 ; Como ele nos perdoa Efésios 4:32 , devemos estar prontos para perdoar os outros; como ele suportou nossos defeitos, devemos suportar os deles; como ele está sempre pronto para ouvir nosso clamor quando pedimos misericórdia, devemos estar prontos para ouvir os outros quando eles desejam ser perdoados; e como ele nunca se cansa de nos fazer o bem, nunca devemos nos cansar em beneficiá-los.

Como filhos queridos – O significado é: “como os filhos amados seguem o exemplo de um pai, nós, amados por Deus, devemos seguir o exemplo dele”. Que regra simples é essa! E quanta contenda e conflito seriam evitadas se seguidas! Se todo cristão zangado, implacável e cruel, se perguntasse: “Como Deus me trata?” salvaria todos os problemas e comovimentos que já existem na igreja.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

seguidores = imitadores. Grego. mimita. Ver 1 Coríntios 4:16 .

Deus App-98.

querido = amado. App-135.

filhos App-108.

Comentário de John Calvin

1. Sede, pois, seguidores. O mesmo princípio é seguido e reforçado pela consideração de que os filhos devem ser como o pai. Ele nos lembra que somos filhos de Deus e, portanto, devemos, na medida do possível, assemelhá-lo a Ele em atos de bondade. É impossível não perceber, que a divisão de capítulos, no presente caso, é particularmente infeliz, pois fez uma separação entre partes do assunto que estão intimamente relacionadas. Se, então, somos filhos de Deus, devemos ser seguidores de Deus. Cristo também declara que, a menos que demonstremos bondade para com os indignos, não podemos ser filhos de nosso Pai celestial.

“Ame seus inimigos, abençoe os que o amaldiçoam, faça o bem aos que o odeiam e ore por aqueles que, apesar de tudo, o usam e o perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus ; porque ele faz nascer o seu sol sobre o mal e o bem, e faz chover sobre os justos e injustos. ”
( Mateus 5:44 .) (153)

Comentário de Adam Clarke

Sede, portanto, seguidores de Deus – O começo deste capítulo é propriamente uma continuação do precedente, que deveria ter terminado com o segundo verso deste. A palavra µ?µ?ta? , que traduzimos seguidores, significa personificar os outros, assumindo sua marcha, modo de fala, sotaque, transporte, etc .; e é a partir dessa palavra grega que temos a palavra imitar. Embora esse termo seja freqüentemente usado em um sentido ridículo, ainda aqui deve ser entendido em um sentido muito solene e apropriado. Que toda a sua conduta seja como a do seu Senhor; imite-o em todas as suas ações, palavras, espírito e inclinações; imite-o como os filhos fazem com os pais amados e lembre-se de que você mantém uma relação de filhos amados com ele. É natural que as crianças imitem seus pais; é seu objetivo constante aprendê-los e copiá-los em todas as coisas; tudo o que veem o pai fazer, o que o ouvem falar, se esforçam para copiar e imitar; sim, eles vão mais longe, copiam insensivelmente o próprio temperamento de seus pais. Se, portanto, sois filhos de Deus, mostre esse amor ao seu Pai celestial, imite todas as suas perfeições morais e adquira a mente que estava em Jesus.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 5: 1 . Sede, portanto, etc. – “Visto que Deus é extremamente bom e misericordioso no exercício de sua graça perdoadora em relação a você (cap. Efésios 4:32 .), Deixe que isso o excite a ser ( µ?µ?ta? ) imitadores dele, ao exercer toda a bondade e perdão uns aos outros, como se tornam filhos de sua própria semelhança, gerados e adotados por ele, amados por ele e amando-o, e deliciando-se com ele, especialmente naquelas graças amáveis, e aprovar-se àquele que é Amor, e está tão satisfeito com esta parte de sua imagem, que aquele que habita no amor habita em Deus ( 1 João 4:16 .). “Este versículo, como é sugerido pelo partícula , portanto, é uma inferência do último versículo do capítulo anterior, que pode ter continuado até o final do segundo verso deste capítulo, onde o apóstolo encerra seu argumento então na mão.

Comentário de John Wesley

Sede, pois, seguidores de Deus, como filhos queridos;

Sede, portanto, seguidores – imitadores.

De Deus – Em perdoar e amar. Oh, quanto mais honroso e feliz é ser um imitador de Deus do que Homero, Virgílio ou Alexandre, o Grande!

Referências Cruzadas

Levítico 11:45 – Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo.

Jeremias 31:20 – Não é Efraim o meu filho querido? O filho em quem tenho prazer? Cada vez que eu falo sobre ele, mais intensamente me lembro dele. Por isso o meu coração por ele anseia; tenho por ele grande compaixão”, declara o Senhor.

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Mateus 5:45 – para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Mateus 5:48 – Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.

Lucas 6:35 – Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

Efésios 4:32 – Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Colossenses 3:12 – Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 4:11 – Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *