Estudo de Mateus 5:45 – Comentado e Explicado

Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.
Mateus 5:45

Comentário de Albert Barnes

Para que sejais filhos de seu Pai – em grego, os filhos de seu Pai. A palavra “filho” tem uma variedade de significados. Veja as notas em Mateus 1: 1 . Os cristãos são chamados de “filhos” ou “filhos” de Deus em vários desses sentidos: como seus filhos; conforme adotado; como seus discípulos; como imitadores dEle. Nesta passagem, a palavra é aplicada a eles porque, ao fazer o bem aos inimigos, eles se assemelham a Deus. Ele faz nascer o seu sol sobre o mal e o bem, e envia chuva, sem distinção, para os justos e injustos. Portanto, Seu povo deve mostrar que o imitam ou se assemelham a Ele, ou que possuem o Seu espírito, fazendo o bem de maneira semelhante.

Comentário de E.W. Bullinger

ser = tornar-se.

Comentário de John Calvin

45. Para que sejais filhos do vosso Pai que está no céu. Quando ele declara expressamente, que nenhum homem será filho de Deus, a menos que ame aqueles que o odeiam, quem ousará dizer que não somos obrigados a observar essa doutrina? A afirmação equivale a isso: “Quem desejar ser considerado cristão, que ame seus inimigos”. É realmente horrível e monstruoso que o mundo tenha estado coberto por uma escuridão tão espessa por três ou quatro séculos, para não ver que é um mandamento expresso e que todo aquele que o negligencia é atingido pelo número de os filhos de Deus.

Deve-se observar que, quando o exemplo de Deus é apresentado para nossa imitação, isso não implica que estaria em nós fazer o que Deus fizer. Ele freqüentemente pune os iníquos e expulsa os iníquos do mundo. Nesse sentido, ele não deseja que o imitemos: pois o julgamento do mundo, que é sua prerrogativa, não nos pertence. Mas é sua vontade que imitemos sua bondade e liberalidade paterna. Isso foi percebido, não apenas pelos filósofos pagãos, mas por alguns desprezadores perversos da piedade, que fizeram essa confissão aberta, que em nada os homens se parecem mais com Deus do que com o bem. Em suma, Cristo nos assegura que isso será um sinal de nossa adoção, se formos bondosos com os ingratos e maus. E, contudo, você não deve entender que nossa liberalidade nos torna filhos de Deus; mas o mesmo Espírito, que é a testemunha ( Romanos 8:16 ) , sincero ( Efésios 1:14 ) e selo ( Efésios 4) : 30 ,) de nossa livre adoção, corrige as más afeições da carne, que se opõem à caridade. Portanto, Cristo prova pelo efeito que nenhum deles é filho de Deus, mas aqueles que se assemelham a ele em gentileza e bondade.

Lucas diz, e vocês serão os filhos do Altíssimo. Não que alguém adquira essa honra para si mesmo ou comece a ser filho de Deus quando ama seus inimigos; mas porque, quando se pretende que nos excitem a fazer o que é certo, as Escrituras freqüentemente empregam esse modo de falar e representam como recompensa os dons gratuitos de Deus. A razão é que ele olha para o desígnio de nosso chamado, que é que, em conseqüência da semelhança de Deus ter se formado de novo em nós, podemos viver uma vida devota e santa. Ele faz nascer o seu sol sobre os maus e os bons, e lança chuva sobre os justos e os injustos. Ele cita duas instâncias da bondade divina em relação a nós, que não são apenas bem conhecidas por nós, mas comuns a todos: e essa participação nos excita mais poderosamente a agir de maneira semelhante uma com a outra, porém, por uma sinédoque, (422) ele inclui um vasto número de outros favores.

Comentário de Adam Clarke

Para que sejais filhos de seu Pai – Em vez de filhos, alguns MSS., A última versão persa e vários dos pais primitivos, leiam ?µ???? , para que você possa gostar ou assemelhar-se a seu Pai que está no céu . Este é certamente o significado do nosso Senhor. Como o filho de um homem é chamado de seu, por ser um participante de sua própria natureza, é dito que uma pessoa santa é um filho de Deus, porque é um participante da natureza Divina.

Ele faz nascer o seu sol sobre o mal – “ Não há nada maior do que imitar Deus ao fazer o bem aos nossos inimigos. Todas as criaturas de Deus pronunciam a sentença de condenação aos vingativos: e esta sentença é escrita pelos raios do sol, e com as gotas de chuva, e de fato por todas as coisas boas naturais, cujo uso Deus dá livremente a seus inimigos “. Se Deus não tivesse nos amado enquanto éramos seus inimigos, nunca poderíamos nos tornar seus filhos; e deixaremos de ser assim, assim que deixarmos de imitá-lo.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 5:45 . Para que sejais filhos, etc. – Nosso abençoado Salvador reforça a doutrina de amar nossos inimigos, a ponto de lhes fazer bem, da mais nobre de todas as considerações, que torna homens como Deus, que são bons até os maus. e ingrato. “Sendo assim benevolente para com todos, tanto com os maus quanto com os bons, sereis como Deus, e assim provar-se sua genuína descendência; pois ele faz seu sol comum àqueles que adoram e àqueles que o desprezam; e sofre sua chuva” para ser útil tanto para os justos quanto para os injustos; seduzindo o mal ao arrependimento e incitando o bem à gratidão, por essa benignidade universal e indiscriminada de sua providência “. “Se você imitar os deuses”, diz Sêneca, “presta serviços até aos ingratos; porque o sol brilha até sobre os ímpios”. “Conquistar a paixão, abster-se de vingança, não apenas elevar, mas também ajudar e dignificar um inimigo caído”, diz Cícero, “não é apenas ser como os maiores homens, mas também como o próprio Deus”. Haec qui faciat, non-ego eum summis viris comparo, sed Similimum Deo judico. Veja sua oração por Marcellus.

Comentário de John Wesley

Para que sejais filhos de vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre os maus e os bons, e faz chover sobre os justos e injustos.

Para que sejais filhos – Ou seja, para que continuais e pareçam tais diante de homens e anjos.

Pois ele faz nascer o seu sol – Ele lhes dá as bênçãos que receberão em suas mãos. Bênçãos espirituais que eles não receberão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *