Estudo de Lucas 6:35 – Comentado e Explicado

Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus.
Lucas 6:35

Comentário de E.W. Bullinger

ótimo. Emph. por Figura do discurso Hyperbaton. App-6.

filhos = filhos.

App-108.

o mais alto . Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto) para Aquele que está no alto. Veja a nota em Lucas 1:32 .

até . Grego. epi. App-104.

Comentário de John Calvin

6:35 . Empreste, esperando nada de novo. É um erro confinar esta declaração à usura, como se Cristo proibisse apenas o seu povo de ser usurário. A parte anterior do discurso mostra claramente que ele tem uma referência mais ampla. Depois de explicar o que os ímpios costumam fazer, – amar seus amigos, – ajudar aqueles de quem eles esperam algumas compensações, – emprestar a pessoas como eles mesmos, para que depois eles possam receber o mesmo, – Cristo passa a mostre quanto mais ele exige do seu povo – amar seus inimigos, mostrar bondade desinteressada, emprestar sem esperar um retorno. Vemos agora que a palavra nada é incorretamente explicada como se referindo à usura ou a qualquer interesse adicionado ao principal: (418) enquanto Cristo apenas nos exorta a desempenhar livremente nossos deveres, e nos diz que atos mercenários não têm importância. conta aos olhos de Deus. (419) Não que ele condene absolutamente todos os atos de bondade que são feitos na esperança de uma recompensa; mas ele mostra que eles não têm peso como testemunho de caridade; porque somente ele é verdadeiramente benéfico para com os vizinhos, que é levado a ajudá-los sem considerar sua própria vantagem, mas olha apenas para as necessidades de cada um. Se é sempre lícito que os cristãos obtenham lucro ao emprestar dinheiro, não discutirei mais detalhadamente sob esta passagem, para que não pareça levantar a questão fora de época por causa de um falso significado que agora refutei. O significado de Cristo, como já expliquei, é simplesmente o seguinte: quando os credores emprestam, devem ir além dos pagãos; ou, em outras palavras, eles deveriam exercer pura liberalidade.

Comentário de Adam Clarke

Ame seus inimigos – Este é o preceito mais sublime já entregue ao homem: uma religião falsa não dá um preceito dessa natureza, porque, sem influência sobrenatural, deve ser sempre impraticável. Nestas palavras de nosso abençoado Senhor, vemos a ternura, sinceridade, extensão, desinteresse, padrão e questão do amor de Deus habitando no homem: uma religião que tem como fundamento a união de Deus e do homem na mesma pessoa, e a morte deste augusto ser por seus inimigos; que consiste na terra em uma reconciliação do Criador com suas criaturas, e que deve subsistir no céu apenas na união dos membros com a cabeça: poderia uma religião como essa tolerar o ódio na alma do homem, mesmo que inimigo mais inveterado?

Empreste, esperando por nada novamente – ??de? ape?p????te? . Os coelhos dizem que quem empresta sem usura, Deus o considerará como tendo observado todos os preceitos. O bispo Pearce pensa que, em vez de µ?de? , devemos ler µ?de?a com o siríaco, mais tarde árabe e depois persa; e como ape?p??e?? significa desesperar ou causar desespero, o significado é não cortar a esperança (de vida mais longa) de qualquer homem, neminis spem amputantes , negando-lhe as coisas que ele pede agora para preservá-lo de perecer.

Comentário de Thomas Coke

6:35 . Esperando por nada novamente; Desconfiando de nada. “Mostre esses atos de bondade a seus irmãos, sem desesperar nem o seu sustento atual nem a sua recompensa futura.” Veja Beza.

Referências Cruzadas

Levítico 25:35 – “Se alguém do seu povo empobrecer e não puder sustentar-se, ajudem-no como se faz ao estrangeiro e ao residente temporário, para que possa continuar a viver entre vocês.

Salmos 37:26 – Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados.

Salmos 112:5 – Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.

Salmos 145:9 – O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.

Provérbios 19:17 – Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.

Provérbios 22:9 – Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.

Mateus 5:44 – Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

Lucas 6:27 – “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,

João 13:35 – Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

João 15:8 – Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

Atos dos Apóstolos 14:17 – Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações”.

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

2 Coríntios 8:9 – Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

1 João 3:10 – Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *