Estudo de Romanos 5:8 – Comentado e Explicado

Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.
Romanos 5:8

Comentário de Albert Barnes


Mas Deus recomenda … – Deus exibiu ou mostrou seu amor dessa maneira incomum e notável.

Seu amor – Seu sentimento gentil; sua beneficência; sua disposição de se submeter ao sacrifício para fazer o bem aos outros.

Enquanto ainda éramos pecadores – E, é claro, seus inimigos. Nisso, seu amor supera tudo o que já foi manifestado entre as pessoas.

Cristo morreu por nós – em nosso lugar; para nos salvar da morte. Ele tomou o nosso lugar; e morrendo na cruz, nos salvou de morrer eternamente no inferno.

Comentário de E.W. Bullinger

elogia . Ver Romanos 3: 5 . Neste versículo, o assunto da sentença vem por último e lê “elogia Seu próprio amor por conosco, Deus” , dando ênfase à Figura do discurso Hiperbaton (App-6).

em direção a . Grego. eis . App-104.

nisso = porque.

pecadores . Grego. hamartolos. Compare o App-128.

Comentário de John Calvin

8. Mas Deus confirma, etc. O verbo s???st?s? tem vários significados; o que é mais adequado para esse lugar é o de confirmar; pois não era objetivo do apóstolo excitar nossa gratidão, mas fortalecer a confiança e a confiança de nossas almas. Ele então confirma , isto é, mostra seu amor por nós da maneira mais certa e completa, na medida em que, por causa dos ímpios, ele não poupou a Cristo, seu próprio Filho. Nisto, de fato, aparece seu amor, que, não sendo movido pelo amor de nossa parte, ele, por seu próprio bem, nos amou primeiro, como João nos diz. ( 1 João 3:16 .) – Esses aqui são chamados de pecadores (como em muitos outros lugares) que são totalmente cruéis e entregues ao pecado, de acordo com o que é dito em João 9:31 : “Deus não ouve pecadores, Isto é, homens abandonados e completamente perversos. A mulher chamada “pecadora” era de caráter vergonhoso. ( Lucas 7:37 .) E esse significado parece mais evidente a partir do contraste que se segue imediatamente – por ser agora justificado por seu sangue : pois desde que ele coloca os dois em oposição, um ao outro, e chama aqueles justificados que são libertados da culpa do pecado, segue-se necessariamente que aqueles são pecadores que, por suas más ações, são condenados. (161) A importância do todo é: – uma vez que Cristo alcançou a justiça do pecador com a sua morte, muito mais ele os protegerá, agora justificados, da destruição. E na última cláusula ele aplica à sua própria doutrina a comparação entre o menor e o maior: pois não teria sido suficiente a salvação ter sido adquirida uma vez para nós, não fosse Cristo que a tornasse segura e protegida até o fim. E é isso que o apóstolo agora mantém; de modo que não devemos temer, que Cristo interrompa a corrente de seu favor enquanto estivermos no meio de nosso curso: pois, como ele nos reconciliou com o Pai, nossa condição é tal que ele deseja de maneira mais eficaz apresentado e diariamente para aumentar seu favor para conosco.

Comentário de Adam Clarke

Mas Deus elogia seu amor, etc. – Deus colocou esse ato de misericórdia infinita sob a luz mais visível, de modo a recomendá-lo à atenção e admiração de todos.

Enquanto ainda éramos pecadores – Não éramos justos nem bons; mas ímpio e perverso. Veja o versículo anterior e veja a nota em Romanos 5: 6 .

Comentário de Thomas Coke

Romanos 5: 8 . Mas Deus elogia seu amor, etc. – São Paulo lhes dá outra evidência do amor de Deus para com eles. – O terreno que eles tiveram para se gloriar na esperança da salvação eterna é a morte de Cristo por eles enquanto eles ainda estavam em seu estado gentio não convertido, que ele descreve chamando-os de Romanos 5: 6 . as?e?e??, sem força; – aseße??, ímpio; aµa?t????, pecadores; Romanos 5: 8 .: E e?????, inimigos; Romanos 5:10 . Esses quatro epítetos são dados a eles como gentios, sendo usados ??por São Paulo como atributos apropriados do mundo pagão não convertido, considerado em contraste com a nação judaica. O que São Paulo diz dos gentios em outros lugares esclarecerá isso. A condição desamparada do mundo gentio, no estado de gentilismo, significada aqui por as?e?e??, sem força, ele diz, Colossenses 2:13 morto em pecado; um estado certamente, se houver, de fraqueza absoluta. E, portanto, ele diz aos romanos convertidos ao Senhor Jesus Cristo; entreguem-se a Deus, como aqueles que estão vivos dentre os mortos, e vós mesmos como instrumentos de justiça para Deus, cap. Romanos 6:13 . Como ele descreve aseße?a?, impiedade, mencionou o cap. Romanos 1:18 como o estado dos gentios em geral, podemos ver Romanos 1:21 ; Romanos 1:23 . Que ele achou o título aµa?t????, pecadores, pertencentes peculiarmente aos gentios, em contraste com os judeus, ele coloca dúvidas sobre estas palavras: nós , que somos judeus por natureza, e não pecadores dos gentios, Gálatas 2:15 . Veja também ch. Romanos 6: 17-22 . E quanto a e?????, inimigos, você tem os gentios em geral antes de sua conversão ao cristianismo, Colossenses 1:21 .

Se fosse lembrado que São Paulo, ao longo dos onze primeiros capítulos desta epístola, fala nacionalmente dos judeus e gentios como é visível, e não pessoalmente dos homens solteiros, haveria menos dificuldade e menos erros. entender esta epístola. Este lugar em que estamos é uma instância suficiente dele. Pois se por esses termos aqui o entenderemos como denotando todos os homens pessoalmente, judeus e gentios, antes que sejam salvamente enxertados em Jesus Cristo, faremos seu discurso desarticulado e seu senso poderosamente perplexo, se for de todo consi

Que havia entre os pagãos o mesmo que santo em suas vidas, e tão longe da inimizade a Deus quanto alguns entre os judeus, não pode ser questionado. Não, que muitos deles eram adoradores do Deus verdadeiro, se pudéssemos duvidar disso, se manifesta nos Atos dos Apóstolos: mas ainda São Paulo, nos lugares citados acima, os pronuncia todos juntos, aseße?? e a?e?? , ímpio e sem Deus (pois, por esses dois termos aplicados às mesmas pessoas, ele quer dizer o mesmo, ou seja, como não reconhecer e adorar o Deus verdadeiro, parece claro). Ele, portanto, usa os termos ímpios e pecadores dos gentios, como nacionalmente pertencentes a eles em oposição ao povo dos judeus, que eram o povo de Deus, enquanto o outro eram as províncias do reino de Satanás: não, mas que existiam. pecadores, pecadores hediondos entre os judeus; mas a nação, considerada como um corpo e sociedade de homens, renegou e declarou-se contra e se opôs aos crimes e impurezas mencionados por São Paulo, cap. Romanos 1:24 , etc. como tecida nas condições religiosas e políticas dos gentios. Lá eles tinham todo o seu alcance e balanço, tinham permissão, semblante e proteção. As nações idólatras tinham, por suas religiões, leis e formas de governo, se tornaram eleitores abertos e eram os professos súditos dos demônios. Portanto, São Paulo, 1 Coríntios 10: 20-21 realmente chama os deuses aos quais eles adoravam e prestavam homenagem. E, de maneira apropriada, é sabido que suas observâncias religiosas não eram desprovidas de grandes impurezas, que eram de direito cobradas sobre eles, quando tinham um lugar em seus sagrados ofícios, e tinham a recomendação da religião de lhes dar crédito. O restante dos vícios da lista negra de São Paulo, que não foram esquentados em seus altares e cultivados em seus templos, ainda eram pela conivência da lei apreciada em suas casas particulares, fazia parte das ações não condenadas da vida comum, e possuía o costume de autorizá-los, mesmo nos governos mais bem regulamentados e civilizados dos pagãos. Pelo contrário, a estrutura da comunidade judaica foi fundada no reconhecimento e na adoração do único Deus invisível verdadeiro, e suas leis exigiam uma pureza extraordinária da vida e rigor das maneiras.

Que os gentios foram denominados e?????, inimigos, em um sentido político ou nacional, é evidente em Efésios 2, onde são chamados, estrangeiros da comunidade de Israel e estranhos da aliança. Abraão, por outro lado, foi chamado amigo de Deus, ou seja, um convênio com ele, e seu súdito profeta que possuía Deus ao mundo: assim como sua posteridade, o povo dos judeus, enquanto os o resto do mundo estava revoltado e viveu em rebelião aberta contra ele, Isaías 41: 8 . E aqui nesta epístola São Paulo ensina expressamente que quando a nação dos judeus, ao rejeitar o Messias, se afastou do reino peculiar de Deus e deixou de ser mais o povo peculiar de Deus, eles tornaram-se inimigos, e o mundo gentio foi reconciliado. Veja cap. Romanos 11:15 . Portanto, São Paulo, que era o apóstolo dos gentios, chama seu desempenho nesse ofício de ministério da reconciliação, 2 Coríntios 5:18 . E aqui neste capítulo, Romanos 5: 1, o privilégio que eles recebem pela aceitação da aliança da graça em Jesus Cristo, ele lhes diz que é isso, que eles têm paz com Deus, ou seja, não são mais incorporados ao seu inimigos, e do partido dos rebeldes abertos contra ele no reino de Satanás, voltando à sua lealdade natural por possuírem o único Deus supremo e verdadeiro, submetendo-se ao reino que ele havia estabelecido em seu Filho e sendo recebido por ele como seus súditos e filhos. Adequadamente, St. James, falando da conversão dos gentios, diz que Deus visitou os gentios, para tirar deles um povo para o seu nome. Atos 15:14 e Romanos 5:19 ele chama os convertidos, aqueles que dentre os gentios se voltam para Deus.

Além do que pode ser encontrado em outras partes das epístolas de São Paulo para justificar o uso dessas palavras aqui, aplicadas nacionalmente aos gentios, em oposição aos filhos de Israel, o que São Paulo diz, Romanos 5: 10- 11 torna necessário entendê-los. Nós, diz ele, quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus, e agora nos gloriamos nele, como nosso Deus. Devemos aqui ser inevitavelmente falados em nome dos gentios, como é evidente não apenas por todo o teor desta epístola, mas por essa passagem de glória em Deus, que ele menciona como um privilégio agora dos incrédulos gentios, superando o de os judeus, de quem ele havia notado antes, cap. Romanos 2:17 como estando à frente da glória em Deus como seu direito peculiar, embora sem grande vantagem para si mesmos. Mas os gentios que agora estavam reconciliados com Deus pela morte de Cristo, e levados a um convênio com Deus, tantos quantos receberam o Evangelho, tinham um novo e melhor título para essa glória do que os judeus. Aqueles que agora estão reconciliados e se gloriam em Deus como seu Deus, diz ele, eram inimigos. Os judeus, que tinham a mesma natureza corrupta comum a eles com o resto da humanidade, não são onde eu conheço chamado e?????, inimigos, ou aseße??, ímpios, enquanto eles o possuíam publicamente por seu Deus e professavam ser seu povo. Mas os pagãos eram considerados inimigos por serem estrangeiros na comunidade de Israel e estranhos aos convênios da promessa. Havia apenas dois reinos no mundo, o de Deus e o do diabo; estes eram opostos e, portanto, os súditos deste último não podiam deixar de estar no estado de inimigos e cair sob essa denominação. A revolta de Deus foi universal, e as nações da terra se entregaram à idolatria, quando Deus chamou Abraão, e o levaram a um pacto consigo mesmo, como fez depois com toda a nação dos israelitas; pelo qual eles foram readmitidos em seu reino, ficaram sob sua proteção e foram seu povo e súditos, e não mais inimigos; enquanto todas as demais nações permaneceram em estado de rebelião, os súditos professos de outros deuses, que usurpavam o direito de Deus, e inimigos do seu reino. E, de fato, se os epítetos dados por São Paulo aos pagãos, como mencionado acima, não são tomados como falados do mundo gentio nesse sentido político e verdadeiramente evangelístico, mas na noção sistemática comum aplicada a toda a humanidade, como pertencendo universalmente a todos os homens. pessoalmente, seja por profissão, gentio, judeu ou cristão, antes que ele seja realmente regenerado por uma fé salvadora e uma conversão eficaz e completa, a partícula ilativa por que, no início de Romanos 5:12 , dificilmente a conectará e o que segue ao exposto parte deste capítulo. Mas os onze primeiros versículos devem ser tomados entre parênteses, e, portanto, no início deste quinto capítulo, que o une ao quarto com uma conexão muito clara, será totalmente insignificante e, afinal, o sentido do O versículo 12, porém, mal se conectará com o final do quarto capítulo, não obstante o motivo pelo qual é adotado para trazê-los como uma inferência. Considerando que esses onze primeiros versos deveriam ser falados dos gentios, os fazem não apenas de uma peça com o desenho de São Paulo nos capítulos anteriores e seguintes, mas o fio de todo o discurso continua muito suave e as inferências (introduzidas com, portanto, no primeiro versículo e com o que, no versículo 12) são muito fáceis, claros e naturais, dos versículos imediatamente anteriores. O do primeiro versículo pode ser visto no que já dissemos, e o do 12º em suma posição: “Nós, gentios, recebemos a reconciliação por Cristo, que não podemos duvidar de ser destinada a nós, bem como ao Judeus, desde que o pecado e a morte entraram no mundo por Adão, o pai comum de todos nós, e como pela desobediência daquele, a condenação da morte veio sobre todos; assim, pela obediência de Um, a justificação para a vida veio sobre todos. ”

Comentário de John Wesley

Mas Deus recomenda seu amor por nós, pois, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós.

Mas Deus recomenda – Uma expressão muito elegante. Isso costuma ser recomendado para nós, que antes eram desconhecidos ou alienados de nós.

Enquanto éramos pecadores – Tão longe de sermos bons, que nem éramos justos.

Referências Cruzadas

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *