Estudo de 1 Pedro 3:18 – Comentado e Explicado

Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados – o Justo pelos injustos – para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito.
1 Pedro 3:18

Comentário de Albert Barnes

Pois Cristo também já sofreu pelos pecados – Compare as notas em 1 Pedro 2:21 . O desígnio do apóstolo na referência aos sofrimentos de Cristo é evidentemente para lembrá-los de que ele sofreu como um ser inocente, e não por qualquer ação indevida, e para encorajá-los e confortá-los em seus sofrimentos pelo seu exemplo. A referência a seus sofrimentos leva-o a 1 Pedro 3: 18-22 em uma declaração das várias maneiras pelas quais Cristo sofreu e de seu triunfo final. Por seu exemplo em seus sofrimentos e por seu triunfo final, o apóstolo encorajaria aqueles a quem ele se dirigia a suportar com paciência as tristezas às quais sua religião os expunha. Ele assume que todo sofrimento por aderir ao evangelho é o resultado de um bem-fazer; e, para encorajamento em suas provações, ele os remete ao exemplo de Cristo, a instância mais elevada que já foi, ou será sempre, tanto de bem-estar quanto de sofrimento por causa disso. A expressão “já sofreu”, no Novo Testamento, significa de uma vez por todas; uma vez, no sentido de que não deve ocorrer novamente. Compare Hebreus 7:27 . O ponto particular aqui, no entanto, não é que ele sofreu uma vez; é que ele de fato sofreu e, ao fazê-lo, deixou um exemplo para eles seguirem.

note. The idea on which the apostle would particularly fix their attention was, that he was just or innocent. Thus, he was an example to those who suffered for well-doing. O justo para os injustos – Aquele que era justo, ( d??a??? dikaioson conta de, ou no lugar de, aqueles que eram injustos) ( ?p?? ?d???? huper adikonor aquele que era justo, por causa dos que eram maus). Nota 5: 6 ; nota 2 Coríntios 5:21 ; nota Hebreus 9:28 . A idéia sobre a qual o apóstolo particularmente prestaria atenção era: que ele era justo ou inocente. Assim, ele era um exemplo para aqueles que sofriam por bem fazendo.

Que ele possa nos levar a Deus – Que sua morte possa ser o meio de reconciliar pecadores com Deus. Compare as notas em João 3:14 ; João 12:32 . É através dessa morte que a misericórdia é proclamada aos culpados; é somente por isso que Deus pode ser reconciliado com as pessoas; e o fato de que o Filho de Deus amou as pessoas e se sacrificou por elas, suportando tais amarguras, é o apelo mais poderoso que pode ser feito à humanidade para induzi-las a retornar a Deus. Não há apelo que possa ser feito a nós mais poderoso do que um extraído do fato de que outro sofre por nossa conta. Poderíamos resistir ao argumento que um pai, uma mãe ou uma irmã usariam para nos recuperar de um curso de pecado; mas se percebemos que nossa conduta os envolve no sofrimento, esse fato tem um poder sobre nós que nenhum mero argumento poderia ter.

Ser morto na carne – Como homem; em sua natureza humana. Compare as notas em Romanos 1: 3-4 . Existe evidentemente um contraste aqui entre “a carne”, na qual se diz que ele foi “morto” e “o Espírito”, pelo qual se diz que ele foi “vivificado”. As palavras “na carne” são claramente projetadas para denotar algo único em sua morte; pois é um afastamento do método usual de falar da morte. Quão singular seria dizer de Isaías, Paulo ou Pedro, que eles foram mortos em carne e osso! Quão óbvio seria perguntar: De que outra maneira as pessoas geralmente são mortas? O que havia de especial no caso deles, que distinguiria a morte da morte de outros? O uso desta frase sugeriria o pensamento de uma vez, que, no entanto, em relação ao que foi devidamente expresso pela frase “a carne”, eles morreram, mas que havia algo mais a respeito do qual eles não morreram. Assim, se foi dito de um homem que ele foi privado de seus direitos como pai, seria implícito que, em outros aspectos, ele não foi privado de seus direitos; e isso seria especialmente verdadeiro se fosse acrescentado que ele continuava desfrutando de seus direitos como vizinho ou como titular de um cargo sob o governo. A única investigação apropriada, então, neste lugar é: o que está bastante implícito na frase, a carne? Significa simplesmente seu corpo, diferenciado de sua alma humana? ou se refere a ele como um homem, distinto de alguma natureza superior, sobre a qual a morte não tinha poder Agora, que este último é o significado que me parece aparente, por estas razões:

(1) É a maneira usual de denotar a natureza humana do Senhor Jesus, ou de dizer que ele se tornou carnal, ou era homem, para falar de seu ser na carne. Veja Romanos 1: 2 ; “Feito da semente de Davi, segundo a carne.” João 1:14 ; “E a Palavra se fez carne.” 1 Timóteo 3:16 ; “Deus se manifestou em carne.” 1 João 4: 2 ; “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne, é de Deus.” 2 João 1: 7 ; “Que não confessam que Jesus Cristo veio em carne.”

(2) até onde parece, o efeito da morte na alma humana do Redentor foi o mesmo que no caso da alma de qualquer outra pessoa; em outras palavras, o efeito da morte no caso dele não se limitava ao mero corpo ou à carne. A morte, com ele, era o que a morte é em qualquer outro caso – a separação da alma e do corpo, com toda a dor resultante dessa dissolução. Não é verdade que sua “carne”, como tal, morreu sem os acompanhamentos comuns da morte na alma, de modo que se poderia dizer que um morreu e o outro foi mantido vivo. Os propósitos da expiação exigiam que ele encontrasse a morte da forma usual; que as grandes leis que operam em qualquer outro lugar em relação à dissolução deveriam existir no seu caso; nem existe nas Escrituras qualquer indicação de que houvesse, a esse respeito, algo especial em seu caso. Se sua alma estava isenta de tudo o que está envolvido na morte em relação ao espírito, é inexplicável que não haja nenhuma pista sobre esse ponto na narrativa sagrada. Mas, se é assim, então a expressão “na carne” se refere a ele como homem, e significa que, no que dizia respeito à sua natureza humana, ele morreu. Em outro aspecto importante, ele não morreu. Sobre o significado da palavra “carne” no Novo Testamento, veja as notas em Romanos 1: 3 .

Mas acelerado – Tornado vivo – z??p????e?? zoopoietheisIsto não significa “mantido vivo”, mas “tornado vivo; recordado à vida; reanimado. “ A palavra nunca é usada no sentido de manter vivo ou preservado vivo. Compare os seguintes lugares, que são os únicos em que isso ocorre no Novo Testamento: João 5:21 (duas vezes); João 6:63 ; Romanos 4:17 ; Romanos 8:11 ; 1 Coríntios 15:36 , 1 Coríntios 15:45 ; 1 Timóteo 6:13 ; 1 Pedro 3:18 ; em tudo o que é traduzido “vivificado, vivificado, vivificado”; 1 Coríntios 15:22 , “seja vivificado”; 2 Coríntios 3: 6 , “dá vida;” e Gálatas 3:21 , “deram vida”. “Uma vez que a palavra se refere a Deus, como quem dá vida a todas as criaturas, 1 Timóteo 6:13 ; três vezes se refere ao poder vivificante do Espírito Santo, ou às doutrinas do evangelho, João 6:63 ; 2 Coríntios 3: 6 ; Gálatas 3:21 ; sete vezes é usado com referência direta à ressurreição dos mortos, João 5:21 ; Romanos 4:17 ; Romanos 8:11 ; 1 Coríntios 15:22 , 1 Coríntios 15:36 , 1 Coríntios 15:45 ; 1 Pedro 3:18 . ” Ver repositórios bíblicos. , Abril de 1845, p. 269. Ver também Passow e Robinson, Lexicon. A sensação, portanto, não pode ser que, em referência à sua alma ou espírito, ele tenha sido preservado vivo quando seu corpo morreu, mas que havia alguma ação ou poder que o restaurava à vida ou o reanimava depois que ele estava morto.

Pelo Espírito – De acordo com a leitura comum no grego, este é t? ??e?µat? to Pneumati- com o artigo o – “o Espírito”. Hahn, Tittman e Griesbach omitem o artigo e, em seguida, a leitura é “acelerada em espírito”; e assim a leitura corresponde à expressão anterior, “em carne” ( sa??? sarki onde o artigo também está ausente. A palavra “espírito”, no que diz respeito ao mero uso da palavra, pode se referir à sua própria alma, à sua natureza divina ou ao Espírito Santo, é evidente:

(1) que não se refere à sua própria alma, pois:

(a) como vimos, a referência na cláusula anterior é sua natureza humana, incluindo tudo o que lhe pertencia como homem, corpo e alma;

(b) não havia poder em seu próprio espírito, considerado como pertencente à sua natureza humana, para ressuscitá-lo dentre os mortos, assim como não existe tal poder em qualquer outra alma humana. Esse poder não pertence a uma alma humana em nenhuma de suas relações ou condições.

(2) parece igualmente claro que isso não se refere ao Espírito Santo, ou à Terceira Pessoa da Trindade, pois pode-se duvidar se a obra de ressuscitar os mortos é em algum lugar atribuída a esse Espírito. Sua província especial é iluminar, despertar, condenar, converter e santificar a alma; aplicar a obra de redenção ao coração das pessoas e conduzi-las a Deus. Essa influência é moral, não física; uma influência que acompanha a verdade, não o esforço do mero poder físico.

(3) resta, então, que a referência seja à sua própria natureza divina – uma natureza pela qual ele foi restaurado à vida depois de ter sido crucificado; ao Filho de Deus, considerado como a Segunda Pessoa da Trindade. Isso aparece, não apenas pelos fatos acima mencionados, mas também:

(a) a partir da conexão, afirma-se que foi com esse espírito que ele foi e pregou nos dias de Noé. Mas não era o seu espírito como homem que fazia isso, pois sua alma humana não tinha existência. Contudo, parece que ele fez isso pessoalmente ou diretamente, e não pelas influências do Espírito Santo, pois se diz que “ele foi e pregou”. A referência, portanto, não pode ser ao Espírito Santo, e a conclusão justa é que se refere à sua natureza divina.

(b) Isso está de acordo com o que o apóstolo Paulo diz em Romanos 1: 3-4 , “que foi feito da semente de Davi segundo a carne”, isto é, com respeito à sua natureza humana, “e declarou ser o Filho. de Deus com poder, de acordo com o Espírito de santidade “, isto é, com respeito à sua natureza divina,” pela ressurreição dos mortos “. Veja as notas nessa passagem.

(c) Está de acordo com o que o próprio Salvador diz, João 10: 17-18 ; “Eu dou a minha vida, para poder levá-la novamente. Ninguém tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou. Eu tenho poder para derrubá-lo e tenho poder para pegá-lo novamente. Isso deve se referir à sua natureza divina, pois é impossível conceber que uma alma humana tenha o poder de restaurar sua antiga residência, o corpo, a vida. Veja as notas na passagem. A conclusão, então, a que chegamos é que a passagem significa que, como homem, como ser humano, ele foi morto; em relação a uma natureza superior, ou por uma natureza superior, aqui denominada Espírito ( ??e?µa Pneumahe foi restaurado à vida. Como homem, ele morreu; como Filho encarnado dos Deuses, o Messias, ele foi ressuscitado pelo poder de seus próprio Espírito Divino e exaltado para o Céu. Compare o Lexicon de Robinson com a palavra ??e?µa PneumaC.

Comentário de E.W. Bullinger

tem . Omitir.

sofreu . Os textos lidos “morreram” .

para = relativo. App-104.

pecados . App-128.

Apenas . App-191.

trazer . Veja Atos 16:20 .

na carne = na carne. Nenhum art. ou preposição. Caso dativo.

acelerado . Veja Romanos 4:17 .

pelo Espírito = em espírito. Sem preposição. (Caso Dativo), e embora a Versão Autorizada tenha o art. é rejeitado por todos os textos. App-101. A referência é ao corpo da ressurreição, e o contraste está entre Sua condição quando Ele foi morto e quando Ele ressuscitou dos mortos.

Comentário de John Calvin

18 Também para Cristo É outro consolo que, se em nossas aflições estamos conscientes de ter feito bem, sofremos de acordo com o exemplo de Cristo; e daí resulta que somos abençoados. Ao mesmo tempo, ele prova, desde o desígnio da morte de Cristo, que não é de modo algum consistente com nossa profissão que devemos sofrer por nossas más ações. Pois ele nos ensina que Cristo sofreu para nos levar a Deus. O que isso significa, exceto que fomos consagrados a Deus pela morte de Cristo, para que possamos viver e morrer para ele?

Existem, então, duas partes nesta frase; a primeira é que as perseguições devem ser levadas com resignação, porque o Filho de Deus mostra o caminho para nós; e a outra é que, desde que fomos consagrados ao serviço de Deus pela morte de Cristo, cabe a nós sofrer, não por nossas falhas, mas por causa da justiça.

Aqui, no entanto, uma questão pode ser levantada: Deus não castiga os fiéis, sempre que ele os aflige? A isto respondo, que de fato acontece com frequência, que Deus os pune de acordo com o que eles merecem; e isso não é negado por Pedro; mas ele nos lembra que consolo é ter nossa causa conectada com Deus. E como Deus não castiga pecados naqueles que sofrem perseguição por causa da justiça, e em que sentido eles são considerados inocentes, veremos no próximo capítulo.

Ser morto em carne e osso Agora isso é uma grande coisa, que somos feitos conformes ao Filho de Deus, quando sofremos sem causa; mas há outro consolo: a morte de Cristo teve um assunto abençoado; pois, embora sofresse pela fraqueza da carne, ele ressuscitou novamente pelo poder do Espírito. Então a cruz de Cristo não foi prejudicial, nem sua morte, pois a vida obteve a vitória. Isto foi dito (como Paulo também nos lembra em 2 Coríntios 4:10 ) que podemos saber que devemos levar em nosso corpo a morte de Cristo, para que sua vida se manifeste em nós. Carne aqui significa o homem exterior; e Espírito significa o poder divino, pelo qual Cristo emergiu da morte como conquistador.

Comentário de Adam Clarke

Cristo também sofreu uma vez – Veja as notas em Romanos 5: 6 ; Hebreus 9:28 ; (Nota).

Morto na carne – em sua natureza humana.

Mas vivificado pelo Espírito – Aquele mesmo corpo morto reviveu pelo poder de sua Divindade. Existem várias opiniões sobre o significado deste versículo, com as quais não preciso incomodar o leitor, pois produzi o que é mais provável.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 3:18 . Ser morto em carne, etc. – Pela carne em que nosso Senhor foi morto, deve ser entendido o seu corpo, que foi pregado na cruz até sua expiração; e pelo Espírito, o Santo e sempre abençoado Espírito de Deus. Veja as Inferências.

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Porque Cristo também já sofreu pelos pecados, justos pelos injustos, para que ele nos levasse a Deus, sendo morto em carne, mas vivificado pelo Espírito.

Para – Este é sem dúvida o melhor, pelo qual estamos mais conformes a Cristo. Agora Cristo sofreu uma vez – Não sofrer mais.

Pelos pecados – Não é dele, mas é nosso.

O justo pelos injustos – A palavra significa, não apenas aqueles que prejudicaram seus vizinhos, mas aqueles que transgrediram qualquer um dos mandamentos de Deus; como a palavra anterior, justamente, denota uma pessoa que cumpriu, não apenas deveres sociais, mas todo tipo de justiça.

Para que ele possa nos levar a Deus – Agora, a seu favor gracioso, a partir de agora a sua presença feliz, pelos mesmos passos de sofrimento e de glória.

Ser morto em carne – Como homem.

Mas ressuscitado pelo Espírito – Tanto por seu próprio poder divino quanto pelo poder do Espírito Santo.

Referências Cruzadas

Isaías 53:4 – Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Daniel 9:26 – Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Mateus 27:19 – Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele”.

Mateus 27:24 – Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, pelo contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: “Estou inocente do sangue deste homem; a responsabilidade é de vocês”.

Atos dos Apóstolos 3:14 – Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino.

Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 4:25 – Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

2 Coríntios 1:24 – Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Efésios 2:16 – e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.

Colossenses 1:21 – Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

Tiago 5:6 – Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência.

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *