Estudo de Gálatas 1:4 – Comentado e Explicado

que se entregou por nossos pecados, para nos libertar da perversidade do mundo presente, segundo a vontade de Deus, nosso Pai,
Gálatas 1:4

Comentário de Albert Barnes

Quem se entregou por nossos pecados – A razão pela qual Paulo tão cedo introduz essa importante doutrina, e a torna aqui tão proeminente, provavelmente é, que essa era a doutrina cardinal da religião cristã, a grande verdade que deveria ser mantida antes da mente, e porque esta verdade tinha sido de fato perdida de vista por eles. Eles haviam adotado doutrinas que tendiam a obscurecê-la ou torná-la nula. Eles foram levados ao erro pelos professores judaizantes, que sustentavam que era necessário ser circuncidado e se conformar com todo o ritual judaico. No entanto, a tendência de tudo isso era obscurecer as doutrinas do evangelho, e particularmente a grande verdade de que as pessoas só podem ser justificadas pela fé no sangue de Jesus; Gálatas 5: 4 ; compare Gálatas 1: 6-7 . Paulo, portanto, desejava tornar esse destaque – o próprio “ponto de partida” em sua religião; uma verdade que nunca deve ser esquecida, que Cristo se entregou por seus pecados, para que os livrasse de todas as más influências deste mundo e de todos os sistemas falsos de religião engendrados neste mundo. ; Ephesians 5:25 ; Titus 2:14 . This passage proves: A expressão “quem deu” ( t?? d??t?? tou dontosis) ocorre frequentemente em relação à obra do Redentor, onde é representada como um “presente”, por parte de Deus ou por parte do próprio Cristo; veja note em João 3:16 ; compare João 4:10 ; Romanos 4:25 ; 2 Coríntios 9:15 ; Gálatas 2:20 ; Efésios 5:25 ; Tito 2:14 . Esta passagem prova:

(1) Que foi totalmente voluntário da parte do Senhor Jesus. Ninguém o obrigou a vir; ninguém poderia obrigá-lo. Não é exagero dizer que Deus não poderia, e não compeliria qualquer ser inocente e santo a empreender a grande obra da expiação, e a suportar as amargas tristezas necessárias para resgatar o homem. Deus obrigará os culpados a sofrer, mas ele nunca obrigará os inocentes a suportar tristezas, mesmo em nome de outras pessoas. Todo o trabalho de redenção deve ser voluntário ou não pôde ser realizado.

(2) evidenciou grande benevolência por parte do Redentor. Ele não veio para tomar sobre si mesmo problemas desconhecidos e insurgentes. Ele não foi trabalhar no escuro. Ele sabia o que devia ser feito. Ele sabia exatamente quais sofrimentos deveriam ser enfrentados – quanto tempo, quão aguçados, quão horríveis. E, no entanto, sabendo disso, ele veio resolvido e preparado para suportar todas essas aflições e beber o cálice amargo até os restos.

(3) se não houvesse essa benevolência em seu seio, o homem deveria ter perecido para sempre. Ele não poderia ter se salvado; e ele não tinha poder ou direito de obrigar outro a sofrer em seu nome; e mesmo Deus não colocaria esse fardo poderoso sobre ninguém, a menos que ele estivesse inteiramente disposto a suportá-lo. Quanto então devemos ao Senhor Jesus; e quão inteiramente devemos dedicar nossas vidas àquele que nos amou e se entregou por nós. A palavra “ele mesmo” é traduzida pelo siríaco, “sua vida” (nafsh); e este é, de fato, o sentido do grego: ele deu sua “vida” por nossos pecados, ou que ele morreu em nosso lugar. Ele entregou sua “vida” ao trabalho, lágrimas, privação, tristeza e morte, para que ele pudesse nos redimir. A frase “por nossos pecados” ( hp?? t?? ?µa?t??? ?µ?? huper ton hamartion hemon) significa o mesmo que por conta de; significando que a causa ou razão pela qual ele se entregou à morte foram nossos pecados; isto é, ele morreu porque somos pecadores e porque só poderíamos ser salvos se ele se entregasse à morte. Muitos sra. em vez de ( ?p?? huper), leia aqui ( pe?? peri), mas o sentido não é materialmente variado. O siríaco traduz isso, “quem se entregou em vez de”, por uma palavra que indica que houve uma “substituição” do Redentor em nosso lugar. O sentido é que o Senhor Jesus se tornou uma oferta indireta e morreu no lugar dos pecadores. Não é possível expressar essa idéia de maneira mais clara e inequívoca do que Paulo fez nesta passagem. O pecado foi a causa aquisitiva de sua morte; fazer expiação pelo pecado foi o desígnio de sua vinda; e o pecado é perdoado e removido apenas por seu sofrimento substituído.

Para que ele possa nos libertar – A palavra usada aqui ( ?????ta? exeletai) significa apropriadamente arrancar, arrancar; tirar de um número, selecionar; então para resgatar ou entregar. Este é o sentido aqui. Ele veio e se entregou para nos “resgatar ou libertar” deste mundo maligno atual. Não significa levar embora pela morte, ou remover para outro mundo, mas que ele possa efetuar uma separação entre nós e o que o apóstolo chama aqui, “este mundo maligno atual”. O grande objetivo era resgatar os pecadores do domínio deste mundo e separá-los para Deus.

Este mundo maligno atual – Veja João 17: 15-16 . Locke supõe que, com essa frase, se destinem as instituições judaicas, ou a era mosaica, em contraste com a era do Messias. Bloomfield supõe que significa “o estado atual do ser, esta vida, preenchida como está com calamidade, pecado e tristeza; ou melhor, o próprio pecado, e a miséria resultante dele. ” Rosenmuller entende por isso: “os homens desta época, judeus, que rejeitam o Messias; e pagãos, que são dedicados à idolatria e ao crime. ” A palavra traduzida como “mundo” ( a??? aion) significa propriamente “idade”, um período de tempo indefinidamente longo; então eternidade, para sempre. Em seguida, passa a significar o mundo, presente ou futuro; e então o mundo atual, como é, com seus cuidados, tentações e desejos; a idéia do mal, física e moral, estando implícita em toda parte – Robinson, Lexicon; Mateus 13:22 ; Lucas 16: 8 ; Lucas 20:34 ; Romanos 12: 2 . Aqui significa o mundo como é, sem religião, um mundo de más paixões, opiniões falsas, desejos corruptos; um mundo cheio de ambição, amor ao prazer e ao ouro; um mundo onde Deus não é amado ou obedecido; um mundo onde as pessoas são independentemente do direito, verdade e dever; onde eles vivem para si mesmos, e não para Deus; em suma, aquela grande comunidade, que nas Escrituras é chamada mundo, em contraste com o reino de Deus. Aquele mundo, aquele mundo mau, é queda do pecado; e o objetivo do Redentor era nos “livrar” disso; isto é, efetuar uma separação entre seus seguidores e aquilo. Segue-se, portanto, que seus seguidores constituem uma comunidade única, não governada pelas máximas predominantes ou influenciada pelos sentimentos especiais das pessoas deste mundo. E segue-se, também, que, se de fato não existe tal separação, o objetivo da morte do Redentor, em relação a nós, não foi efetivado, e ainda somos parte dessa grande e ímpia comunidade, o mundo .

De acordo com a vontade de Deus … – Não pela vontade do homem, ou por sua sabedoria, mas de acordo com a vontade de Deus. Seu propósito era que o Senhor Jesus desse assim a si mesmo; e fazê-lo estava de acordo com Sua vontade e era agradável aos Seus olhos. Todo o plano se originou no propósito divino e foi executado de acordo com a vontade divina. Se de acordo com Sua vontade, é bom e digno de aceitação universal.

Comentário de E.W. Bullinger

para . Grego. huper , mas os textos lêem peri . App-104.

pecados . Grego. hamartia . App-128.

isso = então aquilo.

entregar . Grego. exaireo . Veja Atos 7:10 .

this = the.

mal . Grego. poneros . App-128.

mundo . Grego. aion . App-129. Compare Romanos 12: 2 . 2 Coríntios 4: 4 . 1 João 5:19 ( kosmos ).

de acordo com . Grego. kata , App-104.

vontade . Grego. thelema . App-102.

de Deus, etc. = do nosso Deus e Pai.

Comentário de John Calvin

4. Quem se entregou por nossos pecados . Ele começa elogiando a graça de Cristo, a fim de recordar e fixar nele a atenção dos gálatas; pois, se tivessem justamente apreciado esse benefício da redenção, nunca teriam caído em visões opostas da religião. Quem conhece a Cristo de maneira adequada o observa seriamente, o abraça com o mais caloroso afeto, é absorvido na contemplação dele e não deseja nenhum outro objeto. O melhor remédio para purificar nossa mente de qualquer tipo de erro ou superstição é manter em memória nossa relação com Cristo e os benefícios que ele nos conferiu.

Essas palavras, que se entregaram por nossos pecados , pretendiam transmitir aos gálatas uma doutrina de grande importância; que nenhuma outra satisfação pode legalmente ser comparada com o sacrifício de si mesmo que Cristo ofereceu ao Pai; que em Cristo, portanto, e somente nele, deve ser buscada a expiação pelo pecado e a perfeita justiça; e que a maneira pela qual somos redimidos por ele deve excitar nossa mais alta admiração. O que Paulo aqui atribui a Cristo é, com igual propriedade, atribuído em outras partes da Escritura a Deus Pai; pois, por um lado, o Pai, por um propósito eterno, decretou essa expiação e nos deu esta prova de seu amor: “Ele não poupou o seu Filho unigênito” ( Romanos 8:32 ), mas o libertou. para todos nós; e Cristo, por outro lado, ofereceu a si mesmo um sacrifício para nos reconciliar com Deus. Portanto, segue-se que sua morte é a satisfação pelos pecados. (15)

Para que ele possa nos libertar . Da mesma forma, ele declara que o desígnio de nossa redenção é que Cristo, por sua morte, possa nos comprar para ser sua própria propriedade. Isso acontece quando estamos separados do mundo; enquanto somos do mundo, não pertencemos a Cristo. A palavra a??? ( idade ) é aqui colocada para a corrupção que existe no mundo; da mesma maneira que na primeira Epístola de João, ( 1 João 5:19 ), onde se diz que “o mundo inteiro jaz no ímpio” e em seu Evangelho, ( João 17:15 ,) onde o Salvador diz

“Não oro para que você os tire do mundo,
mas para guardá-los do mal;

pois ali significa a vida presente.

O que significa então a palavra “mundo” nesta passagem? Homens separados do reino de Deus e da graça de Cristo. Enquanto um homem vive para si mesmo, é totalmente condenado. O mundo é, portanto, contrastado com a regeneração, como a natureza com a graça, ou a carne com o espírito. Aqueles que nascem do mundo não têm senão pecado e maldade, não pela criação, mas pela corrupção. (16) Cristo, portanto, morreu por nossos pecados, a fim de nos redimir ou nos separar do mundo.

Desde a atual era perversa. Ao adicionar o epíteto “iníquo”, ele pretendia mostrar que está falando da corrupção ou depravação que procede do pecado, e não das criaturas de Deus, ou da vida corporal. E, no entanto, por essa única palavra, como por um raio, ele derruba todo orgulho humano; pois ele declara que, além da renovação da natureza que é concedida pela graça de Cristo, não há nada em nós senão maldade sem mistura. Nós somos do mundo; e, até que Cristo nos tire dela, o mundo reina em nós e vivemos para o mundo. Qualquer que seja o deleite que os homens possam ter em sua excelência imaginada, eles são inúteis e depravados; não de fato na opinião deles, mas no julgamento de nosso Senhor, que aqui é pronunciado pela boca de Paulo e que deve satisfazer nossas mentes.

De acordo com a vontade . Ele aponta a fonte original da graça, a saber, o propósito de Deus;

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito.” ( João 3:16 .)

Mas merece atenção, que Paulo está acostumado a representar o decreto de Deus como anulando toda compensação ou mérito por parte dos homens, e assim Will denota aqui o que é comumente chamado de “bom prazer”. (17) O significado é que Cristo sofreu por nós, não porque éramos dignos, ou porque qualquer coisa feita por nós o levou ao ato, mas porque esse era o propósito de Deus. De Deus e nosso Pai é da mesma importância como se ele tivesse dito: “De Deus, que é nosso Pai”. (18)

Comentário de Adam Clarke

Quem se entregou por nossos pecados – Que se tornou uma oferta pelo pecado a Deus em favor da humanidade, para que eles fossem salvos de seus pecados.

Livrai-nos deste mundo maligno atual – Essas palavras não podem significar natureza criada, ou a terra e suas produções, nem mesmo homens maus. O primeiro de que precisamos enquanto vivemos, o segundo não podemos evitar; de fato, são aqueles que, quando convertidos, formam a Igreja de Deus; e, pela sucessiva conversão dos pecadores, a Igreja de Cristo é mantida; e os seguidores de Deus devem viver e trabalhar entre eles, para sua conversão. O apóstolo, portanto, deve se referir aos judeus e seu sistema de ordenanças carnais; estatutos que não eram bons e julgamentos pelos quais eles não podiam viver; Ezequiel 20:25 ; e toda a sua economia eclesiástica, que era um fardo que nem eles nem seus pais puderam suportar, Atos 15:10 . Schoettgen sustenta que a palavra p?????? , que traduzimos o mal, deve ser traduzida como trabalhoso ou opressiva, pois provém de p???? , trabalho, problemas etc. O apóstolo aproveita a ocasião, no início da epístola, para informar aos gálatas que estava de acordo com a vontade e o conselho de Deus que a circuncisão cessasse, e todas as outras partes rituais da economia mosaica; e que foi para esse propósito expresso que Jesus Cristo se sacrificou por nossos pecados, porque a lei não poderia tornar os que chegavam perfeitos. Ele havia apontado a pecaminosidade do pecado, em suas várias ordenanças, lavagens, etc .; e demonstrou a culpa do pecado em seus numerosos sacrifícios; mas o senso comum, mesmo de seus próprios eleitores, dizia a eles que era impossível que o sangue de touros e bodes removesse o pecado. Era necessária uma expiação mais alta; e quando Deus providenciou isso, todas as suas sombras e representações necessariamente cessaram. Veja a nota em Gálatas 4: 3 .

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 1: 4 . Deste mundo maligno atual, “Dos costumes e práticas cruéis do mundo.” – O original é ambíguo: alguns o retratariam do mal deste mundo atual. Locke argumenta em 1 Coríntios 2: 6 ; 1 Coríntios 2: 8 que o termo ???? ??t?? significa a nação judaica, sob a constituição mosaica; e supõe que essas palavras contenham uma indicação de que Deus pretendia tirar os próprios judeus dela, até que ponto ele estava com algum objetivo de trazer os gentios para baixo dela. Mas é certo que a palavra ???? geralmente significa o mesmo com a palavra ??sµ?? , ou seja, o mundo. Ver Mateus 13: 39-40 . 2 Coríntios 4: 4 . Tito 2:12 .

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Quem se entregou por nossos pecados, a fim de nos libertar deste mundo maligno atual, conforme a vontade de Deus e de nosso Pai:

Para que ele possa nos libertar do mundo maligno atual – Da culpa, maldade e miséria em que está envolvido, e de seus costumes e prazeres vãos e tolos.

De acordo com a vontade de Deus – Sem nenhum mérito nosso. São Paulo começa a maior parte de suas epístolas com ação de graças; mas, escrevendo para os gálatas, ele altera seu estilo e primeiro estabelece sua principal proposição: que somente pelos méritos de Cristo, se entregando por nossos pecados, somos justificados: nem ele os chama, como os outros também. santos “eleitos” ou igrejas de Deus “.

Referências Cruzadas

Salmos 40:8 – Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.

Isaías 65:17 – “Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Mateus 26:28 – Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Mateus 26:42 – E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.

Marcos 10:45 – Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Lucas 22:19 – Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

Lucas 22:42 – “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”.

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10:17 – Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la.

João 12:31 – Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

João 15:18 – “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.

João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 4:25 – Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 8:27 – E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Efésios 1:2 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:11 – Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 6:12 – pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Filipenses 4:20 – A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém.

1 Tessalonicenses 3:11 – Que o próprio Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus preparem o nosso caminho até vocês.

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 2:5 – Não foi a anjos que ele sujeitou o mundo que há de vir, a respeito do qual estamos falando,

Hebreus 6:5 – experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir,

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 10:4 – pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.

Hebreus 10:9 – Então acrescentou: “Aqui estou; vim para fazer a tua vontade”. Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

1 João 2:15 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *